Centro de Educação Básica Francisco de Assis

Notícias EFA

Vem aí a Festa do Folclore

No próximo sábado, 26/08, acontece na AFFI (Associação de Funcionários da Fidene), mais uma edição da Festa do Folclore da EFA.

O Evento que começará às 10h, terá como objetivo integrar e envolver a comunidade escolar em um momento de aprendizagem e valorização da diversidade cultural.

A organização fica a cargo da Direção, Conselho de Pais e GECOM, que prometem um dia de muita brincadeira e interação, com caráter lúdico em um encontro entre gerações.

 

ORGANIZAÇÃO DA FESTA

- Educação Infantil e Anos Iniciais: Estudo referente ao Folclore.

-  Anos Finais e Ensino Médio: Coordenados pelo GECOM  para ornamentação das tendas, jogos e brincadeiras do folclore:

• 6º ano –LENDA: Negrinho do Pastoreio – BRINCADEIRAS: telefone sem fio, bambolê, ovo-choco.

•  7º ano – LENDA: Curupira - BRINCADEIRAS: pular elástico, bola de gude, adoleta.

• 8º ano – LENDA: Boitatá - BRINCADEIRAS: amarelinha,  roda –cutia, passa-passará.

• 9º ano – LENDA: Mula sem  Cabeça -  BRINCADEIRAS: boca de palhaço, tiro ao alvo, argolas.

• 211 – LENDA: Iara - BRINCADEIRAS: cama-de-gato, boca-de-leão e  5 Marias.

• 221 – LENDA: Saci Pererê - BRINCADEIRAS: botão, truco e passa anel.

• 231 – LENDA: Boto cor de Rosa-  BRINCADEIRAS: Pescaria.

DINÂMICA NO DIA DA FESTA

9h: - Ornamentação por Direção, GECOM e Conselho de Pais.

        - Educação Infantil e Anos Iniciais organização da   Mostra de Trabalhos.

        - Anos Finais e Ensino Médio organização das tendas a cargo de alunos e professores conselheiros.

10h:  Abertura do evento. Apresentação artística do Folclore Gaúcho com os alunos Lucas e Sara, da turma C81.

10h30min: Inicio das brincadeiras e Jogos (para participar dos jogos com premiação nas turmas C91 e 231, as crianças deverão comprar fichas no valor de R$ 2,00).

12h: Almoço por turmas:

         – cada turma organiza seu almoço, para o qual o conselho de Pais estará contribuindo com 2 kg de galetos por turma, demais ingredientes (pão, salada, outras carnes) devem ser providenciadas pela turma.

13h: Continuidade das brincadeiras e Jogos.

14h: Recolhimento do material e organização do local.

15h: Encerramento da Festa.

*** Haverá venda de refrigerante no local

 *** Valor das fichas para as tendas: R$ 2,00 (trazer troco).

*** Se chover nossa festa será transferida, data a combinar.


EFA realiza lançamento do XlX Festidance

 
 

Na manhã desta terça feira, 16/08, alunos do sexto ano ao ensino médio vivenciaram o lançamento da XIX edição do Festidance, Festival de dança da EFA.

Foram convidados os ex alunos Affonso Lang, Caroline Raduns, Daniel Baggio e Marina Kinalski para fazer uma fala sobre suas experiências com o evento. Os convidados, que estudaram na EFA em diferentes épocas, anos noventa e dois mil, falaram de suas lembranças das músicas, das temáticas, coreografias e também dos debates e construção de ideias que fazia parte do processo de construção das apresentações. Para os convidados esse evento desafia o aluno a enfrentar seus medos, a pensar e agir coletivamente, algo que na vida adulta e profissional eles vão ter que encarar no dia a dia.

Após as falas dos convidados, foi apresentada a temática do ano, a qual problematiza a Alimentação, assim cada turma recebeu um prato de comida, com ingredientes que remetem a hábitos, costumes, questões sociais, econômicas, políticas e geográficas que nos remetem a culturas diferentes. A partir daí os alunos terão dois meses para debater e construir ideias que vão de encontro ao prato ofertado para cada turma.

O Festidance 2017 tem a coordenação das professoras de Educação Física da EFA, Eduarda Virginia Burckardt e Silvana dos Anjos Prates Marchioro, e a apresentação final acontecerá no dia 30 de outubro, no salão de Atos do Campus/Unijuí.

.


Leia mais...

Dia do Estudante na EFA

 
 

 

O dia do Estudante da EFA foi marcado por uma programação especial que aconteceu no intervalo da manhã, para as turmas dos Anos Finais e Ensino Médio.

A música ficou por conta do aluno da EFA, Alex Vogt Schmidt, já a organização e as pipocas a cargo do Grêmio Estudantil. A atividade foi finalizada com a leitura das reflexões feitas pelas turmas à cerca do tema “ser estudante”.

 

C61

Ser estudante é mais que simplesmente estudar, é também cumprir com as suas obrigações, sorri e brincar. Ser estudante é saber ouvir e respeitar a todos, como amigos e inimigos.

 

C71

Ser estudante não é apenas ir nas aulas, é estudar, se dedicar aos estudos, ter foco nas aulas, enfrentar desafios propostos e mesmo que ser estudante seja cansativo, para o futuro valerá a pena.

