Memória de Ijuí e do noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Destaques Museu

GALERIA VIRTUAL "ALÉM DA JANELA"

 
 
No período de distanciamento/reclusão social, o Museu Antropológico Diretor Pestana, convidou a comunidade ijuiense à participar através do envio de fotos, registros do que se enxerga além da janela. As fotos serão divulgada no decorrer do mês.
 

 


GALERIA VIRTUAL ALÉM DA JANELA

Observando as paisagens postadas nas redes sociais, neste período de distanciamento/reclusão social, nossos colaboradores tiveram a ideia de compor uma Galeria Virtual.

Toda a comunidade ijuiense está convidada para participar desse projeto, podendo enviar o seu material até o dia 30 de junho de 2020. Após a data finalizada, serão selecionadas as imagens para compor a nossa galeria virtual e que serão disponibilizadas ao longo das semanas, posterior a junho, nas nossas redes sociais.

Sobre os critérios de seleção: a fotografia enviada deverá estar no formato horizontal e ser de uma paisagem de Ijuí, sendo considerada como seleção apenas a qualidade do documento produzido.

Para participar você deve enviar a sua fotografia para o e-mail madp@unijui.edu.br, descrevendo o conteúdo:  título da imagem, local, data e autoria; bem como deverá ser preenchido e enviado no mesmo e-mail, um termo de cessão disponibilizando o uso total para divulgação nas redes do Museu.  

Modelo de Termo:
Eu, (Nome), (CPF), na condição de CEDENTE, na forma do art.49 da Lei nº 9.610/98, cede e transfiro ao Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), de forma total, definitiva, irrevogável e irretratável, os direitos patrimoniais e pessoais sobre a(s) foto(s) enviadas, para as finalidades de compor materiais publicitários, promocionais e institucionais.

Seja criativo, explore os ambientes e mostre para a gente o que você visualiza além da sua janela!  


ANIVERSÁRIO DO MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA

 
 
 

No dia 25 de maio, o MADP completou 59 anos de existência. Como parte da programação de aniversário foi realizado um Recital.

Acesse o link e confira o Recital no Museu.

https://www.facebook.com/MADPUNIJUI/videos/281786816311091

 

Museu Antropológico Diretor Pestana 

Cultura, Informação e Lazer ao alcance de todos!

 

 

 


ATENÇÃO!

 
 
 

O Museu Antropológico Diretor Pestana, em atenção aos decretos publicados pela Prefeitura de Ijuí referente às medidas de prevenção ao contágio pelo Coronavírus (COVID-19), Decreto Executivo Municipal nº6978 de 19 de março de 2020, suspende as suas atividades por tempo indeterminado.
Os serviços de pesquisa poderão ser solicitados de modo online  pelo e-mail madppesquisa@unijui.edu.br. Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail madp@unijui.edu.br, pelo site unijui.edu.br/museu ou pelo telefone (55) 3332-0257 nos horários de funcionamento do Museu: na segunda-feira o atendimento ocorre somente no turno da tarde, das 13h30 às 17h. De terça a quinta, nos turnos da manhã e da tarde, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.Na sexta-feira o atendimento ocorre somente no turno da manhã, das 8h às 11h30min.


Visite o Museu

Visite o Museu Antropológico Diretor Pestana e faça uma viagem no tempo. São 500m2 que retratam aspectos da caminhada do homem que viveu e vive em nossa região.

A exposição inicia com o índio pré-missioneiro, primeiro habitante da região, com seus instrumentos em pedra e cerâmica, seguida do índio missioneiro, principalmente através de sua arte e dos bens culturais produzidos por seus descendentes, hoje, no Rio Grande do Sul.

O negro e o caboclo que aqui habitaram antes da chegada dos imigrantes também se fazem presentes.

A exposição destaca, ainda, aspectos da fundação e colonização do município, a imigração, facetas da agricultura e trabalho rural, os processos produtivos artesanais, comunicação e transporte, indústria e comércio, energia, serviços, esporte e lazer, ensino, religião, usos e costumes e a moradia.

O espaço final da exposição foi reservado às manifestações culturais de Ijuí hoje.

MONITORES TOUCH - DINAMISMO E INTERAÇÃO  

Na Exposição de Longa Duração nosso visitante pode interagir nos espaços expositivos através dos Monitores Touch de 43 polegadas. 

Os visitantes com algum tipo de deficiência auditiva ou visual podem ter acesso ao acervo do MADP através dos monitores com narração em português, espanhol e inglês com legendas. 

