Secretaria Acadêmica

Download .doc Download .pdf
Voltar

Campus Ijuí

Possui uma equipe de 13 colaboradores, sendo 12 em regime de trabalho de 38 horas e 01 colaborador com 40 horas.

Campus Santa Rosa

Possui uma equipe de 04 colaboradores. Duas colaboradoras atuam em regime de trabalho de 38 horas, uma colaboradora com 36 horas e um colaborador 19 horas.

A Secretaria Acadêmica tem como propósito “ser um espaço institucional de referência no atendimento, na gestão e preservação dos registros da vida acadêmica”, trabalhando com o objetivo de elevar o nível de acompanhamento e supervisão das atividades acadêmicas e também criar processos de inovação nos registros acadêmicos.

Neste sentido, procura aperfeiçoar suas atividades e criar dinâmicas que fortaleçam este propósito, se tornando realmente uma Unidade de referência nas questões acadêmicas, assessorando secretarias de curso, estudantes, professores e garantindo a exatidão nos processos.

Destacam-se, a seguir, algumas das principais ações realizadas no ano de 2016, que aperfeiçoaram o trabalho da equipe/Unidade:

- Centralização da expedição de documentos acadêmicos: foram juntados, em um mesmo setor dentro da Secretaria Acadêmica, a emissão de documentos da Graduação e da Pós-Graduação, emissão de conteúdos programáticos (que antes eram emitidos por um funcionário que integrava o Setor de Formandos), a emissão de documentos do Estudante Eventual (antes realizada pela Secretária Acadêmica Adjunta), a expedição de Guia de Transferência e Atestado de Vaga (antes emitidos por uma funcionária do Setor de Cadastro e Arquivo), emissão de Certificados Institucionais e demais atestados, declarações e históricos acadêmicos.

Com essas mudanças, além da expedição de documentação estar centralizada em um único setor, facilitando o acesso às informações, foram capacitadas duas pessoas para estas atividades (o que anteriormente não existia – apenas uma pessoa era responsável por cada tipo de emissão e conhecia os procedimentos), agilizando e aperfeiçoando os processos.

- Emissão dos Atestados de Vaga pelo SIE: Documento emitido para todos os ingressantes nos cursos de graduação da UNIJUÍ, através de Transferência Externa. Este foi um avanço muito significativo para a expedição de documentos, considerando que até 2016 eram documentos elaborados de forma manual e individual no Word. Com a criação de um aplicativo no SIE, específico para este fim, é possível gerar de forma instantânea os atestados, de acordo com a data de ingresso/matrícula, sem a necessidade de consultar pasta de estudante e/ou outros relatórios do sistema.

- Informatização de Documentos: Além da implementação, via SIE, dos atestados de vaga já citados acima, pode-se destacar a implementação no sistema da emissão das folhas de ingresso e dos termos de compromisso para entrega de documentos, ambos para os estudantes de Mestrado e de Doutorado.

- Campus Santa Rosa: Especificamente na Secretaria Acadêmica de Santa Rosa, destaca-se como um avanço bem significativo a inserção/participação da colaboradora Maiara de Moura Neis, nos processos de Formatura e participação na Solenidade de Colação de Grau. Esta função anteriormente era desempenhada apenas pela funcionária Greice (apenas uma colaboradora era capacitada para esta atividade). Pelo grupo de funcionários ser restrito a 04 colaboradores, aumenta a necessidade de todos serem capacitados para as funções da Unidade.

- Interação com Coordenadores de Curso, buscando solucionar problemas enfrentados nos prazos dos registros acadêmicos para os estudantes formandos: Esta ação foi desenvolvida, no primeiro semestre letivo, a partir da identificação dos cursos mais problemáticos, no que se refere aos prazos de fechamento das notas dos formandos, realização de aproveitamento e entrega das horas/atividades complementares.

Quadro 1 – Quadro Quantitativo Geral dos Campi

1. Estudantes matriculados Presencial e EaD (matrícula inicial) 1º/2016 2º/2016
Graduação 9.088 7.987
Artigo 51 23 20
Estudante Eventual 45 26
Pedidos de Vaga (matriculados) 754 477
Créditos 179.686 161.340
Cancelamentos 1.156 904
Créditos Cancelados 5.940 4.274
Trancamentos 873 390
Créditos Trancados 13.668 6.295
2. Formandos
Análise de Currículo – prováveis formandos 542 856
Certificados de Conclusão de Curso 782 345
Diplomas da Graduação 767 405
Históricos de Conclusão 1.432 663
Número de Solenidades de Colações de Grau 28 18
Número de Formados 782 345
3. Documentos Expedidos/Recebidos/Outros
Atestados Diversos 4.812 4.306
Certificados de Extensão 2.839 4.809
Conteúdos Programáticos 5.500 5.924
Históricos Escolares 900 756
Licença Gestante e Saúde (justificativa de faltas) 239 290
Justificativa de Falta: Serviço Militar 220 169
Transferências Expedidas 55 30
Transferências Recebidas 85 70
4. Vestibular
Total de Vagas Ofertadas 2.850 730
Total de Candidatos Inscritos 3.222 646

