2.3. MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA (MADP)

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Diretora: Stela Mariz Zambiazi de Oliveira

Conselho de Direção:

Este relatório tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento das ações no ano de 2017 do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP).

O Museu Antropológico Diretor Pestana, localizado em Ijuí, RS, foi fundado em 25 de maio de 1961. Inicialmente vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), hoje é mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE). Tem como Missão “Oportunizar conhecimento e reflexão por meio da pesquisa, comunicação, difusão e preservação do acervo, contribuindo no processo educacional, identitário e cultural, visando o desenvolvimento do Noroeste do RS”.

Ao longo dos seus 56 anos, o Museu consolidou-se como um espaço de pesquisa e representação da cultura e memória local e regional, com a promoção de atividades educativo-culturais, dentro e fora do seu espaço, buscando fomentar o debate sobre as diversas maneiras que se constitui a cultura nos diferentes grupos, tempos e espaços.

As ações executadas no decorrer do ano foram explicitadas em relatórios específicos, pelas Divisões de Museologia, Documentação e Imagem e Som, cujas atividades encontram-se descritas, de forma detalhada, nos instrumentos arquivados no Arquivo Institucional, sendo que é feita uma síntese das informações para compor este relatório.

O Museu intensificou, no último ano, momentos de reflexões sobre a diversidade cultural, através de três exposições Fotográficas Itinerantes Pluralidade: Comunidades indígenas, Afro-brasileiros e Imigração, que circularam por diversas cidades da região, compartilhando ações que visem a valorização dos cidadãos do Noroeste do RS, buscando um lugar de direito e cidadania, de inclusão cultural e de combate aos preconceitos.

As metas previstas no P.O.D.E. (Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Estratégico) do Museu, referentes ao ano de 2017, foram alcançadas, quase que na sua totalidade, resultando no cumprimento do Plano de Trabalho do exercício, com superação de algumas metas.

Cabe ressaltar o fortalecimento da relação com a comunidade externa na organização e execução dos eventos realizados pelo Museu, através do expressivo leque de serviços disponibilizados ao público, conquistando, assim, novos espaços e alcançando maior visibilidade junto à sociedade de Ijuí e região.

Mais uma vez a busca de alternativas para a sustentabilidade financeira da Instituição foi necessária. Destaca-se o repasse, pelo poder público municipal, de recursos financeiros para manutenção do Arquivo Ijuí, no valor de R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), através de convênio firmado pela Lei nº 6.536 de 26 de maio de 2017 entre o Município de Ijuí – Poder Executivo e FIDENE, no qual autoriza novos repasses para os anos de 2018, 2019 e 2020, deste mesmo valor reajustado pelo INPC.

CONSELHO DE DIREÇÃO

Em 2017, o Conselho de Direção do MADP reuniu-se três vezes, para tratar e deliberar sobre Relatório de Atividades e Balanço do exercício de 2016; Avaliação do Primeiro Semestre e Planejamento do Segundo Semestre 2017; e Análise e deliberação do Orçamento Programa 2018. Nos encontros foram debatidos diversos temas, como: projetos em execução, aprovados pelo Museu; campanha para arrecadação de recursos via Ministério da Cultura (Mecenato); campanha para adesão de novos Membros Contribuintes, via conta da luz (DEMEI); proposta de ações integradas entre o Museu e a Universidade.

MEMBROS CONTRIBUINTES

Através dos Membros Contribuintes, o Museu busca diferentes formas de aprimorar e expandir suas atividades culturais, buscando recursos financeiros para cobrir as despesas de custeio, reduzindo gradativamente o déficit do Museu.

Além de primar pela cultura, os membros contribuintes podem contribuir com ideias, sugestões e ações que venham dinamizar e garantir apoio às atividades de caráter científico e cultural do Museu. Para tornar-se Membro Contribuinte basta fazer a adesão junto ao Museu Antropológico Diretor Pestana. O Museu conta, em 31/12/2017, com 121 membros contribuintes.

ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA (AAMADP)

A Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana – AAMADP, fundada em 20 de agosto de 1983, tem por objetivo apoiar a integração do Museu Antropológico Diretor Pestana ao processo de dinamização cultural de Ijuí e da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, através da participação ativa de pessoas, empresas e grupos interessados.

Compõem a nominata para o mandato 2017-2019 os seguintes membros: Presidente: Josei Fernandes Pereira; Vice-Presidente: Maria Romi Bazzan Nachtigall; 1º Tesoureiro: Valdires Maria Kunzler; 2º Tesoureiro: Graciela Angelita Barbosa; 1º Secretário: Jeferson Luís Parolin; 2º Secretário: Belair Aparecida Stefanello. Conselho Fiscal: Ademar Campos Bindé, Bruno Ceretta, Maria Luiza Lucchese e Dóris Nelsa Pizzutti. Suplentes do Conselho Fiscal: Miriam Terezinha Bieger Spohr e Sandra Schinwelski Maldaner.

A Associação de Amigos do MADP apoiou, no decorrer do ano de 2017, a realização dos eventos programados pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, especialmente no que se refere a busca de recursos orçamentários, através de projetos financeiros externos.

DIVULGAÇÃO

A divulgação das ações realizadas pelo Museu é um importante serviço que valoriza e evidencia a Instituição. Além de exercer fascínio e despertar interesse, é uma maneira de incentivar o público a entender a história de Ijuí e da região. O MADP tem alcançado destaque como local de comunicação e educação não formal.

Em 2017 o Museu criou uma FanPage que está possibilitando agilidade na divulgação de todas as ações promovidas pela Instituição, sendo uma ótima maneira de conectar-se com o público-alvo, atingindo um público mais jovem, conectado nas redes sociais.

A divulgação das atividades desenvolvidas, em nível nacional, se manteve através do site do Museu, do Informativo Kema, do Comunica, das redes sociais da UNIJUÍ, bem como na imprensa (jornais e rádios) local e regional.

Vale ressaltar a boa relação com os meios de comunicação. A imprensa local cumpre o seu papel como divulgadora da cultura, viabilizando uma relação proativa com esse segmento. Neste ano, foram concedidas inúmeras entrevistas para rádios, jornais e canais de televisão.

AUDITORIA INTERNA

A auditoria interna da FIDENE tem como vertente a auditoria operacional. Nesse sentido, atendendo demanda da Presidência da FIDENE foram realizados trabalhos, pelo Auditor Interno, Ivanildo Sheuer, junto à direção e à equipe do Museu, mantida da FIDENE, entre os dias 25/09 a 07/11/2017, objetivando verificar, por meio de entrevista/diálogo/reuniões/análises, os processos de planejamento e os subprocessos, visando a elaboração de um planejamento objetivo e detalhado das ações, com foco na transparência e parametrização das atividades descritas no mesmo, com a finalidade de avaliar se os processos de gestão do MADP estão alinhados com os planejamento determinado pela direção superior da FIDENE.

O trabalho em conjunto foi bem produtivo, sendo que algumas ações já estão sendo efetivadas neste final de ano e outras serão implementadas no próximo ano.

1. PROMOÇÕES DO MUSEU – AÇÕES CULTURAIS E EDUCATIVAS PROMOVIDAS PELO MUSEU

1.1 - EXPOSIÇÕES E MOSTRAS

1.1.1 - EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO

A exposição de longa duração do MADP completou 20 anos, em 2017, da inauguração do atual projeto expográfico que aborda aspectos históricos e culturais dos povos do período pré-missioneiro, do período missioneiro, dos povos indígenas atuais no Rio Grande do Sul e dos demais povos que colonizaram a região noroeste.

Em 2017 não foram feitas intervenções significativas em termos de acervo, sendo que as maiores modificações visaram a infraestrutura. Em julho, por ocasião de instalação de novos climatizadores, aconteceu um acidente de trabalho com empresa terceirizada. Em decorrência, foi substituído o telhado, forro e as instalações elétricas da área que compreende os nichos da comunicação e transporte e da indústria e comércio. Foram instalados novos climatizadores e substituídos os que estavam estragados, sendo inseridos três termo higrômetros, permitindo o registro da umidade, além da temperatura que já vinha sendo feito.

Em função das intervenções na infraestrutura pelo desenvolvimento do Projeto CAIXA, a partir de outubro foram retirados acervos e isoladas vitrines nos nichos Missões e Imigração, como medida preventiva de segurança. Foram fechadas janelas para construção dos banheiros e iniciadas as modificações no Espaço Ijuí Hoje.

1.1.2 - EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

Constituem-se em um espaço de reflexão, experimentação e apropriação de conhecimentos, além da função básica de preservação e divulgação do acervo sob guarda do Museu. Foram desenvolvidas 7 exposições, na Sala de Exposições Temporárias e no Espaço Ijuí Hoje.

1.1.2.1 - Exposição: Exposição Saberes e Sabores: Cana-de-açúcar

A Exposição “Saberes e Sabores: cana-de-açúcar” integrou a 10ª Primavera dos Museus promovida pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. O tema escolhido para este ano foi Museus, Memórias e Economia da Cultura, destacando o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.

O objetivo da Exposição foi apresentar e refletir sobre a cultura e processos da cana-de-açúcar, sua importância na economia local, produtos e todo universo de simbolismos. Foram usadas fotos do acervo do MADP e fotos coletadas junto a produtores de produtos derivados da cana-de-açúcar.

A Exposição “Saberes e Sabores: cana-de-açúcar” foi montada no Espaço Ijuí Hoje, no período de 19 de setembro de 2016 a 10 de março de 2017. No ano de 2017 a exposição atingiu 43 visitantes e o projeto entre os anos de 2016 e 2017 totalizou um público de 2.771.

1.1.2.2 – Exposição: Da luta eu não fujo – As Trabalhadoras Rurais em Ijuí

O Museu Antropológico Diretor Pestana e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí com o apoio do Programa Sinergia UNIJUÍ/Ijuí, Fórum Permanente da Mulher, Coordenadoria da Mulher de Ijuí, realizaram no período de 06 a 31 de março de 2017 a exposição “Da luta eu não fujo” – As Trabalhadoras Rurais em Ijuí.

A história do trabalho das mulheres na agricultura da região noroeste do RS começa há 2000 mil anos, com a chegada dos povos Kaingang e Guarani e, consequentemente, a introdução da agricultura, praticada especialmente por mulheres. A partir de então, diversos outros povos vão se instalando na região, todos eles tendo na agricultura, executada tanto por homens quanto por mulheres, sua principal atividade econômica.

