Memória de Ijuí e do noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Destaques Museu

CONSCIÊNCIA NEGRA SERÁ TEMA DE PALESTRA ONLINE NO MADP

 
 

O Museu Antropológico Diretor Pestana convida para o webinar diálogos “Consciência negra: uma construção histórica”. A palestra online contará com a presença do professor Sandro Maximo Campos da Silva, graduado em Geografia e professor da rede pública de Ijuí, atuando principalmente no tema estudo e pesquisa, a mediação será feita por Enio Waldir da Silva, Doutor em Sociologia, professor do Curso de Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ, onde atua na Pesquisa e Extensão Universitária.

O webinar será realizado no dia 19 de novembro de 2020, às 10h, no canal do Youtube do Museu https://youtu.be/_SOVx6BdXMo

Participe!!


MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA PRESENTE NA FENADI VIRTUAL 2020

No dia 12 de outubro teve inicio a Fenadi Virtual e o Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP está presente resgatando histórias e levando cultura, através das fotos (acervo do MADP), que compõem o cenário do palco principal de atrações e através da Sala 2, que foi organizada pela equipe do MADP e leva o nome de História e Cultura.

 A Sala poderá ser acessada das 19h às 20h até o dia 19 de outubro de 2020. A programação teve início no dia 13 de outubro com um passeio virtual pelo Museu.

Confira a programação:

Dia 14/10/2020, o professor Leandro Daronco apresenta “Povos Kaingang”, além da fala de africanos e afro-brasileiros;

Dia 15/10/2020, o tema será “Ijuí antes de Ijuí”, apresentado pelo professor Jaeme Callai;

Dias 16 e 17/10/2020, a temática será “Imigração – Uma visita ao passado” com o professor Adelar Baggio e representantes dos Centros Culturais

Dia 18/10/2020, o tema será “História da Fotografia e a importância do Museu nesta História”, com o professor Ivo Canabarro

Dia 19/10/2020, serão duas atrações: “Artesanato e Gastronomia”, com as professoras Maria Regina Johann, Eilamaria Libardoni Vieira e a acadêmica de Gastronomia Aline Vogt. Um “Passeio Virtual com a Cia Cadagy” encerra a programação.

 

Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCJrBmxxM5BV4qSF1HuvdNhw/

            https://www.fenadi.etniasijui.com.br/programacao


RECITAL DE PRIMAVERA

 
 

O Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com o Coral da UNIJUÍ, convidam para o Recital de Primavera que será realizado no dia 27 de setembro, às 15h, no canal YouTube do Museu, https://www.youtube.com/watch?v=AT7kl3H5gnQ

O Coral UNIJUÍ interpretará canções de compositores e gêneros musicais gaúchos (pop, rock, reggae, gaúcha e regionalista) através de coros virtuais, solistas e instrumentistas do grupo. 

 O evento faz parte da programação da "14ª Primavera dos Museus". Ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Neste ano, o tema é "Mundo Digital: Museus em Transformação”.

Acompanhe as atividades culturais que são realizadas pelo Museu Antropológico Diretor Pestana nas redes sociais e participe.

www.unijui.edu.br/museu     https://www.facebook.com/MADPUNIJUI/




WEBINAR "POVOS INDÍGENAS E COLONIALIDADE: ENTRE VELAMENTO E REMINISCÊNCIAS

Dando sequência a programação especial para o mês de agosto no Museu, no dia 27 de agosto, às 10h, acontecerá o webinar "Povos indígenas e colonialidade: entre velamento e reminiscências", com Douglas Jacinto da Rosa - Kaingang, Mestre em Antropologia Social pela UFRGS; e mediação do professor Mestre Josei Fernandes Pereira, Vice-presidente da Associação de Amigos do Museu.

O Webinar faz parte da programação elaborada pelo Museu para celebrar a temática indígena e o "Dia Estadual do Patrimônio".


A transmissão do evento será realizada através do link: https://www.youtube.com/chann…/UCKsOM49iH3nESdf5bK0xEUg/live


Participe dos eventos culturais do nosso Museu.


WEBINAR "POVOS INDÍGENAS E COLONIALIDADE: ENTRE VELAMENTO E REMINISCÊNCIAS

Dando sequência a programação especial para o mês de agosto no Museu, no dia 27 de agosto, às 10h, acontecerá o webinar "Povos indígenas e colonialidade: entre velamento e reminiscências", com Douglas Jacinto da Rosa - Kaingang, Mestre em Antropologia Social pela UFRGS; e mediação do professor Mestre Josei Fernandes Pereira, Vice-presidente da Associação de Amigos do Museu.

O Webinar faz parte da programação elaborada pelo Museu para celebrar a temática indígena e também está vinculada ao "Dia Estadual do Patrimônio".


