Comunidade - Unijuí

Serviços Informática

Política de Segurança e Normas de Contas de acesso aos recursos de TI

Estudantes:

  • Cota de armazenamento => 20 GB
  • Alunos Formados permanecem com a conta ativa por 2 anos a contar da data de formatura;
  • Alunos Evadidos permanecem com a conta ativa por até 60 dias após a data de evasão;

Técnicos Administrativos e de Apoio:

  • Cota de Armazenamento => 50 GB
  • Os técnicos ficam com a conta ativa por até 30 dias a contar da data de desligamento, após este período a mesma fica bloqueada permanecendo assim por mais 30 dias. Após este prazo a conta é excluída permanentemente;

Professores:

  • Cota de Armazenamento => 300 GB
  • Os Professores ficam com a conta ativa por até 30 dias a contar da data de desligamento, após este período a mesma fica bloqueada permanecendo assim por mais 30 dias. Após este prazo a conta é excluída permanentemente;

Acesso aos Resoluções completas da Política:

  1. Política de Segurança da Informação da FIDENE;
  2. Normas de Criação, manutenção de contas, armazenamento e acesso aos recursos de Tecnologia da Informação da FIDENE


Telefonia

Com a implantação de uma nova Central telefônica na Universidade, ocorreu uma série de mudanças em relação a lista de ramais e procedimentos de uso. A estrutura atual permite ligação via ramal interno para todos os Campi da Universidade, sem necessidade de efetuar ligações via rede pública, além de serviços de controle e tecnologias atualizadas.

Abaixo seguem os links para acesso a lista de contatos Institucional, onde podem ser buscados contatos através do Campus, ou por uma palavra chave a ser digitada no momento da pesquisa. Também está disponível neste link, uma lista dos telefones e ramais institucionais em Formato PDF. Para acesso a todos os contatos internos, o usuário deve estar logado no portal, caso não esteja somente serão buscados os telefones externos da Instituição.

Acesso a Lista de Contatos.

Como efetuar ligações via Senha:

  • Ligação local para Fixo, digite: 0 + número_telefone, após discar o número a central solicitará sua senha telefônica;
  • Ligação para Celulares região 55: 0 + número_celular, após discar o número a central solicitará sua senha telefônica;
  • Ligações DDD (Longa distância): 00 + código de área (ex.: 51- Porto Alegre) + Número_telefone/celular, após discar o número a central solicitará sua senha telefônica;
  • Ligações DDI (internacionais): 000 + código do pais + número de destino, após discar o número a central solicitará sua senha telefônica;

Seguem algumas funções para serviços nas ligações:

  • Transferir o ramal para outro em caso de não estar na sala: *1 + ramal
  • Cancelar a transferência de ramal: *10
  • Transferir chamada recebida para outro ramal: Tecla FLASH + ramal
  • Capturar um ramal que está chamando: *3 + ramal

Nos colocamos a disposição em caso de qualquer dúvida adicional através do ramal 2600, ou através do e-mail nsu@unijui.edu.br


Acesso ao e-mail UNIJUÍ

Acessar http://www.unijui.edu.br/webmail

Obs: Abrir em uma aba anônima do navegador.

Clicar em Iniciar sessão

Informe o login:

Obs: O termo “login” corresponde ao nome de usuário que o aluno ganhou ao ingressar na instituição. Pode ser consultado mediante a informação do seu CPF no portal da universidade. ( https://www.unijui.edu.br/login )

Cadastro de Senha:

O primeiro acesso, bem como o cadastro e troca de sua senha deve ter como fonte, o documento abaixo:

https://www.unijui.edu.br/servicos-de- informatica/primeiroacesso


Acesso ao Unijuí Virtual

Seja bem vindo!

Para acessar o Unijuí Virtual você pode utilizar seu e-mail, login ou CPF. Caso não saiba ou tenha esquecido sua senha, clique em "Esqueci a senha" e siga as instruções na tela.