Embora a atividade já tenha dois milênios em nossa região, somente com a Constituição de 1988 foi que as trabalhadoras rurais tiveram o reconhecimento de sua profissão. A discussão sobre a situação do trabalho da mulher na sociedade, especialmente no campo, é oportuna para dar visibilidade à história das mulheres, bem como chamar atenção para a necessidade de manutenção e ampliação de direitos.

A exposição foi realizada no Espaço Ijuí Hoje, no Hall da Biblioteca Mario Osorio Marques e no Parque de Exposições Wanderley Burmann e recebeu um total de 2.266 visitantes.

1.1.2.3 – Exposição: Povos Indígenas – Identidades, Diversidade e Direitos

A Exposição Povos Indígenas – Identidade, Diversidade e Direitos foi promovida pelo Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP, juntamente com o Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN e apoio da 36ª CRE e SMEd Ijuí, no período de 11 de abril a 26 de maio de 2017, na Sala de Exposições Temporárias do MADP.

A exposição teve por objetivo ampliar a discussão sobre as comunidades indígenas, no contexto da sociedade brasileira, com ênfase para as questões de territorialidade, identidade, diversidade cultural e lutas pela garantia e ampliação de direitos. O projeto foi elaborado pela equipe da DM com a participação do COMIN, através da conselheira Dulci C. Matte e do assessor Sandro Luckmann.

O material exposto composto por banners e quadros com fotografias dos Povos Kaingang e Guarani das regiões sul e sudeste foi emprestado pelo COMIN. Além das fotos, a exposição trouxe uma dinâmica interativa com o público visitante, abordando especialmente os conceitos de território e territorialidade, tão importantes para compreender a grave situação que estão enfrentando os povos indígenas atualmente.

A programação incluiu ainda projeções de vídeos e duas palestras com o tema: Povos Indígenas – Identidade, Diversidade e Direitos, que foram proferidas por Douglas da Rosa, Kaingang da Comunidade Goj Veso, de Iraí/RS, mestrando em Antropologia pela UFRGS e Anildo Kuaray Romeu, Cacique da Tekoá Guarani Yancã Ju, de Santo Ângelo/RS, tendo por mediadores Sandro Luckmann – COMIN e Belair Aparecida Stefanello – MADP.

Visitaram a exposição 1.788 pessoas e 191 pessoas participaram das palestras, totalizando um público atingido de 1.979 pessoas.

1.1.2.4 – Exposição: Conhecer para Preservar: Doenças que Assola(ra)m a humanidade: micróbios, vetores e outras interações ecológicas

Em sua décima edição, o Projeto Conhecer para Preservar trouxe para o público a Exposição Doenças que Assola(ra)m a humanidade: micróbios, vetores e outras interações ecológicas, realizada no período de 05 de junho a 21 de julho de 2017.

A exposição foi uma parceria do MADP e do PET-Biologia UNIJUÍ e buscou trazer o conhecimento desenvolvido pela comunidade acadêmica para o público visitante, oportunizando difundir cuidados com a saúde, refletindo assim em conscientização, bem como compreender as doenças como interações ecológicas. Além de ser um exercício didático para os componentes do PET-Biologia e conduzir os visitantes por um passeio pelos principais períodos da história da humanidade impactados com grandes surtos de doenças e epidemias.

A Exposição foi composta por 11 núcleos expositivos distribuídos em módulos de períodos históricos impactados com grandes surtos de doenças e epidemias: Pré-história; Egito Antigo; Idade Média; Animais; Montanha; Mosquito (Aedes Aegypti); Paisagens urbanas; Árvore; Moldes, modelos de estruturas virais e bacterianas; Vaso sanguíneo; Adolfo Lutz.

Para complementar a exposição aconteceu no dia 23 de junho uma palestra ministrada pelos curadores da exposição Taisson Kroth e Ana Laura Arnhold, voltada para os estudantes do Curso de Ciências Biológicas UNIJUÍ, cujo o tema era o planejamento, montagem e curadoria da exposição temporária e atingiu um número de 46 pessoas. O projeto expositivo teve a curadoria da professora doutora Francesca Werner Ferreira; da professora doutora Mara Lisiane Tissot-Squalli; de Ana Laura Arnhold; e de Taisson Kroth Thomé da Cruz e teve um público visitante de 1.699 pessoas.

1.1.2.5. – Exposição: Roda Cutia - Brincando em Diferentes Tempos

O Espaço Ijuí Hoje abrigou a partir de 12 de junho a Exposição Roda Cutia com o objetivo de oportunizar ao público o contato com brinquedos e brincadeiras usados por gerações passadas e preservados pelo Museu, bem como, analisar os brinquedos e brincadeiras como elementos fundamentais para o desenvolvimento dos indivíduos. A exposição pretendeu ainda discutir o papel dos brinquedos na construção das identidades e papéis sociais de gênero; compreender a importância do lúdico em diferentes épocas; e criar vínculo e oportunizar diálogo entre as gerações;

A exposição apresentou brinquedos e brincadeiras tradicionais, sejam eles industrializados ou artesanais, que constituem o acervo do MADP e foi visitada por 3.476 pessoas.

1.1.2.6 – Exposição: Quilombos Rurais e o Gaúcho Negro

De 21 de agosto a 27 de novembro de 2017, o público pôde conferir na Sala de Exposições Temporárias a Exposição Quilombos Rurais e o Gaúcho Negro, com o objetivo de dar visibilidade aos quilombos do meio rural gaúcho. Ela é resultado de um projeto desenvolvido em 2016 pelo fotógrafo Eduardo Tavares e o historiador Gabriel Dienstmann, financiado pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul. Os curadores percorreram mais de 5 mil quilômetros e visitaram 16 comunidades quilombolas em distintas regiões do estado.

A Exposição está inserida dentro das ações do Museu de incentivar a discussão sobre a história e cultura afro-brasileira, no Rio Grande do Sul, especialmente na Região Noroeste.

Em Ijuí, a exposição foi aberta no dia 21 de agosto com a presença de Eduardo Tavares, que proferiu uma palestra para professores da rede pública.

A Exposição atingiu um público visitante de 2.974 pessoas. Juntamente com a exposição temporária aconteceram dois eventos paralelos. Anterior à abertura, o curador e fotógrafo da exposição realizou uma palestra sobre “Quilombos Rurais”, que reuniu um público de 33 pessoas. Um Cine Debate com a exibição do filme “Estrelas Além do Tempo” marcou o Dia da Consciência Negra e também os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, atingindo um público de 70 pessoas, contando com a presença da Escola São Geraldo e do CRAS Ijuí.

1.1.2.7 - Exposição: Pluralidade – Comunidades Indígenas no Noroeste do RS

Circulando desde 2015 pelas cidades, a Exposição Pluralidade – Comunidades Indígenas no Noroeste do RS está sendo exposta pela primeira vez no MADP. Ela faz parte do Projeto Pluralidade concebido para difundir o acervo documental e iconográfico do Museu Antropológico Diretor Pestana e atender as constantes solicitações de empréstimo por parte da comunidade regional. Além da Exposição sobre Comunidades Indígenas, fazem parte do projeto a afro-brasileiros - brasileiros no noroeste e imigração no Noroeste.

A exposição tem a curadoria de Dulci Matte, Sandro Luckmann e Belair Stefanello e foi especialmente concebida para levar ao público visitante informações atuais sobre os povos indígenas no Noroeste, evitando uma visão preconceituosa e estigmatizada sobre os mesmos. É importante reconhecer que eles pertencem a povos que viveram nestas terras por milênios, com a organização e produção necessárias para sua vida e que na atualidade vivendo em reservas territoriais, ou fora delas, recriam muitas de suas formas de produção, de organização, de costumes, de expressão, de pensamento, de crenças, de valores.

O período da exposição será de dezembro de 2017 a março de 2018.

1.1.3 - EXPOSIÇÕES ITINERANTES E/OU FORA DO ESPAÇO DO MUSEU

Neste ano foram realizadas/disponibilizadas 9 exposições itinerantes que percorreram 15 cidades: Augusto Pestana, Boa Vista do Buricá, Coronel Barros, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Horizontina, Ijuí, Jaboticaba, Palmeira das Missões, Panambi, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Soledade, Tapera e Três Passos, totalizando 34 eventos expositivos, em 21 instituições diferentes.

1.1.3.1 - Exposições Fotográficas Itinerantes Pluralidade – Afro-Brasileiros, Comunidades Indígenas e Imigração

As exposições do Projeto Pluralidade compõem a Meta 4 (quatro) do Projeto Institucional “Conhecer Para Transformar”, executado em 2015 e 2016 e estão inseridas dentro das ações desenvolvidas pelo Museu com o intuito de aprofundar a discussão sobre a diversidade cultural sul-rio-grandense e incentivar a efetiva aplicação da Lei 11.465/2008 que inclui a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino.

O objetivo central do projeto é proporcionar à população da Região Noroeste do Rio Grande do Sul, especialmente ao público escolar, o acesso aos bens culturais representados pela cultura visual, através de exposições fotográficas referentes ao processo de formação no Noroeste do Estado do RS bem como buscar o reconhecimento efetivo da contribuição dos diversos grupos étnicos no processo de formação social, econômica e cultural do noroeste do Rio Grande do Sul.

Devido à dificuldade de o público visitante assinar as listas de registros, sempre organizadas e repassadas para os responsáveis, a partir do segundo semestre/2017, adotou-se uma nova forma de realizar o registro dos visitantes a partir do preenchimento de um relatório por parte da instituição responsável.

O Projeto Pluralidade é composto pelas exposições:

Mesmo com a prestação de contas já encerrada e as metas atingidas foi dado prosseguimento à itinerância das exposições. O translado do material ficou a cargo das instituições interessadas e na medida do possível com a Coordenadoria de Marketing da UNIJUI.

