Memória de Ijuí e do noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Destaques Museu

MADP está inserido no projeto "Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças"

Se inserindo em diversos projetos e iniciativas públicas, o Madp está presente no projeto “Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças”:

Constitui-se de um evento que inclui instituições da capital e do interior. Este projeto consiste em dois formatos (virtual e presencial). O formato virtual é uma iniciativa do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul – APERS iniciada na Semana Nacional de Arquivos neste ano, junto com Arquivo Nacional (evento anual do mês de junho), com o apoio da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Rio Grande dos Sul - AAAP.

A Exposição virtual “Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças”, enquanto evento coletivo, busca agregar entidades públicas e privadas, com o objetivo de empreender estratégias de marketing e compartilhamento de públicos na difusão do acervo documental arquivístico.

O formato "virtual" tem a finalidade de dar visibilidade e proporcionar aproximação do acervo das instituições arquivísticas e de memória à sociedade, principalmente difundindo os documentos que remetem ao imaginário e pertencimento do local em que a instituição se situa, como também oportunizar a divulgação dos seus serviços prestados e desenvolvidos.

Para acessar página do projeto: www.caminhosdosarquivos.com
Para acessar informações do Madp, basta localizar seu ícone.


MADP É HOMENAGEADO NA CÂMARA DOS VEREADORES DE IJUÍ

Na noite da última segunda-feira, durante sessão solene na Câmara dos Vereadores de Ijuí, o Museu Antropológico Diretor Pestana, foi homenageado devido aos 60 anos de história que completou neste ano. 

Após início da sessão e formalização da homenagem, alguns vereadores fizeram o uso da palavra, para reforçar e agraciar o importante papel de um Museu na sociedade, referenciando o Madp pelo trabalho realizado desde sua fundação.

Presente na sessão como representante para receber a homenagem, a presidente da Fidene e reitora da UNIJUÍ, Cátia Nehring, expressou sua gratidão em palavras, reforçando também a valorização dos órgãos que preservam a história de sua localidade, contribuindo para a formação dos indivíduos que fazem parte dela.

Em conjunto, a referência do Madp, Cláudia Bohrer, fez uso do espaço para agradecer a consideração do Poder Legislativo de Ijuí em reconhecer o aniversário da instituição: “É de grande importância este reconhecimento, principalmente pelo trabalho feito na preservação da memória de nossa comunidade, o patrimônio cultural, um papel importantíssimo na formação educacional de nossas crianças, e na manutenção dessa bonita história”, finalizou a diretora agradecendo a
casa pela homenagem.

As comemorações de 60 anos do Madp, tiveram início no mês maio, porém continuarão por todo ano, completando 1 ano de eventos referentes ao seu aniversário. Relembrando que o Museu, de forma controlada e com restrições, reabriu suas portas para o público de forma presencial no início do mês, a exposição permanente e serviços de pesquisas estão
disponíveis para a comunidade, basta entrar em contato para agendamento da atividade.

Texto por Giordano Toniazzo

Acompanhe o trabalho do Museu nas redes sociais:

facebok.com/madpunijui e instagram.com/museumadp

Telefone: (55) 3332-0258

E-mail: madp@unijui.edu.br


PALESTRA VIRTUAL "CORUJA TRAZ MAU PRESSÁGIO?"

Essa curiosidade é mais uma temática explorada na Exposição Virtual "A Ciência Explica! Desmistificando..."
Exposição ligada ao projeto "Conhecer para Preservar", que já está na sua 13ª edição junto ao Museu. 
Acesse o link e participe!

https://www.youtube.com/watch?v=jCSF0zDKxGE


PALESTRA VIRTUAL "CRISE CLIMÁTICA E O SUL DO BRASIL"

Acontece hoje à noite, à partir das 19h30, mais uma palestra da exposição virtual Conhecer para Preservar, A Ciência explica! Desmistificando...

O tema abordado será "Crise Climática e o Sul do Brasil", com Francisco Eliseu Aquino e mediação de Juliana Maria Fachinetto.

