Exposição Temporária “Artista Local – Valdir Jagmin”

De 27 de janeiro a 04 de abril de 2015, no Espaço Ijuí Hoje do MADP, acontece a Exposição Temporária “Artista Local – Valdir Jagmin”.

Valdir Jagmin nasceu em Ijuí, no ano de 1946. Filho de Antônio e Maria Antônia Jagmin. Ainda menino transferiu residência para Porto Alegre.

Na adolescência decidiu-se pela arte, estudando desenho e pintura. Em 1967, realiza a primeira exposição individual no Teatro São Pedro.

Em 1969 transfere-se para São Paulo e, ingressa na Associação Paulista de Belas Artes. Neste período vence o primeiro concurso artístico de sua carreira. Em 1971 atua como professor na Escola Nacional de Desenho onde permanece por quatro anos.

A partir de 1975 transfere residência para Brasília, onde conclui curso superior em Artes e conquista reconhecimento nacional.

No início da década de 80, conquista bolsa de estudos e muda-se para Paris onde aperfeiçoa sua arte e realiza várias exposições. Ao retornar passa a atuar como professor de Artes Plásticas, aposentando-se em 1998.

Como artista seu currículo é extenso e exibe provas de uma carreira excepcional incluindo prêmios, exposições individuais e coletivas buscando sempre novas possibilidades para a arte. Realizou inúmeras exposições e tem obras espalhadas por vários estados brasileiros e países como: África, México, França, Itália, Estados Unidos, Alemanha.

Em 1997 realiza um inventário de sua obra e carreira, optando pela guarda de sua história artística em sua terra natal. O Museu Antropológico Diretor Pestana foi escolhido para preservar as obras representativas das diversas fases de sua carreira.