Para os cursos com mais problemas foi realizada uma reunião, com o comparecimento da coordenação e secretária de curso, expondo as principais questões e, principalmente, solicitando a colaboração para que estes problemas não mais aconteçam e que ocorra o cumprimento dos prazos solicitados.

Já, para muitos cursos que cumprem os prazos e seguem corretamente as orientações, foi encaminhado um e-mail parabenizando pelos procedimentos e solicitando que continuem nesta integração, principalmente com o Setor de Formandos.

Em síntese, os principais avanços foram estes, destacando-se também a união, participação e reciprocidade do grupo, que tem aumentado a cada dia.

Quadro 2 – Participações do Pessoal da Secretaria Acadêmica em Eventos/Atividades Externas

EVENTO/ATIVIDADE TIPO Nº DE PARTICIPANTES DA SECRETARIA PROMOÇÃO CARGA HORÁRIA TOTAL
Curso de Arquivologia C 01 Prime Cursos do Brasil/EaD 35h
Curso de Redação Oficial C 01 Prime Cursos do Brasil/EaD 40h
Curso de Inglês: Pré-Intermediário I e Pré-Intermediário II C 01 Hey Peppers 80h
Congresso Virtual de Recursos Humanos – 10º ConviRH C 02 rh.com.br/EaD 40h
5ª Jornada Virtual de Liderança C 03 rh.com.br/EaD 30h
Visita Técnica à UFSM – Departamento de Arquivo Geral (para conhecer o processo da Secretaria Acadêmica Digital) O 01 UFSM 04h
Gerenciamento Eletrônico e Soluções – apresentação de soluções sobre o gerenciamento eletrônico de documentos R 01 System Copiadoras 03h
Liderança Estratégica para Gestão de Resultados – Líder Coach C 01 ESGN/Unijuí 20h

Tipo:     C - CursoT - TreinamentoR – ReuniãoO – Outros

SETOR DE INGRESSO

O Setor de Ingresso é órgão de apoio vinculado à Secretaria Acadêmica, responsável pela seleção e classificação de candidatos à matrícula inicial na UNIJUÍ. Os processos seletivos para ingresso de discentes nos cursos de graduação da UNIJUÍ são denominados Vestibular ou Ingresso Extravestibular.

Com o intuito de qualificar todos os processos na realização dos Concursos Vestibulares, o Setor de Ingresso conta com representantes por campus. No ano de 2016, o Setor teve os seguintes colaboradores:

O Setor de Ingresso tem por objetivo qualificar cada vez mais seus processos de seleção, intensificando a aproximação do candidato à Instituição, buscando a satisfação do mesmo nos serviços que lhe são prestados. Para isto, utiliza-se do planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das atividades e da sincronização da realização destas com as demais unidades da instituição. As principais atividades do setor são:

No ano de 2016 foram realizados 03 (três) processos seletivos. São eles:

1º - Vestibular Verão 2016

– Modalidades Presencial e EaD, realizado no dia 06 de dezembro de 2015;

 

2º - Vestibular Mais 2016

– Modalidades Presencial e EaD, realizado no dia 31 de janeiro de 2016;

 

3º - Vestibular de Inverno 2016

– Modalidades Presencial e EaD, realizado no dia 03 de julho de 2016.

