DCEEng - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias

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1. DIMENSÃO DA GESTÃO DO DEPARTAMENTO

Chefe: Cristina Eliza Pozzobon

1º Chefe Substituto: Maurício de Campos

2º Chefe Substituto: Patrícia Carolina Pedrali

Mandato: 06 de julho de 2015 a 30 de novembro de 2016

Chefe: Maurício de Campos

Chefe Substituto: Patrícia Carolina Pedrali

Mandato: 01 de dezembro de 2016 a 05 de julho de 2017


Coordenadores de Curso:

Arquitetura e Urbanismo – Tarcisio Dorn de Oliveira

Ciência da Computação – Ijuí – Edson Luis Padoin

Ciência da Computação – Santa Rosa - Gerson Battisti

Design – Jose Paulo Medeiros da Silva

Engenharia Civil – Ijuí – Lia Geovana Sala

Engenharia Civil – Santa Rosa (até 31/07/16) – Éder Claro Pedrozo

Engenharia Civil – Santa Rosa (a partir 01/08/16) – Diorges Carlos Lopes

Engenharia Elétrica – Ijuí (até 29/02/16) – Júlio Cézar Bolacell

Engenharia Elétrica – Ijuí (a partir 01/03/16) – Júlio Cézar Bolacell

Engenharia Elétrica – Santa Rosa – Taciana Paula Enderle

Engenharia Química - Fernanda da Cunha Pereira

Engenharia Mecânica – Patricia Carolina Pedrali

Matemática – Angela Patricia Grajales Spilimbergo


Coordenadores de NDE:

Arquitetura e Urbanismo – Marcelle Engler Bridi

Ciência da Computação – Manoel Osório Binelo

Design – Diane Meri Weiller Johann

Engenharia Civil – Diorges Carlos Lopes

Engenharia Elétrica – Mateus Schonardie

Engenharia Química - Ilaine Teresinha Seibel Gehrke

Engenharia Mecânica – Patrícia Carolina Pedrali

Matemática – Claudia Piva

Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Modelagem Matemática - Airam Teresa Zago Romcy Sausen

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho – 9ª Edição – 2015-2017 - Fernando Wypyszynski

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho – 10ª Edição – 2016-2017 – Cristina Eliza Pozzobon

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Engenharia Industrial - 5ª Edição – 2015 -2017 - Antonio Carlos Valdiero

Coordenador do Núcleo de Pesquisa do DCEEng (até 31/07/16) – Luiz Antônio Rasia

Coordenador do Núcleo de Pesquisa do DCEEng (a partir 04/08/16) – Paulo Sérgio Sausen

Coordenador do Núcleo de Extensão e Cultura do DCEEng – Glaucio Carlos Libardoni

RESULTADOS:

A gestão, no ano de 2016, foi marcada por ações voltadas para as quatro dimensões do fazer universitário: ensino, pesquisa, extensão e gestão, as quais nortearam a busca da excelência acadêmica, da sustentabilidade econômico-financeira e da profissionalização da gestão.

O DCEEng conta com um corpo docente qualificado, composto por 101 professores, destes 17 doutores, 71 mestres e 13 especialistas, que busca constantemente sua consolidação.

Procurou-se dar continuidade no fortalecimento das políticas de convênios e parcerias, buscando ampliar as vagas de estágios e as atividades acadêmicas de cooperação técnica e pedagógica.

No Ensino de Graduação, seis cursos passaram pelo processo de revisão dos PPCs. Foram aprovadas no Conselho Universitário as reformulações dos projetos Pedagógicos dos Cursos de Arquitetura Urbanismo, Ciência da Computação e das Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, conforme calendário trianual. O Curso de Arquitetura e Urbanismo realizou reformulação mais estruturante e os cursos de Engenharias e Ciência da Computação fizeram atualizações pontuais, em especial no que se refere aos estágios e TCC, com o objetivo de padronização no Departamento. Neste processo, houve o envolvimento dos colegiados de curso e de todos os professores na discussão dos processos de revisão dos referidos cursos, visando à qualificação do projeto a partir de legislações externas e internas, bem como do cenário da educação brasileira e internacional, principalmente no contexto das engenharias. É importante destacar que os pareceres de análise produzidos pelo NDE, nos diferentes processos avaliativos (avaliação das disciplinas pelos estudantes, autoavaliação docente e avaliação dos planos de ensino), subsidiaram as discussões e a elaboração do projeto.

Em 2016 a gestão do DCEEng foi marcada também por um maior alinhamento entre planejamento e avaliação. O início do processo do uso do software de planejamento P.O.D.E pelos gestores do departamento constituiu-se em uma ferramenta de gestão que contribuiu para o uso dos resultados avaliativos, para o desenvolvimento de planos de ações e a execução do que foi projetado para o ano de 2016. Destaca-se que o departamento utiliza os dados avaliativos da Universidade para a tomada de decisões, quer seja no âmbito do departamento, quer dos cursos.

Promoveu-se ainda inúmeros eventos no decorrer do ano e foi intensificada a participação dos cursos em eventos locais e regionais, com o objetivo de dar maior visibilidade aos cursos do Departamento e ao fortalecimento da marca UNIJUÍ.

Em nível de pós-graduação Lato Sensu, vale destacar que as ações estiveram voltadas para elevar a convergência dos grupos de pesquisa com os programas Stricto Sensu fortalecendo os Projetos de Pesquisa e também na ampliação da oferta de novos cursos de pós-graduação.

Em nível de pós-graduação Stricto Sensu, deu-se continuidade as distintas ações voltadas à internacionalização, dentre as quais destaca-se a visita acadêmica dos seguintes professores: Professor Dr. Rafael Chorchuelo, da Universidade de Sevilla (Espanha) e do Professor Dr. Vitor Manuel Bastos Fernandes.

A atuação na pesquisa e extensão tem sido relevante e significativa tanto para os estudantes quanto para a comunidade.

Na Pesquisa, o destaque foi para a continuidade do desenvolvimento de ações visando o comprometimento dos líderes de grupos de pesquisa na tomada de decisão a partir das metas estabelecidas no PDI. Também houve o fortalecimento dos grupos de pesquisa e a interação entre os mesmos visando à pesquisa, desenvolvimento, inovação científica e tecnológica nas áreas das ciências exatas e engenharias, com foco nas metas e perfil do departamento.

Além disso, são elencados os seguintes destaques:

Gestão:

Ensino, Pesquisa e Extensão:

Egressos:


2. DIMENSÃO ENSINO
2.1 ENSINO DE GRADUAÇÃO

2.1.1. DADOS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE

CURSOS DE GRADUAÇÃO
(por campus)
DISCENTES 1° Semestre DISCENTES 2° Semestre
Total Participaram da Avaliação Total Participaram da Avaliação
Modalidade Presencial
CAMPUS IJUÍ
Arquitetura e Urbanismo 96 52 (54,2%) 95 55 (57,9%)
Ciência da Computação 132 94 (71,2%) 116 86 (74,1%)
Design 135 65 (48,1%) 121 47 (38,8%)
Engenharia Civil 632 347 (54,9%) 572 278 (48,6%)
Engenharia Elétrica 354 162 (45,8%) 320 154 (48,1%)
Engenharia Química 71 57 (80,3%) 63 48 (76,2%)
Matemática 68 43 (63,2%) 55 37 (67,3%)
CAMPUS SANTA ROSA
Ciência da Computação 101 84 (83,2%) 84 69 (82,1%)
Engenharia Civil 402 214 (53,2%) 357 164 (45,9%)
Engenharia Elétrica 129 63 (48,8%) 118 51 (43,2%)
CAMPUS PANAMBI
Engenharia Mecânica 360 191 (53,1%) 327 154 (47,1%)
Total do DCEEng 1372 2480 (55,3%) 2228 1143 (51,3%)

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO - BACHARELADO – CAMPUS IJUÍ
COORDENADOR: TARCISIO DORN DE OLIVEIRA

RESUMO:

O Curso de Arquitetura e Urbanismo está estruturado em 5 anos, preferencialmente noturno, porém, 17% do curso é ofertado no turno diurno e/ou em períodos concentrados. Possui 3.750 horas aula, correspondendo a 240 créditos, com as disciplinas organizadas em 10 semestres no Campus Ijuí e 150 horas de atividades complementares.

O curso está voltado a instrumentalização do arquiteto, através de cinco princípios norteadores, tendo como base a ideia de que o projeto é o meio que possibilita a concretização da obra, e não um fim em si mesmo. Desta forma, desde os primeiros rascunhos, a ideia de viabilização e materialização, através da tecnologia existente, tem de estar presente. A partir desses cinco princípios norteadores são definidos sete eixos de formação que se articulam, por meio dos conteúdos curriculares, em dois núcleos e um trabalho de curso em sintonia com o Art. 6o da Resolução 02/2010, que institui as diretrizes curriculares nacionais para o curso de arquitetura e urbanismo.

