Memória de Ijuí e do noroeste do estado do Rio Grande do Sul

IJUÍ PERDE UM GRANDE JORNALISTA E ESCRITOR

A Associação de Amigos do Madp e o Museu Antropológico Diretor Pestana, com pesar noticiam o falecimento do jornalista Ademar Campos Bindé, aos 88 anos de idade em decorrência de parada cardiorrespiratória.

Ademar Campos Bindé, nasceu em 30 de setembro de 1932, em Campo Novo, na época distrito de Palmeira das Missões. Era filho do Capitão João Arbo Bindé e de Luiza Campos Bindé. Em Ijuí, na década de 1950 trabalhou no Frigorifico Serrano e em 12 de novembro de 1956 começou a trabalhar no Jornal Correio Serrano. Em 01 de dezembro de 1973 assumiu o cargo de redator-chefe do Jornal da Manhã cargo que ficou até 15 de agosto de 1983.
Em 23 de setembro de 1989 foi fundador do Jornal Cidade juntamente com seu irmão Wilmar Campos Bindé, seus filhos Carlos José, João Luis e sobrinho Péricles Vilmar. O jornal foi editado até meados de 1995. Posteriormente atuou como cronista em diversos Jornais entre os quais Jornal Hora H, Portal Ijuí News e O Repórter.
O Sr. Ademar Bindé sempre foi um incansável defensor da cultura ijuiense, como escritor foi um dos fundadores do "Circulo de Escritores Letra Fora da Gaveta", membro da Fundação Cultural de Ijuí, do Conselho Municipal de Cultura e fez parte de todas as gestões da AAMADP desde a sua fundação, com exceção da última.

Foi um assíduo frequentador do Museu em suas incansáveis pesquisas sobre a história de Ijuí, pesquisas essas que resultaram em diversos livros.

À família enlutada nossos sinceros pêsames.