 

Relação de Vagas e Inscritos por Curso/Concurso e Modalidade
Edições - Modalidade Presencial Vestibular de Verão 2016 Vestibular Mais 2016 Vestibular de Inverno 2016
COD. CURSO CURSO VAGAS INSCRITOS VAGAS INSCRITOS VAGAS INSCRITOS
01RADM Administração - Bacharelado (IJ) 50 47 20 10 10 13
01RAGR Agronomia - Bacharelado (IJ) 80 180     50 53
01RARQ Arquitetura e Urbanismo - Bacharelado (IJ) 50 192     8 55
01RCOMP Ciência da Computação - Bacharelado (IJ) 45 63 10 15 10 7
01RBIOBAC Ciências Biológicas - Bacharelado (IJ) 40 39 10 10 10 6
01RBIOLIC Ciências Biológicas - Licenciatura (IJ) 40 13 10 3 10 1
01RCON Ciências Contábeis - Bacharelado (IJ) 45 45 20 9 10 9
01RECO Ciências Econômicas - Bacharelado (IJ) 40 16 20 2 10 6
01RCSP Comunicação Social - Bacharelado - Habilitação: Publicidade e Propaganda (IJ) 45 45 10 6 10 7
01RDES Design - Bacharelado (IJ) 40 44 20 10 10 9
01RDID Direito - Diurno - Bacharelado (IJ)         60 77
01RDIN Direito - Noturno - Bacharelado (IJ) 110 270        
01REDFBAC Educação Física - Bacharelado (IJ) 40 65     11 14
01REDFLIC Educação Física - Licenciatura (IJ) 40 20 20 13 10 5
01RENF Enfermagem - Bacharelado (IJ) 40 69 10 23 17 20
01REGC Engenharia Civil - Bacharelado (IJ) 100 144 20 36 50 53
01REGE Engenharia Elétrica - Bacharelado (IJ) 60 63 20 11 15 24
01REGQ Engenharia Química - Bacharelado (IJ) 50 62 20 7 10 11
01RTEC Estética e Cosmética - Tecnologia (IJ) 40 65 10 17 10 6
01RFAR Farmácia - Bacharelado (IJ) 40 46 20 5 10 10
01RFST Fisioterapia - Bacharelado (IJ) 40 90 10 7 12 12
01RJOR Jornalismo – Bacharelado (IJ) 45 65 10 11 10 9
01RLEPI Letras: Português e Inglês - Licenciatura (IJ) 40 18 20 4 10 4
01RMAT Matemática - Licenciatura (IJ) 30 12 20 2 10 6
01RVET Medicina Veterinária - Bacharelado (IJ) 55 278     60 73
01RNUT Nutrição - Bacharelado (IJ) 40 60 10 18 10 12
01RPEM Pedagogia - Licenciatura (IJ) 40 23 20 9 10 5
01RPSI Psicologia - Bacharelado (IJ) 55 144     15 32
02RADM Administração - Bacharelado (SR) 50 35 20 12 15 10
02RCOMP Ciência da Computação - Bacharelado (SR) 45 34 20 6 15 5
02RDIN Direito - Noturno - Bacharelado (SR) 55 100     22 26
02RDEDFBAC Educação Física - Bacharelado (SR) 40 60     10 9
02REDFLIC Educação Física - Licenciatura (SR) 40 31 20 12 10 0
02REGC Engenharia Civil - Bacharelado (SR) 100 102 20 17 15 16
02REGE Engenharia Elétrica - Bacharelado (SR) 55 27 20 2 15 4
02RPEM Pedagogia - Licenciatura (SR) 40 35 20 6 15 4
02RPSI Psicologia - Bacharelado (SR) 40 44     15 3
02RTGCOOP Gestão de Cooperativas - Tecnologia (SR) 50 34 20 12    
03RADM Administração - Bacharelado (PA) 40 20 20 5 15 4
03REGM Engenharia Mecânica - Bacharelado (PA) 90 98 20 21 20 12
04RADM Administração - Bacharelado (TP)            
04RDIN Direito - Noturno - Bacharelado (TP) 55 49 20 33 15 11
Total 2040 2817 530 354 650 633
LEGENDA: IJ – IJUÍSR – SANTA ROSAPA – PANAMBITP – TRÊS PASSOS

Total de Vagas Ofertadas em 2016

3.220

Total de Candidatos Inscritos em 2016

3.804

Edições - Modalidade EaD Vestibular de Verão 2016 Vestibular Mais 2016 Vestibular de Inverno 2016
CÓD. CURSO CURSO VAGAS INSCRITOS VAGAS INSCRITOS VAGAS INSCRITOS
01DADM Administração - Bacharelado 50 14 20 3 20 0
01DEDF Educação Física - Licenciatura            
01DHIDV História - Licenciatura 50 9 20 5 20 6
01DTGCOMV Gestão Comercial - Tecnologia 50 8 20 5 20 4
01DTGPV Gestão Pública - Tecnologia            
01DTPGV Processos Gerenciais - Tecnologia 50 5 20 2 20 3
Total 200 36 80 15 80 13

Total de Vagas Ofertadas em 2016

360

Total de Candidatos Inscritos em 2016

64