Centro de Educação Básica Francisco de Assis

Notícias EFA

Professoras da EFA participam de congresso internacional de Matemática

As professoras de matemática da EFA, Carla Dal Molin e Maria Elisa Moraes Luchesse, participaram no início do mês, do VII congresso internacional de matemática, realizado na Ulbra, na cidade de Canoas.

O Congresso perpassou por minicursos, pôsteres, comunicação científica, relatos de experiências, mesas redondas e palestras. Segundo as professoras, o evento foi extremamente importante, pois, elas tiveram a oportunidade de conviver com pessoas de vários níveis de formação do Brasil e do exterior.

A mesa de abertura abordou o tema: Educação Matemática Na América Latina e a mesa de encerramento, Formação De Professores De Matemática, onde teve a participação via fala, da reitora da UNIJUÍ, Catia Nehring.

Trouxemos disso tudo ideias para nossa metodologia, práticas que serão aproveitadas em nossas aulas. Concluímos que essa oportunidade foi um reinício de nossas presenças nesse tipo de evento. Precisamos estar em constante formação, reciclagem e adaptações ao novo, comenta a professora Maria Elisa.

.


Leia mais...

Futsal da EFA em Jogos de integração

 
 

O Projeto de futsal desenvolvido na EFA, tem como objetivo desenvolver os elementos esportivos básicos, as aulas são baseadas em tarefas que apresentam problemas que devem ser resolvidos pelos alunos. Segundo o professor responsável pelo projeto, Affonso Lang, uma das características interessante é proporcionar a prática esportiva com integrações com outras equipes, não tendo o resultado final como o principal objetivo, mas sim a experiência com o jogo, tentando evitar assim, a exclusão esportiva.

Na última semana a EFA e o SESC realizaram jogos entre as equipes para proporcionar situações reais de jogo. O evento  contou com mais de trinta alunos com idade média de 14 anos. Os professores  organizadores do encontro, Affonso Lang e Jadir Muniz, destacam o envolvimento dos alunos e o desenvolvimento dos mesmos frente as situações de jogo.

.


Leia mais...

Amo a vida sou EFA

 
 

A EFA está mobilizando toda comunidade escolar para ações da campanha setembro amarelo, pela valorização da vida.

Na última quarta feira, em reunião geral, a campanha foi lançada junto ao corpo docente da escola, na perspectiva de exaltar o amor ao próximo, o cuidado com o outro,  incentivando diálogo e a sensibilidade para as coisas belas e boas que nos cercam. Na oportunidade a equipe diretiva da EFA, realizou uma dinâmica  orientada pela frase “amo a vida”, um momento de reflexão a cerca do setembro amarelo  e da importância de buscarmos significar positivamente nosso dia a dia, valorizando as pessoas com as quais convivemos.

O Grêmio Estudantil da Escola abraçou a ideia e no dia 08 de setembro passou em todas as turmas fazendo dinâmicas demonstrando e incentivando o amor pela vida.

A diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, ressalta  que a EFA tem em sua filosofia os ideais franciscanos de cuidado com o ser humano, a natureza e todas formas de vida. Paz e bem para todos.

 

.


Leia mais...

Organização do Desfile de 7 de setembro

No dia 7 de setembro teremos o Desfile Cívico e Militar, com a participação da EFA. Seremos a 12ª escola a desfilar, a concentração será na Rua Sete de Setembro, em frente ao Edifício Haas, às 8h45min, em caso de chuva será no turno da tarde, às 14h15min. Se persistir a chuva será realizado no domingo, dia 10 de setembro, às 8h45min.

 

              Relembramos que os alunos ficam distribuídos, conforme descrito abaixo:

  • Alunos que participam da Banda Marcial, porta-bandeiras, mohr, têm roupa diferenciada, conforme orientação já enviada; 
  • Grupo 1 - Alunos com roupa dos projetos de: judô, futsal, e dança da Educação Infantil e Anos Iniciais.
  • Grupo 2 – C61, C91 e 211 - camiseta branca com listras e/ou moletom branco, se for frio;
  • Grupo 3 – C71, C81 e 221 – camiseta branca com listras e/ou moletom branco, se for frio;

 

Irão desfilar os alunos participantes dos projetos especiais, assim como os alunos dos anos finais, ensino médio, professores e conselho de pais. 


Leia mais...

Vem aí a segunda Etapa do Circuito Estímulo Noroeste de Judô

 
 

A Equipe SOGI-EFA Noroeste de Judô em parceria com equipe Judô Cruz Alta e a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas, estará realizando no dia 02 de setembro no Ginásio da EASA em Cruz Alta, a segunda do Etapa Circuito Estimulo Noroeste de Judô. O evento iniciará as 14h e terá em sua abertura uma palestra educativa sobre o Trânsito.

 O Circuito Estímulo Noroeste De Judô tem como objetivo a socialização, a troca de experiências e o aprendizado, não tendo cunho competitivo, todos os alunos que participarem do evento receberão medalhas, conta o Sensei, Jean Veiga.

Para auxiliar nos custos do evento será cobrada uma taxa no valor de vinte reais.

           

 

.


Leia mais...