Crise ambiental foi tema de palestra do evento Diálogos Latino-Americanos - Unijuí

Crise ambiental foi tema de palestra do evento Diálogos Latino-Americanos

Na sexta-feira, 22 de novembro, ocorreu, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, a atividade Diálogos Latino-Americanos com a temática Como a sociedade pode lidar com a crise ambiental, organizada pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, grupo de pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade, Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, em conjunto com ICADES/UNAM, Posadas, Misiones, dando efetividade ao convênio já existente entre as Universidades.

Na oportunidade palestraram as professoras Patricia Araya, pesquisadora del Instituto de Ciencia Ambiental y Desarrollo Sostenible (ICADES)- Universidad Nacional de Misiones e Profa. Titular Int. Biologia GyC y Ecologia Gral. FCEQyN; e Gladys Graciela Garrido, Pesquisadora del Instituto de Ciencia Ambiental y Desarrollo Sostenible (ICADES) y del Instituto IBS – Nodo Posadas – Universidade Nacional de Misiones (UNAM).

A temática proposta reflete a importância e possibilidades de desenvolver atividades de mitigação dos efeitos da mudança climática, bem como, desenvolver projetos de educação ambiental, através das Universidades e nas atividades de extensão junto às comunidades.

Trata-se da implementação dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, na efetivação da Agenda 2030 proposta pela ONU – Organização das Nações Unidas, que pode/deve ser desenvolvida pelos governos e pela sociedade civil em geral. A atividade teve ótima receptividade pelos participantes, porquanto refletiu sobre temas urgentes e fundamentais. Outro aspecto importante foi a experiência do ICADES em projetos com a sociedade civil, atividades que já vem desenvolvendo a algum tempo com escopo nos ODSs.

Dos elementos novos trazidos ficam o fortalecimento das relações entre os PPGs da UNIJUI e da UNAM e a certeza de que novas atividades devem ocorrer, seja entre pesquisadores, no âmbito dos grupos de Pesquisa ou da instituição como um todo, efetivando a Agenda 2030.

É possível conhecer mais sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, acessando o link           https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/