Unijuí e Dubai Alimentos firmam parceria de pesquisa com duração de 10 anos - Unijuí

Unijuí e Dubai Alimentos firmam parceria de pesquisa com duração de 10 anos

O Projeto, que será desenvolvido no Mestrado de Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e no curso de Agronomia, tem como foco sistemas de cultivo de Aveia Grão.

Contrato foi finalizado neste mês de maio de 2020

A Unijuí e a Dubai Alimentos, empresa de Ijuí, assinaram Contrato de Cooperação Técnica-Científica com o objetivo de estabelecer uma relação de parceria para a execução de trabalhos de pesquisa agropecuária, no desenvolvimento e adequação de tecnologias mais sustentáveis nos sistemas de cultivo de aveia grão. A metodologia do trabalho está descrita no Projeto de Pesquisa “Projeto de desenvolvimento e adequação de tecnologias nos sistemas de cultivo de Aveia Grão”. As atividades correspondem aos projetos de pesquisa da Fidene/Unijuí, executados pelo Departamento de Estudos Agrários (DEAg) e no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), órgão vinculado ao DEAg/Unijuí.

Dentre as etapas, ao final de cada ano, serão entregues relatórios técnicos parciais. Ao final do 3º (terceiro) ano será apresentado e entregue à Empresa Dubai Alimentos o Manual de Boas Práticas de Cultivo de Aveia Grão, com atualizações a cada dois anos. Além disso, a cada ano haverá uma inserção da equipe do projeto em Dia de Campo promovido pela Empresa Dubai Alimentos para apresentar resultados técnicos parciais.

A pesquisas serão desenvolvidas no decorrer de 10 anos pela equipe de pesquisadores da Universidade, com a participação de alunos e professores vinculados ao Programa de Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e do curso de graduação em Agronomia. As práticas serão desenvolvidas no campo experimental da escola-fazenda da Universidade (IRDeR), em área estimada em cinco hectares.

Segundo Dante Maurício Tissot, sócio-proprietário da Dubai Alimentos, a parceria vem para o um bem comum, que é produzir alimentos de melhor qualidade, com mais segurança alimentar. Não estamos focados só no aumento de produção, não é simplesmente produzir mais, é produzir melhor, é trazer para dentro da indústria produtos com mais segurança alimentar. Com isso a gente quer oferecer ao nosso consumidor um produto mais limpo, com mais qualidade para consumo”, observa.

Universidade e Dubai Alimentos já realizaram uma série de encontros em 2019

Para o professor Osório Lucchese, chefe do DEAg, a construção da parceria é uma proposta arrojada, revelando a postura empreendedora diferenciada desta empresa. “Faz com que possamos trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias de cultivo para a aveia, posicionando esta como uma das principais culturas de inverno. Mostra a confiança em nossa Universidade e no conjunto de nossos professores e pesquisadores que estão engajados na produção de conhecimento a serviço para a comunidade. É a Unijuí, novamente, fazendo a diferença para o agronegócio de nossa região”, salienta.

Já o coordenador do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, José Antonio González, observa que “é importante destacar que nesta região vem ocorrendo uma elevada demanda por grão de aveia de maior qualidade industrial e química, junto a uma crescente estruturação de agroindústria familiares e do setor industrial. Portanto, exige novos padrões de produção, mais limpos e sustentáveis, e com atributos que atendam as necessidades das indústrias de alimentos e consumidores. Existe, ainda, a necessidade de desenvolver pesquisas que fomentem a indicação de novas cultivares com desenvolvimento de manejos mais eficientes, e promover a redução de acabamento de plantas que tem uma melhor habilidade competitiva em reduzir o uso de herbicidas, que tem a maior adaptabilidade e estabilidade às variações climáticas e com redução no uso de agroquímicos”, complementa. “Destaco que, cada vez mais, precisamos de avanços científicos e tecnológicos que promovam um olhar ressignificado, voltado a geração e incorporação de novas práticas e processos relacionados aos sistemas de produção da qualidade dos produtos e do cuidado com o meio ambiente”.

Viabilização da parceria

A parceria entre a Dubai e a Unijuí teve a importante participação da Agência de Inovação e Tecnologia da Universidade, a Agit, que auxilia os Departamentos a efetivar este tipo de ação. Os primeiros contatos para a realização da parceria surgiram em Abril de 2019, sendo firmada em Maio de 2020. É responsabilidade deste setor institucional negociar tecnologias, dar subsídio aos pesquisadores na efetivação de projetos de parceria e fomentar a transferência de tecnologia da Unijuí com o setor produtivo. A AGIT vem auxiliando pesquisadores sendo o elo institucional entre os parceiros interessados no conhecimento gerado na Universidade.

A empresa também já esteve, em 2019, dialogando com a Reitoria da Unijuí