Memória de Ijuí e do noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Destaques Museu

Museu comemorou 58 anos de existência com programação especial

No dia 25 de maio de 2019, o Museu Antropológico Diretor Pestana comemorou 58 anos de existência e para celebrar esta data tão importante ofereceu programação especial nos seus espaços, a partir das 14h, com entrada gratuita.

Durante toda a tarde a comunidade visitou as Exposições e pôde prestigiar diversas apresentações culturais que ficaram a cargo da CIA CADAGY UNIJUÍ, do Coral UNIJUÍ e de um Recital de Violão Latinoamericano com Jair Gonçalves.

No final da tarde foi realizado o sorteio de uma cesta de produtos coloniais da FECONSOL - Feira de Economia Solidária, que esteve presente no evento para a venda de produtos coloniais e artesanatos.

 


II Recital no Museu

No dia 17 de abril as 18h30min, o Museu Antropológico Diretor Pestana estará promovendo o II Recital, com apresentação da professora de música Tânia Brendler e alunos.

Este evento é uma iniciativa do Museu, que busca  descobrir e despertar novos talentos e, estimular o surgimento de novos apreciadores da boa música, bem como angariar fundos para a manutenção do MADP.

O repertório tocado por Tânia Brendler e alunos será intercalado entre músicas clássicas e eruditas.

O evento será na Sala de Exposição de Longa Duração do Museu e o piano pertence a André e Claudia Busanello Klamt. Trata-se de um piano da família, o mesmo usado pelo Quinteto da Geórgia, em evento promovido pela UNIJUÍ.

Os ingressos devem ser adquiridos no Museu Antropológico Diretor Pestana, com antecedência, ao custo de R$ 20,00.

Participe dos eventos culturais do Museu.

Cultura, informação e lazer ao alcance de todos!

 

Mais informações:

55 3332 0257

E-mail: madp@unijui.edu.br

www.facebook.com/MADPUNIJUI


Museu celebra a conclusão de intervenções realizadas na Exposição de Longa Duração

O Museu juntamente com a Associação de Amigos do MADP, executou o Projeto "Adaptação do Espaço da Exposição de Longa Duração do Museu Antropológico Diretor Pestana com Vistas à Universalização do Acesso", selecionado pelo Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro – 2017/2018, no valor de R$ 250.000,00 e, na tarde desta quarta-feira (03/04) foi realizada oficialmente a entrega a comunidades das melhorias realizadas pelo projeto com recursos da CAIXA.

O Projeto possibilitou a adaptação e qualificação da Exposição de Longa Duração do Museu Antropológico Diretor Pestana e seus acessos, com ações voltadas à acessibilidade cognitiva, sensorial e motora, garantindo o acolhimento de todos os públicos, promovendo assim maior segurança, dinamismo e interação para os visitantes nos espaços expositivos.

Com a execução do Projeto CAIXA foram possíveis a ampliação e o acesso aos bens culturais, tanto materiais quanto imateriais, preservados sob guarda do Museu.

Para encerrar a tarde, os convidados foram recepcionados com um coquetel patrocinado pela Comercial Zaffari de Ijuí.

Sobre o Projeto:

O Projeto que teve início em maio de 2017 foi concluído em 31 de dezembro de 2018. A execução foi realizada em 3 etapas, sendo que a primeira priorizou a construção de banheiros externos, a segunda etapa visou a adequações e reformas dos espaços internos e externos da Exposição de Longa Duração, com vistas à segurança e acessibilidade, através da construção de rampas, corrimões, guarda-corpo e adaptação do espaço Ijuí Hoje. A última etapa buscando a democratização de acesso à informação, foi concluída com a aquisição de aparelho projetor ultra portátil, tela de projeção, computador, cadeira de rodas, monitores touch, além da contratação de empresa para a produção de material audiovisual para exibição nos monitores. Os monitores touch irão proporcionar a acessibilidade para pessoas que não enxergam, ouvindo a transcrição do arquivo e pessoas que não ouvem poderem selecionar o que irão ler e assistir. Os textos têm a opção de narração e legenda tanto em português, como inglês e espanhol.