OBJETIVOS:

Geral

Formar arquitetos-urbanistas aptos a compreender e a dar respostas as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação a concepção, planejamento, intervenção e/ou construção de edificações e do espaço urbano e regional, bem como a conservação e valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

Específicos

RESULTADOS:


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CAMPUS IJUÍ
COORDENADOR: EDSON LUIS PADOIN

RESUMO:

O Curso de Ciência da Computação tem 3.300 horas aula, correspondendo a 210 créditos e as disciplinas estão organizadas em 10 semestres, com aulas no período noturno, nos Campi de Ijuí e Santa Rosa. A estrutura curricular consiste em 7 núcleos, devidamente articulados entre si: Matemática Computacional; Formação Básica; Programação; Engenharia de Software; Formação Aplicada; Formação Humanística e Empreendedorismo; e Estágio e TCC. O estudante ao concluir o curso recebe o título de Bacharel em Ciência da Computação.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

O ano de 2016 teve uma série de atividades para os estudantes do curso de Ciência da Computação. Dentre as atividades, destacam-se os seguintes eventos:


CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CAMPUS SANTA ROSA
COORDENADOR: GERSON BATTISTI

RESUMO:

O Curso de Ciência da Computação tem 3.300 horas aula, correspondendo a 210 créditos e as disciplinas estão organizadas em 10 semestres, com aulas no período noturno, nos Campi de Ijuí e Santa Rosa. A estrutura curricular consiste em 7 núcleos, devidamente articulados entre si: Matemática Computacional; Formação Básica; Programação; Engenharia de Software; Formação Aplicada; Formação Humanística e Empreendedorismo; e Estágio e TCC. O estudante ao concluir o curso recebe o título de Bacharel em Ciência da Computação.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:


CURSO DE DESIGN – CAMPUS IJUÍ
COORDENADOR: JOSÉ PAULO MEDEIROS DA SILVA

RESUMO:

O Curso de Design da UNIJUÍ forma designers capazes de atuar como planejadores, executores e/ou administradores de projeto considerando seus aspectos funcionais, estéticos, econômicos, sociais, culturais, ecológicos e ergonômicos, ao mesmo tempo em que exercem o papel de agentes de transformação social ao desenvolverem as atividades projetuais com responsabilidade social e ecológica, com sustentabilidade e ética. Para isso, propõe que a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão seja uma meta permanente no desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria das condições de vida da sociedade. O projeto pedagógico do curso prevê uma carga horária total de 2.640 horas correspondentes a 166 créditos, incluindo 150 horas de atividades complementares, com aulas no período noturno, no Campus Ijuí. A proposta curricular está organizada em 8 semestres, propondo disciplinas integrantes do núcleo comum de formação básica do design: duas de formação humanística, uma de estágio supervisionado, uma de projeto de trabalho de conclusão de curso e uma de trabalho de conclusão de curso; e disciplinas referentes às ênfases organizadas em dois grupos de quatro. As disciplinas referentes à formação básica do designer estão distribuídas ao longo dos oito semestres do curso de modo que sejam observadas as hierarquias, bem como graus de complexidade dos conteúdos referentes a esta formação. As ênfases se constituem a partir de quatro disciplinas específicas referentes ao Design Gráfico e de quatro disciplinas específicas referentes ao Design do Produto que são introduzidas gradativamente na grade curricular a partir do quarto semestre. Ao término do curso o estudante receberá o diploma de Bacharel em Design.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:


CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – CAMPUS IJUÍ
COORDENADORA: LIA GEOVANA SALA

RESUMO:

O curso de graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ iniciou suas atividades no campus Ijuí a partir do primeiro semestre de 1997. Na atual proposta (currículo 2017/1) de formação profissional do Engenheiro Civil na UNIJUÍ, várias ações inter-relacionam-se objetivando apresentar ao estudante, características reais de seu futuro como profissional e cidadão.

A matriz curricular do curso baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Engenharia (Resolução CNE/CES 11/2002), que prevê a existência de três núcleos: o de conteúdos básicos, com 30% da carga horária mínima; o de conteúdos profissionalizantes, com 15% da carga horária mínima; e o núcleo de conteúdos específicos, que totaliza a carga horária do curso. As sessenta e sete (67) disciplinas do curso têm duração semestral e estão dispostas na matriz curricular em uma sequência lógica para a construção do conhecimento. São 3.960 horas de atividades, distribuídas em 10 semestres. O curso comporta suas atividades de ensino nos períodos tarde e noite, nos campi Ijuí e Santa Rosa. O estudante, ao concluir o curso, recebe o título de Engenheiro (a) Civil.

Em sua totalidade, o currículo é coerente com o perfil desejado para o egresso, à medida que oferece disciplinas que desenvolvem os conhecimentos, as competências e as habilidades esperadas. Além disso, o curso de Engenharia Civil proporciona, ao estudante, um grande número de atividades acadêmicas que complementam seus conhecimentos e exige o cumprimento de 150 horas de atividades complementares, as quais estão previstas em regimento específico.

OBJETIVOS:

São objetivos específicos do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ:

RESULTADOS:


CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – CAMPUS SANTA ROSA
COORDENADOR: DIORGES CARLOS LOPES

RESUMO:

O curso de graduação em Engenharia Civil da UNIJUÍ iniciou suas atividades no campus Santa Rosa em 2010. Na atual proposta (currículo 2017/1) de formação profissional do Engenheiro Civil na UNIJUÍ, várias ações inter-relacionam-se objetivando apresentar ao estudante, características reais de seu futuro como profissional e cidadão.

A matriz curricular do curso baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Engenharia (Resolução CNE/CES 11/2002), que prevê a existência de três núcleos: o de conteúdos básicos, com 30% da carga horária mínima; o de conteúdos profissionalizantes, com 15% da carga horária mínima; e o núcleo de conteúdos específicos, que totaliza a carga horária do curso. As sessenta e sete (67) disciplinas do curso têm duração semestral e estão dispostas na matriz curricular em uma sequência lógica para a construção do conhecimento. São 3.960 horas de atividades, distribuídas em 10 semestres. O curso comporta suas atividades de ensino nos períodos tarde e noite, nos campi Ijuí e Santa Rosa. O estudante, ao concluir o curso, recebe o título de Engenheiro (a) Civil.

Em sua totalidade, o currículo é coerente com o perfil desejado para o egresso, à medida que oferece disciplinas que desenvolvem os conhecimentos, as competências e as habilidades esperadas. Além disso, o curso de Engenharia Civil proporciona, ao estudante, um grande número de atividades acadêmicas que complementam seus conhecimentos e exige o cumprimento de 150 horas de atividades complementares, as quais estão previstas em regimento específico.

OBJETIVOS:

São objetivos específicos do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ:

RESULTADOS:


CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – CAMPUS IJUÍ
COORDENADOR: JULIO CÉZAR BOLACELL

RESUMO

O Curso de Engenharia Elétrica tem 3.810 horas aula, correspondendo a 254 créditos e as disciplinas estão organizados em 10 semestres, com aulas no período noturno, no Campus Ijuí. A estrutura curricular consiste em 10 módulos, devidamente articulados entre si: Formação Científico-Cultural e Formação Profissional. O estudante ao concluir o curso recebe o título de Engenheiro Eletricista.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:


CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – CAMPUS SANTA ROSA
COORDENADORA: TACIANA PAULA ENDERLE

RESUMO:

O Curso de Engenharia Elétrica tem 3.915 horas, o que incluiu 150 horas em atividades complementares e 165 horas de estágio curricular obrigatório, correspondendo a 251 créditos e as disciplinas estão organizadas em 10 semestres (5 anos), com aulas no período noturno, nos Campi de Santa Rosa e Ijuí. O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, ofertado no campus Santa Rosa, com uma média de 130 estudantes matriculados em 2016, visa qualificar os estudantes nos segmentos de Sistemas de Energia, Automação e Controle e Eletrônica. Conforme a aprovação do Projeto Pedagógico do Curso versão 2017, o estudante, ao concluir o curso, recebe o título de Engenheiro (a) Eletricista.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:


CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA – CAMPUS PANAMBI
COORDENADORA: PATRÍCIA CAROLINA PEDRALI

RESUMO:

O Curso de Engenharia Mecânica tem 3.675 horas aula, correspondendo a 245 créditos e as disciplinas estão organizadas em dez semestres, com aulas no período noturno, no Campus Panambi, permitindo aos estudantes cursarem as disciplinas do NCEEng nos demais Campi. A estrutura curricular consiste em quatro núcleos, devidamente articulados entre si: Núcleo de Conteúdos Básicos (incluindo a Formação Geral e Humanista), Núcleos de Conteúdos Profissionalizantes, Núcleo de Conteúdos Específicos e Atividades Complementares. O estudante ao concluir o curso recebe o título de Engenheiro Mecânico.

OBJETIVOS:

São objetivos específicos do Curso:

RESULTADOS:


CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA – CAMPUS IJUÍ
COORDENADORA: FERNANDA DA CUNHA PEREIRA

RESUMO:

O Curso de Engenharia Química tem 3.600 horas aula relativas a 240 créditos e, ainda, 150 horas de atividades complementares que somadas correspondem à carga horária total do curso de 3.750 horas. O curso está disposto em 10 semestres realizados em turno noturno (com 22% das atividades ofertadas de forma concentrada e/ou diurna), sendo ofertado no Campus Ijuí. O estudante, ao concluir o curso, recebe o título de Engenheiro Químico.

OBJETIVOS:

- Formar Engenheiros Químicos para atuar na elaboração, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação de processos e de produtos. Supervisão e coordenação de projetos e serviços relacionados aos diversos ramos industriais, utilizando e desenvolvendo novas ferramentas e técnicas na elaboração de processos e produtos economicamente viáveis e com responsabilidade social e ambiental. Habilitar Engenheiros Químicos para que exerçam a profissão de forma qualificada com embasamento científico e com senso crítico e de cidadania, com compromisso com a ética profissional; com responsabilidade social, política e ambiental; com espírito empreendedor, postura proativa e inovadora; e consciente da necessidade da busca permanente de atualização profissional.

