Veja nas abas abaixo as diversas formas com as quais você pode contribuir com o Museu. Para obter mais informações sobre como contribuir entre em contato com a equipe do museu.
A Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana é uma instituição civil, de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de agosto de 1983. Constituída por pessoas e entidades que tenham interesse na preservação da memória regional, no desenvolvimento de ações de natureza cultural e educativas que permitam melhor conhecer e reconhecer o patrimônio histórico e cultural de Ijuí e região. Tem por objetivo principal apoiar a integração do Museu Antropológico ao processo de dinamização cultural de Ijuí e Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, através da participação ativa de pessoas, empresas e grupos interessados, conforme o artigo 1º do seu estatuto.
O principal foco de sua atuação centra-se precisamente no apoio ao trabalho do Museu Antropológico Diretor Pestana que se constitui no maior e mais bem aparelhado repositório museológico e arquivístico da história do noroeste colonial.
A Associação está aberta a todos. Os interessados são convidados a somarem-se aos nossos esforços. Você, leitor, também está convidado. Sua participação é muito importante. Solicite agora sua ficha de inscrição.
O Museu busca diferentes formas de aprimorar e expandir suas atividades culturais e tornar-se independente economicamente dando sustentabilidade a sua manutenção. Dentre elas está a campanha de Membros Contribuintes que acontece desde 1990.
Além de primar pela cultura, os membros contribuintes podem contribuir com idéias, sugestões e ações que venham dinamizar e garantir apoio às atividades de caráter científico e cultural do Museu. Para tornar-se Membro Contribuinte basta pegar sua ficha e fazer sua adesão junto ao Museu e terá os seguintes benefícios:
As doações são efetuadas mensalmente com valores definidos pelo próprio contribuinte. Veja abaixo as formas de contribuir:
Mecenato é um termo que indica o incentivo e patrocínio de artistas e literatos, e mais amplamente, de atividades artísticas e culturais.
Como Contribuir: Você pode colaborar com os projetos culturais do Museu destinando uma parcela do seu Imposto de Renda para a Instituição.
Pessoa Física: A Pessoa Física que optar pela declaração de renda, pelo formulário completo, pode contribuir com até 6% do imposto devido.
Pessoa Jurídica: A Pessoa Jurídica que faz a declaração com base no lucro real, pode contribuir com até 4% do imposto devido.
Tanto para Pessoa Física como para Pessoa Jurídica poderá deduzir de 100% do valor doado, uma vez que o projeto aprovado pelo Museu enquadra-se no Art. 18 da Lei de Incentivo que autoriza esta dedução.
Desde sua fundação, em 1961, o MADP tem sua política de aquisição de acervo exclusivamente baseada na doação.
O Museu está sempre de portas abertas para agregar novos apoiadores e receber doações que ajudem a qualificar ainda mais o seu acervo. Assim, estará sempre se renovando e procurando acompanhar a evolução tecnológica da humanidade. A cada dia estamos procurando aperfeiçoar nossa política de aquisição de acervos, adquirindo objetos e documentos dentro de programas de pesquisa, educação, preservação e valorização da herança local e regional.
Recolher objetos e documentos é um incentivo para o MADP, uma vez que museus se fazem com estes acervos. Recolher significa não só fazer as peças entrarem nos museus, mas documentá-las adequadamente, mantê-las em segurança, e divulgar, tanto os documentos, quanto as informações levantadas.
Vamos preservar o que é nosso, pois quem não tem memória, não tem passado. Venha, visite e traga sua memória para que ela continue viva no museu e possa ser continuada e valorizada para as futuras gerações.