Em 2017, o Projeto Pluralidade visitou as seguintes cidades e instituições:

1.1.3.1.1 - Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Imigração no Noroeste do Rio Grande do Sul
Local Período Nº Visitantes
Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada – Tapera/RS 05 a 10 de junho de 2017 539
Memorial Taperense – Tapera/RS 12 a 23 de junho de 2017 260
Museu Municipal de Soledade/RS 26 de junho a 14 de julho de 2017 320
Museu Arqueológico São Luiz Gonzaga/RS 19 a 26 de junho de 2017 119
Centro Cultural Jorge Logeman de Horizontina/RS 16 de agosto a 8 de setembro de 2017 685
E. E. Pe. Francisco Goettler – Jaboticaba/RS 24 de novembro a 21 de dezembro de 2017 486
1.1.3.1.2 - Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Comunidades Indígenas no Noroeste do Rio Grande do Sul
Local Período Nº Visitantes
Centro Cultural/ CRE - Palmeira das Missões/RS 11 a 24 de abril 2017 1.225
IF Farroupilha - Frederico Westphalen/RS 25 de abril a 18 de maio de 2017 88
IF Farroupilha - Santo Ângelo/RS 22 de maio 02 de junho de 2017 92
Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada – Tapera/RS 05 a 10 de junho de 2017 199
Museu Arqueológico – São Luiz Gonzaga/RS 05 a 13 de junho de 2017 539
Memorial Taperense – Tapera/RS 12 a 26 de junho de 2017 260
Museu Municipal de Soledade/RS 26 de junho de 2017 a 14 de julho de 2017 320
Centro Cultural Jorge Logeman de Horizontina/RS 07 de agosto de 2017 a 11 de setembro de 2017 685
Museu Antropológico Diretor Pestana - Espaço Temporário 29 de novembro a 31 de dezembro de 2017 345
1.1.3.1.3 - Exposição Fotográfica Itinerante PLURALIDADE – Afro-brasileiros no Noroeste do Rio Grande do Sul
Local Período Nº Visitantes
Instituto Federal Farroupilha – Panambi/RS 28 de março a 06 de abril de 2017 353
Centro Cultural/ CRE – Palmeira das Missões/RS 11 a 24 de abril 2017 1.468
Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada – Tapera/RS 05 a 10 de junho de 2017 541
Memorial Taperense – Tapera/RS 19 a 23 de junho de 2017 260
Museu Municipal de Soledade/RS 26 de junho a 14 de julho de 2017 320
Centro Cultural Jorge Logeman de Horizontina/RS 16 de agosto a 08 de setembro de 2017 685
Instituto Federal Farroupilha - Santo Ângelo/RS 12 a 29 de setembro de 2017 490
9ª CRE – Cruz Alta/RS 17 a 19 de outubro de 2017 39
21ª CRE – Três Passos/RS 23 a 27 de outubro de 2017 138
Boa Vista do Buricá/RS 22 a 28 de novembro de 2017 350
1.1.3.2 - Exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”

A exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil” foi organizada em 2015, pelo Museu Antropológico Diretor Pestana e Coordenadoria da Mulher de Ijuí, a partir da exposição virtual homônima realizada pelo projeto “História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas”. Desde então está disponível para empréstimo para instituições que debatem a temática da saúde da mulher.

No ano de 2017, a Exposição A Mulher e o câncer de mama no Brasil foi organizada nos seguintes lugares:

Local Data Nº Visitantes
Museu Histórico Dr. Orlando Dias Athayde, de Augusto Pestana/RS 11 a 20 de outubro de 2017 25
Faculdade América Latina - Ijuí/RS 20 a 26 de outubro de 2017. 232
Evento Café com Palavras, promovido pelo AAPECAN no CTG Piazito Carreteiro - Ijuí/RS 28 de outubro de 2017 145

*O número se refere aos visitantes que assinaram as listas de presença, contudo observa-se que em festas/feiras/espaço público de circulação, as pessoas não têm o hábito de registrar presenças, dificultando o computo do número real de visitantes.

1.1.3.3 - Exposição Êxodos – Sebastião Salgado

A Exposição Êxodos, do premiado fotógrafo Sebastião Salgado é composta por 58 quadros tamanho 54 x 74 e 16 tamanho 28 x 38. É fruto do trabalho de sete anos, quando o autor percorreu 41 países documentando grupos e sociedades, fomentando a discussão sobre a condição humana, defendendo a necessidade de repensar a forma de coexistirmos no mundo.

As fotografias nessa exposição capturam momentos trágicos, dramáticos e heroicos de vidas individuais. No entanto, vistas em conjunto, também contam a história dos nossos tempos. “Não oferecem respostas, mas deixam em aberto pelo menos uma questão: ao rumarmos para o futuro não estaremos deixando para trás uma boa parte da humanidade? ”

A exposição Êxodos divide-se em cinco partes: Refugiados e Migrados, África, Luta pela terra, Megacidades e Retratos de Crianças.

Com o objetivo de destacar, através das fotografias de Sebastião Salgado, a história de pessoas que, pressionadas por circunstâncias políticas, sociais ou econômicas, deixaram para trás a sua terra natal e provocar reflexões, através do olhar humanista de Sebastião Salgado, sobre a situação de migrantes, refugiados ou exilados que tentam escapar da pobreza, da repressão ou da guerra, a exposição está disponível para empréstimo a instituições de Ijuí e Região.

Neste ano ela foi exposta na Casa de Cultura Pastor Wahlbrink, de Coronel Barros, no período de 09 a 31 de outubro, e foi visitada por 160 pessoas.

1.1.3.4 - Exposição Diversidade Urbana

A Exposição Diversidade Urbana, formada por banners e jogos didáticos, representa através de fotografias, a diversidade presente no espaço urbano e nos diversos olhares sobre a cidade e espaços ao longo do tempo.

Organizada em 2010 com a curadoria de Bernadete M. Azambuja e uma equipe de profissionais ligados à Associação de Amigos do MADP, Museu Antropológico Diretor Pestana, UNIJUÍ e EFA, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Ijuí, e apoio do Laboratório de Geoprocessamento/FIDENE, do Grupo de Paraquedistas de Ijuí e UETI.

Planejada para percorrer instituições e especialmente escolas, tem por objetivos:

- Apresentar a diversidade presente e a formação da cidade de Ijuí, relacionando a forma construída ao modo como a sociedade local apropriou-se da natureza e produziu um determinado espaço, fruto de relações sociais, econômicas, políticas e culturais.

- Destacar através da imagem – fotografias e mapas – diversos olhares sobre a cidade de Ijuí e outros documentos elaborados ao longo do tempo que serviram de instrumentos para expansão horizontal e vertical da cidade, bem como, aqueles elaborados para compreender os processos sócio espaciais presentes no urbano de Ijuí.

- Disponibilizar às escolas subsídios didático-pedagógicos às mais diversas áreas do conhecimento, especialmente em trabalhos de educação patrimonial.

Neste ano foi exposta na 9ª FENII no Parque de Exposição Wanderley Burmann, de Ijuí, nos dias 28 de abril a 1º de maio de 2017 e no Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler, no período de 20 de setembro a 02 de outubro de 2017, onde contou com a visita de 21 turmas totalizando 522 visitantes.

1.1.3.5 - Exposição Fragmentos da Memória da Energia em Ijuí

A Exposição Fragmentos da Memória da Energia em Ijuí foi organizada com o objetivo de apresentar através de fotografias aspectos históricos da Usina Velha (Usina da Sede), em operação desde 1923 e da Usina do Passo do Ajuricaba, inaugurada em 19 de outubro de 1959.

A exposição é uma releitura de exposição homônima organizada em 1998, por solicitação do DEMEI, para ser exposta junto ao prédio da termoelétrica na Usina Velha.

Sob os olhares de diversos fotógrafos, dentre os quais Eduardo Jaunsem, Família Beck e Germano Gieseler, o público poderá contemplar flagrantes captados a partir da década de 1920 durante a construção da primeira usina hidrelétrica de Ijuí, catástrofes naturais como secas, enchentes e vistas da Usina Velha no decorrer dos anos. Da Usina do Passo do Ajuricaba as fotos retratam a sua construção na década de 1950 e sua inauguração em 1959.

A remontagem foi solicitada para exposição no espaço destinado ao Museu do CTG Clube Farroupilha por ocasião do 6 º Canto de Luz, de 22 a 25 de novembro de 2017.

1.1.3.6 - Exposição Mario Osorio Marques – Trajetória de uma Vida

Exposição organizada para celebrar a memória do Professor Mario Osorio Marques, por ocasião do 10º Seminário de Alfabetização da UNIJUÍ e dos 15 anos de seu falecimento.

A exposição é composta de 19 painéis contendo fotografias representativas da vida do homenageado, divididas em quatro blocos: Família, Sacerdócio, Comunidade e Ensino Superior. Tem objetivos de:

Originalmente foi montada em 2003 para ser exposta nos diversos campus da UNIJUÍ. Foi remontada em 2017, no Centro de Eventos – Campus UNIJUÍ, no dia 22/11/2017 por ocasião da palestra A aprendizagem na mediação do outro: o legado de Mario Osorio Marques, proferida pelo professor doutor José Pedro Boufleur. A exposição foi visitada por um público de 95 pessoas que circularam durante o evento.

1.1.3.7 - Exposição Memória do Tênis em Ijuí

A Exposição “Memória do Tênis em Ijuí” é uma releitura de exposição homônima realizada em 2011, como atração paralela ao “Campeonato Municipal de Tênis Paulo Weckerle”.

Neste ano, a exposição foi composta por 5 painéis fotográficos e peças emprestadas pela comunidade, e organizada na AABB, pelo professor Paulo Carlan, do curso de Educação Física e teve por objetivos rememorar aspectos da história do tênis em Ijuí, destacar a tradição de Ijuí nessa prática esportiva, dar visibilidade ao esporte e incentivar a prática do tênis. Os promotores da exposição foram: Museu Antropológico Diretor Pestana, Curso de Educação Física da UNIJUÍ, Associação Atlética Banco do Brasil e Secretaria Municipal de Esporte e Turismo.

Realizou-se no dia 02 de dezembro e foi visitada por 72 pessoas.

1.2 - OUTRAS ATIVIDADES EDUCATIVO CULTURAIS

1.2.1 - Semana especial em comemoração aos 56 anos do MADP

Nas comemorações de 56 anos que o museu completou em 2017 foi preparada uma programação especial. No domingo, dia 21 de maio, o público pôde visitar as exposições de longa duração e temporárias “Da luta eu não fujo – As trabalhadoras rurais em Ijuí” e “Povos indígenas: identidade, diversidade e direitos”, vigentes nesse período, de forma gratuita. O evento contou com o público de 156 pessoas.

A programação também contou com apresentação do Coral da UNIJUÍ, com o tema "Do Oiapoque ao Chuí: O Brasil na voz do Coral UNIJUÍ", fazendo um passeio pelo Museu ao som de músicas populares e do folclore brasileiro: músicas a capela e também com acompanhamento de violão e percussão. Outras atividades inseridas na programação aconteceram nos dias 23, 24 e 25 de maio com a “Carijada”, que mostrou para o público o processo de fabricação ancestral e artesanal da erva-mate, essa atividade foi promovida pelo Coletivo Catarse com o Projeto Roda de Carijo em parceria com o MADP e apoio da AFFI, da 36ª CRE e das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí.

1.2.2 - Primavera dos Museus

A temporada cultural promovida anualmente pelo IBRAM na sua 11ª edição do Primavera dos Museus inseriu, no ano de 2017, o tema “Museu e suas memórias”.