 

C81

Ser estudante não é apenas assistir aulas, mas concretizar conhecimentos para o resto da vida, sendo dedicado nas tarefas diárias, revisando conteúdos e pesquisando assuntos do seu próprio interesse.

 

C91

É ter um caminho aberto de oportunidades para o futuro, é formar questionamentos que nos levarão a qualquer lugar que desejarmos.

 

211

Ser estudante não é ser meramente um aluno, mas sim aquele que põem os cadernos na mochila, vem para a escola e estuda o que se é proposto, não somente no turno em que estuda, mas em casa. Estudante é aquele que carrega o aprendizado para os ambientes externos.

 

221

Ser estudante é pesquisar, estar presente, buscar conhecimento. É tirar uma nota ruim e persistir para melhorar. Ser estudante é ser químico, biólogo, matemático, historiador, é ser espelho dos professores. É respeitar e ser respeitado, quando alguém não sabe, estar do lado. É adquirir o que for possível e passar o que aprendeu. É deixar a Escola, mas guardar na memória tudo o que aconteceu.

.


Leia mais...

Leitura fomenta projeto especial na EFA

 
 

           O fascinante universo da leitura se corporifica na EFA quando  alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental  participam  do projeto especial Baú da Leitura. Com a intenção de valorizar e despertar o gosto pela leitura através de contação de histórias, principalmente para s crianças, em diversas abordagens e gêneros textuais, o Baú se abre e possibilita várias experiências leitoras. Os estudantes passeiam desde a narrativa de literatura infantil, poesias, dramatizações, quadrinhos, contos, lendas , parlendas e crônicas,

            Segundo a professora Vivian C. Belter Lunardi, coordenadora do projeto, o intuito deste trabalho é fomentar a imaginação, a fantasia, e a criação, pelo percurso das leituras, inclusive expressivas e dramáticas, cujas possibilidades transcendem  ao mundo mágico dos horizontes de expectativas. Desta forma, contribui-se para o  desenvolvimento pleno de sensibilidades, contemplação  e  consciência crítica  tanto de quem participa, quanto de quem assiste.

            Através dos encontros semanais do projeto, os alunos participantes buscam desenvolver habilidades e capacidades importantes na atuação de contador de histórias. São pequenas ações que criam o hábito da leitura, aumentam a criatividade, melhoram a linguagem, vocabulário e escrita.

            Conforme destaca a professora Vivian, “ queremos que nossos alunos sejam apaixonados pelos livros, que ouvir e ler histórias não seja uma obrigação, mas sim, uma possibilidade norteadora pelo desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o livro tem”.

            Ao longo deste ano, várias atividades e ações foram e serão realizadas, como apresentação de peças teatrais, dramatizações, leituras de diferentes gêneros.

 

.


Leia mais...

Equipe SOGI-EFA participa da Supercopa em Canoas

A equipe SOGI/EFA Noroeste de Judô participou da supercopa canoas no dia 15 de julho. A competição ocorreu no Centro Olímpico Municipal da cidade de Canoas.O evento serviu como seletiva para o Campeonato Brasileiro da Classe SUB15 que será realizado em agosto na Bahia, e contou com a participação de mais de 460 atletas das grandes equipes do estado entre elas, SOGIPA, Grêmio Naútico União, Grêmio Náutico Gaúcho, Recreio da Juventude, Avenida Tenis Clube, entre outras equipes.A equipe participou da competição com treze atletas, conquistando ótimos resultados, tendo seis atletas se tornado campeões em suas categorias, classificando doze entre os três primeiros. O próximo objetivo da equipe é a realização da Segunda Etapa do circuito estimulo noroeste de judô, que será realizado no dia 19 de agosto na cidade de Cruz Alta. E a equipe de “competição” foca seus treinamentos para participar da Copa Internacional Sogipa 150 anos, que será realizada de 01 a 03 de setembro em Porto Alegre. CLASSIFICAÇÃO DOS ATLETAS NA SUPERCOPA CANOAS 

 

EVENTO

SUPERCOPA CANOAS

 

NAIPE

CLASSE

PESO

CATEGORIA

CLASSIFICAÇÃO

NOME

FEMENINO

SU13

-48

MEDIO

MARIA LUIZA A. DE AZAMBUJA

MASC.

DIV. ACESSO

SUB 15

-44

M.LEVE

GUSTAVO RODRIGUES GARDIN

-48

LEVE

ALEXANDRE KAUÊ OTTONELLI

-53

M.MEDIO

JOÃO GUILHERME RODRIGUES

SUB 18

-60

LEVE

CAINAN RODRIGUES DA SILVA

-73

MEDIO

WILIAN SIDNEI M. DE LIMA

SENIOR

-81

M.MEDIO

HENRIQUE MAIDANNO TIEMANN

-81

M.MEDIO

ALVARO MONEGAT DE OLIVEIRA

MASC.

DIV. PRINCIP

SUB15

-53

M.MEDIO

JOÃO PEDRO BRASIL CAMPOS

SUB18

-66

M.MEDIO

LUCAS RODRIGUES DE OLIVEIRA

SUB21

-81

M.MEDIO

KAUE KERSTING HADDE

VETERANOS 1

-81

M.MEDIO

ALVARO MONEGAT DE OLIVEIRA

VETERANOS 2

-81

M.MEDIO

JEFERSON OLIVEIRA

               
 

Leia mais...