Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional - PPGDR

Download .doc Download .pdf
Voltar

MESTRADO/DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

COORDENADOR: DILSON TRENNEPOHL

COORDENADOR ADJUNTO: MARTINHO LUÍS KELM

O Programa tem como objetivos a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação nos diversos espaços profissionais e sociais, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem a questão do desenvolvimento.

Também é objetivo do Programa, com a instituição do Curso de Doutorado, uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento do território socialmente construído.

Por fim, o Programa visa formar profissionais que assumam o papel de protagonistas capazes de analisar e interferir de forma consistente e qualificada nos diversos espaços de atuação, seja na qualidade de docentes-pesquisadores, seja como profissionais engajados nas atividades de concepção/implementação/reavaliação de ações de desenvolvimento organizacional e territorial, seja como agentes diretamente envolvidos na dinâmica socioeconômica visando uma melhor qualidade de vida.

RESULTADOS:

-        Com a aprovação do Doutorado em Desenvolvimento Regional foram realizadas as atividades previstas no projeto para este primeiro ano. Através do processo seletivo ingressaram 12 doutorandos – matriculados 4 em cada linha de pesquisa – que passaram e realizar as atividades previstas no cronograma. Além das disciplinas obrigatórias os doutorandos tiveram oportunidades de cursar disciplinas eletivas ofertadas em conjunto com as turmas do mestrado, bem como participar dos 3 Seminários Temáticos e cumprir com atividades organizadas por seus orientadores.

As ações de pesquisa possibilitaram a organização de três painéis temáticos no âmbito do Salão do Conhecimento para socialização e debate sobre os resultados dos projetos em cada linha de pesquisa, bem como as respectivas publicações.


1. PROJETOS DE PESQUISA

Grupo de pesquisa: Economia, Cadeias Produtivas e Desenvolvimento Regional

Título: VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS DETERMINANTES DO CRESCIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Coordenador: ROMUALDO KOHLER

Período de realização da pesquisa: 01/02/2008 - 31/12/2017

Apresentação: O projeto se constitui em uma proposta de investigação dos determinantes do crescimento econômico dos municípios brasileiros, para que se possa identificar instrumentos de gestão para otimizar o desempenho dessas economias.

Público-alvo: Comunidades locais, Comunidade científica, Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivo:

- Investigar, no campo teórico e à luz das vertentes do pensamento econômico, os determinantes do crescimento de pequenas economias abertas, para poder identificar instrumentos de gestão dessas economias.

Resultados:

Em 2016 as investigações avançaram na direção de qualificar a leitura de desempenho da economia local, em especial, na oferta de moeda e nas inter-relações entre setores de produção. Como resultado do estudo sobre as questões monetárias, foi publicado um artigo na II Mostra de Estudos do Desenvolvimento, Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos, Novas Edições Acadêmicas, Saarbrüchen, Alemanha, que discorre sobre moedas sociais e sua importância econômica para os pequenos e médios municípios brasileiros. Quanto ao foco nas inter-relações entre setores de produção, os resultados dos estudos, com a amostra de todos os municípios gaúchos, foram apresentados no 8º Encontro de Economia Gaúcha, PUC, POA-RS e no Salão do Conhecimento, UNIJUÍ, Ijuí-RS.


Grupo de Pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania - GPDeC

Título: PROJETO FRONTEIRAS: A IDENTIDADE FRONTEIRIÇA NAS ONDAS DO RÁDIO

Coordenadora: VÉRA LUCIA SPACIL RADDATZ

Período de realização da pesquisa: 01/01/2008 - 31/12/2017

Apresentação: O Projeto Fronteiras 2008-2016 se propõe a realizar a atualização dos dados relacionados à história das emissoras de rádio situadas na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, especialmente na Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial, compreendendo dezenas de emissoras. Ao mesmo tempo em que resgata a história, o projeto analisa a dimensão cultural do veículo dentro de um espaço de fronteiras culturais.

Público-alvo: Comunidades locais, Comunidade científica, Autoridade locais, Lideranças comunitárias, Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivo:

Atualizar os dados históricos das emissoras de rádio da Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul, relacionando-os com a questão das fronteiras culturais.

Resultados:

Atualização de dados das emissoras de Santa Rosa e Panambi, com registro em áudio, fotos e vídeos no arquivo do projeto.


Grupo de Pesquisa: Competitividade e Gestão Estratégica para o Desenvolvimento - GPCOM

Título: GESTÃO ESTRATÉGICA NO CONTEXTO DA COMPETITIVIDADE E DO DESENVOLVIMENTO LOCAL E REGIONAL

Coordenador: JORGE ONEIDE SAUSEN

Período de realização da pesquisa: 02/03/2009 - 31/12/2020

Apresentação: O projeto de pesquisa desenvolve estudos de modo a compreender os processos de mudança e o contexto da adaptação estratégica das organizações da região; analisar e interpretar as mudanças, as relações estabelecidas, as estratégias formuladas e o processo de alinhamento estratégico estabelecido neste processo de ajuste e de adaptação às exigências do meio, bem como o impacto destas estratégias organizacionais no desenvolvimento das organizações e da região como um todo.

Público-alvo: Associações, Organizações/movimentos populares, Comunidades locais, Comunidade científica

Agências Empresas Financiadoras: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS.

Objetivos:

Resultados:

Artigos completos publicados em periódicos: 12; Artigos completos apresentados em anais de eventos científicos: 4; Capítulos de livros: 1; Apresentação de trabalhos, conferências e palestras: 8.


Grupo de Pesquisa: Economia, Cadeias Produtivas e Desenvolvimento Regional

Título: A CRISE ECONÔMICO-FINANCEIRA INTERNACIONAL (2007/08) E O NOVO EQUILÍBRIO MUNDIAL: O PAPEL DOS PAÍSES EMERGENTES NO CENÁRIO INTERNACIONAL DA ATUALIDADE

Coordenador: ARGEMIRO LUÍS BRUM

Período de realização da pesquisa: 03/01/2011 - 30/12/2016

Apresentação: Em 2007/08 a economia internacional entrou em crise. A mesma foi equiparada, pela sua intensidade e dimensão, à ocorrida entre 1929/35, atingindo o mundo todo. Nesse contexto, adotou-se a política keynesiana de recuperação (tentativa) das economias, sendo que os chamados países emergentes (China e Brasil em particular), por possuírem um mercado interno importante, passaram a ser destaque na lógica de tal recuperação. Um "novo equilíbrio mundial" estaria se constituindo?