São objetivos específicos do Curso:

RESULTADOS:


CURSO DE MATEMÁTICA - LICENCIATURA – CAMPUS IJUÍ
COORDENADORA: ANGELA PATRICIA GRAJALES SPILIMBERGO

RESUMO:

O Curso de Matemática é constituído por 2.850 horas, correspondendo a 175 créditos em disciplinas e 200 horas em Atividades Acadêmico–Científico–Culturais. O curso está organizado em oito semestres, com aulas no turno da noite no Campus Ijuí e utiliza 20% a distância, conforme Portaria MEC 4.059/2004. A estrutura curricular consiste em seis blocos, devidamente articulados entre si que contemplam a Formação Específica em Matemática, a Formação Geral e Humanista, a Formação Geral do Professor, a Formação na Grande Área, a Prática de Ensino e os Estágios Supervisionados. Com relação ao profissional formado pelo curso de Matemática espera-se, entre outras coisas, que este profissional tenha identidade definida pelo seu conhecimento em Matemática, nas relações desta com outras Ciências e com a Educação; que seja um profissional responsável pelo seu próprio desenvolvimento; e que seja um profissional com participação social na comunidade escolar em geral. O estudante ao concluir o curso recebe o título de Licenciado em Matemática.

OBJETIVOS:

Contribuir para a melhoria da educação praticada nas escolas de Educação Básica, bem como, em ambientes não formais de aprendizagem, mediante a formação de professores de Matemática, possibilitando a construção de conhecimentos, a reelaboração de concepções, o desenvolvimento de posturas e atitudes, enquanto profissionais munidos do princípio da educação continuada e qualificada.

São objetivos específicos do Curso:

RESULTADOS:


2.2 PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
2.2.1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO/MBA E RESIDÊNCIA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO -  9ª EDIÇÃO – 2015-2017 – Campus Santa Rosa
COORDENADOR: FERNANDO WYPYZYNSKI

RESUMO:

O curso tem 600 horas aula, divididas em 13 disciplinas. O estudante deverá integralizar o curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho em um prazo máximo de 30 meses. As aulas acontecem nas sextas-feiras, das 19 às 23 horas e nos sábados, das 8 às 12h e das 13 às 17h. O título concedido é de especialista em engenharia de segurança do trabalho, para engenheiros e arquitetos diplomados, que forem aprovados em todas as disciplinas do curso de especialização.

OBJETIVOS:

Geral

Específicos

RESULTADOS:

O curso iniciou em março de 2016, com 27 estudantes, dos quais, até dezembro, houve três trancamentos total e um cancelamento;  foram encerradas 12 disciplinas,  de acordo com a previsão do cronograma.


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - 10ª EDIÇÃO – 2016-2018 – Campus Ijuí
COORDENADORA: LIA GEOVANA SALA

RESUMO:

O curso tem 600 horas aula, divididas em 13 disciplinas. O estudante deverá integralizar o curso de especialização em engenharia de segurança do trabalho em um prazo máximo de 30 meses. As aulas acontecem nas sextas-feiras, das 19 às 23 horas e nos sábados, das 8 às 12h e das 13 às 17h. O título concedido é de especialista em engenharia de segurança do trabalho, para engenheiros e arquitetos diplomados, que forem aprovados em todas as disciplinas do curso de especialização.

OBJETIVOS:

Geral

Específicos

RESULTADOS:

O curso iniciou em dezembro de 2016, com 20 estudantes matriculados.


CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA INDUSTRIAL - 5ª EDIÇÃO – 2015-2017 – Campus Panambi
COORDENADOR: ANTONIO CARLOS VALDIERO

RESUMO:

O curso tem 390 horas aula, sendo 360 horas em 15 disciplinas organizadas em quatro módulos e 30 horas para o Trabalho de Conclusão de Curso. O estudante deve integralizar o curso em um prazo máximo de 24 meses. As aulas são nas sextas-feiras, das 19 às 22h30min e nos sábados, das 9 às 14 horas, no Campus Panambi. O estudante ao concluir o curso recebe o título de especialista em Engenharia Industrial para portadores de diploma de curso superior que forem aprovados em todas as disciplinas do curso de especialização.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial - 4ª edição – Campus Panambi encerrou as atividades relacionadas aos trabalhos de monografia em 2016, tendo alcançado um total de 19 monografias apresentadas e aprovadas.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Industrial - 5ª edição – Campus Panambi encerrou as atividades relacionadas às disciplinas em abril de 2016 com 15 estudantes matriculados. Nos meses seguintes foram desenvolvidas as atividades relacionadas aos trabalhos de monografia com a realização de 2 defesas em dezembro de 2016 e previsão de término das defesas em 2017.

Foram realizadas visitas nas empresas de Panambi e região, com a participação dos estudantes e professores do curso, além de atividades práticas nos laboratórios da UNIJUÍ Campus Panambi.

Foi editado o livro “Desafios em Engenharia Industrial” com a participação de 14 autores entre docentes e egressos do curso, incluindo-se capítulos com a síntese das melhores monografias defendidas no curso.


3. DIMENSÃO PESQUISA

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Matemática Aplicada e Computacional

Título: UTILIZAÇÃO DE BALANCEAMENTO DE CARGA E DVFS NA PARALELIZAÇÃO DE APLICAÇÕES ALMEJANDO AUMENTO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS PARALELOS E HETEROGÊNEOS

Coordenador: EDSON LUIZ PADOIN

Período de realização da pesquisa: 01/07/2015 - 31/12/2017

APRESENTAÇÃO:

Este projeto de pesquisa visa discutir e apresentar soluções quanto aos desafios atualmente enfrentados para a construção dos futuros sistemas ExaFLOPS. Além de contribuir na busca de melhores desempenhos em sistemas de larga escala, busca melhorar a eficiência energética destes sistemas por meio de balanceamento de carga e ajuste de frequência dos processadores, seja em arquiteturas homogêneas ou heterogêneas.

Público-alvo: Comunidade científica; Estudantes

OBJETIVO:

Preencher esta lacuna através da proposição e implementação de novos balanceadores de carga para sistemas paralelos e heterogêneos visando a redução do consumo de energia e evitando migrações de tarefas através do uso de técnicas de DVFS.

RESULTADOS:

Melhorias no algoritmo de balanceamento de carga e submissão do artigo Using energy-aware load balancing approaches to improve the energy efficiency of HPC systems na revista IET Computers & Digital Techniques e artigo Using Power Demand and Residual Load Imbalance in the Load Balancing to Save Energy of Parallel Systems nas conferências ICSS e ISC 2017.


Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Novos Materiais e Tecnologias para Construção

Título: AVALIAÇÃO DA PÓS-OCUPAÇÃO NA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

Coordenadora: MARCELLE ENGLER BRIDI

Período de realização da pesquisa: 01/08/2014 - 03/12/2018

APRESENTAÇÃO:

O projeto Avaliação da Pós-ocupação na habitação de interesse social visa, através de diversas metodologias e ensaios, avaliar e propor melhorias na cidade de Santa Rosa/RS, beneficiando diretamente a população atingida, bem como sugerir inovações para esse tipo de empreendimento.

Público-alvo: Organizações/movimentos populares, Comunidades locais, Família, Comunidade científica, Lideranças comunitárias, Moradores de área de ocupação

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

OBJETIVO:

Avaliar o grau de satisfação dos usuários dos empreendimentos de Interesse Social através da realização de Avaliação da Pós-Ocupação com vistas à retroalimentação de dados para futuros empreendimentos.

RESULTADOS:

Após a etapa avaliativa das habitações de interesse social e da satisfação de seus usuários, iniciou-se a etapa que visa a proposição de melhorias. Para tal, no ano de 2016, enfatizou-se as pesquisas na área da sustentabilidade e da melhoria do conforto, através de estudos de eficiência. Foram realizadas algumas simulações para substituição de tecnologias e inserção de novas, que visaram verificar a viabilidade técnica-financeira. Também, deu-se sequência ao enfoque energético, em parceria com o curso de Engenharia Elétrica, o que chamou a atenção da mídia e foi reportado em âmbito estadual na principal emissora do estado. Além disso, um dos resultados obtidos no ano anterior foi publicado como capítulo em livro.


Grupo de Pesquisa: GIPE - Grupo de Instrumentação e Processamento de Energias

Título: AVALIAÇÃO DO POTENCIAL INEXPLORADO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA RENOVÁVEL NO NOROESTE DO RS

Coordenadores: MAURO FONSECA RODRIGUES, GILSON ROGÉRIO BATISTA, MATEUS FELZKE SCHONARDIE e GIULIANO CRAUSS DARONCO

Período de realização da pesquisa: 13/05/2015 - 15/12/2017

APRESENTAÇÃO:

As energias renováveis podem e devem formar a base de qualquer sistema de geração de energia elétrica. Os aspectos de sustentabilidade e ecologia não podem mais ficar de fora desta avaliação, pois impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Então, ao compor a matriz elétrica é importante considerar o percentual de fontes renováveis contempladas. Para isso, faz-se necessário avaliar o potencial de todas as fontes disponíveis de forma a compor uma matriz diversificada e sustentável.

Público-alvo: Pequenos produtores, Organizações/movimentos populares, Comunidades locais, Autoridade locais, Lideranças comunitárias

OBJETIVO:

Comparação entre grandes usinas de geração de energia elétrica e um conjunto de pequenos geradores a partir de uma rede de GD (Geração Distribuída).

