Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – PPGEC

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MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS

COORDENADORA: HELENA COPETTI CALLAI/EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF

RESUMO:

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências é alocado ao Departamento de Humanidades e Educação e tem a participação de departamentos da Universidade que desenvolvem pesquisa vinculada ao processo educativo. O Programa mantém os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado. O mesmo articula-se em linhas de pesquisa, as quais se vinculam os projetos de pesquisa dos docentes e discentes, e servem de direcionamento às principais atividades de formação. As atuais linhas de Pesquisa do Programa são:

  1. Currículo e formação de professores;
  2. Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação;
  3. Educação popular em movimentos e organizações sociais.

O Programa desenvolve-se de forma integrada e articulada pelos componentes curriculares, que compreendem disciplinas, seminários temáticos, atividades orientadas e seminários de tese, oferecidos em regime semestral, de acordo com o planejamento aprovado pelo Colegiado de Coordenação.

As disciplinas se ocupam com tematizações que se vinculam à proposta e às linhas de pesquisa do Programa, indicando para algumas das principais perspectivas de reflexão e de análise que orientam o seu campo investigativo. Ministradas por docentes do Programa, elas integram a programação de cada período letivo, com prévia indicação dos temas a serem abordados, bem como dos créditos a serem atribuídos.

Os seminários temáticos visam ao atendimento de demandas específicas das áreas de pesquisa do Programa, ministrados por docentes convidados. Esses seminários cumprem também uma função de intercâmbio com outras instituições e os créditos são atribuídos de acordo com a respectiva programação.

As atividades orientadas comportam o acompanhamento do orientador em sessões de estudo e nas bancas de definição de projeto, qualificação e defesa final. A essas atividades são atribuídos três e quatro créditos a cada semestre, respectivamente, no Mestrado e no Doutorado.

O seminário de tese, obrigatório para os doutorandos em seu 3º semestre letivo, é o momento de definição do projeto de pesquisa e visa à discussão ampliada e coletiva da intenção de tese.

O discente do curso de mestrado submete-se a duas bancas: a primeira, de qualificação da dissertação, a ser realizada até o 3° semestre do curso, e a segunda, de defesa final da dissertação.

O discente do curso de doutorado submete-se a duas bancas: a primeira, de qualificação do projeto de tese, a ser realizada até o 6° semestre do curso, e a segunda, de defesa final da tese.

O tempo de duração do curso é de até vinte e quatro meses para o mestrado e de até quarenta e oito meses para o doutorado.

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências é coordenado por um Colegiado de Coordenação, constituído de cinco (5) membros, incluído o representante estudantil.

O corpo discente do Programa é constituído por portadores de diploma de graduação, para o curso de mestrado, e diploma de mestrado, para o curso de doutorado, admitidos em processo seletivo próprio e devidamente matriculados no Programa.

O processo seletivo ocorre anualmente, sendo ofertadas até 30 vagas para o mestrado e até 15 vagas para o doutorado.

O ano acadêmico divide-se em dois períodos letivos regulares, de forma semestral, conforme calendário acadêmico da Instituição. As aulas são de segundas às quartas-feiras, manhã e tarde, para o curso de Mestrado, e nas quartas e quintas-feiras, manhã e tarde, para o curso de doutorado, no Campus Ijuí.

Para obter o título de mestre é necessário que o estudante tenha cumprido, com aprovação, trinta créditos, conforme as regras do Programa e ser aprovado em banca de qualificação e de defesa final de dissertação. Ao estudante de Mestrado é concedido o título de: Mestre em Educação nas Ciências, nominando a área específica.

Para obter o título de doutor é necessário que o estudante tenha cumprido, com aprovação, quarenta e oito créditos, conforme as regras do Programa e ser aprovado em banca de qualificação e de defesa final de tese. Ao estudante de Doutorado é concedido o título de: Doutor em Educação nas Ciências, nominando a área específica.

 

OBJETIVOS:

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências visa à capacitação de pesquisadores para a produção sistemática de conhecimento em educação e ao aprimoramento de profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, de extensão e do magistério superior. A transposição/reposição dos conceitos com que operam as ciências para o solo firme em que eles, em relações de reciprocidade, se produzem, têm orientado os objetivos do Programa para o desenvolvimento de pesquisas que tomem como objeto de investigação e produção intelectual, tanto o desenvolvimento do currículo e a formação de docentes e gestores para os processos de escolarização instituídos, quanto o preparo de educadores para a atuação nos espaços mais amplos da sociedade organizada, como os movimentos sociais e as organizações cooperativas.

Nessa perspectiva, são objetivos do Programa:

RESULTADOS:


2. PROJETOS DE PESQUISA

Grupo de Pesquisa: Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação

Título: RAZÃO COMUNICATIVA E EDUCAÇÃO: O ENSINAR E O APRENDER EM PERSPECTIVA PÓS-METAFÍSICA

Coordenador: JOSÉ PEDRO BOUFLEUER

Período de realização da pesquisa: 30/09/2009 - 31/07/2017

Apresentação: O projeto em pauta constitui a tematização ampla que articula os diferentes esforços investigativos vinculados à atuação como pesquisador no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Trata-se de um modo de abordagem de um conjunto de questões vinculadas ao campo da filosofia e da educação, todas elas pensadas sob os pressupostos de uma filosofia não mais metafísica e na perspectiva de uma razão comunicativa.

Público-alvo: Comunidade científica, Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

 Objetivos:

Resultados:

Ao longo do ano de 2016 o projeto serviu de suporte para um conjunto de pesquisas de mestrado, de doutorado e de iniciação científica, pesquisas essas vinculadas, de alguma forma, ao tema deste projeto. Do projeto resultou um conjunto de publicações sob a forma de capítulos de livro e de artigos em periódicos científicos, conforme consta em item específico. Outras atividades, de caráter técnico, como palestras, foram realizadas e que configuram resultado ou desdobramento desse projeto de pesquisa.