Público-alvo: Comunidade científica, Lideranças comunitárias, Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivo:

Analisar a crise mundial de 2007/08 e seus efeitos na governança internacional, com ênfase nos impactos da mesma sobre o equilíbrio mundial.

Resultados:

O presente projeto resultou em artigos científicos, artigos em anais de congressos, livros, capítulos de livro, palestras. O mesmo está em andamento e tem desdobramento junto a outras universidades, assim como outros cursos da Unijuí. Seus resultados municiam as aulas de Economia Internacional junto ao curso de Ciências Econômicas, assim como as aulas de Economia Internacional e Direitos Humanos junto ao mestrado em Direitos Humanos. Além disso, a pesquisa serve de apoio a artigos em jornais, revistas e entrevistas em rádio e TV, sendo que se mantém uma coluna de economia semanal na imprensa regional, a qual faz parte das atividades realizadas junto à Ceema/Unijuí.


Grupo de Pesquisa: Economia, Cadeias Produtivas e Desenvolvimento Regional

Título: A EVOLUÇÃO CAMBIAL PÓS-1999 NO BRASIL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA GERAÇÃO DE RENDA NO NOROESTE GAÚCHO: O CASO DO PREÇO DA SOJA

Coordenador: ARGEMIRO LUÍS BRUM

Período de realização da pesquisa: 03/01/2011 - 30/12/2016

Apresentação: O projeto visa estudar o efeito da evolução cambial brasileira, a partir da adoção do câmbio flutuante em janeiro de 1999, sobre os preços da soja no Noroeste gaúcho e, por consequência, na geração de renda junto aos produtores rurais da referida região.

Público-alvo: Pequenos produtores, Comunidades locais, Comunidade científica, Lideranças comunitárias, Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivo:

Estudar os efeitos da evolução cambial no Brasil, no período de 1999 a 2010, na geração de renda da região Noroeste do Rio Grande do Sul, através do estudo específico da produção e comercialização da soja.

Resultados:

Este foi o ano de encerramento deste projeto. O mesmo resultou, além no livro já destacado nos resultados de 2015, em mais artigos em eventos, livro e capítulos de livros publicados no corrente ano. Além disso, o projeto permitiu consolidar as análises semanais de mercado da soja, milho e trigo, difundidas em blog da CEEMA/UNIJUÍ, além de enviado para inúmeros endereços eletrônicos especializados. O projeto igualmente fortaleceu o conteúdo das palestras ministradas, assim como as aulas de graduação, especialização, mestrado e doutorado ministradas na Unijuí.


Grupo de Pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania - GPDeC

Título: GESTÃO SOCIAL E CIDADANIA: O CONTROLE SOCIAL DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL - INTEGRADO A PROJETO-REDE INTERINSTITUCIONAL - EDITAL PRO-INTEGRAÇÃO CAPES - E EDITAL INTERNO PPA/EBAPE/FGV

Coordenador: SERGIO LUÍS ALLEBRANDT

Período de realização da pesquisa: 01/01/2015 - 31/12/2017

Apresentação: Gestão Social e cidadania: o controle social do desenvolvimento regional constitui-se em projeto/rede financiado pela CAPES - Edital Pró-Integração 55/2013, coordenado pelo PEGS/EBAPE/FGV, para analisar experiências participativas de controle social de desenvolvimento territorial à luz da gestão social no Brasil, Equador, Chile e Argentina. No âmbito do PPGDES será estudado o controle social do desenvolvimento regional na RF7 (Coredes Celeiro, Noroeste Colonial, Fronteira Noroeste e Missões). Neste caso específico, o projeto também contará com auxílio para cobertura de despesas de Edital Interno da EBAPE/FGV (PPA) submetido e aprovado pelo professor Fernando Guilherme Tenório, coordenador geral do Projeto-Rede.

Público-alvo: Associações, Comunidades locais, Autoridade locais

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivos:

Resultados:

Em 2016 foram realizados dois encontros da rede de pesquisadores do Pro-Integração: em 19 de maio, durante a realização do IX ENAPEGS, em Porto Alegre e em 13/14 de outubro na UNIJUÍ, durante a realização do II Seminário de Gestão Social do Desenvolvimento com a temática o controle social do desenvolvimento regional. Em 22 de março de 2016 foram realizadas as Bancas de Qualificação dos quatro projetos de dissertação relacionados ao Projeto. Ao longo do ano foram realizadas as atividades de campo com entrevistas nos 77 municípios da Região Funcional de Planejamento 7. Algumas entrevistas ainda necessitam ser realizadas no início de 2017. As transcrições estão sendo procedidas e a análise vem sendo realizada. Os mestrandos estarão protocolando suas dissertações até o final de março de 2017. Foram publicados artigos completos em eventos nacionais e internacionais, além da publicação de artigos em periódicos e capítulos de livros.


Grupo de Pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania - GPDeC

Título: CAPITAL SOCIAL INDIVIDUAL E REPRODUÇÃO DE DISPARIDADES ESPACIAIS DE DESENVOLVIMENTO - 2015-2017

Coordenadores: AIRTON ADELAR MUELLER e SERGIO LUÍS ALLEBRANDT

Período de realização da pesquisa: 01/08/2015 - 30/06/2017

Apresentação: Durante a década transcorrida entre os dois últimos censos demográficos realizados no Brasil (2000-2010) mais de metade (52%) dos municípios gaúchos apresentou uma variação negativa de sua população sem que tivessem ocorrido eventos extraordinários como conflitos armados, epidemias ou catástrofes naturais. Isto evidencia tratar-se basicamente de um fenômeno emigratório ou de “esvaziamento populacional”.

Público-alvo: Associações, Organizações/movimentos populares, Comunidades locais, Comunidade científica, Autoridade locais, Lideranças comunitárias, Estudantes

Agência Empresa Financiadora: CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Objetivo:

Descrever e analisar as características dos movimentos migratórios internos ao estado do Rio Grande do Sul na década de 2000 a 2010 a partir da perspectiva de seus atores principais – os migrantes – visando compreender o papel do capital social individual na efetivação e consolidação desta migração, bem como avaliar os possíveis impactos deste processo na distribuição espacial de capital humano entre municípios gaúchos.

Resultados: Em desenvolvimento. Diversas publicações foram realizadas.