Se você concluiu sua graduação na Unijuí antes de 1986 efetue a sua solicitação de acesso.


Acesso Wi-Fi UNIJUÍ

A conexão entre alunos e professores, e também com os serviços prestados pela universidade são pontos significativos que agregam qualidade ao ensino e tornam a vida acadêmica de nossos alunos mais próxima da realidade do mundo atual.

Por isso, a Universidade disponibiliza pontos de acesso de Wifi em todos os prédios. Possuímos um equipamento de rede sem fio em cada sala de aula, bem nos mais diversos locais de comum acesso da nossa comunidade acadêmica e externa. Hoje temos algumas redes disponíveis

UNIJUI2G - Acesso para dispositivos que possuem somente recursos 2.4 GHz;

UNIJUI5G - Acesso para dispositivos que já possuem recurso de rádio 5.8 GHz;

EDUROAM - O Eduroam é uma iniciativa internacional lançada no Brasil em 2012 e que já reúne instituições de aproximadamente 60 países. Ele permite que estudantes, pesquisadores e equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet através de wi-fi em qualquer localidade do mundo que ofereça essa facilidade;

VISITANTE - Rede aberta a comunidade Externa;

Para acessar o aluno pode executar as configurações que disponibilizamos abaixo, dependendo do dispositivo, modelo ou sistema operacional que ele optar em utilizar.

O procedimento a seguir, aplica-se ao usuário que tenta acessar a rede da UNIJUÍ com um computador que possui o sistema operacional Microsoft Windows 7.

Passo 1 – Com o computador conectado a um cabo de rede, acessar o seguinte link no navegador (Chrome, Mozila ou outro).

http://wifi.unijui.edu.br

Passo 2 – Download do Arquivo.

Quando o arquivo é salvo em unidade de disco local, a tela abaixo é exibida.

Dependendo do navegador, a tela abaixo pode ser exibida. (Barra inferior esquerda).

Passo 3 - Instalação do arquivo

Com um clique duplo sobre o arquivo de download, nos será apresentada uma tela semelhante a abaixo referenciada.

Passo 4 – Seguir os procedimentos indicados nas telas

Passo 5 – Conexão na Wifi

Agora seu Computador com o sistema operacional Microsoft Windows 7, está apto a acesso a rede da UNIJUÍ.

Apagar a Rede UNIJUI2G e UNIJUI5G

Podemos ter a necessidade de excluir a rede WiFi da UNIJUI. Para isso podemos realizar o procedimento de esquecer a rede.

CONEXÃO AO WI-FI NO ANDROID 11

INTRODUÇÃO: Os celulares que possuem a versão 11 do Android precisam da configuração que segue para conectar a rede da instituição.

PASSO 1: Acesse o site através do link https://wifi.unijui.edu.br e baixe o certificado selecionado.

PASSO 2: Após, acesse no seu celular o seguinte caminho: Configurações" > "Senhas e seguranças" > "Privacidade" > "Criptografia e credenciais" > "Instalar um certificado" > "Certificado" > Selecione o certificado que acabou de baixar: charlie.crt

PASSO 3: Em seguida, será sugerido nomear o certificado. No campo Nome do certificado , digite "Charlie".

PASSO 4: Acesse as configurações do Wi-fi no seu celular.

PASSO 5: Após baixar o certificado, você pode selecionar a conexão UNIJUI2g ou UNIJUI5g e configurar da seguinte maneira as outras opções:

  • Clique em Certificado CA Usar certificados...

  • Selecione o certificado “Charlie” que você baixou e renomeou.

  • Insira seu usuário no campo Identidade e a sua senha no campo Senha, como mostra a imagem abaixo. E no método EAP selecione PEAP. ATENÇÃO: o usuário e a senha são os mesmos que você utiliza para acessar o portal.

  • Em autenticação de fase 2, selecione MSCHAPV2

  • No campo domínio insira unijui.intranet

PASSO 6: Por fim, clique em Conectar e a conexão será efetuada.