RESULTADOS:

Participação com 6 estudantes no X CBPE; 6 estudantes no CRICTE 2016; audiência pública na Câmara de Vereadores de Ijuí para discussão sobre a reciclagem e geração de energia a partir do lixo (resíduos sólidos urbanos).


Grupo de Pesquisa em Novos Materiais e Tecnologias para Construção

Título: ESTUDO DA CAPACIDADE DE CARGA E RECALQUE DE SOLOS RESIDUAIS DO NOROESTE DO RIO GRANDE DE SUL

Coordenador: CARLOS ALBERTO SIMOES PIRES WAYHS

Período de realização da pesquisa: 25/05/2014 - 24/05/2019

APRESENTAÇÃO:

Projeto de pesquisa que pretende avaliar a capacidade de carga e recalque de solos residuais do noroeste do Rio Grande do Sul para uso em fundações através de ensaios de placa de acordo com a NBR-6489/1984. Pretende-se complementarmente comparar os resultados obtidos com os valores calculados pelos métodos semi-empíricos e teóricos de estimativa de carga e recalque.

Público-alvo: Comunidade científica

OBJETIVO:

Avaliar a capacidade de carga e recalque de solos residuais do noroeste do Rio Grande do Sul através de ensaio de placa e através dos resultados obtidos comparar com o comportamento previsto nos modelos teóricos, semi-empíricos e empíricos mais utilizados pela engenharia de fundações.

RESULTADOS:

Com a chegada do equipamento para realização do ensaio de placa em solos, adquirido pela Instituição no final de agosto de 2014, possibilitou a programação efetiva do primeiro estudo do comportamento de carga e recalque de um solo da região noroeste do Rio Grande do Sul para uso em fundações, realizado ainda no ano de 2014. Foi escolhido um solo da cidade de Pinhal, cidade da região do Médio Uruguai, classificado como Cambissolo Háplico, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Já no ano de 2015 estudou-se três solos regionais: Coronel Barros, Santa Rosa e Ijuí. O estudante Lucas Diego Riske apresentou TCC no primeiro semestre sobre o tema, bem como a estudante Bruna Vogt Bär, ex-bolsista PIBIC, no segundo semestre. Foram apresentados e publicados em anais de eventos diversos trabalhos. No ano de 2016 o bolsista PIBIC Gabriel Immich apresentou TCC no segundo semestre e foram apresentados e publicados em anais de eventos diversos trabalhos.


Grupo de Pesquisa: Grupo de Estudos em Educação Matemática - GEEM

Título: MEDIAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA QUE TRATAM DE CONCEITOS DA GEOMETRIA ANALÍTICA COM TRATAMENTO VETORIAL: A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL POR ESTUDANTES DE ENGENHARIA

Coordenadora: ISABEL KOLTERMANN BATTISTI

Período de realização da pesquisa: 01/06/2015 - 31/12/2017

APRESENTAÇÃO:

A temática central do presente projeto de pesquisa é a mediação em aulas de matemática que consideram a significação de conceitos matemáticos, de forma especial os do campo da geometria com tratamento vetorial, por estudantes em formação acadêmica profissional.

Público-alvo: Comunidade científica

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

OBJETIVOS:

Analisar, a partir de pressupostos teóricos da abordagem histórico-cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora de Ensino, quais e como elementos de mediação, em aulas de matemática, possibilitam a instituição de processos de ensino e de aprendizagem que visam à significação do conceito de vetor e operações de vetores, no contexto da geometria analítica, pelo estudante. E, nesse contexto, compreender elementos que indicam que o professor se coloque em atividade de ensino e o estudante em atividade de aprendizagem.

RESULTADOS:

Um resultado se mostra a partir da análise dos dados produzidos, considerando a significação do conceito vetor pelos estudantes. Estas análises foram organizadas na forma de artigo e submetido na Revista Cadernos da Educação, da UFPel - Qualis A2 - Status: Aguarda avaliação. A primeira versão do artigo produzido para a revista constituiu um Resumo Expandido submetido e aprovado no Evento Salão do Conhecimento - UNIJUÍ/2016.


Grupo de Pesquisa: Grupo de Automação Industrial e Controle - GAIC

Título: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE PARA SISTEMAS ELÉTRICOS

Coordenadores: MAURICIO DE CAMPOS e PAULO SÉRGIO SAUSEN

Período de realização da pesquisa: 29/02/2012 - 01/07/2018

APRESENTAÇÃO:

Este projeto visa desenvolver novas tecnologias para uso em sistemas elétricos de distribuição de energia. Os chamados sistemas inteligentes ou smart grids devem predominar no sistema elétrico até 2020, neste contexto, o GAIC procura se estabelecer como referência em Instrumentação e controle destes sistemas. A instrumentação de alto desempenho aliada a modelagem matemática pode prover sistemas de baixo custo e alto desempenho.

Público-alvo: Comunidades locais, Família

OBJETIVO:

Desenvolver sistema de automação aplicado a sistemas de distribuição de Energia Elétrica em Baixa e Média tensão.

RESULTADOS:

Em relação ao subprojeto que é automação de subestações de energia elétrica da CEEE em Porto Alegre, já foram instaladas e estão completamente funcional um conjunto de 30 subestações. Existe a previsão de dobrar este número até o final do ano de 2017. O restante deste subprojeto já está completamente desenvolvido e operacional, inclusive foi depositada uma patente deste projeto no ano de 2016.


Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Novos Materiais e Tecnologias para Construção

Título: ESTUDO DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS

Coordenador: CARLOS ALBERTO SIMOES PIRES WAYHS

Período de realização da pesquisa: 29/02/2012 - 28/02/2018

APRESENTAÇÃO:

Projeto de pesquisa que pretende avaliar o comportamento de solo argiloso laterítico de Ijuí para uso em bases e sub-bases em pavimentos econômicos como material natural ou em mistura com agregados miúdos (areia ou pó de pedra) ou com agregados graúdos (britas).

Público-alvo: Comunidades locais, Comunidade científica, Autoridade locais, Lideranças comunitárias

Projeto de cunho e responsabilidade social: Não

OBJETIVO:

Avaliar o comportamento de solo argiloso laterítico de Ijuí para uso em bases e sub-bases em pavimentos econômicos como material natural ou em mistura com agregado miúdo (areia ou pó de pedra) ou com agregado graúdo (brita).

RESULTADOS:

No final de 2014 foram adquiridos equipamentos para execução de ensaios da metodologia MCT voltada para a classificação de solos para uso em obras geotécnicas, bem como para a escolha de solos ou misturas para uso em pavimentos econômicos. Com isso, o projeto teve um grande impulso ao dinamizar os vários subprojetos, que são: estudo de misturas de solo e britas; estudo de misturas de solo e areia; estudo de misturas de solo com areia industrial; estudo de solos arenosos finos lateríticos do noroeste do RS; estudo de misturas de solo e resíduo da construção civil miúdo; classificação MCT de solos do noroeste do RS. Este último subprojeto iniciou a criação de um banco de dados de solos da região noroeste do RS que já possibilita a comunidade técnica acadêmica e profissional a consulta para apoio em projetos de obras geotécnicas. Inseriu-se no ano de 2016 no projeto drenagem de pavimentos e estudo de aterros de solos reforçados com parâmetros de solo local.


AVALIAÇÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO

4. DIMENSÃO EXTENSÃO

4.1 AVALIAÇÃO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO DO DEPARTAMENTO


1. PROGRAMA: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA/ATENÇÃO À SAÚDE
1.1 ROMPENDO BARREIRAS: DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO ATENDIMENTO E TRATAMENTO DE PACIENTES EM REABILITAÇÃO.

Coordenadora: DIANE MERI WEILLER JOHANN

Período de realização do projeto: 01/01/2015 - 31/12/2016

Apresentação: O projeto se caracteriza por ações multi e interdisciplinares entre as áreas do Design, Engenharias Elétrica e Mecânica e Fisioterapia, que busquem a proposição de tecnologias assistivas e de terapia ocupacional visando a qualificação do atendimento e a reabilitação de pacientes atendidos pela Unidade de Reabilitação de Ijuí (UniR). Tem como propósito projetar produtos e tecnologias menos individualizados de produção seriada que auxiliem a equipe da UniR no atendimento e tratamento dos pacientes

Público-alvo: Idosos, Mulheres, Portadores de deficiência, Comunidades locais

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

 Objetivos: Aplicar fundamentos das áreas do Design, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica de forma interdisciplinar no desenvolvimento de T.As. (Tecnologias Assistivas), T.Os. (Tecnologias Ocupacionais) e sistema de informação para atendimento e tratamento de pacientes em processo de reabilitação ou com limitações como idosos, sejam estes voltados para o atendimento na UniR ou domiciliar.

Resultados: As tecnologias no tratamento da Memória Sensorial.

Amostragem do Projeto:

Nº Total de Beneficiários: 200

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Gratuita: 200

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Parcialmente Gratuita: 0

Nº de Beneficiários Não Gratuitos: 0

Percentual de Gratuidade Parcial (%): 


1.2 FÍSICA PARA TODOS - 2015

Coordenador: NELSON ADELAR TONIAZZO

Período de realização do projeto: 01/01/2015 - 31/12/2016

Apresentação: Na busca de alternativas para promover a difusão e a popularização da Física para todos os segmentos da sociedade, para produzir, junto às pessoas, uma imagem mais atrativa desta ciência e para sugerir, aos profissionais do ensino, procedimentos metodológicos mais adequados para ensiná-la, desde 1997 está sendo desenvolvido, pelo Grupo de Ensino de Física da UNIJUÍ, o projeto “Física para Todos”.