Grupo de Pesquisa: Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC

Título: INOVAÇÃO CURRICULAR: UMA ESTRATÉGIA DE ARTICULAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO PARA SAÚDE, NA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA

Coordenadora: EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF

Período de realização da pesquisa: 01/04/2013 - 31/07/2017

Apresentação: Este projeto de pesquisa propõe estudar espaços de desenvolvimento curricular, que articulam educação e saúde, no ensino médio e na licenciatura, cientes de que os currículos disciplinares praticados em tais cursos não superaram a lógica da fragmentação e da linearidade dos conteúdos escolares. Se tal lógica é ainda tão evidente em processos de ensinar e de aprender, por outro lado, o currículo é permeado de situações que não podem ser entendidas apenas à luz de um dos saberes disciplinares.

Público-alvo: Comunidade científica, Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivos:

Resultados:

Foi constituído um coletivo, envolvendo estudantes de graduação (IC), mestrandas, doutorandas, professores de 5 instituições de Ensino Superior (UNIJUÍ, UFRGS, UFFSUL, IFF/Panambi e UMINHO/Portugal). O grupo teve encontros semanais para estudos, planejamentos, produções e análise dos dados obtidos e/ou diálogos sistemáticos, virtualmente. Este se constituiu em multiplicador das diferentes atividades de investigação realizadas com 14 escolas de Educação Básica. As reuniões de planejamento, nas escolas, foram acompanhadas por mestrandos e/ou graduandas para produção de material didático, desenvolver e analisar Situação de Estudo, sob orientação da coordenadora do projeto. Como, no RS, foi implantado o Ensino Médio Politécnico/EMP (2012-2014), os professores de educação básica encontravam-se frente aos novos desafios. Neste sentido, o projeto contribuiu significativamente para superar as dificuldades, em especial quanto à interdisciplinaridade e à formação pela pesquisa.


Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio - GPEI

Título: ENTRE ENSINAR E EDUCAR: O PAPEL FORMADOR DA ESCOLA NO ENSINO MÉDIO

Coordenador: VANIA LISA FISCHER COSSETIN

Período de realização da pesquisa: 30/11/2013 - 30/07/2017

Apresentação: A pesquisa reflete sobre o atual papel formador da escola de Ensino Médio, orientada por cinco questões fundamentais: 1) o que devemos entender por formação?; 2) qual a relação entre formação e orientação moral?; 3) qual o papel da escola neste contexto formador?; 4) enquanto instância formativa, a escola deve assumir, coletivamente, uma determinada orientação moral? E que orientação seria esta? Qual o entendimento de formação expressa pelos documentos legais para a educação e qual a relação que estabelecem com as noções de ética e moral?

Público-alvo: Comunidade científica

Objetivos:

Resultados:


Grupo de Pesquisa: Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação

Título: A EDUCAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NUM MUNDO COMPLEXO E MULTICULTURAL

Coordenador: CELSO JOSE MARTINAZZO

Período de realização da pesquisa: 01/01/2014 - 30/12/2016

Apresentação: Em tempos de rápidas mudanças, de incertezas cada vez mais evidentes e num cenário de conhecimento intensivo, é tarefa urgente e fundamental, continuar repensando as racionalidades e as supostas certezas que sustentam e legitimam a educação escolar. Pensadores contemporâneos de diferentes áreas entendem que o mundo atual se apresenta cada vez mais complexo e multidimensional e, desta forma, torna-se indispensável reorganizar o nosso modo de pensar e de produzir conhecimento.

Público-alvo: Comunidade científica; Estudantes

Objetivo:

Aprofundar a investigação sobre os diferentes paradigmas epistemológicos e pedagógicos, vigentes e emergentes no campo da educação escolar, e analisar possibilidades de aproximação entre os pressupostos do paradigma da complexidade com a práxis na/da educação escolar.

Resultados:

Elaboração de artigos, resenhas e ensaios científicos tendo como suporte teórico os pressupostos da teoria da complexidade. Organização, revisão e publicação dos resultados da pesquisa.


Grupo de Pesquisa: Paidotribas - Educação, Corpo e Cultura

Título: O SABER FAZER DOCENTE EM EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE TRANSIÇÃO DA MODERNIDADE SÓLIDA PARA A MODERNIDADE FLEXÍVEL (LÍQUIDA)

Coordenador: SIDINEI PITHAN DA SILVA

Período de realização da pesquisa: 26/06/2014 - 25/06/2017

Apresentação: Este projeto de pesquisa pretende contribuir no processo de explicitação e compreensão de algumas relações implicadas no saber-fazer docente em educação num contexto de transição sócio histórica da modernidade sólida para a modernidade líquida. A ênfase do projeto na pesquisa com os professores e na sua atuação como docentes exige, para além da investigação da trajetória profissional dos professores, uma compreensão acerca de como tem se constituído o campo da educação na contemporaneidade.

Público-alvo: Comunidade científica; Estudantes

Objetivo:

Compreender de forma teórico-prática as dimensões éticas, epistemológicas e políticas implicadas no saber fazer docente em educação no contexto da transição sócio histórica da modernidade sólida para a modernidade flexível (líquida).

Resultados:

As atividades de pesquisa do ano organizaram-se a partir de três frentes principais: a) relação com a problemática do conhecimento e dos saberes docentes no Ensino Médio no contexto societário contemporâneo, resultando na produção de um livro com os professores/pesquisadores de outras IES que atuam na perspectiva de estudo das relações entre Educação e Trabalho; b) relação com a problemática das Teorias Críticas em Educação, resultando na produção de um livro e de um capítulo de livro, na interface do trabalho realizado com os Institutos Federais de Educação e outros pesquisadores do PPGE em Educação nas Ciências; c) relação com a linha de pesquisa Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação, resultando em duas dissertações finalizadas e duas dissertações qualificadas em etapa final, bem como a produção/organização de dois livros e vários capítulos de livro. Além destas atividades estão curso de orientação três teses de doutorado e mais duas dissertações.


Grupo de Pesquisa: Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas na Educação

Título: EDUCAÇÃO E REPÚBLICA

Coordenador: PAULO EVALDO FENSTERSEIFER

Período de realização da pesquisa: 20/08/2014 - 19/08/2017

Apresentação: Este projeto resulta de esforço que venho realizando em minha atividade acadêmica, de pensar a educação nas suas inter-relações sócio históricas, em particular no lugar que ela ocupa, do ponto de vista político, em sociedades democráticas e republicanas, como é o caso do Brasil contemporâneo.

Público-alvo: Comunidade científica

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivo:

Com base nas formulações de autores modernos e contemporâneos acerca da República, da Democracia e da Educação, investigar em que sentido as atividades educacionais podem sustentar-se nos princípios filosóficos, éticos e políticos nos quais se assentam e se legitimam sociedades republicanas e democráticas.