OBSERVAÇÃO: A ordem dos passos pode variar de dispositivo para dispositivo, porém o importante é configurar todos os campos como demonstrados acima.

Dúvidas ligar para o ramal 2600 - Núcleo de Tecnologia da Informação.

OUTRAS VERSÕES DE ANDROID

CONEXÃO WI-FI A REDE UNIJUI2G E UNIJUI5G DA UNIJUÍ INTRODUÇÃO: Para acesso a rede institucional UNIJUI2G ou UNIJUI5G

se faz necessário seguir os seguintes passos:

1- Selecione a rede UNIJUI2G ou UNIJUI5G.

2- No Método EAP selecione a opção PEAP.

3- No campo Identidade insira seu usuário de acesso ao portal e no campo senha digite a senha de acesso ao portal institucional.

4- Na opção Certificado de CA escolha a opção Não validar.

5- Clique nas opções avançadas do seu celular.

6- Na Autenticação de fase de 2 escolha a opção MSCHAPV2.

7) Por fim, clique em CONECTAR.

CONEXÃO WI-FI A REDE UNIJUI2G e UNIJUI5G DA UNIJUÍ no IOS

INTRODUÇÃO: Para acesso a rede institucional UNIJUI2G ou UNIJUI5G se faz necessário seguir os seguintes passos:

1- Selecione a rede UNIJUI2G ou UNIJUI5G.

2- No campo USUÁRIO insira seu usuário de acesso ao portal e no campo SENHA digite a senha de acesso ao portal institucional e avance esta etapa.

3- Em seguida, confirme o certificado charlie.

4- Pronto, seu acesso já foi configurado.


Assinatura de E-mail

Outlook Web

  1. Na parte superior da página do Outlook Web App, clique em Opções > Consultar Todas as Opções > Configurações > Email.
  2. Na caixa Assinatura de Email, digite e formate sua assinatura.
  3. Para adicionar sua assinatura a todas as mensagens de saída, marque a caixa de seleção Incluir automaticamente minha assinatura em mensagens de saída.
  4. Clique em Salvar ou pressione CTRL+S.

Microsoft Office Outlook 2013

  1. Com o Microsoft Outlook aberto, click em Novo E-mail do lado esquerdo superior;
  2. Uma nova janela de E-mail se abrirá;
  3. Clique em Assinatura do lado esquerdo superior e em Assinaturas. Uma nova janela se abrirá. Aparecerá a guia Assinatura de E-mail, clique em Novo. Digite um nome para a assinatura e clique em OK;
  4. Na caixa Editar assinatura, digite o texto que deseja incluir na assinatura;
  5. À direita, selecione a assinatura criada para ser utilizar ao escrever Novas Mensagens e em Respostas/Encaminhamento. Dessa maneira, sua assinatura será incluída automaticamente em todos os e-mails enviados;
  6. Para concluir a criação da assinatura, clique em OK.

Microsoft Office Outlook 2010

  1. Em uma nova mensagem, clique em Assinatura e em Assinaturas novamente;
  2. Na guia Assinatura de Email, clique em Novo;
  3. Digite um nome para a assinatura e clique em OK;
  4. Na caixa Editar assinatura, digite o texto que deseja incluir na assinatura;
  5. Depois de concluir a criação da assinatura, clique em OK.

Microsoft Office Outlook 2007

  1. Em uma nova mensagem, na guia Mensagem, no grupo Incluir, clique em Assinatura e em Assinaturas.
  2. Na guia Assinatura de Email, clique em Novo.
  3. Digite um nome para a assinatura e clique em OK.
  4. Na caixa Editar assinatura, digite o texto que deseja incluir na assinatura.
  5. Depois de concluir a criação da assinatura, clique em OK.

Observação: A assinatura que você acabou de criar ou modificar não aparecerá na mensagem aberta no momento; ela terá que ser inserida na mensagem.

 


Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.