Público-alvo: Crianças e adolescentes, Mulheres, Família, Comunidade científica, Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivos:

Resultados:

No ano de 2016 realizou-se exposições nos campi de Panambi, Três Passos, Santa Rosa e em Lagoa Vermelha, além da exposição permanente na sala do projeto, sala 402, da Sede Acadêmica, atingindo em torno de 10.000 pessoas. Essas exposições ampliam a interação universidade-sociedade, contribuindo com a formação cidadã da comunidade. Além das exposições, foram desenvolvidas atividades relacionadas a produção/aperfeiçoamento de novos equipamentos para a exposição e que necessitou de uma integração entre as áreas de Física, Engenharia Elétrica, Design e Ciência da Computação.

Amostragem do projeto:

Nº Total de Beneficiários: 999

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Gratuita: 999

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Parcialmente Gratuita: 0

Nº de Beneficiários Não Gratuitos: 0

Percentual de Gratuidade Parcial (%): 


2 PROGRAMA: DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTABILIDADE
2.1 AÇÕES COMUNITÁRIAS MULTIDISCIPLINARES: CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NO MUNICÍPIO DE IJUÍ-RS

Coordenador: PAULO ERNESTO SCORTEGAGNA

Período de realização do projeto: 01/01/2015 - 31/12/2017

Apresentação:

O projeto assume como princípios estruturantes das Ações da Extensão Universitária: o caráter da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a intervenção dialógica na convivência para a construção de saberes conjuntos comprometida com o desenvolvimento social; as abordagens multidisciplinares e interdisciplinares; avaliação sistemática dos impactos produzidos. Em 2015 atuou no Bairro Getúlio Vargas conjuntamente com a Associação de Moradores, da Escola Emil Glitz e clube de mães.

Público-alvo: Estudantes e demais moradores de uma comunidade de baixa renda do município de Ijuí

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivos:

Geral

Promover a construção de soluções socioambientais para o desenvolvimento local com sustentabilidade no município de Ijuí, RS.

Específicos

Resultados:

35 Oficinas com 15 alunos representantes das turmas do ensino médio e fundamental; 02 saídas a campo para observação e coleta de dados para desenvolvimento de DRPs; Produção de 10 Diagnósticos sobre a situação socioambiental do Bairro; 03 Exposições Fotográficas "Meu Bairro na Escola" expostas na Escola; Exposta no II Moeducitec - Salão do Conhecimento 2016 e exposta  no dia da Cidadania, em 26 novembro de 2016; Participação no desfile comemorativo ao aniversário da Escola com “ação de educação ambiental”; Participação dos estudantes e professores da UNIJUÍ, da equipe diretiva e alunos da Escola Emil Glitz no Painel Temático “UNIVERCIDADE”, no Salão do Conhecimento 2016; Organização dos eventos Dia da Cidadania e Natal Solidário: oficinas de “cine cidadania e ecologia"; artesanato natalino; responsabilidade pet e saúde animal; hortas e quintais produtivos; planejamento e criação da Horta da escola.

Amostragem do projeto:

Nº Total de Beneficiários: 408

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Gratuita: 204

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Parcialmente Gratuita: 204

Nº de Beneficiários Não Gratuitos: 0

Percentual de Gratuidade Parcial (%): 100


3 PROGRAMA: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
3.1 DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA A ÁREA DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA 2016

Coordenadora: LECIR DALABRIDA DORNELES

Período de realização do projeto: 01/02/2016 - 31/01/2017

Apresentação: O projeto se destina a elaboração/aplicação de softwares educacionais considerando as configurações dos computadores, dos Tablets e dos Netbooks Educacionais existentes nos Laboratórios de Informática das escolas da rede pública. Os Softwares Educacionais serão desenvolvidos com enfoque na Matemática Comercial e Financeira, bem como, nos demais conceitos estudados no ensino médio. Esta produção será disponibilizada no Laboratório Virtual de Matemática e no Play Store do Google.

Público-alvo: Crianças e adolescentes, Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivos:

Desenvolver e implementar Softwares Educacionais, na área da matemática e/ou ciências da natureza e exatas, considerando as configurações dos Tables Educacionais, Notebooks Educacionais e computadores existentes nos laboratórios de informática das escolas do Ensino Médio.

Resultados:

Reuniões mensais com toda a equipe para socialização e proposição de novas ações.

Visita às escolas(Panambi e Ijuí).

Tratativas de ações a serem desenvolvidas com as turmas de EM das escolas e no desenvolvimento de oficinas com os professores.

Oficinas utilizando tecnologias em escolas, disciplinas na graduação, Laboratório de Matemática.

Amostragem do projeto:

Nº Total de Beneficiários: 100

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Gratuita: 100

Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Parcialmente Gratuita: 0

Nº de Beneficiários Não Gratuitos: 0

Percentual de Gratuidade Parcial (%): 0


5. PROMOÇÕES DE EVENTOS DO DEPARTAMENTO

Recepção dos calouros da EGC e EGQ

07/03 – Auditório do DCEEng - Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 100

Realização de evento de acolhida aos calouros no qual foi apresentada a estrutura do curso e do Projeto Pedagógico e visita aos laboratórios do curso e à estrutura do Campus. (EGE/SR)

Campus Santa Rosa

Nº DE PARTICIPANTES: 30

Acolhida aos calouros do Curso de matemática com visita aos espaços físicos (salas, biblioteca, laboratórios, secretaria), apresentação da estrutura departamental, do Projeto Pedagógico do Curso pela Coordenação, socialização de estudantes bolsistas (PIBIC, PIBID e PIBEX) sobre os trabalhos desenvolvidos. Salienta-se neste evento a presença da Comissão Própria de Avaliação – CPA da UNIJUÍ, Ijuí - 02/03/2016.

Nº DE PARTICIPANTES: 20

Recepção dos calouros da EGC/SR

09/03 – Auditório Campus Santa Rosa

Nº DE PARTICIPANTES: 100

Aula Inaugural do curso de Engenharia Química (EGQ)

Palestra do Engenheiro Florestal João Ângelo Lermen, inspetor do CREA.

Nº DE PARTICIPANTES: 60

1ª Mostra Acadêmica dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo (DES e ARQ)

21 a 24/03 - Auditório da Sede Acadêmica - Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 300

Momento Empreendedor (promovido pelo Curso de Administração) – DES e EGC

04 a 07 de abril no Salão de Atos – Campus Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 90

Semana Acadêmica DCEEng

16 a 20/05 – Campi Ijuí, Panambi e Santa Rosa

Nº DE PARTICIPANTES: 1.200

Palestra Criatividade e Originalidade na Criação de Joias e Acessórios de Moda, proferida pela professora Liliane Mancebo (DES)

18/05 – Auditório da Sede Acadêmica

Nº DE PARTICIPANTES: 100

Oficinas realizadas durante a Semana Acadêmica: English Class – Think outside the box!; SolidWorks; Design de Joias; Sublimação; Sketchup; Ilustração; Materiais para Desenho e Fechamento de Arquivos – (DES) - 16 a 20/05/2016

Nº DE PARTICIPANTES: 50 (por oficina)

Palestra Movimento Maker, Fab Labs e Impressão 3D (DES)

19/05 – Auditório da Sede Acadêmica

Nº DE PARTICIPANTES: 100

Minicursos da Ciência da computação durante a semana Acadêmica: Introdução ao Latex, Segurança em Sistemas, Comandos avançados de Structured Query Language para MySQL, Introdução ao desenvolvimento com Android e Aplicações real time com Node.js do Cloud ao loT. (COMP)

16 a 20/05 – Semana Acadêmica do DCEEng

Nº DE PARTICIPANTES: 50

Mostra de Trabalhos da Engenharia Mecânica (EGM)

30/05 – Campus Panambi

Nº DE PARTICIPANTES: 100

Exposição Interativa em Experimentos de Física – Projeto Física Para Todos

06 a 08/06 - Campus Panambi

Nº DE PARTICIPANTES: 2.800

Palestra abordando a temática Engenharias – Palestrante Maurício de Campos

Colégio Angélico Augusto Pestana - 09/06

Nº DE PARTICIPANTES: 100

1º Desfile das Disciplinas de Projeto de Vestuário e Acessórios e Projeto Editorial – (DES)

21/06 - Auditório do DCEEng

Nº DE PARTICIPANTES: 120

Evento de Apresentação de Projetos – Disciplina Projeto Integrado II (DES)

22/06 – APAE de Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 50

Exposição Interativa em Experimentos de Física – Projeto Física Para Todos

22 a 24/06 - Campus Santa Rosa

Nº DE PARTICIPANTES: 917

Oficina de Robótica na Escola de Ensino Básico Santos Dumont - Polivalente de Santa Rosa (EGE/SR), ocorreram 16 encontros durante o semestre. Início em julho e encerramento no dia 01/12. Escola de Ensino Básico Santos Dumont - Polivalente de Santa Rosa

Nº DE PARTICIPANTES: Diretos: 18 alunos no início, 5 concluíram.

Indiretos: apresentação inicial para 4 turmas de Ensino Médio (120 alunos); apresentação de atividades na Feira de Ciências da Escola (Feira de Projetos); apresentação do projeto final para alunos do 9º ano (3 turmas no total de 90 alunos).