Resultados:

Neste ano em que a escola republicana e democrática sofreu múltiplos ataques, sendo um dos mais graves o Programa Escola Sem Partido (PL 867/2015), nossas investigações assumem maior relevância. Debruçar-se então, como se propõe esta pesquisa, sobre os referenciais que dão sustentação à sociedade republicana e suas instituições, torna-se imperioso, dado que em uma República Democrática as instituições por mais fundamentais que sejam são instituições seculares, nós que as instituímos, essa é a sua fragilidade e sua força. Nosso propósito tem sido chamar a atenção para o fato de que se leve em consideração, no enfrentamento de proposições como a da PL em questão, os marcos de uma sociedade democrática e republicana, a não ser que nos coloquemos abertamente contra estes marcos.


Grupo de Pesquisa: Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC

Título: CONCEPÇÕES DE SAÚDE E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES À ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Coordenadores: MARIA CRISTINA PANSERA DE ARAUJO, OTAVIO ALOISIO MALDANER, MARLI DALLAGNOL FRISON e RUBIA EMMEL

Período de realização da pesquisa: 03/03/2014 - 20/11/2017

Apresentação: A pesquisa será desenvolvida na Unijuí, Brasil e em Minho (UM), Portugal. Focaliza estudos sobre promoção e educação para saúde, na formação inicial e continuada de professores, numa perspectiva de articular esta temática com a alfabetização científica na constituição do currículo escolar. Busca-se compreender educação para saúde e desenvolvimento de metodologias de ensino do tema, contribuindo na educação para a saúde, na formação docente inicial.

Público-alvo: Comunidade científica, Estudantes, Estudantes (intercâmbio)

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivos:

Resultados:

Em 2016, foram publicados um livro, dois capítulos, três artigos em revistas e quatro trabalhos em anais de eventos. A preocupação com as abordagens de saúde nas licenciaturas é frágil e precisa ser reforçada apesar de alguns componentes curriculares abordarem este tema.


3. PROGRAMA: PROJETOS DE EXTENSÃO

PROJETO: Espaço do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na Rádio UNIJUÍ FM

COORDENADORES: Helena Copetti Callai, Carmen Antunes, Ligia Vanessa da Silva, Daniel Bardini Dürks e Sabrina Corrêa.

APRESENTAÇÃO:

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ oferece o Curso de Mestrado, desde 1995, e Doutorado, desde 2010, credenciado pela CAPES e MEC, com conceito 4, tendo titulado centenas de mestres e doutores. Diante disso, faz-se necessário proporcionar uma maior visibilidade aos trabalhos, dissertações e teses, produzidos pelos egressos do Programa, ao longo dos vinte anos de funcionamento, que está sendo divulgado na Rádio UNIJUÍ FM, com a atuação de mestrandos e doutorandos do Programa, e a participação dos egressos, autores dos trabalhos que são divulgados durante a programação

OBJETIVOS:

Geral

Resgatar as dissertações e teses produzidas pelos egressos, como forma de acompanhar a trajetória dos mestres e doutores titulados pelo Programa, fazendo a divulgação na Rádio UNIJUÍ FM.

Específicos

RESULTADOS:

Desde o início do projeto, em 2013, vem apresentando resultados significativos, como: Envolvimento dos estudantes nas pesquisas dos egressos; divulgação das dissertações e teses dos egressos; reaproximação dos egressos ao Programa de Pós-Graduação; discussão sobre os temas relacionados à educação e ampla divulgação do Programa de Pós-Graduação. Destacam-se alguns dos temas que foram pesquisados e divulgados em 2016: - A criança com paralisia cerebral num programa de aprendizagem não formal ambientado na Fisioterapia – limites e potencialidades na fase pré-escolar; - Experiências escolares de jovens-mães da periferia de Ijuí-RS”; - Diálogo sobre a dissertação defendida no ano de 2010, intitulada: “Concepções de universitários da área de saúde sobre biologia, saúde reprodutiva e tabagismo”; - O novo Plano Nacional de Educação; - Pensamento fraco e educação: uma leitura de Vattimo; - Diálogo sobre o grupo de estudos que envolve professores da universidade e da educação básica, para pensar o desenvolvimento curricular no ensino de ciências; - Recreio escolar: práticas corporais e suas significações; - Convênio UNIJUÍ – UNIBALSAS e experiências no mestrado; - Relatos do estágio sanduiche realizado por doutorandos, em Portugal, Itália e Espanha; - A visão da criança sobre o brincar no ambiente hospitalar: um estudo em um hospital do município de Cruz Alta/RS.


PROJETO:  Divulgação de Textos da área de Educação elaborados por egressos, mestrandos, doutorandos e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências

COORDENADORES: Helena Copetti Callai, Carmen Antunes, Thaís de Souza Lasch, Marcus Scheer e Jenerton Arlan Schütz.  

APRESENTAÇÃO:

O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da UNIJUÍ oferece o Curso de Mestrado, desde 1995, e Doutorado, desde 2010, credenciado pela CAPES e MEC, com conceito 4. Desde o seu início, muita produção tem sido feita pelos estudantes, para além das dissertações e teses, que são publicadas após a finalização do mestrado e do doutorado. Da mesma forma os discentes também têm muita produção que precisa ter um meio de circulação de fácil acesso a toda a comunidade acadêmica. Neste sentido, é necessário proporcionar um espaço para que os estudantes publiquem as suas produções em forma de textos, com o intuito de tornar visíveis e socializar os trabalhos que são feitos durante a trajetória do curso. O projeto visa também à reaproximação dos egressos do Programa, pois os mesmos também serão convidados a publicar os referidos textos. Entende-se que esta será uma das formas de interlocução e acompanhamento dos estudantes do mestrado e doutorado em Educação nas Ciências.

OBJETIVOS:

Geral

Publicar as produções dos egressos, mestrandos, doutorandos e docentes em forma de textos na página do Programa.

