Centro de Educação Básica Francisco de Assis

Notícias EFA

EFA lança programação especial de aniversário

 
 

Na última sexta feira, 23/06, a Direção da Escola apresentou para os alunos a programação alusiva aos 49 anos do Centro de Educação Básica Francisco de Assis/EFA. Cultura, informação, esportes, debates e integrações são alguns dos pontos altos nas próximas semanas da EFA.

O Grêmio Estudantil também estará promovendo atividades em comemoração ao aniversário da escola, inicialmente  com o recreio Junino, marcando oficialmente o inicio das programações. Para os próximos dias, juntamente com a coordenação pedagógica, organizou rodas de conversas com temas de interesse de cada turma. Este evento denominado “Vamos Falar Sobre?”, traz até a EFA profissionais de diversas áreas para conduzir os debates.

A socialização dos trabalhos das Jornadas de Pesquisa é outro momento importante  da programação da semana da Escola. É o momento de os alunos apresentarem os resultados das pesquisas que vêm realizando desde os primeiros dias de aula. Outra situação de estudo serão as oficinas de matemática, evento esse que serve de preparação para a feira regional de matemática que ocorre em Agosto.

Além das atividades acima, acontecerão o recreio poético,  torneio interséries e festas de jogos. Na lista das ações acontecerá a edição de 2017 do tradicional Chá EFAmília, organizado pelo Conselho de Pais que  será realizado na Cripta da Paróquia São Geraldo no dia 08 de julho e tem como objetivo principal a confraternização das famílias da EFA.

A programação especial termina no dia 15 de julho, com o Ciclo de Estudo dos professores e funcionários, o qual acontecerá no Jardim das Esculturas, em Julio de Castilhos. Segundo a diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, a programação é organizada contemplando toda a comunidade escolar com objetivo de comemorar 49 anos de dedicação a educação de qualidade e enfatizar as marcas da escola pela sua sensibilidade agregada ao conhecimento de si, do outro e do mundo mediada pelo diálogo e partilha, bem como o respeito e valorização de cada sujeito com ênfase no "ser" para dar conta do "saber",  " saber fazer" e " conviver".

 

Confira a Programação completa em: http://bit.ly/2tWEe3z


Equipe SOGI/EFA noroeste de Judô estreia em competição

A equipe SOGI-EFA NOROESTE DE JUDÔ depois de sua transferência para a Federação Gaúcha de Judô fez a sua estreia, foi na SUPERCOPA VENÂNCIO AIRES, realizada no dia 10 de junho no Ginásio Poliesportivo da cidade de Venâncio Aires, evento este que contou com a participação de mais de 400 atletas das grandes equipes do estado, entre elas: SOGIPA, Grêmio Naútico União, Recreio da Juventude, Avenida Tenis Clube entre tantas outras.

A equipe participou da competição com onze atletas, conquistando ótimos resultados, tendo três atletas campeões em suas categorias, classificando nove entre os três primeiros. Somente dois não conquistaram medalhas e agora a equipe foca os seus treinamentos para as próximas etapas do Calendário estadual e as Seletivas para os Campeonatos brasileiros, dentro da Confederação Brasileira de Judô onde cada categoria tem os Campeonatos brasileiros em competições separadas.   

EVENTO

SUPERCOPA VENÂNCIO AIRES

 

NAIPE

CLASSE

PESO

CATEGORIA

CLASSIFICAÇÃO

NOME

MASC.

DIV. ACESSO

SUB 15

-48

MEDIO

ALEXANDRE KAUÊ OTTONELLI

-53

LEVE

JOÃO GUILHERME RODRIGUES

-64

PESADO

RAUL UHDE RASCH

SENIOR

-81

M.MEDIO

HENRIQUE MAIDANNO TIEMANN

-81

M.MEDIO

ALVARO MONEGAT DE OLIVEIRA

VETERANOS

-81

M.MEDIO

JEFERSON ADORYAN

-81

M.MEDIO

ALVARO MONEGAT DE OLIVEIRA

MASC.

DIV. PRINCIP

SUB15

-53

LEVE

JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS

SUB18

-66

M.MEDIO

LUCAS RODRIGUES DE OLIVEIRA

SUB21

-81

M.MEDIO

KAUE KERSTING HADDE

               

 

 


Leia mais...

