Memória de Ijuí e do noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Exposições Temporárias Museu

AS FACES DO DESIGN: 20 ANOS DE DESIGN NA UNIJUÍ

 
 
 

A exposição apresentada como comemorativa, marca o início de reflexões sobre o curso de Design da UNIJUÍ, se inserindo dentro de uma programação que se estende ao longo do ano de 2020, ano que é marcado pelos seus 20 anos de fundação.

A exposição busca evidenciar a história do Curso de Design da UNIJUÍ, desde seu processo de criação e consolidação, iniciado através das ações institucionais de implementação na década de 90 e concretizado no ano de 2000. Vinte egressos formados pelo curso são apresentados através de cases que retratam tanto a sua trajetória dentro da instituição, como também a sua atuação profissional após a formação nos diferentes segmentos do mercado, mostrando a representatividade e as possibilidades de atuação do profissional formado na área de design.

A exposição tem a curadoria da professora do curso, Diane Meri Weiller Johann, junto aos graduandos Fabricio de Souza e Rafael de Siqueira Fischer, contando também com a colaboração dos professores do curso Barbara Gündel Mendonça, Fabiane Volkmer Grossmann, José Paulo Medeiros da Silva.

A mostra comemorativa poderá ser visitada no Espaço Ijuí Hoje do Museu Antropológico Diretor Pestana até a segunda quinzena de fevereiro de 2020, após esta data irá circular por diversos espaços da Universidade, a fim de divulgar e ampliar o conhecimento sobre o Curso e a sua história.   


Exposição Conhecer para Preservar

Desafios da Vida
 
 

Este é o tema da Exposição Conhecer para Preservar para este ano.

A Exposição Conhecer para Preservar Desafios da Vida foi inspirado no documentário Desafios da Vida, que apresenta as dificuldades, perigos e também a capacidade de superação de várias espécies vivas, principalmente do meio animal, no que se refere a sobrevivência.

A Exposição temática contará com recursos visuais e tridimensionais de modo a ilustrar os mais diversos desafios das espécies enquanto buscam sobreviver, promovendo a conscientização aos visitantes quanto aos impactos das ações humanas no que se refere a gerar mais obstáculos na sobrevivência das espécies.

Esta Exposição integra o Projeto Plano Anual de Atividades do Museu Antropológico Diretor Pestana - PRONAC 181922.

A Exposição poderá ser visitada no período de 05 de junho à 12 de julho de 2019 na Sala de Exposições Temporárias do MADP.

 


Exposição: A Trajetória dos Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul - Origens, descendentes e remanescentes

No período de 09 de abril à 28 de maio de 2019, o Museu Antropológico Diretor Pestana realiza a Exposição: A Trajetória dos Primeiros Habitantes no Rio Grande do Sul - Origens, descendentes e remanescentes.

Esta Exposição terá como evento complementar a apresentação do Coral Jeguata Pyau: uma nova caminhada ligado a Comunidade Indígena Guarani Tekoa Pyau, proveniente de Santo Ângelo/RS. O evento será realizado no dia 22 de maio, às 8h30 e 14h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, Campus ijuí.