Específicos

 

RESULTADOS:

Destacam-se alguns dos temas que foram produzidos em 2016: A Autoarqueologia Como Possibilidade Descritiva; A Banalização da Educação; A Exercitação dos Corpos Femininos e Identidade de Mulher: Onde Estou e Aonde Devo Ir?; Aproximações da Relação entre a Liberdade e a Ética em Arendt; Aproximações Ético-Educativas no Ensino Escolar; As Noções de Sentido e Significado no Pensamento de Vigotski; Compreensões Sobre o Educar pela Pesquisa em Sala de Aula; Considerações sobre Educação em Saúde; Divertida/Mente - para Refletir sobre o Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais na Interface entre Cinema e Educação; Educação do Campo no Município de São Miguel do Oeste: Cruzamento de Saberes, Experiências e Culturas; Educação em Saúde: Programa de Ginástica Laboral como Atividade Educativa; Educação para Cidadania no Atual Contexto Brasileiro; Espaço Geográfico como Teoria Social do Lugar; Ética e Responsabilidade: "o Pão Nosso de Cada Dia"; História da Educação, Formação de Professores e Identidade Profissional; O Dilema da (Sobre) Vivência e as Questões Ambientais; Os Desafios Educacionais em Tempos Líquidos. Participantes: Mario Jose Puhl (Autor) e Paulo Evaldo Fensterseifer (Orientador). Arquivos: Sobrevivencialismo - Uma Reação ao Discurso da Catástrofe Ambiental.pdf


PROJETO: Círculo de Leitura Solidária

COORDENADORES: Helena Copetti Callai, Solange Schorn e Fábio Pillat

APRESENTAÇÃO:

Esse projeto busca incentivar a circulação e o empréstimo de vários títulos, fomentar a leitura e a pesquisa adotando um comportamento solidário entre os envolvidos. Trata-se de uma proposta de doações e troca de livros, CDs, DVDs, revistas, teses e dissertações entre estudantes, professores e funcionários do PPGEC.

OBJETIVOS:

Consiste num espaço de circulação de livros com o propósito de criar uma rede de leitura entre estudantes, professores e funcionários do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – PPGEC constituindo um caminho de acesso e apropriação solidária de materiais.

RESULTADOS:


4. PROMOÇÕES DE EVENTOS DO PROGRAMA

Seminário Temático: “Educação na Contemporaneidade”, com o Prof. Dr. António Nóvoa, da Universidade de Lisboa, Sala E 3/4, UNIJUÍ, Campus Ijuí / 31 de março/ Manhã e Tarde.

Nº DE PARTICIPANTES: 120

Seminário Temático: “Currículo e Formação de Professores: Pressupostos da Base Nacional Comum Curricular”, com a Profª Drª Agustina Rosa Echeverria, da Universidade Federal de Goiás, 13 de junho/ Sala E1/2/ Manhã e Tarde/ Campus Ijuí.

Nº DE PARTICIPANTES: 110


5. PARTICIPAÇÕES EM BANCA DE OUTRAS IES

CASTOLDI, Luciana. Equação de 1 Grau: uma proposta de ensino e de aprendizagem utilizando jogos. Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 2016. MEMBROS DA BANCA: Ocsana Sonia Danyluk; Neiva Ignês Grando; Cátia Maria Nehring; Alana Neto Zoch.

VIEIRA, Shayane Mossi. Análise discursiva das representações semióticas mobilizadas por licenciandos em matemática no ensino e na aprendizagem de funções. Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2016. MEMBROS DA BANCA: Rita de Cassia Pistóia Mariani; Cátia Maria Nehring; Sandra Eliza Vielmo.

KRONBAUER, Cíntia Fogliatto. Construção de saberes na formação inicial de professores: diálogos com professores de matemática em início de carreira. Mestrado em Educação. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2016. MEMBROS DA BANCA: Celso Ilgo Henz; Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes; Cátia Maria Nehring; Luiz Gilberto Kronbauer; Liane Teresinha Wendling Roos.

BRANDT, Aline Mota. A área de Ciências da Natureza e o desafio da interdisciplinaridade no Ensino Médio. Mestrado em Ensino de Ciências. Universidade Federal do Pampa, Bagé/RS, 2016. MEMBROS DA BANCA: Ângela Maria Hartmann; Cátia Maria Nehring; Vania Elisabeth Barlette.

SOARES, Renira Carla. Utilização da plataforma de prototipação de Hardware Arduino como apoio à aprendizagem de conceitos do componente curricular de programação do ensino médio integrado no IFF - Campus Santo Augusto. Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2016. MEMBROS DA BANCA: Frederico Menine Schaf; Cátia Maria Nehring.

SCHEIFLER, Anderson Barbosa. O Bolsista PROUNI na universidade de Cruz Alta: perspectivas e impactos sociais. Mestrado em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta/RS, 2016. MEMBROS DA BANCA: Sirlei De Lourdes Lauxen; Eva Teresinha de Oliveira Boff; Patricia Dall'Agnol Bianchi.

CORADINI, Lidiane Carvalho. Integralidade na atenção à saúde: um estudo com as mulheres enfermeiras que atuam nas estratégias de saúde da família da cidade de Cruz Alta-RS. Mestrado em Atenção Integral à Saúde. Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta/RS, 2016. MEMBROS DA BANCA: Solange Beatriz Billig Garces; Eva Teresinha de Oliveira Boff; Janaina Coser.

LIPPI, Elisiane Andreia. O acolhimento da criança de 3 a 5 anos quando ingressa na escola de educação infantil. Mestrado em Educação. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim/RS, 2016.  MEMBROS DA BANCA: Arnaldo Nogaro; Hedi Maria Luft.

JÚNIOR, Carlos André Silva. O pensamento evolutivo como invariante universal em Biologia estruturando o ensino de citologia em nível médio. Mestrado em Matemática. Universidade Federal de Uberlândia, Santa Mônica/MG, 2016. MEMBROS DA BANCA: Maria Cristina Pansera de Araújo.

SALOMÃO, Vanessa Maria Marques. Horta escolar: temas geradores e os momentos pedagógicos no ensino de Ciências. Mestrado em Matemática. Universidade Federal de Uberlândia, Santa Mônica/MG, 2016. MEMBROS DA BANCA: Maria Cristina Pansera de Araújo.

REIS, Erisnaldo Francisco. Modelagem matemática e Leishmaniose: proposta de ensino e de aprendizagem relacionando Biologia e Matemática. Mestrado em Mestrado em Ciências Exatas. Centro Universitário Univates, Lajeado/RS, 2016. MEMBROS DA BANCA: Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen; Marli Teresinha Quartieri; Miriam Ines Marchi; Márcia Jussara Hepp Rehfeldt; Maria Cristina Pansera de Araújo.