NOITE CULTURAL NO MUSEU

 

 
 
 

No dia 22 de março de 2019, o Museu Antropológico Diretor Pestana será palco de uma Noite Cultural.

O evento é promovido pelo MADP e pela UNIJUÍ através dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Letras, Pedagogia, História, Design, do Projeto Física para Todos, do Coral UNIJUÍ e Cia CADAGY, e tem como objetivo principal, promover ações culturais diversificadas, através da integração entre Museu, Universidade e Comunidade.

Serão momentos de cultura, laser, informação e de muita aprendizagem, em que o público poderá interagir e participar das atividades culturais desenvolvidas durante o evento.

O Museu estará aberto a partir das 19h e a programação se estenderá até às 23h.

Confira a programação especial:

- ArqFotografia - Traços de Brasília/DF

-A arquitetura pelo desenho

- Grandes nomes da Arquitetura e do Urbanismo

- O mundo sem design

- Nosso Endereço no universo

- Brasil, Brasis: cotidiano, arte e cultura

- Jogo dos sete erros históricos

- Momentos do Rock - Coral UNIJUÍ e Cia CADAGY

- Show de talentos musicais

- Intervenções artísticas


Novo Horário de Atendimento do MADP

Horário de atendimento do MADP para o ano de 2019:

- Segunda-feira somente no turno da tarde: 13h30min às 17h

- Terça à quinta-feira, nos turnos manhã e tarde: 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

- Sexta-feira somente no turno da manhã: 8h às 11h30min.

   Horários diferenciados mediante agendamento.


Rotulando o Progresso: a Embalagem em Ijuí

 

Em comemoração ao dia do Designer, comemorado no dia 05 de novembro, foi realizada na noite de ontem a abertura da Exposição “Rotulando o Progresso: A Embalagem em Ijuí”.

A exposição tem a curadoria da professora Diane Meri Weiller, coordenadora do curso de Design da UNIJUÍ, e dos estudantes Fabricio de Souza e Rafael Fischer.

O evento contou com os palestrantes Ricardo Mayer e Jainel Jung.

Na Exposição é possível conferir um pouco mais sobre a evolução das embalagens e de como as mesmas se apresentam ao longo do tempo. 

A Exposição poderá ser visitada no Espaço Ijuí Hoje do MADP até o dia 23 de fevereiro de 2019.

Mais informações:

(55) 3332-0257 / madp@unijui.edu.br

Rua Germano Gressler, 96

Bairro São Geraldo

Ijuí-RS - 98700-000

 

 


EXPOSIÇÃO RODA CUTIA: BRINCANDO EM DIFERENTES TEMPOS

EXPOSIÇÃO RODA CUTIA: BRINCANDO EM DIFERENTES TEMPOS

 
 

No mês de outubro comemoramos o dia das crianças e para celebrar esta data tão bacana o MADP realiza uma Exposição especial. 

A Exposição “Roda Cutia” apresenta brinquedos e brincadeiras tradicionais, sejam eles industrializados ou artesanais, que constituem o acervo do MADP.

Os brinquedos e jogos são elementos fundamentais da cultura material de um povo e variam de acordo com o grupo, época, faixa etária, etc. Alguns caem no esquecimento outros permanecem e se renovam/reinventam a cada dia.

Os brinquedos industrializados, tão populares nos dias de hoje, no passado se constituíam em exceções, restritos a grupos sociais mais abastados ou a datas mais especiais como natal e aniversários.

Os brinquedos artesanais, geralmente confeccionados pela própria gurizada, fazem parte do cotidiano de gerações de crianças. No passado seu uso era mais universal, hoje se restringe a alguns grupos sociais.

São objetivos da Exposição:

- Analisar os brinquedos e brincadeiras como elementos fundamentais para o desenvolvimento dos indivíduos.