Aproveitando a temática, o MADP preparou uma semana com atividades ligadas a sua história, realizando a segunda edição do “Sarau Literário”, que neste ano contou com o apoio da Associação de Amigos do Museu e também do Círculo de Escritores Letra Fora da Gaveta. O sarau foi realizado em 24 de setembro, domingo, e possibilitou a entrada gratuita do público nas exposições presentes e também a inserção ao evento que iniciou às 16h com a participação do grupo “Vocal Querência” de Ijuí. Para contemplar a 11ª Primavera dos Museus, o II Sarau Literário teve como temática a "América Latina – rememorando os Dias Latino Americanos promovidos pela UNIJUÍ e pelo Museu na década de 1980". O evento contou com a participação da comunidade externa, sendo que 63 pessoas marcaram presença no evento.

Dentro das atividades que marcaram o período, também se destaca uma roda de conversa realizada com Graciele Fabricio, que trouxe suas experiências dos anos 80, período no qual desenvolveu suas atividades na Divisão de Imagem e Som do MADP.

1.3 - PALESTRAS, DEBATES, SEMINÁRIOS, ENCONTROS, OFICINAS, PUBLICAÇÕES, CAPACITAÇÕES, SESSÕES DE CINEMA E OUTROS – PROMOÇÃO DO MUSEU

Título do Evento Tipo Nº Participantes Promoção/Local Carga Horária
Cine AIPAN
Filme: Capitão Fantástico
Data: 08 de março de 2017
SC 15 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Atendimento a grupo:
Prática de ensino literário: ensino médio
Professor responsável: Josei Fernandes Pereira
Facilitadores: Eder Ribeiro e Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 08 de março de 2017
C 23 Promoção Museu Antropológico Diretor Pestana.
Sala de Pesquisa e Sala de Exposição do MADP
2h20min
Cine AIPAN
Filme: A Abelha Maia
Data: 10 de março de 2017
SC 17 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Atendimento a grupo
Professor: Marcio Granez
Facilitadores: Eder Ribeiro e Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 13 de março de 2017
C 17 Promoção Museu Antropológico Diretor Pestana e Fundamentos de Jornalismo I, Curso de Comunicação Social –UNIJUÍ.
Sala de Pesquisa e Sala de Exposição do MADP
3h25min
Oficina "Como pesquisar no Museu"
Facilitadora: Amanda Keiko Higashi – Arquivista da DIS
Data: 23 de março de 2017
O 19 Promoção Museu Antropológico Diretor Pestana e turma de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais do Mestrado em Direitos Humanos/UNIJUÍ.
Sala de Pesquisa e Sala de Exposição do MADP
3h30min
Cine AIPAN
Filme: Horton e o Mundo dos Quem!
Data: 28 de março de 2017
SC 55 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Catastroica
Data: 05 de abril de 2017
SC 5 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Horton e o Mundo dos Quem!
Data: 07 de abril de 2017
SC 40 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Palestra "Povos Indígenas - Identidade, diversidade e direitos"
Palestrante: Douglas da Rosa
Data: 12 de abril de 2017
P 112 Promoção Museu Antropológico Diretor Pestana.
Auditório da Sede Acadêmica
1h30min
Palestra "Povos Indígenas - Identidade, diversidade e direitos"
Palestrante: Douglas da Rosa
19h30min
Data: 12 de abril de 2017
P 79 Promoção Museu Antropológico Diretor Pestana.
Auditório da Sede Acadêmica
4h
Trilha no Bosque do MADP e no Bosque dos Capuchinhos realizada pelos monitores de Biologia. E. M. Eugenio Storch (4), E. M. Amazonas e E. M. Tomé de Souza
Período: abril a julho de 2017
O 129 Promoção Museu Antropológico Diretor Pestana e Curso de Ciências Biológicas da UNIJUÍ.
Bosque dos Capuchinhos
 
Cine AIPAN
Filme: O Menino e o Mundo
Data: 03 de maio de 2017
SC 14 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Como Treinar o seu Dragão
Data: 05 de maio de 2017
SC 18 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Exibição Filme Carijo
Período: 19 a 25 de maio de 2017
O 513 Projeto "Roda de Carijo". Realização Cartase. Apoio: MADP, UNIJUÍ, FIDENE.
AFFI
2h
Cine AIPAN
Filme: Detropia
Data: 07 de junho de 2017
SC Sem público Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: O Grande Milagre
Data: 09 de junho de 2017
SC Sem público Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Palestra e Exibição do Filme Carijo - Patrimônio e Cultura Imaterial dos grupos humanos envolvidos com a Erva Mate
Data: 18 de maio de 2017
C 10 Projeto "Roda de Carijo". Realização Cartase. Apoio: MADP, UNIJUÍ, FIDENE.
Auditório do MADP
2h
Formação, Imigração e Colonização de Ijuí
Ministrada por Jaeme Luiz Callai
Data: 19 de junho de 2017
C 10 Promoção Museu Antropológico Diretor Pestana.
Auditório do MADP
4h
Palestra: Planejamento, montagem e curadoria da Exposição “Doenças que Assola(ra)m a humanidade: micróbios, vetores e outras interações ecológicas”
Data: 23 de junho de 2017
P 46 MADP e Curso de Biologia da UNIJUI, ministrada pelos curadores Taisson Kroth e Ana Laura Arnhold.
Salão Azul – Campus Ijuí
3h
Cine AIPAN
Filme: Transcedence – A Revolução
Data: 05 de julho de 2017
SC 13 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Consultoria sobre tratamento arquivístico de acervos documentais do Museu Antropológico Diretor Pestana
Palestrante: Professor Marcelo Nogueira de Siqueira
Data: 06 de julho de 2017
E 11 Promoção Museu Antropológico Diretor Pestana.
Sala de Pesquisa do MADP
8h
Consultoria e diagnóstico sobre organização de acervos do MADP
Palestrante: Professor Marcelo Nogueira de Siqueira
Data: 07 de julho de 2017
E 4 Promoção Museu Antropológico Diretor Pestana.
Sala da Direção do MADP
8h
Cine AIPAN
Filme: Wall-e
Data: 07 de julho de 2017
SC 15 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Cosmos, O Novo Mundo Livre
Data: 02 de agosto de 2017
SC 2 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Meu Amigo Totoro
Data: 04 e 09 de agosto de 2017
SC 41 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Palestra Quilombos rurais ministrada pelo curador e fotógrafo da exposição Eduardo Tavares
Data: 21 de agosto de 2017
P 33 Promoção Museu Antropológico Diretor Pestana, fotógrafo Eduardo Tavares e o historiador Gabriel Dienstmann. Projeto financiado pela Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.
Auditório do MADP
2h
Capacitação: O que é o arquivo no Museu
Prof. Josei Fernandes
Data: 13 de setembro de 2017
CP 8 Curso de História em EaD – UNIJUÍ e MADP.
Sala de pesquisa do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
Data: 13 de setembro de 2017
SC 11 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Norm e os Invencíveis
Data: 15 de setembro de 2017
SC 16 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Roda de conversa “ Experiência profissional no MADP, de 1984 a 1989 – 11ª Primavera dos Museus”
Ministrada por Graciele Fabricio
Data: 21 de setembro de 2017
P 9 Promoção Museu Antropológico Diretor Pestana.
Sala de pesquisa do MADP
3h
Roda de conversa “História da fotografia em Ijuí e equipamentos fotográficos” ministrada por Belair Stefanello
Data: 28 de setembro de 2019
O 11 Promoção curso de Design e MADP.
Sala de Pesquisa do MADP
 
Cine AIPAN
Filme: Terra do Gás
Data: 04 de outubro de 2017
SC 6 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: O Homem da Lua
Data: 06 de outubro de 2017
SC 16 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Wall-e
Data: 06 de outubro de 2017
SC 45 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
 
Cine AIPAN
Filme: A tartaruga vermelha
Data: 08 de novembro de 2017
SC 26 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Cegonhas – A história que não te contaram
Data: 10 de novembro de 2017
SC 24 Promoção AIPAN, MADP, com apoio de Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: Horton e o mundo dos Quem!
Data: 14 de novembro de 2017
SC 31 Promoção AIPAN, MADP, com apoio de Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP.
 
Cine Debate “Estrelas Além do Tempo”
Debatedores: Prof. Joice da Silva Leal, Prof. Anelise Carpendo Valter e Prof. José Augusto Fiorin
2 exibições: tarde e noite
Data: 20 de novembro de 2017
SC 70 Dia Nacional da consciência Negra também complementar aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.
Auditório do MADP
6h
Capacitação do Programa Bizagi
Local: Sala Divisão de Documentação
Facilitador: Tiago Mallmann Rohde
Data: 25 de outubro de 2017
CP 7 Promoção MADP/COINF
MADP
2h
Cine AIPAN
Filme: Little Forest: Summer/Autumn
Data: 06 de dezembro de 2017
SC 8 Promoção AIPAN, MADP, com Apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Cine AIPAN
Filme: O Pequeno Príncipe
Data: 08 de dezembro de 2017
SC 22 Promoção AIPAN, MADP, com apoio do Sinpro Noroeste e Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí.
Auditório do MADP
3h
Apresentação Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Professora responsável do SENAC: Monique Librelotto
C 24 Promoção MADP e SENAC
Auditório do MADP
2h

Tipo: P – Palestras, S – Seminários, C – Cursos, T – Treinamento, CP – Capacitações, SC – Sessão de Cinema, OF – Oficinas, O - Outros

2 - Projetos/Assessorias/Parcerias

2.1 - PROJETOS

A prática de buscar recursos através de projetos externos tem sido importante à conservação e acondicionamento do acervo sob guarda do Museu, a melhorias de acessibilidade, além de proporcionar possibilidades da realização de diversas ações culturais, tendo permitido ampliar a visibilidade da atuação do próprio MADP.

2.1.1 - PROJETOS EM EXECUÇÃO
2.1.1.1 - Projeto: Revitalização do Sistema de Climatização do Museu Antropológico Diretor Pestana

Projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, PRONAC 149060, no valor de R$ 192.183,72, conforme publicação no Diário Oficial da União, do dia 20 de outubro de 2014.

Proponente: Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Objetivo: Atualizar o sistema de climatização do MADP, a fim de garantir a preservação e melhor salvaguarda dos acervos sob sua responsabilidade.

Pretende-se substituir os equipamentos de climatização existentes, adquirir desumidificadores e termo higrômetros para o controle da umidade relativa do ar, equipar as áreas de preservação e trabalho com material de proteção para a incidência de luz solar (películas e persianas) e atualizar o software de gerenciamento de temperatura e umidade, CLIMUS.

