Centro de Educação Básica Francisco de Assis

Sobre a Efa

Histórico Proposta Pedagógica Representações Diferenciais

História

1968- IPPI- Instituto Psicopedagógico Infantil- na época conciliava as ricas idéias do Mestre Mario Osório Marques

1973- muda denominação para Escolinha de Arte da FIDENE

1976- Escola de 1º Grau Francisco de Assis-

1993- Escola de 1º e 2º Graus Francisco de Assis

2007- Centro de Educação Básica Francisco de Assis

De 1968 a 2013, para além das mudanças de denominações a EFA se solidificou em Ijuí e na Região tornando-se referência educacional no enfoque da Educação Básica e da Educação Profissional. Como uma das mantidas da FIDENE, a EFA tem e faz história e em 2013 comemora seus 45 anos de atuação educativa.

Idealizada por Mario Osório Marques e carregada dos ideiais Franciscanos a EFA, desde seu início, se destacou pela ampla relação que sempre estabeleceu com a comunidade escolar, na perspectiva da construção de relações dialógicas, com vez e voz a todos os segmentos.

Missão

Promover a formação básica e profissional de sujeitos capazes de interação no mundo em suas diferentes dimensões, buscando a melhoria da qualidade de vida, através de um projeto pedagógico arrojado integrado plenamente com a FIDENE e suas mantidas.

 

Visão

Ser um Centro de Educação Básica e Profissional de referência regional, comprometido com as demandas do contexto sócio-histórico-cultural, local/global e com a formação de sujeitos participativos.

 

Filosofia

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis tem uma história de mais de quatro décadas de trabalho com ensino-aprendizagem centrado no desenvolvimento do ser humano, tendo como princípio o respeito e a valorização de cada sujeito no seu processo de aprendizagem com ênfase no “ser” para dar conta do “saber”, “saber fazer” e “conviver”.

Assume, em sua proposta político-pedagógica, o seu trabalho como demanda da vida pessoal, cultural e social, fundamentado em valores éticos, estéticos e políticos, na dimensão da formação humanista e científico-tecnológica que perpassa o fazer pedagógico na Educação Básica em todas as etapas assumidas pela Escola.

Desenvolve sua proposta pedagógica pelo viés da criticidade, acredita na construção do conhecimento como tarefa essencial na missão de educar crianças, jovens e adultos. A atuação do Centro destaca o respeito ao sujeito, sua curiosidade, sua forma singular de aprender, bem como, a formação técnica- científica, histórica e política em olhares inter e transdisciplinares e por meio de situações de estudo, aspectos estes que geram envolvimento e ênfase à capacidade produtiva do pensar, estudar, criar e ser.

Equipe Diretiva Gestão 2017 - 2019

Direção

Maria do Carmo Pilissão

 

Vice-direção

Janete Maria Strieder

 

Coordenação Pedagógica da Educação Básica

Rosana da Silva Barros

Maristela Cristine Heck

 

GECOM - Grêmio Estudantil Chico Mendes

Segmento composto por representações de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos ao Ensino Médio, eleito para gestão anual. Representam os interesses dos estudantes e promovem eventos como gincana, palestras, ciclo de debates e fazem o canal de aproximação de seus pares com a Direção.

 

Conselho de Pais

Este segmento é composto por Pais da Educação Básica, sendo dois representantes de Pais de cada turma que atuam em gestão anual. O Conselho de Pais atua em consonância com a Direção em prol de interesses que qualifiquem o ambiente educativo e reforça um canal importante de comunicação entre Escola e Família.
 

APEFA

Associação dos Professores, Funcionários e Colaboradores da EFA. Segmento responsável por fortalecer e enriquecer a convivência no ambiente escolar. Composto por representatividade eleita para gestão anual.

Estrutura
A EFA conta como uma estrutura de Universidade. Os ambientes qualificados e diversos promovem aos estudantes e professores o acesso a laboratórios equipados e modernos, a um acervo rico de material bibliográfico distribuído em três grandes Bibliotecas, acesso a Ginásio Multifuncional e a Ginásio Desportivo, salas equipadas para aulas de dança, ginástica e lutas, pátio rico em equipamentos e espaço adequado a diferentes faixas etárias, acesso permanente ao Museu Antropológico Diretor Pestana, auditórios equipados para palestras e eventos.

 

E mais...

 

Possui ônibus próprio, vigilância permanente, corpo docente qualificado e com experiência de longa data na Escola, auxiliares pedagógicas para acompanhar crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais, assessoria pedagógica específica para a Educação Especial.