- Discutir o papel dos brinquedos na construção das identidades e papéis sociais de gênero;

- Compreender a importância do lúdico em diferentes épocas;

- Criar vínculo e oportunizar diálogo entre as gerações

- Divulgar o acervo de brinquedos do MADP.

A Exposição poderá ser visitada até o dia 31 de outubro de 2018 no Espaço Ijuí Hoje.

 


III Sarau Literário

MADP promove o III Sarau Literário: Museu e Diversidade Cultural

 

 

O Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP, em parceria com a Associação de Amigos do MADP promove o III Sarau Literário, com os objetivos de revelar novos talentos, incentivar a expressão cultural da comunidade, mostrar a diversidade étnica da nossa cidade.

O encontro entre as diversas etnias que formaram Ijuí, proporcionou entre outras coisas, uma diversidade de manifestações artísticas culturais. O sarau será um momento de valorização da arte e da cultura possibilitando o compartilhamento do conhecimento reflexivo e prático de elementos que compõem a linguagem.

Este evento integra a programação da 12ª Primavera dos Museus com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, através da aproximação e colaboração entre o museus e sociedade civil, contribuindo para a formação integral dos envolvidos, com vistas ao desenvolvimento social.

O Sarau Literário, patrocinado pela A Boa Compra e Cia da Música, será realizado no sábado, dia 22 de setembro de 2018 no Museu Antropológico Diretor Pestana e estará com uma programação especial, a partir das 14h.

Programação:

  • Abertura do III Sarau Literário às 14h com a participação especial do Coral UNIJUÍ, e apresentações artísticas com a participação de algumas das Etnias.
  •  Visita à Exposição de Longa Duração, ao som de piano acústico.
  •  Visita à Exposição Temporária “Crenças e Superstições no Imaginário Sul-Rio-Grandense”.

Mais informações:

(55) 3332-0257 / madp@unijui.edu.br

Rua Germano Gressler, 96

Bairro São Geraldo

Ijuí-RS - 98700-000


Recital no Museu

 

  No dia 25 de agosto, às 16h, o Museu Antropológico Diretor Pestana estará promovendo o I Recital. Este evento é uma iniciativa do MADP para motivar e valorizar a comunidade, por meio da cultura e da arte, e conta com a participação do músico Jordiel Casali Binek e convidados, através de um repertório bem diversificado.

  O objetivo do recital é despertar o público a conhecer o trabalho de músicos da nossa comunidade e estimular o surgimento de novos apreciadores da boa música.

  Procuramos, cada vez mais, aproximar as pessoas do nosso trabalho, prosseguindo na democratização do acesso à cultura através da música. A apresentação deve ir além de um momento de entretenimento, culminando em reflexão e crescimento.

 Estaremos, com isso, oportunizando à comunidade a mostrar seus talentos e suas habilidades.

Sobre o músico:

“Meu nome é Jordiel Casali Biniek. Tenho 16 anos de idade e pratico música desde os nove. Atualmente sou Estudante do Ensino Médio, cursando o Segundo Ano na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa. Em turno inverso atuo como professor de música para teclado e violão. Dentre os instrumentos que sei tocar, alguns não tão bem quanto outros, estão: teclado, violão, acordeom, piano, guitarra e flauta doce. Além das aulas de música, animo eventos como festas, cerimônias, etc. Eventos em geral! Sempre procuro agradar a todo o público, tocando músicas de vários gêneros diferentes para satisfazer todos os gostos musicais”.

  Convidamos você e sua família para prestigiar o Recital de Piano com a participação do músico Jordiel Casali Binek e convidados. Os ingressos são limitados, no valor de R$ 20,00, a venda no Museu Antropológico Diretor Pestana.


NOVO HORÁRIO DE ATENDIMENTO NO MADP

    De segunda à quinta-feira, nos turnos manhã e tarde: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Na sexta-feira somente no turno da manhã, das 8h às 11h30min. Horários diferenciados mediante agendamento.