A captação dos recursos financeiros encerrou em 31 de dezembro de 2017. Até o final deste ano foi captado o montante no valor de R$ 160.085,00, o que possibilitou a aquisição e instalação de climatizadores, desumidificadores, termo higrômetros, películas e persianas que reduzem a incidência da luz solar e raios ultravioletas em algumas áreas do MADP.

O valor total do projeto, aprovado em 2015, alterado em 2017, é de R$ 188.608,70, sendo que foi possível a captação de 84,88% deste valor entre os anos de 2014 a 2017.

O projeto prevê um período de 60 dias, a partir do encerramento das captações, para a sua execução e prestação de contas.

2.1.1.2 - Projeto: Difusão da Memória Social de Ijuí e Região Noroeste do Rio Grande do Sul: acesso eletrônico ao acervo fotográfico das atividades econômicas registradas no período de 1900-1990

Projeto inscrito no Edital de Concurso “Pró-cultura RS FAC dos Museus” (Edital Sedac nº 08/2016), no valor de R$ 25.000,00.

Proponente: Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Objetivo: Digitalizar parte do acervo fotográfico do MADP, a fim de garantir a preservação dos arquivos originais e o acesso aos representantes digitais, bem como disponibilizar a descrição através da internet.

Com o incentivo à democratização do conhecimento por leis de acesso à informação e os avanços tecnológicos, arquivos são divulgados em meio eletrônico e na Internet por instituições de preservação. Por isso, o MADP pretende digitalizar documentos que contemplam os acervos mais pesquisados nos últimos anos (arquivo Ijuí e coleções Família Beck e Eduardo Jaunsem), com referência à economia de Ijuí e noroeste gaúcho, disponibilizando suas informações ao pesquisador local e ao usuário da Internet, característica de público que vem aumentando. A partir das fotografias e negativos originais, serão criados arquivos digitais de preservação e imagens para acesso online, conforme recomendações publicadas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). O projeto prevê recursos para a visualização de negativos, digitalização, armazenamento de dados e instalação de software de difusão, o que garantirá o acesso à pesquisa, reduzindo o manuseio do acervo analógico.

O Projeto foi habilitado pela Secretaria de Estado da Cultura, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de Porto Alegre em 14 de outubro de 2016 e teve aprovação publicada na edição do Diário Oficial do Estado do dia 13 de junho de 2017.

O Projeto já está em processo de execução e com previsão de encerramento para outubro de 2018.

2.1.1.3 - Projeto: Adaptação do espaço da Exposição de Longa Duração, do Museu Antropológico Diretor Pestana, com vistas à universalização do acesso

Projeto inscrito no Edital da Caixa Econômica Federal - Programa Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro - Patrocínio 2017/2018, no valor de R$ 363.927,93.

Proponente: Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Objetivo: Este projeto prevê o desenvolvimento de ações que consistem em adaptações na Exposição de Longa Duração do Museu, bem como seus acessos, visando maior acessibilidade, dinamismo, interação e segurança.

Pretende-se qualificar a Exposição de Longa Duração e seu entorno, com ações voltadas a acessibilidade cognitiva, sensorial e motora garantindo o acolhimento de todos os públicos, promovendo maior segurança para os visitantes e proporcionando mais dinamismo e interação nos espaços expositivos. A execução será realizada em três etapas: adequação e reforma dos espaços internos e externos com vistas à segurança e acessibilidade; adaptação do espaço Ijuí Hoje com vistas à exposição; e democratização de acesso à informação.

O projeto foi selecionado em dezembro de 2016 e teve o valor aprovado de R$ 250.000,00 como patrocínio. A informação oficial se deu através do ofício nº 27/2017/GIMAC/CT, da CAIXA, datado de 19 de janeiro de 2017.

O Projeto está em fase de execução, sendo que a primeira etapa, a construção dos banheiros externos, foi concluída em dezembro do corrente ano e a 2ª etapa, que prevê intervenções na Exposição de Longa Duração e no Espaço Ijuí Hoje, está em andamento.

2.1.2 - PROJETOS ENCAMINHADOS
2.1.2.1 - Projeto: Conservação preventiva para preservação do patrimônio arquivístico do Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP

Projeto inscrito no Edital de Chamamento Público nº 05/2015, Modernização de Museus 2015 do IBRAM, no valor de R$ 361.642,08.

Proponente: Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE).

Objetivo: Assegurar a conservação preventiva do acervo documental preservado pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, com vistas ao acesso do patrimônio regional à pesquisa para a comunidade.

O projeto prevê a aquisição de arquivos deslizantes para armazenamento do acervo de gênero textual, adquirir instrumentos/materiais para realizar a higienização e acondicionamento dos documentos textuais e iconográficos, bem como, armazenar/readequar o acervo acondicionado, aos novos arquivos deslizantes. Pretende-se, também, contratar consultoria especializada para análise e diagnóstico, contendo: parecer do estado de conservação de filmes (16mm, 8mm e Super 8) e rolos de fita magnética de áudio; recomendações para higienização e acondicionamento.

Prorrogado até 31 de dezembro de 2017, conforme Retificação do Edital de Chamamento Público, publicado no Diário Oficial da União do dia 14 de setembro de 2016. Aguardando divulgação do resultado.

2.1.2.2 - Projeto: Conservação preventiva do acervo de médio e grande porte em reserva técnica no Museu Antropológico Diretor Pestana

Projeto inscrito no Edital de Concurso “Pró-cultura RS FAC Memória e Patrimônio”, Edital Sedac nº 14/2016, no valor de R$ 25.000,00.

Proponente: Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Objetivo: Buscar melhorias para o acondicionamento do acervo em Reserva Técnica do Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP, adequando às normas da conservação preventiva, visando melhor funcionalidade e maior proteção do patrimônio cultural sob nossa guarda.

É pretendido adquirir cinco móveis planejados, com prateleiras, que permitam o melhor aproveitamento do espaço, otimizando a guarda dos objetos, deixando corredores livres para circulação. Também pretende-se adquirir embalagens próprias para proteger o acervo individualmente contra a poeira e demais agentes de degradação.

O resultado foi divulgado em 14 de fevereiro de 2017, sendo que o Museu não obteve aprovação.

2.1.2.3 - Projeto: Conservação Preventiva do Patrimônio Arquivístico do Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP

Projeto inscrito no Edital do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Edital de Chamamento Público CFDD Nº 02, no valor de R$ 361.642,08.

Proponente: Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE).

Objetivo: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de ações de conservação preventiva para a preservação do acervo arquivístico do Museu Antropológico Diretor Pestana, visando a intervenção direta, a otimização da área de armazenamento, a segurança e proteção do patrimônio documental, através da aquisição e instalação de arquivos deslizantes.

Pretende-se otimizar a área de armazenamento e a segurança do acervo de gênero textual, com a aquisição e instalação de arquivos deslizantes. Realizar a higienização e acondicionamento dos documentos textuais, a partir da aquisição de instrumentos/materiais específicos para este fim e adquirir e instalar desumidificadores de ar para realizar o controle da umidade relativa do ar na sala de armazenamento.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 13 de outubro de 2017, sendo que o Museu não obteve aprovação.

2.1.2.4 - Projeto Itinerização da Exposição Conhecer para Preservar: “As Doenças que Assola(ra)m a Humanidade: Micróbios, Vetores e Outras Interações Ecológicas”

Projeto inscrito no Edital Seleção Pública nº 001/2017, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA e do Conselho Municipal de Energia e Meio Ambiente de Ijuí – CONSEMA/IJUÍ, no valor de R$ 6.000,00.

Proponente: Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Objetivo: Constituir uma exposição itinerante sobre o tema: “As Doenças que Assola(ra)m a Humanidade: Micróbios, Vetores e Outras Interações Ecológicas”, através da elaboração de textos e produção de materiais informativos e ilustrativos resistentes, que possam ser levados a outros locais mediante solicitação.

O resultado dos projetos classificados foi divulgado no dia 10 de julho de 2017, sendo que o Museu não obteve aprovação.

2.1.2.5 - Projeto de Exposição Itinerante Exposição Povos Indígenas – Identidade, Diversidade e Direitos

Projeto inscrito no Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus (Categoria II: Fomento a Projetos de educação e Museus), no valor de $ 10.000,00 (dez mil dólares americanos).

Proponente: Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Objetivo: Estimular o debate sobre a problematização da questão sobre territórios indígenas, demarcações de terras e conflitos. O projeto também teria como finalidade levar ao público uma experiência que os faça ter uma ideia de como as populações indígenas se sentiram quando a ocupação territorial ocorreu, o que aconteceu no momento dessa apropriação e as consequências desta expansão em todo o ambiente, além de tratar de enaltecer a cultura e a memória indígena.

O resultado dos projetos classificados saiu dia 18 de outubro de 2017, através de correspondência formal do Ibermuseus. O Museu não foi classificado.

2.2 - ASSESSORIAS

Este ano teve-se uma importante assessoria técnica ao Museu prestada pelo arquivista Marcelo Nogueira de Siqueira, Mestre em História Social, servidor público do Arquivo Nacional, Professor Assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, que ministrou a palestra “Tratamento arquivístico de acervos documentais do Museu Antropológico Diretor Pestana”, e “Consultoria e diagnóstico sobre a organização de acervos do MADP” para toda a equipe do MADP.

Os assuntos abordados no primeiro dia de sua visita, durante a palestra, foram relacionados a história oral (direitos e ética na pesquisa); acervos audiovisuais, iconográficos e sonoros; aplicação da Resolução nº 41 do Conarq e a adoção pelas instituições; política de aquisição de documentos da comunidade; diferença entre Fundo e Coleção; doação de cópias digitalizadas de documentos; reproduções com cessão de uso; direitos autorais, legislação, direitos de imagem, termos de uso e reprodução no uso de arquivos (documentos sonoros, audiovisuais, iconográficos, documentos musicais (partituras) e documentos provenientes das Artes Visuais. Já, no segundo dia, na consultoria de arquivo, as atividades foram direcionadas aos técnicos arquivistas, educadora, museólogo e direção, em que foram discutidos todos os temas acima, porém com direcionamento à prática de organização dos acervos no Museu.

3 - PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E OUTRAS ATIVIDADES

3.1 - PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES

As reuniões realizadas em 2017 oportunizaram a interlocução com diferentes segmentos da comunidade. No decorrer do ano foram realizadas diversas reuniões, da equipe e com a comunidade interna e externa, para planejamento das atividades, procedimentos decisórios, entre outros assuntos.