Grupo de Pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania - GPDeC

Título: GESTÃO PÚBLICA E SOCIAL EM DISTRITOS INDUSTRIAIS: O CASO DO COREDE NOROESTE COLONIAL

Coordenador: SERGIO LUÍS ALLEBRANDT

Período de realização da pesquisa: 01/11/2016 - 31/10/2017

Apresentação:

O Presente Projeto Foi Elaborado Com Vistas À Submissão Ao Edital 03/2016 Da FAPERGS: PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - PROCOREDES XIII - PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR. Atende, Portanto, Uma Demanda Específica Da Consulta Popular De 2015 No Âmbito Do Corede Noroeste Colonial. No Entanto, Esta Demanda Nasceu, De Fato, Das Provocações De Um Texto Do Reitor Da Unijuí, Professor Martinho Luís Kelm, De 2014, Que Aborda Desafios À Elaboração De Um Projeto De Desenvolvimento Endógeno Do Noroeste Gaúcho. Este Debate Foi Aprofundado Nos Meses Seguintes E Nas Discussões Ocorridas Na TEC-E-INOVA Em 2015, Quando Se Formaliza O PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DA COMPETITIVIDADE REGIONAL. Neste Sentido, Outro Texto De Autoria Do Professor Martinho Luís Kelm "PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DA COMPETITIVIDADE REGIONAL: Subsídios para a elaboração de um projeto de desenvolvimento" foi fundamental. Uma das consequências deste debate foi a criação da Central Regional de Informações e Estudos Socioeconômicos do Noroeste Gaúcho (CRIES), que conta com a adesão de diversas IES comunitárias e públicas da região noroeste. Além disso essas questões estão presentes no Plano Estratégico do Corede Noroeste Colonial e nos documentos PRO-RS IV e V. No bojo destas discussões foram realizadas reuniões com os prefeitos da AMUPLAM em que se destacou como um dos temas importantes para a região o relacionado à qualificação dos distritos industriais dos onze municípios integrantes da Amuplam e do Corede, tema incluído como demanda regional na Consulta Popular de 2015. O projeto, portanto, busca responder a esta demanda. Assim, a pesquisa busca compreender e analisar os distritos/áreas industriais existentes nos onze municípios do Corede Noroeste Colonial, à luz da gestão e políticas públicas e da gestão social, com vistas a contribuir no processo de desenvolvimento local e microrregional por meio da qualificação de distritos industriais municipais.

Público-alvo: Pequenos produtores, Autoridade locais, Lideranças comunitárias

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivo:

Analisar, compreender e avaliar as dinâmicas de gestão pública e social nos distritos industriais dos municípios do Corede Noroeste Colonial, visando a promoção e fortalecimento do desenvolvimento local e regional.

Resultados:

O termo de outorga do projeto foi firmado em outubro de 2016. No entanto, contingências orçamentárias e de caixa do Governo do Estado estão atrasando o repasse dos recursos, condição para iniciar a execução do projeto. Assim que os recursos forem liberados, provavelmente até março de 2017, será solicitada prorrogação do prazo para executar o projeto no período de 12 meses.


Grupo de Pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos em Gestão e Políticas Públicas, Desenvolvimento, Comunicação e Cidadania - GPDeC

Título: ANÁLISE DA INDÚSTRIA DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS DO BRASIL

Coordenador: DANIEL KNEBEL BAGGIO

Período de realização da pesquisa: 06/06/2016 - 01/06/2021

Apresentação: O presente projeto de pesquisa desenvolve estudos de modo a compreender sobre a evolução dos fundos de investimentos brasileiros, o seu crescimento patrimonial, as suas rentabilidades periódicas, sua performance financeira e as suas relações com o desenvolvimento regional.

Público-alvo: Crianças e adolescentes, Idosos, Mulheres, Associações, Pequenos produtores, Comunidades locais, Família, Comunidade científica, Autoridade locais, Estudantes, Estudantes (intercâmbio)

Objetivo:

Analisar a performance financeira dos fundos de investimentos do Brasil, mais precisamente os fundos de investimentos de renda fixa, renda variável e os fundos de pensões, compreendendo sobre a sua evolução patrimonial e o comportamento do investidor brasileiro.

Resultados:

O presente Projeto de Pesquisa resultou na publicação de capítulos de livros e artigos no ano de 2016. Deve-se ressaltar a inserção internacional do projeto, relacionada com grupos de pesquisa da Espanha e do Chile, possibilitando o intercâmbio de estudantes do Mestrado para a Espanha, na Universidade de Zaragoza. O estudante Maurício Farias, do PPGDR-UNIJUÍ, esteve realizando período de intercâmbio durante o mês de janeiro de 2016. A interação internacional resultou em um capítulo de livro e dois artigos que estão em avaliação por revistas internacionais.


2. PROMOÇÕES DE EVENTOS

Seminário Temático – Ecossocioeconomia Territorial.

Campus Ijuí, auditório do Hospital Veterinário – 05/09/2016 (noite)

Nº DE PARTICIPANTES: 16

Mostra de Estudos do Desenvolvimento 2016

Campus Ijuí – Prédios J, K e L – 28/09/2016 (noite)

Nº DE PARTICIPANTES: 148

Painel Temático Salão do Conhecimento 2016: Dinâmicas e desafios dos sistemas de produção na região Noroeste do Rio Grande do Sul

Campus Ijuí – Sala A8/9 – 29/09/2016 (manhã)

Nº DE PARTICIPANTES: 31

Painel Temático Salão do Conhecimento 2016: Processos de Gestão Empresarial no Desenvolvimento do Território: experiências da pesquisa e extensão

Campus Ijuí – Sala A8/9 – 29/09/2016 (tarde)

Nº DE PARTICIPANTES: 45

Painel Temático Salão do Conhecimento 2016: Estado, democracia e políticas públicas: arquitetura e tamanho do aparelho de Estado

Campus Ijuí – Sala A8/9 – 30/09/2016 (manhã)

Nº DE PARTICIPANTES: 29

Seminário Temático: Entre o Local e o Global - Considerações teórico-conceituais e experiências empíricas. Unidade 1: Mudanças Globais – Sustentabilidade Regional Desafios para uma transformação socioambiental. Dez argumentos

Campus Ijuí – Sala COM 4 – 30/09/2016 (noite)

Nº DE PARTICIPANTES: 26

Seminário Temático: Entre o Local e o Global - Considerações teórico-conceituais e experiências empíricas. Unidade 2: Ecologia Política Considerações conceituais

Campus Ijuí – Sala A3 – 01/10/2016 (manhã)

Nº DE PARTICIPANTES: 23

Seminário Temático: Entre o Local e o Global - Considerações teórico-conceituais e experiências empíricas. Unidade 3: Sob domínio da globalização O agronegócio no Brasil e suas consequências regionais

Campus Ijuí – Sala B6 – 03/10/2016 (manhã)

Nº DE PARTICIPANTES: 32

Seminário Temático: Entre o Local e o Global - Considerações teórico-conceituais e experiências empíricas. Unidade 4: Caminhando para um desenvolvimento regional sustentável? Lições aprendidas de pesquisas na Reserva da Biosfera Großes Walsertal.