PIVA, Jaíne de Lima. Competição, cooperação e educação física: uma equação necessária à formação escolar. Mestrado em Educação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 2016. MEMBROS DA BANCA: Flávia Eloisa Caimi; Maria Simone Vione Schwengber; Eliane Lucia Colussi.

OLIVEIRA, Fernando Luis de. Tecnologia e Educação: Desenvolvimento de uma Ferramenta para Gestão de Instrumentos Avaliativos no Âmbito Escolar. Mestrado em PPG em Ensino Científico e Tecnológico. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim/RS, 2016. MEMBROS DA BANCA: Cênio Back Weyh; Otavio Aloisio Maldaner; Neusa Maria John Scheid.

SAGRILO, Jose Cesar. O programa de prevenção e combate à evasão escolar (PPCEE) como agente de inclusão educacional: uma análise de resultados (2011-2014). 2016. Mestrado em Educação. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel/PR, 2016. MEMBROS DA BANCA: Elisabeth Rossetto; Sidinei Pithan da Silva; Aparecida Favoreto; Lucia Terezinha Zanato Tureck.

MOURA, Juliano Branco de. Análise da percepção dos empreendimentos econômicos solidários acerca do desenvolvimento da economia solidária no planalto catarinense. Mestrado em Educação. Universidade do Planalto Catarinense, Lages/SC, 2016. MEMBROS DA BANCA: Geraldo Augusto Locks; Ana Maria Netto Machado; Mareli Eliane Graupe; Walter Frantz.


6. LABORATÓRIOS

LABORATÓRIO DE PESQUISA

RESPONSÁVEIS: HELENA COPETTI CALLAI/ EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

O Programa ocupa aproximadamente dois terços do prédio Alfa, no Campus de Ijuí, onde se encontra a secretaria, a sala da coordenação, um miniauditório, salas para reuniões e/ou encontros de grupos de pesquisa, salas para atendimento individual ou para reuniões de pequenos grupos e um laboratório equipado com computadores, internet wireless e com um ambiente adequado para o descanso dos discentes que ficam na universidade nos intervalos das aulas. Além disso, o Programa possui um espaço em que a sua dinâmica de funcionamento propriamente se expressa, que é a Sala D8/9, no Prédio D, no Complexo da Pós-Graduação, no Campus Ijuí. Nesse espaço cada uma das linhas de pesquisa tem um ambiente adequado em que se concentram as atividades a ela pertinentes, com salas para suas reuniões e sessões de orientação, com móveis adequados e computadores com acesso à Internet à disposição dos docentes e discentes. Nos prédios ao lado, encontram-se as salas de aula, bem como salas equipadas para as sessões em que se realizam as bancas de avaliação do Programa.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

Os dois Laboratórios do Programa têm-se configurado como lugar privilegiado da pós-graduação stricto sensu em educação da UNIJUÍ.  Com atendimento nos dias da semana, de segundas às sextas-feiras, convivem nestes espaços mestrandos e doutorandos com professores e bolsistas de iniciação científica. Para os estudantes que vêm de outros municípios, ou mesmo de Ijuí, o espaço da Sala D8/9 constitui-se no lugar de encontro, de troca de ideias e de reuniões de grupos e de sessões de orientação. O acervo da biblioteca setorial está sendo incrementado com doações de professores do Programa e com doações que o Programa costuma receber de outras instituições. Já o Laboratório de convivência dos estudantes, localizado próximo à Secretaria do Programa, tem se constituído num ambiente em que ocorre a integração e a socialização das pesquisas, proporcionadas através dos encontros de grupos, estudantes e professores, consolidando assim as aspirações do Programa.

PÚBLICO-ALVO: Pesquisadores e estudantes

REVISTA CONTEXTO & EDUCAÇÃO

A Revista Contexto & Educação, publicada pela Editora Unijuí, vincula-se ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado - da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Apresenta-se no formato eletrônico, no Open Journal System, sob o número de ISSN 2179-1309, no seguinte endereço eletrônico: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/index. Trata-se de um periódico de livre acesso, que, na classificação Qualis Capes, está com conceito B4, na educação, e B2, no ensino. Nela são publicados artigos científicos com temas e questões de caráter teórico, ancorados em pesquisas e experiências educativas de interesse no debate educacional. Idealizada como veículo de divulgação e incentivo às práticas inovadoras nos diversos âmbitos da educação, a Revista Contexto & Educação, em mais de vinte anos de circulação, consolidou-se com a publicação, em língua portuguesa e/ou espanhola, da produção intelectual de pesquisadores vinculados aos diversos campos e áreas específicas da educação em suas articulações com a sociedade e escola.

No ano de 2016 foram publicados os números: v. 30, n. 96 (2015): Sobre Ensino e Formação Docente; v. 30, n. 97 (2015): As Múltiplas Abordagens da Educação Ambiental; v.31, 98 (2016): Currículo escolar, processo educacional e constituição do sujeito no mundo contemporâneo.