3.2 - PARTICIPAÇÃO EM PALESTRAS, SEMINÁRIOS, FÓRUNS, CAPACITAÇÕES, CURSOS E OUTROS - Registra-se neste item a participação, da equipe do Museu, em eventos para além dos promovidos pelo Museu.

Título do Evento/Data Tipo Número de Participantes Promoção/Apoio/Local Carga Horária
Curso de Libras 3º Modulo – Conversação
Período: fevereiro a março
C 1 FIDENE/UNIJUÍ NDRH/ NAI
Sala B6 – UNIJUÍ
14h
Volta às Aulas 2017 - 60 anos em 60 minutos
Data: 16 de fevereiro de 2017
O 10 FIDENE/UNIJUÍ NDRH
Salão de Atos UNIJUÍ
3h15min
Reforma da Previdência
Palestrante: Edmilso Michelon
Data: 21 de fevereiro de 2017
P 5 FIDENE/UNIJUÍ NDRH
Salão de Atos
2h
Palestra “Da luta eu não fujo – a força das mulheres na sociedade”
Data: 08 de março de 2017
P 8 FIDENE/UNIJUÍ Programa Sinergia, Museu, Fórum Permanente da Mulher e Conselho Municipal da Mulher
Salão de Atos
3h
Cerimônia alusiva aos 60 anos de Ensino Superior
Data: 16 de março de 2017
O 7 FIDENE/UNIJUÍ NDRH
Salão de Atos
1h30min
Capacitação para a Primeira Avaliação de Desempenho 2017
Data: 27 de março de 2017
CP 2 FIDENE/UNIJUÍ NDRH
Mini 3 – Prédio da Biblioteca, Campus Ijuí
2h
Semana Acadêmica das Licenciaturas - Educação na Atualidade: Desafios e Perspectivas
Data: 17 a 20 de abril de 2017
S 1 FIDENE/UNIJUÍ/DHE
Salão de Atos Argemiro Jacob Brum
30h
Mulher - Um ser em constante construção/ evolução: Diálogo e reflexão sobre ser mulher e o lugar que ocupa nos dias atuais
Data: 29 de março de 2017
P 2 FIDENE/UNIJUÍ SESMT, NDRH e o projeto de Cuidado Integral em Saúde DCVida
Salão Azul – Campus Ijuí
3h
Capacitação sobre Atas e Documentos Oficiais
Palestrantes: Cláudia Cargnelutti Didoné e Denise Dobler da Costa
Data: 27 de abril de 2017
CP 1 FIDENE/UNIJUÍ NDRH
Sala de Aula H 04/05 UNIJUÍ Campus Ijuí
3h
Aula Magna alusiva aos 60 anos de ensino superior
Data: 02 de maio de 2017
O 1 FIDENE/REITORIA
Salão de Atos Argemiro Jacob Brum
2h
Audiência Pública de Prestação de Contas do Município de Ijuí
Data: 30 de maio de 2017
O 1 Prefeitura Municipal de Ijuí
Câmara de Vereadores
2h
7º Fórum Nacional de Museu
Período: 30 de maio a 04 de junho de 2017
O 1 SEM/RS
Porto Alegre
Auditório PUC Porto Alegre
60h
SIPAT 2017 – Relações Interpessoais
Palestrante: Paula Chaiane Martins Borelli
Data: 14 de agosto de 2017
C 3 FIDENE/UNIJUÍ e CIPA
Salão Azul – Campus Ijuí
2h
SIPAT 2017 - Teatro da Fábula ao Real Seja Racional
Data: 15 de agosto de 2017
C 1 FIDENE/UNIJUÍ e CIPA
Salão de Atos Argemiro Jacob Brum
2h
SIPAT 2017 - Cuidados posturais nas diferentes atividades cotidianas
Data: 16 de agosto de 2017
C 3 FIDENE/UNIJUÍ e CIPA
Salão de Atos Argemiro Jacob Brum
2h
SIPAT 2017 - A Inclusão na Universidade: Experiências e Práticas
Data: 17 de agosto de 2017
C 4 FIDENE/UNIJUÍ e CIPA
Salão Azul – campus Ijuí
2h
Capacitação para Guias do Profissional do Futuro 2017
Data: 21 de agosto de 2017
C 1 FIDENE/UNIJUÍ
Mini auditório - Campus Ijuí
1h
Momento de Formação: Apresentação dos Setores
Data: 22 de agosto 2017
O 1 FIDENE/UNIJUÍ - SINERGIA e NDRH
Sala dos Conselhos
2h
Curso de Espanhol
Professor: Daniel Fernando Sanchez Navarro
Data: 24 de agosto a 14 de dezembro de 2017
C 1 FIDENE/UNIJUÍ NARH/Mestrado Educação nas Ciências
Sala B6 UNIJUÍ
18h30min
Ações sustentáveis: debatendo o meio ambiente
Palestrante: UNIJUÍ, Unimed, ONG Bandeirantes do Verde
Data: 24 de agosto de 2017
P 1 FIDENE/UNIJUÍ - UNIJUÍ FM
Salão de Atos
2h
Curso de Libras
Módulo Básico e intermediário
Ministrante: Paulo Augusto Matter – Assistente de Intérprete de Língua de Sinais.
Período: setembro a dezembro de 2017
C 1 FIDENE/UNIJUÍ NDRH e NAI
UNIJUÍ – Campus Ijuí
40h
Reunião de Avaliação Programa APRIMORA
Data: 04 de setembro de 2017
O 1 FIDENE/UNIJUÍ NDRH
Sala D6/7 - Campus Ijuí
3h
Como manter a Saúde do seu Coração
Médico Leonardo Gheller Zanatta
Data 14 de setembro de 2017
C 1 FIDENE/UNIJUÍ NDRH E SESMT
Salão Azul – Campus Ijuí
3h
Salão do Conhecimento
Data: 25 a 29 de setembro de 2017
O 2 FIDENE/UNIJUÍ - Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
Salão de Atos Argemiro Jacob Brum
3h
Salão do Conhecimento
FUNÇÃO AVALIADOR
Data: 27 de setembro de 2017
O 1 FIDENE/UNIJUÍ - Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
Salão de Atos Argemiro Jacob Brum
3h
Campanha de Vestibular de Verão UNIJUÍ 2018
Data: 28 de setembro de 2017
O 6 FIDENE/ UNIJUÍ
Salão de Atos Argemiro Jacob Brum
3h
Dia do Profissional de Educação
Palestrante: Fabio Franke
Data: 10 de outubro de 2017
P 3 FIDENE/UNIJUÍ e SINERGIA e NDRH
Salão de Atos Argemiro Jacob Brum
3h
Formação: Gestão Financeira de uma Universidade: a experiência da Univates
Prof. Me. Oto Roberto Moerschbaecher
Data: 20 de outubro de 2017
C 1 FIDENE/REITORIA
Centro de eventos UNIJUÍ
8
“A Conquista da Busca da Identidade Afro-brasileira”
Palestrantes: Antônio Carlos Cortes e Maria Silveira Marques
Data: 24 de novembro de 2017
P 1 UETI
Auditório da ACI
4h
Formação para Gestores
Palestrante: Renata Bidone
Data: 29 de novembro de 2017
C 1 FIDENE/UNIJUÍ - NDRH
Centro de Eventos UNIJUÍ
8h
Capacitação Edital FAC Juntos pela Cultura, com Rafael Cramer Belle
Data: 29 de novembro de 2017
CP 1 Pró-Cultura RS 4h
Painel 60 anos de ensino superior, um olhar para o FUTURO
Data: 30 de novembro de 2017
C 1 FIDENE/REITORIA
Salão de Atos
4h
Prevenção do Câncer de Pele e Medidas de Fotoproteção
Data 01 de dezembro de 2017
C 1 FIDENE/UNIJUÍ e SESMT
Salão Azul
1h30min

Tipo: P - Palestra S - Seminário C - Curso CP - Capacitação O – Outros

3.3 - PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS E COMISSÕES

3.3.1 - COMUCI

A Diretora e a Educadora do MADP foram indicadas para representar o Museu no Conselho Municipal de Cultura – COMUCI, reativado em outubro do corrente ano. Foram realizadas 3 reuniões em 2018.

3.3.2 - Comissão de Estudos sobre Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais

Neste ano as atividades de alguns membros da Comissão de Estudos sobre Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais, como a Arquivista Sandra Schinwelski Maldaner, Lucas Gerhardt, Amanda Keiko Higashi e Cátia Gehrke de Medeiros tiveram como eixo principal ações direcionadas a contemplar a necessidade da Vice-Reitoria de Graduação em implantar o processo de digitalização de documentos da matrícula de estudantes do vestibular verão 2018 da UNIJUÍ.

Foram feitas várias reuniões entre as arquivistas, direção do Museu, Vice-Reitoria de Graduação, analista de sistemas da COINF e Secretária Acadêmica para discutir as necessidades para iniciar esse novo processo na instituição, desde equipamentos, testes de digitalização realizados, formatos dos representantes digitais, definição de quais documentos compõem o Dossiê de Estudante e que serão digitalizados, e a elaboração dos metadados e requisitos para início do processo de digitalização e de implantação do Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) através das funções que o SIE disponibiliza, hoje, na FIDENE.

Foram elaborados vários estudos, pesquisa e uma visita técnica das arquivistas à Comissão Gedai da UFSM, para conhecer as etapas de elaboração e acompanhamento do projeto de informatização da gestão, preservação e acesso aos documentos arquivísticos da UFSM. A partir desta visita, foi elaborado um esquema de metadados e requisitos para serem seguidos no processo de digitalização dos documentos de matrícula do aluno e que irão compor o Dossiê de aluno, envolvendo ações e metadados necessários ao dossiê, ao documento, ao componente digital e aos eventos de gestão e agentes envolvidos nos processos. Esse esquema de metadados proposto foi discutido com o Chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas da Coordenadoria de Informática, Lucas Gerhardt, as arquivistas e o analista Júlio Beal.

O processo de digitalização dos documentos, além de várias ações da COINF, vai exigir algumas adaptações no SIE, pois sendo a digitalização uma atividade da Secretaria Acadêmica, os representantes precisam existir no SIE, serem capturados, terem o registro, receberem um código de classificação de documentos, temporalidade, serem indexados e armazenados para ser considerados documentos arquivísticos, só assim passarão a existir no contexto de atividades da Secretaria Acadêmica e sua gestão arquivística irá ocorrer de forma natural. Essas etapas serão estudadas e contempladas concomitantemente ao processo. Será necessário criar um módulo no SIE que permita a inserção do Plano, para que todos os documentos gerados ou capturados pelo SIE possam receber o código de classificação e de temporalidade.