EFA e a Educação no Trânsito

  

A escola recebeu, na última semana, os agentes da coordenadoria de trânsito do Município de Ijuí, Elaine Cabral, Marcelo Miron e Viviane Meotti Lansarin, assim como a pedagoga desta instituição, Camila Zambon Eickhoff, os quais vieram até a EFA falar sobre a a organização do tráfego nas cidades, em especial de Ijuí, inclusive destacando a  prevenção de acidentes no trânsito.

Em dois momentos distintos, alunos dos anos finais e ensino médio ouviram relatos, visualizaram dados e estatísticas da realidade do trânsito em Ijuí e no Brasil. Camila trouxe os índices de acidentes e vitimas que o trânsito faz, números estes que levaram à reflexão alunos e professores, uma vez que os estudantes serão os futuros condutores e terão como desafio reduzir estas estatísticas alarmantes e que também são pedestres e, portanto, têm bastante participação como transeuntes.

Os agentes por sua vez também enfatizaram a importância da conscientização do pedestre e seu papel na organização do trânsito, o cuidado que se deve ter ao atravessar a rua, sempre respeitando a sinalização. O jovem que trafega com bicicletas faz parte do trânsito, e também deve ter cuidados especiais e muita atenção, frisaram os agentes.

A coordenadora pedagógica da EFA,  Professora Rosana Barros, destaca o quanto se faz importante e necessário debater este assunto, revelando a importância da real conscientização para o bem fluir do tráfego tanto de motoristas quanto de pedestres. Com esta palestra os alunos somam mais uma ação cujo resultado escrito se fará em redações, as quais estarão integrando o Concurso promovido pelo jornal da Manhã que neste ano destaca a Educação para o Trânsito.

.


Leia mais...

Alunos da EFA elegem Grêmio Estudantil

 

A chapa “ALT” faz referencia a tecla do computador que ativa uma segunda função no teclado, assim o Gremio Estudantil da EFA eleito se vê, com a tarefa de ativar e promover cada vez mais ações voltadas ao grupo de estudantes da escola.

Com 75% de aprovação, o grupo eleito tem como proposta qualificar ainda mais as atividades realizadas pela última gestão, uma vez que diversos integrantes desta chapa, são remanescentes da gestão de 2016. Segundo o presidente, João Gabriel da Silva Veiga, entre diversas ações planejadas ele da destaque para a semana do estudante, a qual abarcará uma atividade especial por dia, no decorrer dessa semana. O presidente afirma ainda o compromisso que o GECOM tem junto aos alunos, onde o grupo estará aberto a ideias e propostas de todos. Promover eventos, ações sociais, debates para os estudantes são  metas do GECOM 2017.


Leia mais...

Energia é tema de palestra na EFA

 
 

O professor Sandro Cossetin, eletrotécnico do DEMEI esteve na EFA na última terça feira, 23/05,  para falar sobre energia, para alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Essa foi mais uma iniciativa dos professores da EFA para promover uma aproximação entre a teoria e a prática. Esse debate sobre Energia e suas transformações é parte integrante do projeto Mão na Massa que está em andamento na escola. 

Os alunos no decorrer do trimestre tiveram a oportunidade de interagir com a “Casinha do DEMEI” em que foi possível através de um protótipo de residência com seus aparelhos e equipamentos eletrônicos observar o consumo destes em funcionamento através de um simulador que calcula a conta de luz, bem como analisar e interpretar esta conta. Dessa interação, veio a tona questões pertinentes, do consumo consciente e de que forma isso é possível? Segundo a professora de Física da EFA, Juliana Aozane da Rosa, “na situação atual em que tanto se comenta em custos e que se observa o aumento da necessidade do uso de energia elétrica, poder mostrar de alguma forma a esses jovens consumidores, de onde provem toda essa energia e como pode ser evitado o seu desperdício com atitudes diárias e simples”.

Dessa forma a fala do professor Sandro trouxe para conhecimento e discussão dos alunos o conceito de energia que está presente nas mais diversas áreas do conhecimento, como na química, biologia, física, matemática, etc... e suas diferentes manifestações e nesse caso mais especificamente da energia elétrica. 


Leia mais...