Campus Ijuí – Sala B6 – 03/10/2016 (tarde)

Nº DE PARTICIPANTES: 32

Seminário Temático: O Controle Social do Desenvolvimento Regional. Painel 1: Gestão Social versus Gestão Estratégica: Experiências em Desenvolvimento Territorial

Campus Ijuí – Salão Azul – 13/10/2016 (manhã)

Nº DE PARTICIPANTES: 27

Seminário Temático: O Controle Social do Desenvolvimento Regional. Painel 2: O Projeto de Pesquisa em Rede Gestão Social e Cidadania: o Controle Social do Desenvolvimento Regional 2014-2018 (Edital PRO-INTEGRAÇÃO/CAPES 55/2013)

Campus Ijuí – Salão Azul – 13/10/2016 (tarde)

Nº DE PARTICIPANTES: 27

Seminário Temático: O Controle Social do Desenvolvimento Regional. Painel 3: A Pesquisa sobre o Controle Social no Noroeste Gaúcho 2015-2016

Campus Ijuí – Salão Azul – 14/10/2016 (manhã)

Nº DE PARTICIPANTES: 28

Seminário Temático: O Controle Social do Desenvolvimento Regional. Painel 4: Práticas de Gestão e Controle Social em Arranjos Institucionais da Esfera Pública

Campus Ijuí – Salão Azul – 14/10/2016 (tarde)

Nº DE PARTICIPANTES: 20


3. PARTICIPAÇÕES EM BANCA DE OUTRAS IES

MATTJIE, Alexandre Rafael Desenvolvimento de uma ferramenta de estimativa de custo aplicada a itens e projetos novos. MESTRADO. URI - Santo Ângelo/RS, 06/09/2016. Professora Orientadora: Vanusa Andrea Casarin. Membros da Banca: Antonio Vanderlei dos Santos, Jair Antonio Fagundes, Rozelaine de Fatima Franzin e Daniel Knebel Baggio.

DALMOLIN, Domingos. O Papel da Confiança nas Decisões Financeiras de Investimentos e Tomadas De Financiamentos Organizacionais. MESTRADO. IMED/Passo Fundo/RS, 07/03/2016. Professor Orientador: Kenny Basso. Membros da Banca: Claudionor Guedes Laimer, Julio Cesar Ferro de Guimarães e Daniel Knebel Baggio.

PILTZ, Lisiane. Planejamento estratégico como ferramenta competitiva em uma MPE farmacêutica, em Santo Ângelo/RS. MESTRADO. URI/Santo Ângelo/RS, 26/02/2016. Professor Orientador: Daniel Knebel Baggio. Membros da Banca: Marcos Paulo Dhein Griebeler e Vilmar Antônio Boff.

BOHRZ, Sergio Renato. Viabilidade Econômica no Beneficiamento dos resíduos de fundição com a produção de blocos de concreto na cidade de Santo Ângelo/RS. MESTRADO. URI, Santo Ângelo/RS, 31/08/2016. Professor Orientador: Antonio Vanderlei dos Santos. Membros da Banca: Vanusa Andrea Casarin, Márcio Antônio Vendruscolo, Jacson Roberto Cervi e Daniel Knebel Baggio.

OLIVEIRA, Luciane de. Ensino-aprendizagem do empreendedorismo para os cursos de graduação em administração de empresas. MESTRADO. URI, Santo Ângelo/RS, 25/10/2016. Professora Orientadora: Lucélia Ivonete Juliani. Membros da Banca: Denise Medianeira Mariotti Fernandes, Rut Maria Friedrich Marquetto e Daniel Knebel Baggio.

ROTTA, Marcos Fernando. Práticas de planejamento estratégico, gestão por processos e avaliação de desempenho organizacional: possibilidade de integração e de melhorias em uma empresa prestadora de serviços. MESTRADO. URI/Santo Ângelo/RS, 25/10/2016. Professora Orientadora: Lucélia Ivonete Juliani. Membros da Banca: Edio Polacinski, Denise Medianeira Mariotti Fernandes e Daniel Knebel Baggio.

VARGAS, Daiane Loreto de. Tecendo Tradição: Artesanato e Mercado Simbólico em uma Comunidade Rural do Pampa Gaúcho. DOUTORADO. UFSM/Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, 22/07/2016. Professor Orientador: Marco Antônio Verardi Fialho. Membros da Banca: Clayton Hillig, David Basso, Flávia Maria Silva Rieth e José Martinho Rodrigues Remedi.

COLET, Daniela Siqueira. Contribuições da diversidade geracional para a aprendizagem organizacional. MESTRADO. UPF/FEAC/Passo Fundo/RS, 28/10/2016. Professora Orientadora: Anelise Rebelato Mozzato. Membros da Banca: Denize Grzybovski e Cláudia Cristina Bitencourt (UNISINOS).

GORGONE, Hugo René. La Educación Superior y su influencia en el Desarrollo Territorial Estudio comparado de realidades territoriales. DOUTORADO. Universidad Nacional de Tres de Febrero/Buenos Aires/Argentina, 07/12/2016. Professor Orientador: Dieter Rugard Siedenberg. Membros da Banca: Mónica Marquina, Angela Corengia, Ivana Mihal e Oscar Madoery.

WESENDONCK, Claudia Cristina. Desenvolvimento Regional no Médio Alto Uruguai/RS: Percepções, Impasses e Alternativas. DOUTORADO. Universidade Estadual do Oeste do Paraná/PR-Brasil, 12/12/2016. Professor Orientador: Jandir Ferreira de Lima. Membros da Banca: Antonio Joreci Flores, Mariângela Alice Pieruccini, Wiemar da Rocha Freire Jr. e Dieter Rugard Siedenberg.

ROSTIROLLA, Caroline Strack. Políticas Públicas de fomento ao desenvolvimento de microempresas e empresas de pequeno porte na região do Vale do Paranhana/RS. MESTRADO. FACCAT/Taquara/RS, 25/10/2016. Professor Orientador: Roberto Tadeu Ramos Morais. Membros da Banca: Haide Maria Hupfner e Marcos Paulo Dhein Griebeler.

