Doutoranda em Educação nas Ciências relata experiência com Estágio Científico Avançado em Portugal - Unijuí

Doutoranda em Educação nas Ciências relata experiência com Estágio Científico Avançado em Portugal

 
 

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Denise Dalmás Rodrigues, foi contemplada através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, da Capes, para desenvolver atividades de pesquisa na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. 

O intercâmbio teve início em 05 de janeiro e se estendeu até 05 de abril. A tese, denominada “Perspectivas e Práticas da Educação Profissional” tem como orientadora a professora Doutora Maria Cristina Pansera de Araújo, e co-orientação da professora portuguesa, Doutora Maria Assunção Flores, que auxiliou a doutoranda durante o processo no exterior.

Durante este período, a doutoranda teve a oportunidade de participar de eventos, seminários e palestras e também de visitas a escolas de referência em Portugal. Dentre as atividades se destacam o XXII Colóquio da AFIRSE Portugal – Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação; visita ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG), com o objetivo de conhecer a organização pedagógica e estreitar relações para possível intercâmbio acadêmico científico e cultural; além da participação em workshops e conferências doutorais.

A doutoranda considerou como objetivos alcançados, a leitura e produção escrita, com a oportunidade de parar para pensar sobre o tema de pesquisa (Projeto, capítulo da tese, encaminhamentos metodológicos); escrita da fundamentação teórica de um artigo científico, que se encontra em andamento para posterior publicação, como produto final do Estágio Científico Avançado; conhecimento, através das diversas obras bibliográficas, sobre autores dos diversos países, em especial de Portugal; conhecimento de diversos espaços educacionais, culturais, históricos e geográficos de Portugal, principalmente de Braga; a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes lugares do mundo, com contato maior com os portugueses e brasileiros que também estão em intercâmbio neste país, e assim estabelecer vínculo e troca de experiências; a participação em eventos na área da educação; o conhecimento de diferentes metodologias no contexto da sala de aula; e a oportunidade impar de ser orientada pela professora Maria Assunção Flores, que foi extremamente comprometida, clara e objetiva na sua orientação.

Na avaliação de Denise Dalmás Rodrigues, considerando-se os três meses para realização das atividades percebeu-se que a realização de um estágio num país que, apesar de apresentar uma realidade distinta da brasileira em relação às políticas educacionais, tem afinidades históricas e trajetórias que permitiram uma apropriação adequada nos temas estudados. “Entende-se que a discussão in loco dos temas estudados, com especialistas da área, supera, em muito, os resultados que poderiam ser alcançados numa mera revisão bibliográfica realizada no próprio país. Assim considero que as expectativas em relação ao estágio foram atingidas e superadas com efeito visível na qualidade e aprimoramento dos conhecimentos relativos ao estudo da tese de Doutoramento. Fica apenas a angústia de não ter mais tempo para dar continuidade ao trabalho”, finaliza.


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