Unijuí e Cambridge discutem colaboração na área de Cidades Inteligentes - Unijuí

Estudantes e professores do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA) da Unijuí estiveram, recentemente, participando de uma primeira reunião com o grupo DC2 Digital Cities for Change, da Universidade de Cambridge, com o intuito de apresentar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na temática das Cidades Inteligentes. 

O DC2 da Universidade de Cambridge é liderado pela professora doutora Jennifer Schooling e pesquisa temas relacionados a infraestruturas inteligentes e soluções baseadas em dados para auxílio na tomada de decisões com foco em Cidades Inteligentes. Um dos produtos mais recentes de pesquisa do grupo inglês é um framework que descreve as principais competências para liderar a inovação digital para a criação de valor público, por meio da digitalização responsável no ambiente urbano. Este framework atua nos estágios de planejamento, teste, incorporação e apoio. Além disso, fornece uma estrutura de entrega que se baseia na definição e na inter-relação entre tarefas, competências e funções. 

Através da colaboração dos grupos brasileiro e inglês, busca-se aplicar este framework no município de Santa Rosa a fim de colaborar com seu planejamento urbano, gestão baseada em dados e em seus processos digitais. Na Unijuí, este trabalho será coordenado pelo professor doutor Sandro Sawicki, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional, a partir da pesquisa da doutoranda Taís Arenhart. Segundo o professor Sandro, uma agenda de reuniões está sendo planejada para os próximos meses e deve envolver colaboradores da Prefeitura Municipal de Santa Rosa. Existe um elo de ligação entre o GCA e a Prefeitura de Santa Rosa, por meio do Projeto Smart LiveLab, implantado no município. 

Também participaram desta reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo da Prefeitura de Santa Rosa, Odaylson Eder; os professores Rafael Z. Frantz e Fabricia Roos-Frantz; os doutorandos da Uniuí Luciana Machado Cardoso e Taís Arenhart; e os pesquisadores da Universidade de Cambridge, doutores Viviana Angely Bastidas Melo, Kwadwo-Oti Sarpong e Carlos Molina Jimenez.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.