BITTENCOURT, Suzel Lisiane Jansen. As instituições comunitárias de ensino superior do Rio Grande do Sul: análise de sua importância para o desenvolvimento socioeconômico regional. DOUTORADO. UFRGS/Porto Alegre/RS, Faculdade de Economia, outubro 2016. Professor Orientador: Adelar Forchezatto. Membros da Banca: Martinho Luís Kelm, Adelar Fochezatto, Ricardo Dathein e Octávio Augusto Camargo Conceição.

MENEGHETTI, Carlos Alberto. Sistema de gestão de custos para avaliação da administração pública municipal na área da educação. MESTRADO. URI/Santo Ângelo/RS, outubro 2016. Professor Orientador: Vilmar Antônio Boff. Membros da Banca: Martinho Luís Kelm, Vilmar Antônio Boff, Cesar Eduardo Stevens Kroetz e Neusa Maria da Costa Gonçalves Salla.

PERLIN, José Luis. Políticas públicas e disponibilidade de água potável em propriedades rurais no interior do município de Jaguari/RS. MESTRADO. UNICRUZ, Cruz Alta/RS, 18/01/2016. Professor Orientador: Diego Pascoal Golle. Membros da Banca: Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Jana Koefender e Diego Pascoal Golle.

RUPOLLO, Carlos Zandoná. Resiliência física de um Latossolo Vermelho submetido a pastejo bovino rotacionado. MESTRADO. UFSM, Santa Maria/RS, 19/02/2016. Professor Orientador: Dalvan José Reinert. Membros da Banca: Sandra Beatriz Vicenci Fernandes e Jacson Ernani Fiorin.

CONCEIÇÃO, Gerusa Massuquini. Suplementação mineral em sementes e dinâmica de nutrientes em plântulas de soja. DOUTORADO. UFSM, Santa Maria/RS, 29/03/2016. Professor Orientador: Thomas Newton Martins. Membros da Banca: Thomas Newton Martins, Gustavao Brunetto, Luciane Almeri Tabaldi e Sandra Beatriz Vicenci Fernandes.

CARBONERA, Roberto. Tributos Físicos e Fisiológicos de Sementes de Aveia Preta. DOUTORADO. UFSM, Santa Maria/RS, 19/08/2016. Professor Orientador: Ubirajara Russi Nunes. Membros da Banca: Alessandro Dal Col Lúcio, Gustavo Martins da Silva, Adão Acosta e Sandra Beatriz Vicenci Fernandes.

CATTELAN, Sidnei Antônio. Unidades de produção familiares, transformações sociais, culturais e econômicas no município de Jaguari-RS: Comunidade de Ijucapirama. MESTRADO. UNICRUZ, Cruz Alta/RS, 26/02/2016. Professora Orientadora: Jana Koefender. Membros da Banca: Sandra Beatriz Vicenci Fernandes e Jana Koefender.

SILVA, Romualdo Francisco da. Adesão e motivações ao serviço voluntário. MESTRADO. IMED, Passo Fundo/RS, 18/05/2016. Professora Orientadora: Lurdes Marlene Seide Froemming. Membros da Banca: Kenny Basso, Jorge Oneide Sausen e Marcos Paulo Dhein Griebeler.

SILVA, Renato Luiz da. Análise das capacidades dinâmicas em uma empresa do setor de confecção têxtil: um estudo de caso da empresa Mirasul. MESTRADO. IMED, Passo Fundo/RS, 29/04/2016. Professor Orientador: Jorge Oneide Sausen. Membros da Banca: Kenny Basso, Carlos Ricardo Rosseto e Lurdes Marlene Seide Froemming.

PATUSSI, Ana Paula. Estratégia e alinhamento institucional: um estudo de caso da Universidade de Santa Cruz do Sul. MESTRADO. UNISC, Santa Cruz do Sul/RS, 24/03/2016. Professor Orientador: Milton Luiz Wittmann. Membros da Banca: Pietro Cunha Dolci e Jorge Oneide Sausen.

EBERT, Paula Narite Pereira. Franquias virtuais: o despontar de um novo canal de distribuição no varejo brasileiro. MESTRADO. IMED, Passo Fundo/RS, 26/02/2016. Professora Orientadora: Lurdes Marlene Seide Froemming. Membros da Banca: Ariosto Sparemberger, Kenny Basso e Jorge Oneide Sausen.

ROSA, Keila Cristina da. O desenvolvimento de capacidades dinâmicas como recurso estratégico em uma organização do segmento do vestuário. MESTRADO. IMED, Passo Fundo/RS, 31/08/2016. Professor Orientador: Jorge Oneide Sausen. Membros da Banca: Carlos Ricardo Rossetto, Kenny Basso e Lurdes Marlene Seide Froemming.

SILVA, Nemésio Carlos da Silva. Processo de construção de planos plurianuais em municípios de pequeno porte. MESTRADO. UNOCHAPECO, Chapecó/SC, 2016. Professora Orientadora: Rosana Maria Badalotti. Membros da Banca: Sérgio Luís Allebrandt, Dunia Comerlatto e Cláudio Machado Maia.


4. LABORATÓRIOS

LABORATÓRIO DE PESQUISA DO MESTRADO/DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

RESPONSÁVEL: Dilson Trennepohl (coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional).

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: Estudantes realizam estudos/pesquisas.

OBJETIVOS: Disponibilizar de um ambiente para estudo e pesquisa.

RESULTADOS: Cumprimento das suas atividades enquanto mestrandos e bolsistas.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes, Migrantes ou imigrantes e Comunidade científica


5. PUBLICAÇÕES

Área de avaliação na CAPES: Planejamento Urbano e Regional.