Oficina sobre Fractais desenvolvida junto a estudantes e professores do curso, sob a responsabilidade do Projeto de Extensão DISEAM (Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais para a Área de Matemática), integrando desta forma atividades de extensão ao Curso de Matemática. 07/07/2016

Nº DE PARTICIPANTES: 20

Lançamento do livro “Desafios em Engenharia Industrial”

10/08 – Auditório da Unijuí Campus Panambi

Nº DE PARTICIPANTES: 150

Exposição Interativa em Experimentos de Física – Projeto Física Para Todos

22 a 24/08 - Campus Três Passos

Nº DE PARTICIPANTES: 1.000

Capacitação Promob – DES, ARQ E EGC

LOCAL, CIDADE e DATA: 23 a 26/08 – Laboratórios do DCEEng

Nº DE PARTICIPANTES: 15

Realização de palestra com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul – CREA-RS e com o Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul – SENGE/RS, visando esclarecer dúvidas em relação à profissão de engenheiro. (EGE/SR)

25/08 - Campus Santa Rosa – Auditório B 105

Nº DE PARTICIPANTES: 90

21ª Maratona de programação da SBC – Unijuí Sediou a etapa regional em 2016 (COMP), 10/09 – Laboratórios do DCEEng

Nº DE PARTICIPANTES: 100

II Mostra do Conhecimento de Lagoa Vermelha – Projeto Física Para Todos, 27 a 29/09 – Lagoa Vermelha

Nº DE PARTICIPANTES: 5.000

Profissional do Futuro 2016 -  Oficina de Criação de Botons, nos Campi da Unijuí em Ijuí, Três Passos e Santa Rosa (DES), 13, 14 e 15/09 (Ijuí), 04/10 (Três Passos) e 06/10 (Santa Rosa)

Nº DE PARTICIPANTES: 150

Encontro de Egressos do DCEEng, 08/10 – Casa da Unijuí - Parque de Exposições Wanderley Burmann

Nº DE PARTICIPANTES: 70

Desafio Design Tigre - ExpoIjuí/Fenadi (DES)

10/10 - Espaço OpenTech no Parque de Exposições Wanderley Burmann

Nº DE PARTICIPANTES: 50

Sumô de Robôs - ExpoIjuí/Fenadi (EGE/EGC/ARQ/EGQ/DES)

11/10 – Espaço OpenTech no Parque de Exposições Wanderley Burmann

Nº DE PARTICIPANTES: 132

Hackathon - ExpoIjuí/Fenadi (COMP)

12/10 - Espaço OpenTech no Parque de Exposições Wanderley Burmann

Nº DE PARTICIPANTES: 40

PG Day - ExpoIjuí/Fenadi (COMP)

13/10 - Espaço OpenTech no Parque de Exposições Wanderley Burmann

Nº DE PARTICIPANTES: 70

Mesa redonda em comemoração ao Dia do Designer – (DES)

04/11 – Auditório do DCEEng

Nº DE PARTICIPANTES: 100

Palestra “Design e Impressão 3D”e Oficina de Inovação e Criatividade na Escola Técnica 25 de Julho – Ijuí (DES), 21/11 – Escola Técnica 25 de Julho – Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 80

Curso de programação em Xeon Phi – Intel (COMP)

21 e 22/11 – Ijuí (Laboratórios do DCEEng) e 23 e 24/11 - Santa Rosa (Prédio B)

Nº DE PARTICIPANTES: 30

Encontro em comemoração ao Dia do Engenheiro Eletricista (EGE/SR)

23/11 – Campus Santa Rosa - Auditório B 105

Nº DE PARTICIPANTES: 60

1º Desafio de Aviões de Papel do Curso de Design - apresentou os modelos desenvolvidos pelos estudantes na disciplina de Mecanismos e Estruturas (DES)

28/11 – Ginásio da EFA - Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 30

Aula Magna – 2ª Edição do Curso de Arquitetura e Urbanismo (ARQ)

15 de dezembro de 2016

Nº DE PARTICIPANTES: 50

3ª Descida Rocket Car (DES)

18/12 – Campus Ijuí

Nº DE PARTICIPANTES: 50

Divulgação do Vestibular nas seguintes cidades: Santa Rosa (27/10, 28/10), Doutor Mauricio Cardoso (03/11, 09/11), Tucunduva (03/11), Candido Godoi (04/11), São Paulo das Missões (07/11), Giruá (08/11), Tuparendi (09/11), Boa Vista do Burica (10/11, 11/11, 16/11), São José do Inhacorá (10/11), Nova Candelária (11/11, 16/11), Novo Machado (16/11), Porto Vera Cruz (17/11), Ubiretama (17/11), Senador Salgado Filho (17/11) e Porto Mauá (18/11). (EGE/SR).

Nº DE PARTICIPANTES: Turmas de 3º ano.


6. PARTICIPAÇÕES EM BANCA DE OUTRAS IES

KLEVESTON, Olavo Luiz. Modelo de Referência para Gerenciamento de Empresas de Serviços de Montagem Mecânica. MESTRADO PROFISSIONAL. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 5/3/2016. Professor Orientador: MAZIERO, N. L. Membros da Banca: WALBER, M.; VALDIERO, A. C.; MAZIERO, N. L.; PORTELLA, J. A.

DUTRA, C. C.; MUSTAFA, T. I. A. H.; SAUSEN, P. S.; DANILEVICZ, A. M. F. Participação em banca de Cristian Hans Correa. Sistema de Gestão da Inovação da CEEE: Proposta de Indicadores para Avaliação de Desempenho. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia da Produção). Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS. Professor Orientador: Ângela de Moura Ferreira Danilevicz;  Membros Da Banca: Camila Costa Dutra; Thair Ibrahim Abdel Hamid Mustafa e Paulo S. Sausen.

SANTOS, César Gabriel dos. Metodologia para o processo de seleção de sistemas aspersores para simuladores de chuva. Exame de qualificação de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 15/12/2016.  Professor Orientador ROMANO, L. N. Membros da Banca: VALDIERO, A. C.; BUENOS, A. A.; MINELLA, J. P. G.; DALLMEYER, A. U.; ROMANO, L. N.

PRATES, Jocelaine V. Centro de Triagem e Encomendas dos Correios de Passo Fundo/RS. Trabalho Final de Graduação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 28/06/2016. Professor Orientador: Carasek M. Membros da Banca: Gosch, L. R. M.; Magro, M. L.; e Soares, I. N.

LOPES, Renato A. Mezzomo. Centro Sociocultural em Marau-RS. Trabalho Final de Graduação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 28/06/2016. Professor Orientador: Carasek M. Membros da Banca: Gosch, L. R. M.; Magro, M. L.; e Soares, I. N.

BORTOLLI, Pedro Guilherme de. Revitalização do complexo Poliesportivo da UPF. Trabalho Final de Graduação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 28/06/2016. Professor Orientador: Carasek, M. Membros da Banca: Gosch, L. R. M.; Magro, M. L.; e Soares, I. N.

VIANA, Daniela Luft. Igreja com Centro Comunitário em Getúlio Vargas-RS. Trabalho Final de Graduação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 28/06/2016. Professor Orientador: Magro, M. L. Membros da Banca: Oliveira, L. C. B.; Koswoski, J. S.; e Soares, I. N.

KIPPER, Ester Vargas. Aeroclube em Carazinho-RS. Trabalho Final de Graduação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 28/06/2016. Professor Orientador: Magro, M. L. Membros da Banca: Oliveira, L. C. B.; Koswoski, J. S.; e Soares, I. N.

CEZAR, Amanda Pizzolotto Cezar. Centro de Pesquisa e Análises Agrícolas em Palmeira das Missões-RS. Trabalho Final de Graduação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 28/06/2016. Professor Orientador: Oliveira, L. C. B. Membros da Banca: Oliveira, L. C. B.; Magro, M. L.; e Soares, I. N.


6. LABORATÓRIOS

LABORATÓRIOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – Campus Ijuí

RESPONSÁVEL: Edson Luiz Padoin

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Estes laboratórios são utilizados para as atividades de ensino e prática das disciplinas do curso de Ciência da Computação. Desta forma, os estudantes desenvolvem seus trabalhos práticos durante as aulas. Destaca-se que neste ano foram realizadas readequações e melhorias na parte lógica e elétrica de modo a atender de forma mais efetiva às necessidades dos estudantes e professores.

OBJETIVOS:

RESULTADOS: Os laboratórios foram utilizados todas as noites da semana, conforme organização do horário das disciplinas ofertadas.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes.


LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA Campus Santa Rosa

RESPONSÁVEL: Gerson Battisti

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Nestes laboratórios foram realizadas aulas práticas para os estudantes da UNIJUÍ, em especial aos vinculados ao DCEEng (EGE, EGC e Ciência da Computação).

Além disso, foram realizadas pelos estudantes atividades extraclasses (pesquisa, programação, desenvolvimentos de trabalhos).

OBJETIVOS:

RESULTADOS: Foram ministradas diversas disciplinas de graduação. Além, disso foi ministrado um curso de programação em Xeon Phi em parceria com a Intel.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes


LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA CIVIL – Campus Ijuí

RESPONSÁVEIS: Carlos Wayhs, Lucas Fernando Krug e Luiz Irineu Donato

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Os laboratórios que formam este complexo são:

Nestes laboratórios realizam-se atividades práticas de ensino das disciplinas do curso de Engenharia Civil, focadas nas áreas de Materiais de Construção Civil, Mecânica dos Solos e de Pavimentação, bem como para o desenvolvimento de trabalhos práticos avaliativos. Além disso, o LEC realiza mensalmente a prestação de serviço para diversas empresas do setor da construção civil, destacando-se, principalmente, os ensaios relacionados ao controle tecnológico do concreto.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

No ano de 2016 foram ministradas todas as aulas práticas de ensino das disciplinas de Materiais de Construção I e II, Mecânica dos Solos I e II, Rodovias I, II e III, dentre outras. Além disso, realizou-se a prestação de serviços para 25 empresas da região de Ijuí.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes, Empresas Externas, comunidades locais.

