Professor da Unijuí realizará viagem ao Senegal - Unijuí

Professor da Unijuí realizará viagem ao Senegal

O professor Roberto Carbonera, vinculado ao Curso de Agronomia e ao Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí (DEAg) realizará uma viagem de trabalho ao Senegal, entre os dias 01 e 15 de fevereiro. O objetivo é fortalecer a cooperação entre a Universidade e o Instituto Superior de Ensino Tecnológico Aplicado (ISETA), da cidade de Tambacounda, Senegal.

No período, será cumprida uma extensa agenda que inclui uma visita às instalações do ISETA, reuniões com professores, funcionários e com o escritório da associação de pais. A agenda inclui uma audiência com o governador da região de Tambacounda, que fica localizada a 400 km da capital Dakar.

O professor fará uma Conferência sobre “Desenvolvimento Agrícola Brasileiro, com ênfase à Agricultura Familiar” para estudantes do ISETA e jovens de Tambacounda. Na mesma ocasião, será assinado o Termo de Renovação do Convênio UNIJUÍ-ISETA, pelo diretor do Institut, Mamadou Boye Diallo, já assinado pela Reitora da UNIJUÍ, Profª, Drª Cátia Maria Nehring. Serão acompanhadas, também, demonstrações dos estudantes sobre a formação recebida e a participação em programa de televisão na TV ISETA.

A agenda prevê, ainda, a visita ao Instituto Superior de Pesquisa Agrícola, à Agência Nacional de Aconselhamento Agrícola e Rural e ao Parque Nacional Niokolo Koba, em Tambacounda. Em Dakar, capital do país, haverá uma audiência com diretor de Ensino Superior, do Ministério de Ensino Superior e Pesquisa e com o diretor de Formação, do Ministério de Formação Profissional. Está prevista, ainda, uma visita à histórica ilha de Gorée e à Embaixada do Brasil no Senegal.

Desde o início das tratativas para a assinatura do termo de cooperação técnica e científica, em 2014, a direção do ISETA demonstrou grande interesse pela UNIJUÍ e pela Região Noroeste do RS, devido às similaridades entre as regiões e desafios da formação Superior e Desenvolvimento Regional. Seu diretor, esteve na UNIJUÍ por ocasião do III Seminário internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil, realizado em 2018. Atualmente, três estudantes senegaleses estão realizando seus estudos na UNIJUÍ: Mamadou Boye Diallo, cursa o Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e o acadêmico Amath Ndao e a acadêmica Aissatou Diouf, cursam Agronomia.