7. PUBLICAÇÕES

Área de avaliação na CAPES: Educação

Artigos completos publicados em periódicos

Publicação Qualis
WENZEL, J. S.; MALDANER, O. A. A prática da escrita e da reescrita orientada no processo de significação conceitual em aulas de química. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 18, p. 129-146, 2016. A2
WYZYKOWSKI, T.; GULLICH, R. I.; ARAÚJO, M. C. P. de. Compreendendo a experimentação em Ciências: entre o discurso e a prática. Revista de Educación en Biología, v. 19, p .35-, 2016. A2
ANDRADE, E.; NOGARO, A.; CALLAI, H. C. Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento. Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996), v. 19, p. 123-144, 2016. B1
MARTINAZZO, C. J. Ensinar a viver: o sentido do ato de educar em Edgar Morin. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 97, p. 443-446, 2016. B1
MEDEIROS, D.; SCHWENGBER, M. S. V. Corpos-ouvidos destes tempos: implante coclear na mídia. Educação (Santa Maria. Online), v. 41, p. 435-446, 2016. B1
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VIEIRA, D. C. D.; BITTENCOURT, V. L. L.; SILVA, T. P.; HAMERSKI, H. M.; BOFF, E. T. de O.; STUMM, E. M. F. Percepções de usuários da estratégia de saúde da família sobre saúde, prevenção e autocuidado. Revista de Enfermagem UFPE Online, v. 10, p. 413-418, 2016. B4
VIEIRA, M. M. M.; ARAÚJO, M. C. P. de. Os estudos de Shulman sobre formação e profissionalização docente nas produções acadêmicas brasileiras. Cadernos de Educação - UFPel (ONLINE), v. 53, p. 1-, 2016. B4
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WYZYKOWSKI, T.; FRISON, M. D. A reflexão no estágio de docência em Ciências como elemento constitutivo de professores. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. EXT., p. 195-201, 2016. B4
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ZANON, L. B.; FRISON, M. D.; SILVA, R. M. G. Formação Continuada de Professores Articulada pelo viés da Reconstrução Curricular na Modalidade de Situação de Estudo. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. EXT., p. 1285-1290, 2016. B4
BOUFLEUER, J. P.; DELLAFAVERA, J. S. Educação e Linguagem: novas percepções com base na pragmática. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 727-744, 2016. B5
CALLAI, H. C. O Livro Didático no contexto dos processos de avaliação. Okara: Geografia em Debate (UFPB), v. 10, p. 273-290, 2016. B5
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GONZÁLEZ, F. J. Desafíos para la educación física escolar brasileña: una propuesta de currículum. Retos, v. 29, p. 188-194, 2016. -
PEIRÓ, C. V.; DEVÍS-DEVÍS, J.; GONZÁLEZ, F. J. Colectivos vulnerados y buenas prácticas en la educación física escolar. Tándem, v. 054, p. 7-13, 2016. -
GERHARDT, M. C.; KUHN, M.; FRANTZ, W. Seminário integrado e Paulo Freire: possibilidades e alegrias de sermos ou nos tornarmos sujeitos pesquisadores. Revista Di@alogus, v. 5, p. 17-26, 2016. -
PILLATT, F. R.; ZUCHI, C. M.; NEHRING, C. M.; ARAÚJO, M.C.P. de. Compreendendo a Extensão e sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa no âmbito da Educação Superior: uma análise qualitativa com o ATLAS.ti. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 2, p. 31-44, 2016. -
LUBECK, E.; ARAÚJO, M. C. P. de. Currículo na Educação Superior: quesitos para a formação em Produção Cultural. Revista Cadernos de Comunicação Santa Maria, v. 20, p. 1-, 2016. -

Livros

BOFF, E. T. de O.; BUSNELLO, M. B. (Orgs.). Educação para a saúde: Diálogos nos Diferentes Cenários de Práticas Educativas. Ijuí - RS: Unijuí, 2016. 11 p.

BOFF, E. T. de O.; CARVALHO, G. S. de; ARAÚJO, M. C. P. de. (Orgs.). Interações entre conhecimentos, valores e práticas na Educação em Saúde. Ijuí: Unijuí, 2016. 208 p.

CALLAI, H. C. (Org.) Educação nas Ciências - Memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016. 224 p.

CALLAI, H. C; MORAES, M. M. Pesquisa, Educação e Cidadania: percursos Teóricos e metodológicos. Ijuí: UNIJUÍ, 2016. 210 p.

ECHEVERRIA, A. R.; ZANON, L. B. (Orgs.). Formação Superior em Química no Brasil - Práticas e Fundamentos Curriculares. 2. ed. (revisada) Ijuí: UNIJUÍ, 2016. 300 p.

HAMES, C.; ZANON, L. B.; ARAÚJO, M. C. P. de. (Orgs.). Currículo Integrado, Educação e Trabalho - Saberes e Fazeres em Interlocução. Ijuí: UNIJUÍ, 2016. 224 p.

MARTINAZZO, C. J.; BARBOSA, M. G.; DRESCH, O. I. A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. Ijuí: Unijuí, 2016. 192 p.

MARTINAZZO, C. J.; SILVA, S. P.; CASSOL, C. V. Complexidade e educação em diálogo. Ijuí e Frederico Westphalen: Unijuí e URI, 2016. 257 p.

NERY, B. K.; ZANON, L. B. (Orgs.). Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Docente em Química e Ciências. Ijuí: UNIJUÍ, 2016. 240 p.

SCHONARDIE, P. A.; ANDRIOLI, L. A.; FRANTZ, W. (Orgs.). Educação Popular e Políticas Públicas: reflexões a partir de diferentes lugares e olhares. Ijuí: UNIJUÍ, 2016. v. 500. 184 p.

SCHONARDIE, P. A.; PILLAT, L. R. B.; SILVA, S. P. da. Sociedade Brasileira e Educação. Ijuí: Unijuí, 2016. v. 300. 168 p.

SILVA, S. P. da. Pós-modernidade, capitalismo e educação. Curitiba: Appris, 2016. v. 1.200. 330 p.

VEIGA, C. H.; ZANON, L. B. A Atividade de Interação com Integração de Aprendizagens: Uma didática para Ambientes de Ensino Dinâmicos. Curitiba: Appris, 2016. 183 p.

WESCHENFELDER, N. V.; CANCIAN, V. A.; GALLINA, S. F. Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Santa Maria e Brasília: Editora UFSM; MEC SEB, 2016. v. 2. 369 p.

 

Capítulos de livros publicados

ALBRECHT, B.; GUELLER, S.; ROCHA, V. R.; FRISON, M. D. Articulação entre produção de currículo, ensino de ciências e formação de docente. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. (Orgs.). Alfabetização numa relação intercultural. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 109-115.

APPELT, J. P.; WESCHENFELDER, N. V. O cravo e a rosa: Identidades generificadas na educação infantil. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUI, 2016, p. 247-254.

ARAÚJO, M. C. P. de; SARTORI, J. L. Orientação e Educação Alimentar e Nutricional no Contexto Escolar: Revisão da Literatura. In: BOFF, E. T. de O.; BUSNELLO, M. B. (Orgs.). Educação para a saúde: Diálogos nos Diferentes Cenários de Práticas Educativas. Ijuí - RS: Unijuí, 2016, p. 1-.