A transmissão do evento será realizada através do link: https://www.youtube.com/chann…/UCKsOM49iH3nESdf5bK0xEUg/live


Participe dos eventos culturais do nosso Museu.


MUSEU REALIZOU PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

No dia 17 de agosto foi comemorado o Dia do Patrimônio Histórico e o Museu Antropológico Diretor Pestana realizou uma programação específica para refletir acerca da temática, também inserida na programação da 2ª edição do Dia Estadual do Patrimônio.
O webinar, que teve a sua transmissão realizada ao vivo, explorou linha sobre “Patrimônio e Herança Cultural”. Ele foi conduzido pela Diretora do Museu, Vivian Stroschein e mediado pela professora Doutora Maria Regina Johann, Docente da UNIJUÍ e Integrante do Conselho de Direção do Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP, onde estabeleceu o diálogo com espectadores e também com os palestrantes e mestres Josiane de Oliveira Pillar Hinning e Hugo Henzel Steinner.

O encontro contou com a participação de 140 pessoas, dentre elas estudantes dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, História e comunidade em geral.

Para quem não participou e tem interesse, fica disponível o link https://youtu.be/sUHdRBiYhlU para acesso no canal do youtube do MADP.

 


EXPOSIÇÃO ONLINE DIVERSIDADE URBANA

O MADP lançou a exposição "Diversidade Urbana", totalmente online, remodelada e interativa, contando com conteúdos exclusivos e específicos relacionados à cidade de Ijuí.

A exposição ficou muito bacana, vale a pena conferir.

Acesse a exposição virtual no endereço https://sites.google.com/unijui.edu.br/diversidade-urbana


ALÉM DA JANELA

 
 

O Museu Antropológico Diretor Pestana convida toda a Região Noroeste  do Estado a participar da galeria Virtual “Além da Janela”.
A proposta é compartilhar fotos do cotidiano ou de paisagens durante o período de distanciamento social.

As fotos devem ser encaminhadas para: madp@unijui.edu.br até 31/07/2020 atendendo os seguintes critérios:
• Formato horizontal;
• Paisagens ou cotidiano das pessoas que residem nos municípios que integram a Região Noroeste do Estado do RS;
• Título da foto;
• Local;
• Data e autoria;
• Termo de cessão (conforme modelo abaixo):

• Modelo de Termo:
Eu, (Nome), (CPF), na condição de CEDENTE, na forma do art.49 da Lei nº 9.610/98, cedo e transfiro ao Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), de forma total, definitiva, irrevogável e irretratável, os direitos patrimoniais e pessoais sobre a(s) foto(s) enviadas, para as finalidades de compor materiais publicitários, promocionais e institucionais.

Após a data finalizada, serão selecionadas as imagens para compor a  galeria virtual e estas serão disponibilizadas ao longo das semanas, posterior a julho, nas redes sociais do MADP.


GALERIA VIRTUAL "ALÉM DA JANELA"

 
 
No período de distanciamento/reclusão social, o Museu Antropológico Diretor Pestana, convidou a comunidade ijuiense à participar através do envio de fotos, registros do que se enxerga além da janela. As fotos serão divulgada no decorrer do mês.
 

 


GALERIA VIRTUAL ALÉM DA JANELA

Observando as paisagens postadas nas redes sociais, neste período de distanciamento/reclusão social, nossos colaboradores tiveram a ideia de compor uma Galeria Virtual.

Toda a comunidade ijuiense está convidada para participar desse projeto, podendo enviar o seu material até o dia 30 de junho de 2020. Após a data finalizada, serão selecionadas as imagens para compor a nossa galeria virtual e que serão disponibilizadas ao longo das semanas, posterior a junho, nas nossas redes sociais.

Sobre os critérios de seleção: a fotografia enviada deverá estar no formato horizontal e ser de uma paisagem de Ijuí, sendo considerada como seleção apenas a qualidade do documento produzido.

Para participar você deve enviar a sua fotografia para o e-mail madp@unijui.edu.br, descrevendo o conteúdo:  título da imagem, local, data e autoria; bem como deverá ser preenchido e enviado no mesmo e-mail, um termo de cessão disponibilizando o uso total para divulgação nas redes do Museu.  

Modelo de Termo:
Eu, (Nome), (CPF), na condição de CEDENTE, na forma do art.49 da Lei nº 9.610/98, cede e transfiro ao Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), de forma total, definitiva, irrevogável e irretratável, os direitos patrimoniais e pessoais sobre a(s) foto(s) enviadas, para as finalidades de compor materiais publicitários, promocionais e institucionais.

Seja criativo, explore os ambientes e mostre para a gente o que você visualiza além da sua janela!