Horários de atendimento:

Segunda-feira somente no turno da tarde: 13h30min às 17h.

Terça à quinta-feira, nos turnos manhã e tarde: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Sexta-feira somente no turno da manhã, das 8h às 11h30min.

Horários diferenciados mediante agendamento.


MUSEU FECHADO

COMUNICADO:

O Museu Antropológico Diretor Pestana estará fechado no período de 06 à 26 de janeiro de 2020

Motivo: Férias Coletivas

Retorna as atividades normais à partir do dia 27 de janeiro 2020.

Contamos com a compreensão de todos.

 

 


IV RECITAL NO MUSEU - ACORDEON ECLÉTICO

 

O Museu Antropológico Diretor Pestana juntamente com a Associação de Amigos do MADP, promovem mais uma edição do Recital no Museu. Já é a quarta edição do evento o qual tem por objetivo descobrir, despertar, apresentar novos talentos, estimulando a todos que gostam de música, bem como angariar fundos para a manutenção do Museu.

O IV Recital no Museu será realizado no dia 30 de novembro de 2019 (sábado), às 16h no Museu Antropológico Diretor Pestana. A programação ficará a cargo de Gerson Antunes que terá em sua apresentação um repertório bem eclético.

Sucessos como El dia em que me quieras (Gardel – Le Pera), Volver (Gardel – Le Pera), Rosa (Pixinguinha), De Volta pro meu aconchego (Dominguinhos – Nando Cordel), João e Maria (Chico Buarque), Eu sei que vou te amar (Tom Jobim), são apenas algumas das músicas escolhidas para a ocasião.

O evento é voltado a toda a comunidade que queira participar e goste de apreciar uma boa música.

Os ingressos devem ser adquiridos no Museu Antropológico Diretor Pestana, com antecedência, ao custo de R$ 20,00.

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO MUSICAL:

ACORDEON 

- El dia em que me quieras (Gardel – Le Pera) Autores falecidos em 1935

- Volver (Gardel – Le Pera) Autores falecidos em 1935

- Rosa (Pixinguinha) Falecido em 1973

- De Volta pro meu aconchego (Dominguinhos – Nando Cordel)

- João e Maria (Chico Buarque)

- Eu sei que vou te amar (Tom Jobim)

CONCERTINA

- Over tha Rainbow - Harold Arlen e E. Y. Harburg (O Mágico de Oz)

- My heart will go on - James Horner e Will Jennings (Titanic)

ACORDEON

- Le Manine di primavera – Amarcord (Nino Rota)

- Valsa – O Poderoso Chefão (Nino Rota)

- Valse d'Amelie e Valsa dos Monstros - Yann Tiersen (O fabuloso destino de Amelie Poulain)

- Life Goes on e Dança de Zorba - Mikis Theodorakis (Zorba, o grego)

 

Participe dos eventos culturais do Museu.

Cultura, informação e lazer ao alcance de todos!

 

Mais informações:

55 3332 0257

madp@unijui.edu.br

www.unijui.edu.br/museu

www.facebook.com/MADPUNIJUI


MUSEU RECEBE DOAÇÃO DA COPAGRIL

Ministério da Cidadania, Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana e Museu Antropológico Diretor Pestana apresentam 

Plano Anual de Atividades do Museu Antropológico Diretor Pestana

 
 

 

O Museu Antropológico Diretor Pestana recebeu na tarde desta quarta-feira (16/10/2019),  a visita de Amanda Ferreira da Copagril – Comercial Agrícola Piccoli, para realizar a entrega simbólica de um cheque no valor de R$ 17.000,00, referente a doação que a empresa realizou no mês de setembro para o Projeto “Plano Anual de Atividades do Museu Antropológico Diretor Pestana” – PRONAC 181922.

Na ocasião, Amanda conheceu todos os espaços do Museu, a começar pelas exposições de Longa Duração e Exposição Temporária 1,2, 3 já – O Lúdico na Diversidade Étnica Sul-riograndense e por último o arquivo, onde fica armazenado e preservado todo o acervo documental do museu.

Amanda ficou impressionada com a estrutura do Museu e garantiu que a Empresa continuará apoiando os Projetos culturais do Museu.  

Além da Copagril, Lojas Fricke, Schirmann e Fricke Soldas realizaram doações para o Projeto no decorrer deste ano.

No ano de 2018 além das empresas citadas acima, TRR Lambari também doou para o Projeto.