3.3.2.1 - Atividade: Visita técnica à Comissão Gedai da UFSM

As arquivistas da FIDENE Sandra Schinwelski Maldaner e Amanda Keiko Higashi estiveram reunidas com a equipe da Comissão Gedai da UFSM: as arquivistas Neiva Pavezi e Daiane Regina Segabinazzi Pradebon, os analistas de TI Marcelo Lopes Kroth e Marcos Vinicius B. Souza.

O objetivo deste encontro foi conhecer as etapas de elaboração e acompanhamento do projeto de informatização da gestão, preservação e acesso aos documentos arquivísticos da UFSM, incluindo a criação de documentos nato digitais e as atividades relacionadas à adaptação do SIE na produção e manutenção dos diários de classe nato digitais e sanar dúvidas sobre os metadados recomendados para processos de digitalização de documentos, considerando os padrões arquivísticos.

Durante a visita foram discutidos todos os pontos relacionados aos metadados do documento, segundo o Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos – e-ARQ Brasil, aplicados à digitalização de documentos, inserção em Sistema de Informações para o Ensino – SIE, conjunto de metadados para o dossiê de estudante, para o documento e para o componente digital.

Também foram discutidas e pensadas estratégias de como operacionalizar o projeto de digitalização dos documentos de estudante, sem um SIGAD e Repositório Arquivístico Digital (atualmente) e as adaptações necessárias no SIE para captura dos documentos digitalizados, sua inserção no contexto das atividades da Secretaria Acadêmica, passando só assim a ser considerados como documentos arquivísticos, e como fazer a sua gestão na produção e dos metadados necessários para a gestão e preservação dos representantes digitais, que a priori na instituição são de guarda permanente.

A inserção do Plano de Classificação de Documentos e da Tabela de Temporalidade Documental no SIE, pois, cada documento gerado digitalmente ou de forma analógica, só passa a fazer parte do contexto administrativo quando for capturado, registrado, classificado, indexado, armazenado, avaliado e preservado.

Enfatiza-se que os demais processos que venham a ser implantados na gestão arquivística da Instituição na Secretaria Acadêmica com o objetivo de tornar a Secretaria Acadêmica digital, necessitam ser discutidos, estudados e implantados de maneira que contemplem a gestão arquivística dos documentos digitais e analógicos, pois demandam de sistema informatizado, empenho da equipe da TI e participação das arquivistas para que se garanta a gestão dos documentos e sua devida preservação.

3.3.2 - Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da FIDENE - CPAD

Neste ano as atividades relacionadas à Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da FIDENE estiveram voltadas ao levantamento documental das atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de elaborar a proposta do Plano de Classificação de Documentos - PCD e Tabela de Temporalidade Documental da FIDENE - TTD, atividades-fim (Ensino, Pesquisa, Extensão) em acordo com a Portaria nº 1224 de 2013 do MEC. Também por solicitação e demanda, foram realizados levantamentos, visitas in loco, aplicação de questionário e entrevista com a Coordenadoria de Marketing da FIDENE, Secretaria dos Conselhos, Secretaria da Reitoria, Comissão Própria de Avaliação, Assessora da Reitoria, Ouvidoria, Chefia de Gabinete da Reitoria, Pesquisador Institucional, Núcleo de Cobranças e Escritório de Relações Internacionais. E, em dezembro, foi iniciado um levantamento informal com a Rádio UNIJUÍ FM. Várias visitas foram realizadas aos setores durante o ano.

4 - Atividades por Divisões

O Museu tem seu acervo constituído por documentos museais, textuais, bibliográficos e iconográficos ordenados nas Divisões de Museologia (DM); Documentação (DD); e Imagem e Som (DIS).

Neste relatório estão sendo apresentadas informações gerais sobre algumas atividades específicas de cada Divisão. Informações mais detalhadas encontram-se nos respectivos relatórios da DM, DD e DIS.

4.1 - DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO

4.1.1 - Equipamentos: climatizadores, desumidificador

Neste ano foram adquiridos, através do projeto do Mecenato, 4 novos climatizadores para o arquivo, sendo instalados no Arquivo Ijuí, Hemeroteca, Coleção Martim Fischer e Arquivo FIDENE.

Também através deste projeto foram adquiridos 8 termos higrômetros, distribuídos entre as necessidades da Divisão de Documentação, Divisão de Imagem e Som e Divisão de Museologia.

Foi recebida em novembro a doação, transferência de 2 estantes da Unidade de Controladoria, que foram desocupadas com a aplicação da Temporalidade nos documentos da Unidade, e serão utilizadas para o acondicionamento de caixas do Arquivo FIDENE.

4.1.2 - Arquivo FIDENE

Neste ano as atividades relacionadas ao Arquivo FIDENE estiveram voltadas a continuidade da elaboração do Plano de Classificação de Documentos - PCD e Tabela de Temporalidade Documental da FIDENE - TTD, das atividades-fim (Ensino, Pesquisa, Extensão) em acordo com a Portaria nº 1224 de 2013 do MEC, além de estudos sobre preservação de documentos arquivísticos digitais, aplicados inicialmente na Secretaria Acadêmica da UNIJUÍ, citados com mais detalhes nas atividades da Comissão de Estudos sobre Preservação de Documentos Arquivísticos Digitais e na Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da FIDENE – CPAD, anteriormente descritos.

Em relação aos recolhimentos das unidades da instituição, foram registrados 25 recolhimentos de documentos ao Arquivo FIDENE durante o ano.

Durante o ano de 2017 foi realizada apenas uma transferência para a Divisão de Museologia, Termo de Transferência Interna nº 01/2017, de acervo que já estava classificado no arquivo. Não foi recebida nenhuma transferência de outros setores internos do Museu durante o ano.

No quadro abaixo, as atividades referentes ao Arquivo FIDENE, realizadas durante o ano:

Título do Evento Tipo Nº. Part. Promoção/Local Carga Horária
Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 06 de abril de 2017
CP 4 FIDENE/UNIJUÍ/MADP
Local: Itecsol
3h
Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Data: 07 de abril de 2017
CP 3 FIDENE/UNIJUÍ/MADP
Local: Mestrado em Educação nas Ciências
3h30min
Orientação quanto a organização, classificação de documentos do Sistema de Arquivos FIDENE
Data: 29 de maio de 2017
CP 2 FIDENE/MADP
Local: Secretaria do Mestrado em Modelagem Matemática
3h
Avaliação de documentos recolhidos do antigo prédio da Cootridata ao Museu
Público alvo: Unidade de Controladoria
Data: 12 de junho de 2017
VT 3 FIDENE/MADP
Local: Arquivo temporário do MADP
2h
Visita técnica
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Público-alvo: Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ
Data: 10 de julho de 2017
VT 2 FIDENE/MADP
Local: Escritório de Relações Internacionais da UNIJUÍ
2h
Aplicação da TTD aos documentos produzidos pela Unidade de Controladoria
Público-alvo: Unidade de Controladoria
Data: 13 de julho de 2017
VT 1 FIDENE/MADP
Local: Controladoria
2h
Aplicação da TTD aos documentos produzidos pela Unidade de Controladoria – atividade Prestação de Contas de Projetos
Público-alvo: Unidade de Controladoria
Data: 17 de julho de 2017
VT 1 FIDENE/MADP
Local: Controladoria
2h
Visita técnica
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Público-alvo: Unidade de Controladoria
Data: 01 de novembro de 2017
VT 1 FIDENE/MADP
Local: Controladoria
2h
Visita técnica à Rádio UNIJUÍ FM
Assunto: dúvidas na organização, seleção, avaliação e classificação dos documentos de arquivo.
Público-alvo: Rádio UNIJUÍ FM
Data: 06 de dezembro de 2017
VT 2 FIDENE/MADP
Local: Rádio UNIJUÍ FM
2h
Apresentação Sistema de Arquivos FIDENE
Facilitadora: Sandra Schinwelski Maldaner
Professora responsável: Monique Librelotto
Data: 21 de dezembro de 2017
CP 224 MADP/SENAC
Local: Auditório do MADP
2h
Visita técnica ao DCEEng
Assunto: avaliação de documentos, organização, classificação e duplicidade de materiais bibliográficos
Data: 27 de dezembro de 2017
O 01 MADP/DCEEngLocal: DCEEng 2h

Tipo: CP – Capacitação, VT- Visita técnica, O – Outros,

4.1.3 - Arquivo Ijuí

As atividades realizadas no Arquivo Ijuí durante este ano foram apenas as necessárias e urgentes, em função deste setor não contar mais com Assistente de Pesquisa e Extensão. Não há documentos pendentes de anos anteriores para classificar do Arquivo Ijuí, com exceção da documentação das Balas Soberanas, CD00005/2004.

4.1.4 - Hemeroteca

O recolhimento do Jornal da Manhã e Hora H ocorreu de forma sequencial durante o ano.

4.1.5 - Biblioteca

Neste ano foi possível encaminhar todas as obras/publicações pendentes para classificação pela BUMOM e disponibilização para o usuário, tendo restado apenas as recebidas em dezembro.

4.1.6 - Arquivo Cooperativismo

Não foram realizadas intervenções nesse arquivo.

4.1.7 - Arquivo Regional

Não foram realizadas intervenções nesse arquivo.

4.1.8 - Arquivo Sindicalismo

Não foram realizadas intervenções nesse arquivo.

4.1.9 - Arquivo Kaingang, Guarani e Xetá

Não foram realizadas intervenções nesse arquivo.

4.1.10 - Correio Serrano

HD’s do Correio Serrano e Die Serra Post foram arquivados no Módulo deslizante da DIS, 2 HD’s externos do banco de dados do Correio Serrano e Die Serra Post, como forma auxiliar de backup de segurança, junto à seção dos microfilmes, CD’s do Jornal com caixas identificadas, por orientação da COINF à Direção do MADP em outubro/2017.

4.2 - DIVISÃO DE IMAGEM E SOM

A DIS realizou as seguintes atividades no decorrer do ano: inclusão e classificação no SIE das imagens históricas do Arquivo FIDENE; atendimento à pesquisa; recebimento e avaliação de doações da comunidade; recolhimento de acervo institucional; diagnóstico para políticas de gestão dos documentos iconográficos, audiovisuais e sonoros; participação na elaboração e inscrição de projeto, para aquisição de recursos financeiros públicos; elaboração e parceria em atividades de extensão à comunidade (Oficina “Como pesquisar no Museu”).