Para participar acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=rNetQQ41G38


PALESTRA VIRTUAL "EXISTE RAÇA HUMANA? PERSPECTIVA BIOLÓGICA E SOCIAL"

Acontece hoje à tarde, à partir das 14h mais um uma palestra no "Ciclo de Palestras Virtuais". O tema abordado será "Existe Raça Humana? Perspectiva Biológica e Social", com Josei Fernandes Pereira e Maria Cristina Pansera de Araújo e mediação Juliana Maria Fachinetto.

Para participar acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=TtR420Qt6Dk


CICLO DE PALESTRAS VIRTUAIS

Acontece hoje à tarde, à partir das 14h mais um um encontro no "Ciclo de Palestras Virtuais". O tema abordado será "Vacinação contra a Covid-19: O que esperar?". A palestra virtual contará com a fala do Secretário de Saúde Marcio Júnior Strassburger e mediação Juliana Maria Fachinetto.

Para participar acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=_iY5YrNTeQM


IJUÍ PERDE UM GRANDE JORNALISTA E ESCRITOR

A Associação de Amigos do Madp e o Museu Antropológico Diretor Pestana, com pesar noticiam o falecimento do jornalista Ademar Campos Bindé, aos 88 anos de idade em decorrência de parada cardiorrespiratória.

Ademar Campos Bindé, nasceu em 30 de setembro de 1932, em Campo Novo, na época distrito de Palmeira das Missões. Era filho do Capitão João Arbo Bindé e de Luiza Campos Bindé. Em Ijuí, na década de 1950 trabalhou no Frigorifico Serrano e em 12 de novembro de 1956 começou a trabalhar no Jornal Correio Serrano. Em 01 de dezembro de 1973 assumiu o cargo de redator-chefe do Jornal da Manhã cargo que ficou até 15 de agosto de 1983.
Em 23 de setembro de 1989 foi fundador do Jornal Cidade juntamente com seu irmão Wilmar Campos Bindé, seus filhos Carlos José, João Luis e sobrinho Péricles Vilmar. O jornal foi editado até meados de 1995. Posteriormente atuou como cronista em diversos Jornais entre os quais Jornal Hora H, Portal Ijuí News e O Repórter.
O Sr. Ademar Bindé sempre foi um incansável defensor da cultura ijuiense, como escritor foi um dos fundadores do "Circulo de Escritores Letra Fora da Gaveta", membro da Fundação Cultural de Ijuí, do Conselho Municipal de Cultura e fez parte de todas as gestões da AAMADP desde a sua fundação, com exceção da última.

Foi um assíduo frequentador do Museu em suas incansáveis pesquisas sobre a história de Ijuí, pesquisas essas que resultaram em diversos livros.

À família enlutada nossos sinceros pêsames.


MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA - 60 ANOS DE HISTÓRIA

O Museu Antropológico Diretor Pestana, foi criado em 25 de maio de 1961 com o objetivo de reunir e preservar a memória regional, promover a cultura, a educação e o lazer. Com o passar dos anos o Museu se constituiu em um espaço de visitação e pesquisa reconhecido, atendendo não apenas a comunidade local e regional, mas também de outros estados e países. 

Em comemoração ao aniversário do Museu será realizado um Show Musical online com Rodrigo Soltton.

O evento será realizado com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Haverá sorteio de ingressos para futuras visitações no Museu para escolas da rede pública de Ijuí e região.

Acesse o link https://linktr.ee/museumadp e saiba mais.


MECENATO

Acesse abaixo Projetos Mecenato 2021 e saiba como participar!


CONSCIÊNCIA NEGRA SERÁ TEMA DE PALESTRA ONLINE NO MADP

 
 

O Museu Antropológico Diretor Pestana convida para o webinar diálogos “Consciência negra: uma construção histórica”. A palestra online contará com a presença do professor Sandro Maximo Campos da Silva, graduado em Geografia e professor da rede pública de Ijuí, atuando principalmente no tema estudo e pesquisa, a mediação será feita por Enio Waldir da Silva, Doutor em Sociologia, professor do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ, onde atua na Pesquisa e Extensão Universitária.

O webinar será realizado no dia 19 de novembro de 2020, às 10h, no canal do Youtube do Museu https://youtu.be/_SOVx6BdXMo

Participe!!