Memória de Ijuí e do noroeste do estado do Rio Grande do Sul

"O índio no Brasil Contemporâneo - Exclusão x Inclusão" Período de 03 de abril à 03 de maio

 

O Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com a Assessoria de Assuntos Indígenas da FIDENE, SMED e 36ª CRE promovem a Exposição “O índio no Brasil Contemporâneo – Exclusão x Inclusão”, que será realizada no período de 03 de abril a 03 de maio de 2013.

 

Objetivos da exposição:

  • Reconhecer o Brasil como um país pluriétnico e pluricultural e, consequentemente, a diversidade étnica como parte da identidade coletiva e individual.
  • Discutir o índio dentro do contexto da sociedade brasileira, sem, contudo, deixar de reconhecer e valorizar a identidade étnica específica de cada uma das sociedades indígenas.
  • Identificar a presença indígena na formação socioespacial cultural urbana do Brasil.
  • Reconhecer os costumes de itinerância dos povos indígenas e a necessidade dos mesmos buscarem condições de sustentabilidade fora dos territórios de ocupação permanente (reservas indígenas).
  • Fornecer aos visitantes subsídios e informações sobre os povos indígenas do Brasil, com o intuito de ampliar a compreensão destas sociedades e construir uma visão crítica sobre o tema.

         De 03 de abril a 03 de maio:

Visita à exposição com apresentação de dois vídeos (curtas):

  • PAJERAMA - Direção: Leonardo Cadaval - Animação - Um índio é pego numa torrente de experiências estranhas, que revelam mistérios de tempo e espaço. 2008. 9 min.
  • Nós e a Cidade – Direção: Germano Benites, Ariel Ortega e Jorge Morinico. Documentário sobre o Povo Guarani-Mbya, 2009. 6 min.

Horário da visitação: De segunda à sexta-feira, nos períodos manhã (8h às 11h30min) e tarde (13h30min às 17h). Horários diferenciados mediante agendamento pelo fone (55) 3332-0257.