ARAÚJO, M. C. P. de; EMMEL, R.; CAMBRAIA, A. C. Aproximações e distanciamentos dos currículos de Ciências Biológicas e Computação. In: BOFF, E. T. de O.; CARVALHO, G. S. de; ARAÚJO, M. C. P. de. (Orgs.) Interações entre conhecimentos, valores e práticas na Educação em Saúde. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 109-132.

BELTER, L.; WESCHENFELDER, N. V. O protagonismo infantil na pesquisa: Aprendendo a ver, ouvir e a dialogar com a infância. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUI, 2016, p. 280-288.

BOFF, E. T. de O. Situação de estudo em escola de educação básica: um espaço interativo de produção de conhecimento. In: MASSENA, E. P. (Org.). Situação de estudo em escola de educação básica: um espaço interativo de produção de conhecimento. 623. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 39-59.

BOFF, E. T. de O.; ARAÚJO, M. C. P. de; FRISON, M. D. Formação Docente: Desafios e Possibilidades no Desenvolvimento de Currículo. In: CALLAI, H. C. (Org.). Educação nas Ciências: memórias de ideias e práticas. Ijuí: Editora Unijuí, 2016, p. 1-224.

BOFF, E. T. de O.; NASCIMENTO, L. S.; GIROTTO, C. T. M.; STUMM, E. M. F.; FRANZ, L. B. B. Análise da utilização de dietas para redução de peso por adolescentes. In: BOFF, E. T. de O.; BUSNELLO, M. B. (Orgs.). Educação para a saúde: Diálogos nos Diferentes Cenários de Práticas Educativas. Ijuí - RS: Unijuí, 2016, p. 59-74.

BOFF, E. T. de O.; NASCIMENTO, L. S.; GIROTTO, C. T. M.; STUMM, E. M. F. Análise da Utilização de Dietas para Redução de Peso por Adolescentes. In: BOFF, E. T. de O.; BUSNELLO, M. B. (Orgs.). Educação para a saúde: Diálogos nos Diferentes Cenários de Práticas Educativas. Ijuí - RS: Unijuí, 2016, p. 59-74.

BONFADA, V.; GROSS, C. B.; VIEIRA, D. C. D.; BOTTEGA, F.; BITTENCOURT, V. L. L.; BOFF, E. T. de O.; ARAÚJO, M. C. P. de. A formação do docente na Área da Saúde em nível superior: ensino, pesquisa e extensão. In: MEMBIELA, P.; CASADO, N.; CEBREIROS, M. I. (Orgs.). Nuevos escenarios en la docencia universitaria. Vigo: Educacion, 2016,  p. 285-290.

BONMANN, L.; COPETTI, M.; FRISON, M. D.; ARAÚJO, M. C. P. de. Influências dos saberes docentes nos processos de ensino, aprendizagem e formação. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. (Orgs.). Alfabetização numa relação intercultural. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 213-217.

BOUFLEUER, J. P. Habermas e a educação: sobre a pertinência do conceito de "ação comunicativa" para a educação. In: CARVALHO, A. F.; AZEREDO, V. D. (Org.). Filosofia e educação no mundo contemporâneo. São Paulo: Humanitas: FAPESP, 2016, p. 97-121.

BOUFLEUER, J. P. Horizontes éticos para um mundo humano comum. In: TREVISAN, A. L.; TOMAZETTI, E. M.; ROSSATTO, N. D. (Org.). Biopolítica, Barbárie e Educação. Curitiba: Appris, 2016, p. 1-13.

BOUFLEUER, J. P.; FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, S. P.; MARTINAZZO, C. J.; AZEREDO. V. D.; SCHNEIDER, P. R. O pedagógico, o ético e o político em suas vinculações com a educação. In: CALLAI, H. C. (Org.) Educação nas Ciências - Memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 75-90.

BOUFLEUER, J. P.; FREITAS, A. S. As lições do professor Antônio Joaquim Severino acerca do pedagógico, do ético e do político em suas vinculações com a educação. In: DALBOSCO, C. A.; PAGNI, P. A.; GALLO, S. (Org.). Filosofia da educação como práxis humana - Homenagem a Antônio Joaquim Severino. São Paulo: Cortez Editora, 2016, p. 123-141.

BOUFLEUER, J. P.; JOHANN, M. R. A estética como possibilidade de alargamento do horizonte da ética: intercomplementaridades formativas. In: RAJOBAC, R.; BOMBASSARO, L. C.; GOERGEN, P. (Org.). Experiência formativa e reflexão. Caxias do Sul: EDUCS, 2016, p. 133-146.

BUSNELLO, M. B.; FRANTZ, W. Educação Popular como Prática de Educação Permanente no Campo da Saúde e na Alimentação e Nutrição. In: BOFF, E. T. de O.; BUSNELLO, M. B. (Orgs.). Educação para a saúde: Diálogos nos Diferentes Cenários de Práticas Educativas. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 17-36.

CALLAI, H. C. Espaço-Tempo-Intencional da Interlocução de Saberes: o Mestrado e o Doutorado do PPGEC-Unijui em 20 anos. In: CALLAI, H. C. (Org.) Educação nas Ciências - Memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 13-25.

CALLAI, H. C. O livro didático permite e oportuniza a democratização do conhecimento?. In: SPOSITO, E.; SANT´ANNA NETO, J. L.; MELAZZO, E. S. A. (Org.). A diversidade da geografia brasileira. Escalas e dimensões da análise e da ação. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2016, p. 287-306.

CALLAI, H. C.; PEREZ, F. G. A educação para a cidadania e a pesquisa. In: CALLAI, H. C.; MORAES, M. M. Pesquisa, Educação e Cidadania: percursos Teóricos e metodológicos. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, 18-29.

CALLAI, H. C.; MORAES. A pesquisa como processo formativo: os caminhos da aprendizagem. In: CALLAI, H. C.; MORAES, M. M. Pesquisa, Educação e Cidadania: percursos Teóricos e metodológicos. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 1-15.

CALLAI, H. C.; MORAES; BRUM, C. M. Internacionalização: experiência e conhecimento. Políticas Educacionais e Formação de Professores. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 1-3.

CAMBRAIA, A. C.; ZANON, L. B. Interlocução de Saberes na Pesquisa-Ação Mediada por Estudos sobre a Temática Pertinente ao Currículo Integrado. In: HAMES, C.; ZANON, L. B.; ARAÚJO, M. C. P. de. (Orgs.). Currículo Integrado, Educação e Trabalho - Saberes e Fazeres em Interlocução. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 57-90.