Artigos completos publicados em periódicos

PUBLICAÇÃO QUALIS
CAPPELLARI; ZAMBERLAN, L.; SPAREMBERGUER, A.; SAUSEN, J. O.; SCHALLENBERGER, L. Análise do marketing 1.0, 2.0 e 3.0 e do nível de competitividade das empresas de eletrodomésticos do noroeste gaúcho: um estudo exploratório. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 14, p. 192-211, 2016. B1
CHASSOT, J. P.; ALLEBRANDT, S. L. Processos de discussão em espaços públicos: a gestão social dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento do Noroeste Colonial do Estado do Rio Grande do Sul. Espacios (Caracas), v. 37, p. 19, 2016. B1
COMIN, L. C.; SAUSEN, J. O. Uma análise do processo de mudança e crescimento de uma empresa no setor da construção civil: um olhar a partir da formação de estratégias. Perspectivas Contemporâneas, v. 11, p. 120-139, 2016. B1
EBERT, P. N.; ROTA, D.; SAUSEN, J. O. O processo de mudança a partir das escolas de formação de estratégias: o caso de uma afiliada da Rede Globo. Espacios (Caracas), v. 37, p. 24-31, 2016. B1
EBERT, P.; FROEMMING, L. M. S. Franquia virtual um novo canal de distribuição no varejo brasileiro: o caso da magazine Você. Espacios (Caracas), v. 37, p. 20, 2016. B1
GRZYBOVSKI, D. Empreendedorismo e gestão de pequenas empresas: uma contribuição do EGEPE 2016. Gestão & Planejamento, v. 17, p. 296-297, 2016. B1
MUELLER, A. A.; BAGGIO, D. K.; ALLEBRANDT, S. L. Capital social e desenvolvimento local via emancipações no sul do Brasil. Espacios (Caracas), v. 37, p. 17-18, 2016. B1
SCHADECK, M.; GRZYBOVSKI, D.; BELTRAME, B.; MOZZATO, A. R. Cultura organizacional e os sete pecados capitais: uma proposta para compreender os sistemas simbólicos. Cadernos EBAPE.BR (FGV), v. 14, p. 164-181, 2016. B1
SCHADECK, M.; GRZYBOVSKI, D.; RODRIGUES, L. A.; MIREK, Z. M. Concepções epistemológicas nas organizações: A metáfora dos sete pecados capitais na administração. Espacios (Caracas), v. 37, p. 14, 2016. B1
TYBUSCH, T. M.; BRUM, A. L.; SCHADECK, M.; RODRIGUES, L. A. Meio ambiente e desenvolvimento sustentável: Limites e perspectivas para uma sociedade sustentável. Revista Espacios, v. 37, p. 19-39, 2016. B1
ZAGONEL, T. R.; TRENNEPOHL, D.; AMARAL, V. R.; BURMANN, L. L.; BAGGIO, D. K. A cadeia produtiva do leite: discussões sobre a crise do setor lácteo na região celeiro do estado do Rio Grande do Sul. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 14, p. 191-205, 2016. B1
ZANATTA, J. M.; BAGGIO, D. K.; NUSKE, M. A. Análise do gerenciamento da inovação: Estudo multicaso em supermercados de município da região noroeste do RS. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 14, p. 796-807, 2016. B1
CHASSOT, J. P.; ALLEBRANDT, S. L. Processos de discussão em conselhos municipais de desenvolvimento (Comudes). Conjuntura & Planejamento, v. 190, p. 49-57, 2016. B2
BUSSLER, N. R. C.; BAGGIO, D. K.; LEDERMANN, M.; BUSSLER, E. O marketing como ferramenta de promoção pessoal:  um estudo no setor industrial, comercial e de prestação de serviços. Gestión Joven, v. 15, p. 78-95, 2016. B3
CHASSOT, J. P.; ALLEBRANDT, S. L.; LOCK, F. N. Participação social na gestão de políticas públicas: a experiência do município de Ijuí/RS/Brasil. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. febrero, p. 1-18, 2016. B3
CHASSOT, J. P.; ALLEBRANDT, S. L.; PEROTTONI, J. A Gestão Social de Espaços Públicos - o caso do Conselho Municipal de Saúde do Município de São Valério do Sul/RS/BRASIL. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 1, p. 1-17, 2016. B3
AMARAL, V. R.; BASSO, D. Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil: uma análise em perspectiva história. COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional, v. 13, p. 181-200, 2016. B5
DELLARMELIN, M. L.; SAUSEN, J. O. Mudança e adaptação estratégica em uma empresa familiar do ramo de transportes: um estudo de caso longitudinal. Revista Gesto, v. 4, p. 87-98, 2016. B5
MARIN, V.; SIEDENBERG, D. R. A gestão de Design na indústria da moda: reflexões sobre inovação e desenvolvimento em empresas de confecção na região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Revista STREM, v. XV, p. 65-75, 2016. B5
BERTONCELLO, A. L.; BAGGIO, D. K.; CAMARGO, B. F. Análise das Campanhas de Redução de Acidente: O Caso de Uma Transportadora de Cargas Líquidas. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 5, p. 97-113, 2016. -
CAMARGO, E. J. B.; PEREIRA, A. da S.; GRZYBOVSKI, D.; LORENZON, A. L. H.; BELTRAME, B. Gestão de Pessoas na Administração Pública Federal: Análise dos Modelos Adotados no Período 1995 a 2010. RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 5, p. 63-87, 2016. -
CAPPELLARI, G. G.; SAVOLDI, Z.; ZAMBERLAN, L.; SPAREMBERGER, A.; SAUSEN, J. O.; BAGGIO, D. K. Imagem corporativa da Cotrirosa: a configuração na percepção de seus associados. Revista de Administração e Comércio Exterior, v. 2, p. 17-42, 2016. -
CAPPELLARI, G.; DORNELES, V. R.; ZAMBERLAN, L.; SPAREMBERGER, A.; SAUSEN, J. O. Atitudes, Emoções e o Comportamento de Compra dos Consumidores dos Produtos e Serviços de Luxo. Revista de Administração da Fatea, v. 12, p. 85-96, 2016. -
HAMMES, M. R.; CAPPELLARI, G. G.; GRIEBELER, M. P. D.; SAUSEN, J. O.; BAGGIO, D. K. Sistemas de informação e a tomada de decisão: um estudo comparativo. Revista de Administração e Comércio Exterior, v. 2, p. 75-89, 2016. -
KLOCKNER, T. E.; ZAMBERLAN, L.; SPAREMBERGER, A.; BÜTTENBENDER, P.; CAPPELLARI, G.; SAUSEN, J. O. O comportamento de consumidores de veículos usados: um estudo a partir do processo decisório de compra. Revista Produção Online, v. 16, p. 705-721, 2016. -
RODRIGUES, L. G.; FROEMMING, L. M. S.; SEHNEM, S. O relacionamento de indústrias leiteiras com seus stakeholders externos com abordagem da Matriz Estratégica de Agribusiness - MEA. Estudos Sociedade e Agricultura (UFRRJ), v. 24, p. 161-182, 2016. -
BURTET, D. A.; UHDE, L. T.; FERNANDES, S. B. V. Ano Internacional do Solo: a Percepção dos Processos Erosivos pelos Agricultores do Noroeste Gaúcho. Revista Bimestral do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, Ano XII, p.36-37, 2016. -
SILVA, J. A. G. da; GOI NETO, C. J.; FERNANDES, S. B. V.; MANTAI, R. D.; SCREMIN, O. B.; PRETTO, R. Nitrogen efficiency in oats on grain yield with stability. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso), v. 20, p. 1095-1100, 2016. -

Livros

BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Liderança na empresa e no empreendedorismo feminino. Porto Alegre: Conceito, 2016. v. 200. 224 p.

BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; DAL RI, M. K. Finanças, mercado de capitais e cadeias produtivas. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016. v. 1. 246 p.

SIEDENBERG, D. R.; BAGGIO, D. K. II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Gestão Empresarial. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 217 p.

SIEDENBERG, D. R.; TRENNEPOHL, D. II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 229 p.

SILVEIRA, D. C.; FEISTEL, P. R.; BRUM, A. L. As exportações do setor agropecuário da Região Sul do Brasil: uma aplicação do modelo gravitacional. Santa Cruz do Sul-RS: Essere nel Mondo, 2016. v. 1. 97 p.

VALDIERO, A. C.; THESING, N. J. Desafios em Engenharia Industrial. Ijuí: Unijuí, 2016. v. 350. 214 p.

Capítulos de livros publicados

ALLEBRANDT, S. L. Gestão social e deliberação em espaços públicos: categorias e indicadores para monitoramento e análise. In: TENÓRIO, F. G. (Org.). Cidadania, território e atores sociais. Rio de Janeiro: FGV, 2016, v. 4, p. 19-60.

ALLEBRANDT, S. L. Os conselheiros municipais. In: TENÓRIO, F. G.; KRONEMBERGER, T. S. (Org.). Gestão social e conselhos gestores. Rio de Janeiro: FGV, 2016, v. 3, p. 207-230.

ALVES, C. M. T.; ALLEBRANDT, S. L. Interfaces entre plano regional de desenvolvimento e planos plurianuais municipais: o caso do Corede Noroeste Colonial. In: ETGES, V. E.; CADONÁ, M. A. (Org.). Globalização em tempos de regionalização: repercussões no território. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2016, p. 230-257.

BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Liderança: conceitos, bases teóricas e importância. In: BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Liderança na empresa e no empreendedorismo feminino. Porto Alegre: Conceito, 2016, p. 15-54.

BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Gestão de conflitos organizacionais. In: V. R. L. (Org.). Estudos organizacionais: temas da atualidade. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016, p. 77-109.

BAGGIO, D. K.; AGUDO, L. F.; SANJUAN, I. M.; CAMARGO, B. F. Las inversiones socialmente responsables. In: WOLTMANN, A.; LINCK, I. M. D.; NEUBAUER, V. S. (Orgs.). A condição humana & sua problemática universal. Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 33-54.

BATISTA, G.; ZDANOWICZ, J. E.; BAGGIO, D. K. Valuation aplicado ao setor de educação de ensino superior por fluxo de caixa descontado. In: BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; DAL RI, M. K. (Orgs.). Finanças, mercado de capitais e cadeias produtivas. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016, p. 77-95.

BELTRAME, B.; GRZYBOVSKI, D.; PEREIRA, A. da S.; SIEDENBERG, D. R. Interlocuções entre potencial empreendedor e a noção de 'millieu' para estudos regionais. In: BESSI, V. G. (Org.). Empreendedorismo e ação empreendedora. São Leopoldo: Trajetos Editorial, 2016, p. 113-140.

BIEGER, T. B.; HOFLER, C. E.; RENZ, G. S.; CRUZ, F. C.; THESING, N. J. Práticas de controle social como mecanismos de influências para tomada de decisões governamentais em Santa Rosa - RS. In: HÖFLER, C. E.; MALHEIROS, M. A. da C. et al. (Orgs.). Da teoria à prática: aplicações na gestão. Santa Rosa: Instituto Federal Farroupilha, 2016, p. 286-304.

BRUM, A. L.; DALFOVO, W. C. T.; BRONDANI, M. Análise comparativa entre as relações de crédito agrícola destinado a custeio, ampliação e investimento e a variação da produção da commodity soja no período de 2000 a 2010 em Sorriso e Lucas do Rio Verde/MT. In: BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; DAL RI, M. K. (Orgs.). Finanças, mercado de capitais e cadeias produtivas. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016, p. 177-201.

BRUM, A. L.; DALFOVO, W. C. T; YONENAGA, W. H.; ZILIO, J. A. Viabilidade econômica para a produção de aves nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum-MT no período de 2000 a 2009. In: BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; DAL RI, M. K. (Orgs.). Finanças, mercado de capitais e cadeias produtivas. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016, p. 202-224.

BRUM, A. L.; GREGORI, C. D. Aspectos do investimento estrangeiro direto (IED) no Brasil: 1995-2013. In: BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; DAL RI, M. K. (Orgs.). Finanças, mercado de capitais e cadeias produtivas. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016, p. 96-103.

BRUM, A. L.; KOPF, J. C. A cadeia produtiva brasileira de tratores à luz da teoria do comércio exterior: aspectos introdutórios. In: BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; DAL RI, M. K. (Orgs.). Finanças, mercado de capitais e cadeias produtivas. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016, p. 124-138.

BRUM, A. L.; MELARA, C.; HUBER, C. M. Mercado de Saúde - SUS e saúde suplementar. In: BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; DAL RI, M. K. (Orgs.). Finanças, mercado de capitais e cadeias produtivas. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016, p. 63-76.

BRUM, A. L.; MOLOSSI, A. Mercosul: conflitos comerciais internos comprometem a existência do bloco. In: SIEDENBERG, D. R.; TRENNEPOHL, D. II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016, p. 37-62.

CAMARGO, B. F.; TRETER, J.; BAGGIO, D. K. As ferramentas de governança corporativa no sistema CFC. In: SIEDENBERG, D. R.; BAGGIO, D. K. II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Gestão Empresarial. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2016, v. 2, p. 197-217.

DALLA VECHIA, J. K.; GRZYBOVSKI, D. Humanização no contexto organizacional. In: Dieter Rugard Siedenberg; Daniel K. Baggio. (Org.). II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Gestão Empresarial. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2016, v. 2, p. 57-75.

GRZYBOVSKI, D.; CANDATEN, D. M.; ZANATTA, J. M.; TREVISAN, J. K. D. V.; LOBATO, C. R. P. S. Mulheres empreendedoras: os desafios para equilibrar a vida pessoal e profissional. In: BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Liderança na empresa e no empreendedorismo feminino. Porto Alegre: Conceito, 2016, p. 181-203.