Período de realização da atividade:  01/01/2016 a 31/12/2016

Estudantes: Aulas e trabalhos práticos

N° total de beneficiários: 200

Empresas externas:

Prestação de serviços: 25 empresas


LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA CIVIL – Campus Santa Rosa

RESPONSÁVEIS: Diorges Carlos Lopes e Marcos Tres

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Nestes laboratórios realizam-se atividades práticas de ensino das disciplinas do curso de Engenharia Civil, focadas nas áreas de Materiais de Construção Civil, Mecânica dos Solos e de Pavimentação, bem como para o desenvolvimento de trabalhos práticos avaliativos. Além disso, o LEC realiza prestação de serviço para diversas empresas do setor da construção civil, destacando-se, principalmente, os ensaios relacionados ao controle tecnológico do concreto.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de Engenharia Civil; Professores; Empresas de Engenharia Civil; Comunidade em geral.


LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA – Campus Ijuí

RESPONSÁVEL: Julio Cesar Oliveira Bolacell

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Nestes laboratórios realizam-se atividades práticas de ensino das disciplinas do curso de Engenharia Elétrica, consolidando os conhecimentos teóricos. Além disso, os estudantes utilizam estes laboratórios para desenvolvimento de seus trabalhos práticos avaliativos. Alguns dos laboratórios citados estão em fase de reformas e readequações dos espaços para melhorar sua infraestrutura e atender de forma mais efetiva às necessidades dos estudantes e professores. Integram o Laboratório de Engenharia Elétrica: Laboratório de Eletrônica Analógica e Digital (LEAD); Laboratório de Máquinas Elétricas (LAME); Laboratório de Eletrotécnica (LaE); Laboratório de Automação e Controle (LAC); Laboratório de Simulação Digital (LSD1); Laboratório de Simulação Digital (LSD2); Laboratório Sistema de Potência (LaSP); e Laboratório de Robótica (LaRo).

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

PÚBLICO-ALVO: Estudantes – 409


LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA – Campus Santa Rosa

RESPONSÁVEL: Gilson Rogério Batista

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Nestes laboratórios realizam-se atividades práticas de ensino das disciplinas do curso de Engenharia Elétrica, consolidando os conhecimentos teóricos. Além disso, os estudantes utilizam estes laboratórios para desenvolvimento de seus trabalhos práticos avaliativos. Integram o Laboratório de Engenharia Elétrica: Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital,  Laboratório de Máquinas Elétricas e Laboratório de Eletrotécnica

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

Realizadas, neste ano de 2016, aproximadamente 90 aulas práticas nos Laboratórios de Eletrônica, Analógica e Digital e também no segundo semestre de 2016 algumas aulas no Laboratório de Máquinas Elétricas e Eletrotécnica. Os laboratórios foram utilizados todos os dias da semana, conforme solicitação dos professores, pois em cada semestre as disciplinas são ofertadas em diferentes dias da semana.

Período de realização da Atividade: 01/01/2016 a 31/12/2016

PÚBLICO-ALVO: Estudantes – 120


LABORATÓRIOS DE ENSINO DE FÍSICA – Campus Ijuí

RESPONSÁVEL: Pedro Afonso Schmidt

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Durante o ano de 2016 foram atendidas em torno de 30 turmas de estudantes de graduação de diversos cursos da universidade. As atividades experimentais desenvolvidas foram basicamente relacionadas a experimentos envolvendo tópicos de física geral, mecânica, eletricidade, calor, fluídos, óptica.

Também no decorrer do ano foram atendidas as turmas do ensino básico e médio da EFA e outras escolas das redes de ensino. No decorrer do ano foram produzidas melhorias/adaptações do roteiro de atividades experimentais relacionados às disciplinas de Física I, II e III, do NCT – DCEEng. Nesse trabalho, os experimentos foram construídos e testados no âmbito do laboratório. Também foi dado apoio técnico ao projeto Física para Todos e ao Laboratório de Medidas Físicas do programa Stricto Sensu do departamento.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

Desenvolvimento de aulas práticas de física básica dos diversos cursos da graduação da UNIJUÍ, a partir de atividades experimentais contribuindo para que o processo de ensino e aprendizagem seja mais eficaz.

PÚBLICO-ALVO: foram atendidos em torno de 7.000 pessoas, considerando estudantes de graduação, alunos da educação básica e comunidade em geral.


LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

RESPONSÁVEL: Isabel Koltermann Battisti

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Apoio na organização de atividades das disciplinas do Curso de Matemática e aos projetos de extensão e de pesquisa em Matemática e em Educação Matemática; organização de materiais e participação no Profissional do Futuro UNIJUÍ - 2016; levantamento, registro e produção de materiais didáticos com vistas ao ensino de matemática; elaboração de atividades didático-pedagógicas relacionadas ao ensino de matemática para a educação básica; participação da estagiária e da coordenadora do Laboratório em eventos da área da Educação Matemática (VI Jornada Nacional de Educação Matemática e XIX Jornada Regional de Educação Matemática, promovidas pela UPF - Passo Fundo; V Escola de Inverno de Educação Matemática e do III Encontro Nacional Pibid - Matemática, promovidos pela UFSM – Santa Maria; Salão do Conhecimento – Ciência alimentando o Brasil, promovido pela UNIJUÍ – Ijuí); participação na organização e realização da MoEduciTec, promovida pela Unijuí; realização de oficinas com alunos da Educação Básica (Escola São João Batista, do município de Panambi; Escola Municipal de Ensino Fundamental Thomé de Souza, do município de Ijuí; Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário, do município de Ijuí; Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz, do município de Ijuí; Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA, do município de Ijuí; Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha, do município de Ijuí),  as quais oportunizaram interação com diferentes formas de aprender matemática incitando a motivação e o gosto por esta ciência; estudo da obra “O laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores”, de Sérgio Lorenzato, visando a ampliação de entendimentos acerca do papel do laboratório e das possibilidades de diferentes ações promovidas e desenvolvidas por e neste espaço; auxílio a estudantes de diferentes cursos no que tange a aprendizagens em matemática; auxílio e orientação na organização de materiais didático a professores de educação básica; apoio na organização de atividades e materiais aos bolsistas de pesquisa e de extensão que integram o curso de Matemática; apoio com a estrutura e materiais a encontros com bolsistas do PIBID (Coordenação, supervisores e bolsistas de iniciação à docência), os quais foram inseridos num processo de vivenciar/teorizar/propor/planejar/intervir nas situações de ensino, havendo possibilidades de ressignificação de seus saberes.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

PÚBLICO-ALVO: Crianças e adolescentes, Comunidades locais, Comunidade científica, Estudantes.


LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS TÉRMICAS – Campus Panambi

RESPONSÁVEL: Roger Schildt Hoffmann

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

- Organização do laboratório;

- Continuidade na reforma dos equipamentos;

- Estudo e desenvolvimento de experimentos e atividades didáticas;

- Construção de protótipos.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

PÚBLICO-ALVO: Estudantes.


LABORATÓRIO DE METROLOGIA – Campus Panambi

RESPONSÁVEL: Patricia Carolina Pedrali

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Realizam-se atividades teóricas e práticas de ensino e pesquisa. Tais atividades estão voltadas às disciplinas de Engenharia Mecânica, dando apoio à aprendizagem das disciplinas relacionadas diretamente à Metrologia e Sistemas da Qualidade e no desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso. Além disso, dá suporte ao Laboratório de Fabricação Assistida e CREMAT.

Organização e manutenção dos instrumentos de medição.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

No ensino, no ano de 2016, foram realizadas atividades práticas por um total de 52 estudantes de Engenharia Mecânica na disciplina Metrologia. Também serviu de suporte para trabalhos de conclusão de curso, de estágio supervisionado, além de disciplinas como Usinagem, Fabricação Assistida por Computador, Materiais de Construção Mecânica I e II.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes - 142


LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO ASSISITIDA – Campus Panambi

RESPONSÁVEL: Patricia Carolina Pedrali

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Realizam-se atividades teóricas e práticas de ensino e pesquisa. Tais atividades estão voltadas às disciplinas de Engenharia Mecânica, dando apoio à aprendizagem das disciplinas relacionadas à área de Manufatura e Produção e no desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso. Também serve de suporte a outros laboratórios na construção de protótipos e modelos utilizados em aulas práticas de outras disciplinas. Este laboratório dá suporte, ainda, à produção de peças para o Projeto BAJA.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

No ensino, no ano de 2016 foram realizadas atividades práticas para as disciplinas Fabricação Assistida por Computador e Processos de Usinagem. Também serviu de suporte para trabalhos de conclusão de curso, construção de protótipos em disciplinas e ofereceu suporte na confecção de peças ao Projeto Baja.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes - 150

8. PUBLICAÇÕES DO DEPARTAMENTO

Artigos completos publicados em periódicos

BASSO, F. P.; OLIVEIRA, T. C.; WERNER, C. M. L.; FRANTZ, R. Z. Analysis of Asset Specification Languages for Representation of Descriptive Data from MDE Artifacts. Procedia Computer Science, v. 100, p. 221-228, 2016.

BASSO, F. P.; PILLAT, R. M.; OLIVEIRA, T. C.; ROOS-FRANTZ, F.; FRANTZ, R. Z. Automated Design of Multi-Layered Web Information Systems. The Journal of Systems and Software, v. 117, p. 612-637, 2016.

