FIDENE: Mantenedora da EFA

CÁTIA MARIA NEHRING Presidente da FIDENE e Reitora da UNIJUÍ

Conforme Nelson Mandala, a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Foi com esta aposta que nasceu a FIDENE, mantenedora da EFA.

A história desta Instituição possui 60 anos de trajetória e tem origem no sonho de uma comunidade de melhorar a condição de sua gente a partir da educação. A Mantenedora FIDENE foi criada formalmente em 1969, um ano depois da EFA (à época Instituto Psicopedagógico Infantil), que já era uma das mantidas da Sociedade Literária São Boaventura, entidade religiosa vinculada aos Frades Menores Capuchinhos, responsável pelo impulso à educação superior no Noroeste Gaúcho na década de cinquenta. Já naquela época, a FAFI, a partir de suas faculdades de Filosofia e Pedagogia implantadas em 1957, juntamente com o Museu Antropológico Diretor Pestana, criado em 1961, tinham no horizonte serem referenciais de construção de ações educativas, científicas, culturais e tecnológicas que pudessem contribuir para o desenvolvimento região.

Com o passar dos anos, houve a ascensão da tão esperada Universidade, a UNIJUÍ, em 1985, e em 2001 a criação da Rádio Educativa UNIJUÍ FM, completando o quadro de mantidas que a FIDENE possui atualmente: a UNIJUÍ, a EFA, o Museu e a Rádio. Todas engajadas e tendo como princípio fundante a atuação comunitária, balizada na preocupação com o desenvolvimento deste território a partir da educação.

Nessa caminhada, embora todas as mantidas possuam uma sinergia natural, destacamos a estreita relação entre a UNIJUÍ e a EFA, o que aprimora a Escola na construção do seu diferencial de qualidade. Esta relação se materializa na possibilidade de aprofundamento da aprendizagem dos alunos, na utilização da excelente infraestrutura disponível, tanto física quanto tecnológica, no apoio à qualificação dos professores e no reforço ao projeto pedagógico da Escola.

A EFA certamente é um grande orgulho para a FIDENE, pois desde a educação infantil até o ensino médio e técnico contribui para a formação de crianças e adolescentes em cidadãos críticos e participativos, motivados a avançar em sua formação e em buscar uma atuação qualificada nos diversos setores da sociedade.

Parabéns à EFA pelos 50 anos de história!