Memória de Ijuí e do noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Exposições Temporárias Museu

EXPOSIÇÃO ONLINE DIVERSIDADE URBANA

 
 

A Exposição online Diversidade Urbana é constituída por fotografias e mapas, que foram captadas no decorrer dos anos e que hoje fazem parte do acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí/RS.

A exposição evidência a diversidade de olhares e análises que podem ser feitos sobre a cidade de Ijuí: a ocupação do espaço, a retirada da mata original, o tamanho dos lotes, a densidade populacional, os eixos de expansão horizontal, a verticalização, enfim todos os processos sócios espaciais.

A exposição pretende provocar um olhar critico sobre o processo cultural e histórico na formação da cidade de Ijuí visando a conscientização sobre a necessidade de valorização dos legados históricos, fundamentais para nossa identidade.

A exposição ficou muito bacana, vale a pena conferir.

Para conhecer a exposição na integra acesse:

https://sites.google.com/unijui.edu.br/diversidade-urbana

Acompanhe as atividades culturais que são realizadas pelo MADP nas redes sociais e participe.

 

TEMÁTICA INDÍGENA NO MUSEU

 
 

Para celebrar a temática indígena no mês de agosto o Museu preparou uma série de atividades online, as atividades planejadas visam dar voz, fortalecer e valorizar a compreensão e o respeito ao  modo de vida dos povos originários.

Essa proposta faz referência ao dia 09 de agosto, no qual é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído em 1995 pela ONU como forma de  respeitar e promover os direitos dos povos indígenas, suas estruturas políticas, econômicas e sociais e culturais.

De acordo com o IWGIA - International Work Group for Indigenous Affairs  (Grupo de Trabalho Internacional para Assuntos Indígenas) a população indígena mundial é de aproximadamente 370 milhões de pessoas, pertencentes  a 5 mil povos indígenas, distribuídos em pelo menos 70 países.

Na América Latina de acordo com a CEPAL (2010) são 45 milhões de indígenas pertencentes a 826 grupos étnicos que lutam há mais de 500 anos pela manutenção de suas concepções de vida e de seus territórios.  Na América do Norte Canadá e Estados Unidos tem uma população 6,5 milhões de pessoas com identidade indígena sendo que destas 3,8 milhões não possuem nenhuma miscigenação.

Dentro da programação proposta pelo Museu destaca-se o webinar “Povos indígenas e colonialidade: entre velamento e reminiscências”, que acontecerá dia 13 de agosto às 10 horas, e será ministrada por Douglas Jacinto da Rosa, (Kaingang - Mestre em Antropologia Social pela UFRGS) atraves do link meet.google.com/mjr-unwg-yor.

Neste mês de agosto será possível conferir um conteúdo que conta com oficinas, músicas e registros realizados pelos povos indígenas da comunidade regional.

Para saber mais nos acompanhe nas redes sociais do Museu Antropológico Diretor Pestana (facebook.com/madpunijui ou instagram.com/musemadp). Se você tem interesse na temática e quer pesquisar mais sobre comunidades indígenas deixamos sugestões de fontes onlines:

Conselho de Missão Entre Povos Indígenas

https://comin.org.br/

Povos Indígenas no Brasil

https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal

IWGIA - Grupo de Trabalho Internacional para Assuntos Indígenas https://www.iwgia.org/images/publications/0716_THE_INDIGENOUS_ORLD_2015_eb.pdf

https://images.app.goo.gl/mHqvYWcraZv6bAFd7


ATENÇÃO!

 
 
 

O Museu Antropológico Diretor Pestana, em atenção aos decretos publicados pela Prefeitura de Ijuí referente às medidas de prevenção ao contágio pelo Coronavírus (COVID-19), Decreto Executivo Municipal nº6978 de 19 de março de 2020, suspende as suas atividades por tempo indeterminado.
Os serviços de pesquisa poderão ser solicitados de modo online  pelo e-mail madppesquisa@unijui.edu.br. Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail madp@unijui.edu.br, pelo site unijui.edu.br/museu ou pelo telefone (55) 3332-0257 nos horários de funcionamento do Museu: na segunda-feira o atendimento ocorre somente no turno da tarde, das 13h30 às 17h. De terça a quinta, nos turnos da manhã e da tarde, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.Na sexta-feira o atendimento ocorre somente no turno da manhã, das 8h às 11h30min.


AS FACES DO DESIGN: 20 ANOS DE DESIGN NA UNIJUÍ

 
 
 

A exposição apresentada como comemorativa, marca o início de reflexões sobre o curso de Design da UNIJUÍ, se inserindo dentro de uma programação que se estende ao longo do ano de 2020, ano que é marcado pelos seus 20 anos de fundação.

A exposição busca evidenciar a história do Curso de Design da UNIJUÍ, desde seu processo de criação e consolidação, iniciado através das ações institucionais de implementação na década de 90 e concretizado no ano de 2000. Vinte egressos formados pelo curso são apresentados através de cases que retratam tanto a sua trajetória dentro da instituição, como também a sua atuação profissional após a formação nos diferentes segmentos do mercado, mostrando a representatividade e as possibilidades de atuação do profissional formado na área de design.

A exposição tem a curadoria da professora do curso, Diane Meri Weiller Johann, junto aos graduandos Fabricio de Souza e Rafael de Siqueira Fischer, contando também com a colaboração dos professores do curso Barbara Gündel Mendonça, Fabiane Volkmer Grossmann, José Paulo Medeiros da Silva.

A mostra comemorativa poderá ser visitada no Espaço Ijuí Hoje do Museu Antropológico Diretor Pestana até a segunda quinzena de fevereiro de 2020, após esta data irá circular por diversos espaços da Universidade, a fim de divulgar e ampliar o conhecimento sobre o Curso e a sua história.