BELUSSO, C. L. M.; SAWICKI, S.; ROOS-FRANTZ, F.; FRANTZ, R.Z. A Study of Petri Nets, Markov Chains and Queueing Theory as Mathematical Modelling Languages Aiming at the Simulation of Enterprise Application Integration Solutions: A First Step. Procedia Computer Science, v. 100, p. 229-236, 2016.

BREZOLIN, A. P.; MAZURKIEVICZ, G.; SILVA, J. A. G. da; FRANTZ, F. C. R.; BINELO, M. O.; VALDIERO, A. C.; ZIMMER, C. M.; MANTAI, R. D; MAROLLI, A.; SCREMIN, O. B. The efficiency of wheat yields by nitrogen dose and fractionation. African Journal of Agricultural Research, v. 11, p. 3440-3449, 2016.

CAMPOS, M. de; SAUSEN, P. S.; OLIVEIRA, A. C.; LIMA, A. M. N. Proposição de uma nova técnica de detecção de faltas de alta impedância em sistemas de distribuição de energia elétrica. Revista Eletrônica de Potência, v. 21, p. 138-147, 2016.

FRANTZ, R. Z.; CORCHUELO, R.; ROOS-FRANTZ, F. On the design of a maintainable software development kit to implement integration solutions. The Journal of Systems and Software, v. 111, p. 89-104, 2016.

KHATCHATOURIAN, O. A.; BINELO, M. O.; FAORO, V.; TONIAZZO, N. A. Three-dimensional simulation and performance evaluation of air distribution in horizontal storage bins. Biosystems Engineering, v. 142, p. 42-52, 2016.

KRAISIG, A. R.; WELTER, F. C.; HAUGG, I. G.; CARGNIN, R.; ROOS-FRANTZ, F.; SAWICKI, S.; FRANTZ, RAFAEL Z. Mathematical Model for Simulating an Application Integration Solution in the Academic Context of Unijuí University. Procedia Computer Science, v. 100, p. 407-413, 2016.

LEAL, G.; FRAGA, M. A.; RASIA, L. A.; MASSI, M. Impact of high N flow ratio on the chemical and morphological characteristics of sputtered N-DLC films. Surface and Interface Analysis (Print), v. X, p. 1-, 2016.

LIBARDONI, G. C.; PINO, J. C. Robótica Educacional no Ensino Básico e Superior: o que dizem os artigos científicos. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 2, p. 53-, 2016.

MANTAI, R. D.; SILVA, J. A. G. da; ARENHARDT, E. G.; SCREMIN, O. B.; MAMANN, A. T. W.; FRANTZ, R. Z.; VALDIERO, A. C.; KRYSCZUN, D. K.; PRETTO, R. Simulation of oat grain (Avena sativa) using its panicle components and nitrogen fertilizer. African Journal of Agricultural Research, v. 11, p. 3975-3983, 2016.

MANTAI, R. D.; SILVA, J. A. G. da; ARENHARDT, E.G.; SAUSEN, A. T. Z. R.; BINELLO, M. O.; BIANCHI, V.; SILVA, D. R. da; BANDEIRA, L. M. The Dynamics of Relation Oat Panicle with Grain Yield by Nitrogen. American Journal of Plant Sciences, v. 07, p. 17-27, 2016.

PILLATT, F. R.; ZUCHI, C. M.; NEHRING, C. M.; ARAÚJO, M. C. P. de. Compreendendo a Extensão e sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa no âmbito da Educação Superior: uma análise qualitativa com o ATLAS.ti. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, p. 31-44, 2016.

SAUSEN, P. S.; CAMPOS, M.; SAUSEN, A. T. Z. R.; SAUTHIER, L. F.; OLIVEIRA, A. C.; OLIVEIRA, S. C. Desenvolvimento de um Sistema Completo de Smart Metering Bidirecional para Aplicações em Smart Grids. Revista Eletrônica de Potência, v. 21, p. 148-157, 2016.

SILVA, G. G. W. M.; SCARTON, L.; GABBI, R.; DUTRA, A. M. R.; RASIA, L. A.; VALDIERO, A. C. Modelagem, caracterização e análise dos fatores de sensibilidade de elementos piezoresistivos de grafite. Revista SODEBRAS, v. 11, p. 112-115, 2016.

VALDIERO, A. C.; MANTOVANI, I. J.; FIEGENBAUM, A.; DAMBROZ, G. P. B.; RASIA, L. A. Development of a Pneumatically Driven Cell for Low Cost Automation. Journal of Industrial Engineering,  p. 1-8, 2016.

ZWIRTES, A. F.; NORBACK, C.; PUFAL, L.; AMARAL, M. B.; ZAPPE, A. P. S.; WAYHS, C. A. S. P.; RUVER, C. A. Estudo de misturas de solo argiloso laterítico do Noroeste do Rio Grande do Sul e material britado para uso em pavimentos econômicos. Revista Fundações e Obras Geotécnicas, v. 65, p. 68-75, 2016.

Livros

RIGHI, R. da R.; PADOIN, E. L.; MOZART, L. S. ERAD 2016: Escola Regional de Alto Desempenho. São Leopoldo: Impressos Portão, 2016. v. 1. 370 p.

SILVA, J. P. M. A Gestão do Design como diferencial de qualidade nas indústrias moveleiras do Alto Uruguai Gaúcho. Saarbrücken, Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 160 p.

VALDIERO, A. C.; THESING, N. J. Desafios em engenharia industrial. Ijuí: UNIJUÍ, 2016. 216 p.

Capítulos de livros publicados

DARONCO, G. C. State of Art of filtration for public water supply in Brazil. In: KOZYATNYK, I. (Org.). Filtration materials for groundwater: a guide to good practice. Londres: IWA, 2016, p. 121-124.

DARONCO, G. C.; SAUER, C.; CASALI, C.; HEMMILA, C. R.; KLEIN, S.; DALLAQUA, S. M.; PUHL, T. Reflexão sobre possíveis alterações climáticas resultantes da construção de represas. In: POLETO, C. (Org.). Estudos ambientais. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2016, v. 2.

DARONCO, G. C.; THALLA, A. K.; DEVATHA, C. P. Pump-and-treat technologies. In: KOZYATNYK, I. (Org.). Filtration materials for groundwater: a guide to good practice. Londres: IWA, 2016, p. 39-58.

DARONCO, G. C.; WARTCHOW, D. The Evolution of the Law of Waters in Brazil: A Rise of Environmental Awareness. In: POVEDA, A. C.; ORTIZ, A. G. M.; ASSMUS, G. C. (Orgs.). Development, Growth, Environment and Social Equity. New York: Nova, 2016, p. 103-113.

KLEVESTON, O. L. Gestão de empresas de serviços na indústria metalmecânica. In: VALDIERO, A. C.; THESING, N. J. (Orgs.). Desafios em engenharia industrial. Ijuí/RS: Unijuí, 2016, p. 67-88.

MALHEIROS, M. H.; VALDIERO, A. C. Estudo de caso do desenvolvimento de um dispositivo para pintura de reservatórios metálicos. In: VALDIERO, A. C.; THESING, N. J. (Orgs.). Desafios em engenharia industrial. Ijuí/RS: Unijuí, 2016, p. 107-126.

PÖRSCH, M. R. M. H.; VALDIERO, A. C.; KLEVESTON, O. L.; LOPES, C. R.; RASIA, L. A. Projeto de um módulo de comando e geogerenciamento para controle automático de inclinação em máquinas agrícolas. In: ROSALEN, D. L.; SILVA, R. P. da; TURCO, J. E. P. (Orgs.). Novas tecnologias e inovações na engenharia. Jaboticabal: SBEA, 2016, p. 10-19.

POZZOBON, C. E.; BORRE, R. L.; KLEVESTON, O. L. Estudo de caso sobre saúde e segurança do trabalho em ambiente industrial. In: VALDIERO, A. C.; THESING, N. J. (Orgs.). Desafios em engenharia industrial. Ijuí/RS: Unijuí, 2016, p. 191-210.

SCHREIBER, J. F.; SILVA, A. J. S.; CAMPOS, M. de; SAUSEN, A.; SAUSEN, P. S. Mathematical Modeling of a Electrical Power Distribution System Having Regard to Application in Smart Grid. In: PETROVA, V. M. (Org.). Advances in Engineering Research. New York: Nova Science Publishers, 2016, v. 16, p. 12-32.

VALDIERO, A. C.; FARIAS, A. C. Gerenciamento da manutenção produtiva na indústria metalmecânica. In: VALDIERO, A. C.; THESING, N. J. (Orgs.). Desafios em engenharia industrial. Ijuí/RS: Unijuí, 2016, p. 31-66.

VALDIERO, A. C.; ZIECH, R. O.; PINTO, M. S.; CERVI, J. A.; RASIA, L. A. Testes experimentais do consumo de potência no eixo de acionamento de uma adubadora a taxa variável para uso na agricultura de precisão. In: ROSALEN, D. L.; SILVA, R. P. da; TURCO, J. E. P. (Orgs.). Novas tecnologias e inovações na engenharia. Jaboticabal: SBEA, 2016, p. 1-6.

VALDIERO, A. C.; RASIA, L. A. Gestão de projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos mecatrônicos. In: VALDIERO, A. C.; THESING, N. J. (Orgs.). Desafios em engenharia industrial. Ijuí/RS: Unijuí, 2016, p. 89-106.