CARVALHO, G. S.; ARAÚJO, M. C. P. de; BOFF, E. T. de O.; PEREIRA, R. B. T.; SABOGA-NUNES, L. A. European health literacy scale (HLS-EU-BR) applied in a Brazilian higher education population of Rio Grande do Sul (RS). Science education research: Engaging learners for a sustainable future. 9. ed. Braga: European Science Education Research Association (ESERA), 2016, v. 4, p. 1-7.

COSSETIN, V. L. F.; BOUFLEUER, J. P.; FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, S. P.; MARTINAZZO, C. J.; AZEREDO. V. D.; SCHNEIDER, P. R. O pedagógico, o ético e o político em suas vinculações com a educação. In: CALLAI, H. C. (Org.) Educação nas Ciências - Memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 75-90.

DIAS, P. L. V.; WESCHENFELDER, N. V. Histórias de vida, formação docente no curso normal e o cinema: imagens e narrativas. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUI, 2016, p. 193-200.

ECHEVERRIA, A. R.; ZANON, L. B. A Constituição do Professor Pesquisador pela Apropriação dos instrumentos Culturais do Fazer Pesquisa. In: ECHEVERRIA, A. R.; ZANON, L. B. (Orgs.). Formação Superior em Química no Brasil - Práticas e Fundamentos Curriculares. 2. ed. (revisada) Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 73-98.

EMMEL, R.; ARAÚJO, M. C. P. de. A investigação-formação-ação na formação inicial em Ciências Biológicas: a prática de ensino e as relações com o currículo e o livro didático. In: BONOTTO, D. de L.; LEITE, F. de A.; GÜLLICH, R. I. da C. (Orgs.). Movimentos formativos: desafios para pensar a educação em Ciências e Matemática. Tubarão: Copiart, 2016, p. 133-156.

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FENSTERSEIFER, P. E. Tensões e sínteses possíveis na Educação Física Escolar. In: BINS, G. N.; DIEHL, V. R. O.; LOPES, R. A. (Org.). Educação física na escola: entre demandas curriculares e experiências artesanais. Porto Alegre: ESEFID-UFRGS, 2016, p. 336-353.

FENSTERSEIFER, P. E.; ZUCHI, C. Ética, Educação e Conhecimento: Reflexões acerca da formação docente. In: ANDRADE, E. (Org.). Políticas educacionais e formação de professores. Curitiba: CRV, 2016, p. 1-11.

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FRANTZ, W.; SCHNEIDER, J. O. Um lugar à educação popular no debate sobre práticas cooperativas. In: SCHÖNARDIE, P. A.; ANDRIOLI, L. Â.; FRANTZ, W. (Orgs.). Educação popular e políticas públicas: reflexões a partir de diferentes lugares e olhares. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, v. 500, p. 107-130.

FRISON, M. D. Docência e Formação Inicial: aprendendo a ser professor(a) no espaço e tempo do estágio. In: MASSENA, E. P. (Org.). Situação de Estudo: processo de significação pela pesquisa em grupos interinstitucionais. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 111-147.

GIROTTO, C. T. M.; BOFF, E. T. de O. Alimentação e nutrição no contexto do livro didático: Estratégia de Educação Alimentar e Nutricional na Escola Básica. In: BOFF, E. T. de O.; CARVALHO, G. S. de; ARAÚJO, M. C. P. de. (Orgs.) Interações entre conhecimentos, valores e práticas na Educação em Saúde. Ijuí: Unijuí, 2016,  p. 157-180.

GONZÁLEZ, F. J. Atuação dos professores na Educação Física escolar: entre o abandono do trabalho docente e a renovação pedagógica. In: SILVA, C. da C. et al. (Org.). Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte. Florianópolis: Editora Tribo da Ilha, 2016, p. 45-70.

GROSS, C. B.; BOTTEGA, F.; BONFADA, V.; ARAÚJO, M. C. P. de; BOFF, E. T. de O.; VIEIRA, D. C. D.; BITTENCOURT, V. L. L. Reflexões sobre a constituição da docência no Ensino Superior, na Área da Saúde. MEMBIELA, P.; CASADO, N.; CEBREIROS, M. I. (Orgs.). Nuevos escenarios en la docencia universitaria. Vigo: Educacion, 2016, p. 279-284.

HEIDEL, A. R. T.; WESCHENFELDER, N. V. Entrelaçamentos das culturas infantis e culturas escolares: processos investigativos e reflexivos. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 178-184.

LEITE, F. A.; ZANON, L. B.; DATTEIN, R. W. Contribuições de Narrativas na Formação Inicial e Continuada dos Professores de Ciências: Implicações Epistemológicas. In: BONOTTO, D. de L.; LEITE, F. de A.; GÜLLICH, R. I. da C. (Orgs.). Movimentos formativos: desafios para pensar a educação em ciências e matemática. Tubarão, SC: Ed. Copiart, 2016, p. 113-132.

LOTTERMANN, O.; SILVA, S. P. da. A Gênese do Currículo Integrado: referenciais teóricos e suas implicações políticas, epistemológicas e sociais. In: HAMES, C; ZANON, L. B; PANSERA-DE-ARAÚJO, M.C. (Org.). Currículo Integrado, Educação e Trabalho: saberes e fazeres em interlocução. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 17-36.

LUFT, H. M.; FRANTZ, W.; WEYH, C. B. Planejamento participativo, políticas públicas e estratégias educativas emancipatórias. In: ANDRADE, E. (Org.). Políticas educacionais e formação de professores. Frederico Westphalen: CRV, 2016, p. 97-103.

LUFT, H. M.; WEYH, C. B.; FRANTZ, W. Planejamento participativo como estratégia educativa de emancipação humana. In: ANDRADE, E. (Org.). Políticas educacionais e formação de professores. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 15-.

MALDANER, O. A.; FRISON, M. D.; ZANON, L. B. Articulação entre desenvolvimento curricular e formação inicial de professores de química. In: ECHEVERRIA, A. R.; ZANON, L. B. (Orgs.). Formação Superior em Química no Brasil - Práticas e Fundamentos Curriculares. 2. ed. (revisada) Ijuí: UNIJUÍ, p. 209-231.

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