GRZYBOVSKI, D.; DALLA VECHIA, J. K.; ZANATTA, J. M.; BELTRAME, B.; RAIMAN, J. M. Estilo de gestão das mulheres executivas em empresas familiares. In: II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Gestão Empresarial. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2016, v. 2, p. 77-97.

GRZYBOVSKI, D.; ZAMPROGNA, L.; TREVISAN, J. K. D. V.; ZANATTA, J. M.; LOBATO, C. R. P. S. Mulheres líderes e a gestão de pequenas empresas: um estudo exploratório das atitudes. In: BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Liderança na empresa e no empreendedorismo feminino. Porto Alegre: Conceito, 2016, p. 204-224.

KELM, M. S.; SANTOS, R. D.; FERNANDES, S. B. V. Marketing verde e suas relações com o desenvolvimento sustentável. In: SIEDENBERG, D.; BAGGIO D. (Org.). II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Gestão Empresarial. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2016, p. 145-174.

KELM, M. S.; SAUSEN, J. O.; KELM, M. L. Posicionamento estratégico da cadeia produtiva do leite: análise das estratégias competitivas de uma cooperativa de produtores de leite. In: SIEDENBERG, D. R.; TRENNEPOHL, D. II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016, p. 17-56.

KUCHAK, M. L.; BAGGIO, D. K.; BAGGIO, A. F. Em busca da estabilidade financeira: caminhos alternativos para o sucesso financeiro pessoal. In: V. R. L. (Org.). Estudos organizacionais: temas da atualidade. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016, p. 215-245.

LOCK, F. do N.; SIEDENBERG, D. R. O desenvolvimento e a rede social política como meio de controle dos atos administrativos. In: LOCK, F. do N.; LONDERO, J. C. (Orgs.). Desenvolvimento em tese. Pelotas: Santa Cruz, 2016, p. 15-52.

MARIN, V.; BASSO, D. Ciência, arte e criatividade: análise de situações e possibilidades de desenvolvimento na era da incerteza. In: SIEDENBERG, D. R.; TRENNEPOHL, D. II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016, p. 21-36.

MOGNHON, É.; SIEDENBERG, D. R. A relação entre o capital humano e a inovação no ambiente organizacional. In: SIEDENBERG, D.; BAGGIO D. (Org.). II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Gestão Empresarial. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2016, p. 175-196.

MUELLER, A. A.; ALLEBRANDT, S. L.; BENSO, A. Distribuição espacial de mulheres em idade economicamente ativa e de adultos analfabetos como elementos subjacentes ao desempenho escolar. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. (Org.). Alfabetização numa relação intercultural. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 155-162.

MUENCHEN, J. V.; THESING, N. J.; LEDERMANN, M.; LOUREGA, L. O.; NESTLER, B. N.; TOMCZAK, E. L. A dinâmica de acumulação e de reprodução de empresas industriais e esquadrias de ferro no Município de Panambi, RS e sua contribuição para o desenvolvimento local. In: SIEDENBERG, D. R.; TRENNEPOHL, D. II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016, p. 181-203.

NUNES, S. B.; FROEMMING, L. M. S. Fatores que determinam a decisão de compra - um estudo em supermercados de Ijuí/RS. In: SIEDENBERG, D.; BAGGIO D. (Org.). II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Gestão Empresarial. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2016, p. 99-1221.

OLIVEIRA, V. G.; ALLEBRANDT, S. L. Interfaces entre cidadania deliberativa e governo eletrônico: o caso dos municípios da Região Funcional de Planejamento 7 do Rio Grande do Sul. In: TENÓRIO, F. G. (Org.). Cidadania, território e atores sociais. Rio de Janeiro: FGV, 2016, v. 4, p. 305-336.

RAMOS, L. H.; CANTO, M. A. C.; BRUM, A. L.; WIECZOREK, G. Resultados econômicos de produtores de leite do município de Redentora-RS: uma análise comparativa. In: BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; DAL RI, M. K. (Orgs.). Finanças, mercado de capitais e cadeias produtivas. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016, p. 139-156.

SARAIVA, C. N. O.; FROEMMING, L. M. S.; ROQUE, A. P. Desenvolvimento local e manifestações culturais da Quarta Colônia de Imigração. In: SIEDENBERG, D. R.; TRENNEPOHL, D. II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016, p. 103-130.

SILVA, R. F.; FROEMMING, L. M. S. A importância da confiança: um estudo teórico sobre atributos geradores de confiança entre stakeholders do terceiro setor. In: LAIMER, V. R. (Org.). Estudos organizacionais: temas da atualidade. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016, p. 111-139.

SILVEIRA, D. C.; BRUM, A. L.; WBATUBA, B. B. R. Aspectos da cadeia de produção agroindustrial (CPA) da soja no Estado do Rio Grande do Sul. In: BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; DAL RI, M. K. (Orgs.). Finanças, mercado de capitais e cadeias produtivas. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016, p. 157-176.

THESING, N. J.; GRIEBELER, M. P. D.; SCHNEIDER, I. N. Inovação: Desafio para o Mundo Acadêmico, Empresarial e Territorial. In: VALDIERO, A. C.; THESING, N. J. Desafios em Engenharia Industrial. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 11-30.

TIZOTTE, A. L.; BASSO, D. Fatores de desagregação em Redes de Cooperação da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. In: SIEDENBERG, D. R.; TRENNEPOHL, D. II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016, p. 205-220.

TUSSET, T.; BAGGIO, D. K. Análise do perfil dos investidores de uma cooperativa de crédito. In: BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; DAL RI, M. K. (Orgs.). Finanças, mercado de capitais e cadeias produtivas. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016, p. 29-46.

WILLERS, C. S.; FERNANDES, S. B. V.; UHDE, L. T.; SCARIOT, N. Um olhar sobre o papel da mulher na agricultura familiar: aspectos sociais e econômicos. In: SIEDENBERG, D. R.; TRENNEPOHL, D. II Mostra de Estudos do Desenvolvimento: Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos. Saarbrücken/Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2016, p. 132-157.

ZANATTA, J. M.; NUSKE, M. A.; BAGGIO, D. K. Análise de viabilidade de implantação de serviço de ambulatório próprio UNIMED. In: BRUM, A. L.; BAGGIO, D. K.; DAL RI, M. K. (Orgs.). Finanças, mercado de capitais e cadeias produtivas. Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016, p. 47-62.