Quanto às questões estruturais, o local de armazenamento do acervo sem tratamento da DIS foi reestruturado, pensando-se na alocação de espaço para o acervo sem tratamento da DD, onde a área que ficava a mesa de digitalização passou a ser destinada apenas para esses conjuntos documentais. Com a readequação do espaço, modificou-se a disposição dos armários e arquivos de aço da DIS, de modo a otimizar o espaço da área, além de receber identificações dos conjuntos armazenados, antes não identificados adequadamente. A área também foi melhor isolada para climatização própria, através de divisórias com porta que dá acesso a outros arquivos já tratados.

Quanto à climatização, o espaço do acervo sem tratamento ganhou um ar condicionado e um desumidificador, mas de modo provisório para teste até o momento, e a equipe da DIS tem a responsabilidade de controlar e monitorar a temperatura e umidade.

4.2.1 - Arquivo FIDENE

Gestão do arquivo FIDENE:
análise do recolhimento e diagnóstico da produção de fotografias institucionais; orientações sobre recolhimento vigente.

Recolhimentos realizados em 2017:

Termo de Recolhimento Data Gêneros documentais Quantidade
Secretaria Acadêmica 13/03/2017 sonoro 1
Relações Internacionais 11/07/2017 audiovisual 6
ITECSOL 24/03/2017 audiovisual 8
TOTAL     15

Classificação do acervo iconográfico produzido pela FIDENE:
a classificação por assunto segue conforme os moldes implantados no início dos anos 2000. A mudança para a classificação arquivística, por funções e atividades institucionais, está em análise. Pretende-se com a gestão dos gêneros iconográficos, audiovisuais e sonoros, que a classificação dos mesmos ocorra na origem, antes da avaliação e do recolhimento, o que poderá depender, principalmente, da conscientização dos responsáveis pela produção documental, participando do processo de identificação e classificação documental. O trabalho também dependerá da adoção pela instituição de Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) com os requisitos do E-Arq (Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos), que pode ser através de adaptação do SIE ou outro sistema institucional, a ser pensado pela COINF, além do Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq), para preservação e segurança dos documentos digitais, de forma a manter sua autenticidade. Há necessidade de melhorias no Portal institucional e no SIE dos recolhimentos das fotografias produzidas e já acumuladas em servidor pelos setores administrativos da instituição.

Orientações para produção das imagens digitais no MADP
: com base nas capacitações produzidas à Coordenadoria de Marketing - CMKT, às Secretarias Acadêmicas, aos Departamentos e Cursos, orientou-se após reunião com o gerente da CMKT, que a produção de imagens acumuladas no servidor G:/ deveria ser retomada pela equipe desse setor para envio como acervo permanente ao MADP. Há necessidade de melhoria no sistema de recolhimento das derivadas e descrições via Portal institucional.

4.2.2 - Acervo da Comunidade

Avaliação e recebimento de doações:
identificação junto ao doador das imagens e listagem para posterior organização, identificando a função e a atividade.

Disponibilização de índices de pesquisa do acervo organizado: os índices mais recentes do ano foram disponibilizados na página do MADP, para consulta pelos pesquisadores que acessam a internet. O planejamento segue a atualização dos índices, quando existir alterações ou novas informações.

Higienização da coleção Jornal da Manhã:
através do programa Jovem Aprendiz, higienizou-se cerca de metade do volume de fotografias em papel, removidas das caixas de papelão e transferidas às pastas de plástico transparentes, com identificação genérica.

Projeto de organização e descrição do acervo fotográfico de Luiz Germano Gieseler (27/07/1870-25/05/1954):
o acervo com 386 documentos é composto praticamente por negativos de vidro produzidos ao longo da vida do fotógrafo, nascido em Kemberg-Alemanha, mas que passou a viver no Brasil no final do século XIX, residindo primeiro em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul e em seguida se estabelecendo em Ijuí. Luiz Germano Gieseler foi fotógrafo por distração e tinha nas atividades de seu moinho, próximo à Usina Velha e Rio Potiribu, o sustendo da família. A finalização do projeto de organização do acervo fotográfico que já passou pelas fases de higienização e acondicionamento, teve sua fase de identificação das imagens concluída, através da parceria com o neto do titular, Edgar Beno Gieseler, sendo aproximadamente 300 unidades. Posteriormente, pretende-se através de entrevistas com familiares registrar as informações pertinentes ao contexto histórico dos documentos, elaboração, organização e inclusão no sistema informatizado de acesso à internet. As atividades também integram o projeto de dissertação realizado pela arquivista da DIS como mestranda do curso de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da UFSM. A proposta de pesquisa tem como objetivo apresentar uma metodologia de organização e descrição, com base nas teorias arquivísticas, aos documentos fotográficos da comunidade regional, especificamente dos arquivos pessoais. Ao final, a dissertação oferece a possibilidade de desenvolvimento do produto: a descrição arquivística em sistema eletrônico com acesso à internet pela comunidade.

4.2.3 - Outras atividades da DIS
Plano de metadados e requisitos para início de implantação do Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) na FIDENE.

Auxílio nas atividades de elaboração do plano de inserção de metadados no processo de digitalização do dossiê da Secretaria Acadêmica, adaptando-se o sistema de gestão institucional, em parceria com a COINF. Foram feitos estudos e propostas de esquemas estruturais de metadados e requisitos que envolvem os elementos: dossiê; documento; componente digital; eventos de gestão e agentes.

Imagens Classificadas até 28.12.2017:

AF- 41.339 CB- 7.881 AI- 5.630 CJ- 5.604 CG- 0013 CM- 4.826

AS- 206 AK- 152 (foram retiradas as fotos e passadas para o AF 3.2)

AN- 118 AR- 815

Fotografias anexadas via portal no SIE, por classificar:
96 fotografias em 12/12/2017.

Fotografias classificadas no SIE:
decidiu-se que no SIE apenas serão classificadas as imagens do AF. Do total de 20.894, foram classificadas 855 fotos em 2017.

4.3 - DIVISÃO DE MUSEOLOGIA

Em 2017, foi dado continuidade as atividades pertinentes à Divisão de Museologia: documentação de acervos, montagem e desmontagem de exposições, monitorias e recepção dos visitantes, atendimento a pesquisadores, além da elaboração e acompanhamento de projetos.

Elaboração projetos:
a elaboração ou o estudo da viabilidade de projetos, aprovados ou não, demandam de um tempo considerável da equipe pois são realizadas reuniões de estudos e planejamento, interações e parcerias com técnicos de outros setores da instituição e fora dela, pesquisas, entre outras.

Processamento técnico:
com relação ao processamento técnico, em 2017 foram totalmente processados 126 objetos e descartados 17. Foram realizadas pesquisas sobre lacunas em números de tombo na seção AP concluída até o ano de 2007 e encontrados 267 objetos que necessitam de revisão conceitual, revisão metodológica e/ou intervenção. Deste total, 236 já foram concluídos em todas as etapas. Foi iniciado o processo de inventário da Seção AP.

Espaço físico:
foi realizada uma readequação nos espaços de trabalho e guarda de material, para realocação do material acondicionado na sala de oficinas e almoxarifado/arquivo para começar as intervenções do projeto CAIXA. Em sua maioria o material consistia em documentos, quadros e banners das exposições temporárias, material expositivo, caixotes, cavaletes, móveis e livros. Foram isoladas vitrines em partes da Exposição de Longa Duração (Missões e Imigração), como medida preventiva de segurança, em função das intervenções na infraestrutura pelo desenvolvimento do Projeto CAIXA.

Doações da comunidade:
foram feitas várias análises de propostas de doações. A maioria foi recusada atendendo os critérios vigentes.

Proposta de incorporação pelo Museu da Exposição Interativa de Experimentos de Física – Física para Todos na Sala de Exposições Temporárias do MADP:
tanto a equipe do Museu quanto os membros do Conselho de Direção do Museu entendem que é importante e fundamental a ampliação do diálogo com a Comunidade Acadêmica da UNIJUÍ, em especial com o DCEEng, sobre a utilização do espaço de Exposições Temporárias do Museu com exposições que contemplem a física e as demais áreas tecnológicas. No entanto, entendem que não seria apenas uma exposição, mas várias distribuídas ao longo do ano e que tais exposições deveriam estar inseridas no contexto da tipologia do Museu, levando em consideração a Visão e a Missão, além da função social e educativa. As propostas de exposições temporárias devem ser apresentadas à SMED e à 36ª CRE de Ijuí, parceiras destas atividades, uma vez que o grande público visitante do Museu são alunos das escolas municipais e estaduais.

5 - Gestão de Pessoas

Os funcionários do MADP vêm recebendo apoio para qualificar seus conhecimentos específicos, inclusive com oferecimento de cursos externos. O MADP possui uma equipe qualificada, atenta às variáveis internas e aos processos de transformação, comprometida no processo, buscando sempre a melhoria do ambiente de trabalho e a qualidade nos atendimentos.

Durante o ano de 2017 houve as seguintes alterações no quadro funcional do Museu:

5.1 - Atividades da Estagiária – Caroline Antunes da Silva

As atividades da estagiária tiveram início na Divisão de Documentação em 09 de maio de 2016 e foram encerradas em setembro de 2017: auxílio/atendimento à pesquisa; auxílio na organização da Sala de documentos localizada ao lado da sala de oficinas; auxílio na organização dos materiais de acondicionamento da Divisão de Documentação; auxílio no levantamento documental e elaboração do Plano de Classificação de Documentos e Tabela de Temporalidade Documental da Unidade Controladoria e das atividades-fim referente ao Ensino, Pesquisa, Extensão da instituição; auxílio na troca das pastas e remanejamento do arquivo Kaingang, Guarani e Xetá; elaboração, ordenação e descrição de Termos de Recolhimento do Arquivo FIDENE; elaboração de memorandos de classificação de livros do MADP; auxílio no levantamento documental da EFA; conferência e listagem de livros do MADP1 classificados no sistema antigo da BUMOM para posterior inserção na base de dados do SIE da Biblioteca; auxílio e atendimento a turmas na Exposição quando solicitado; troca das etiquetas dos livros da biblioteca especializada do MADP 1 e Coleção Geral e organização nas prateleiras; pesquisa de legislação das atividades de pesquisa, ensino, extensão da Tabela de Temporalidade Documental; registro e estatística mensal de pesquisas e pesquisadores do arquivo; higienização, acondicionamento, ordenação e descrição dos Termos de recolhimento do Arquivo FIDENE dos anos de 2016, 2014, 2013 e 2012, com objetivo de atualizar a descrição de todos os Termos de Recolhimento acumulados sem tratamento descritivo, bem como todas as entradas de recolhimento do ano corrente, a fim de não acumular novos Termos sem descrição; a estagiária se envolveu em todas as atividades desenvolvidas na Divisão de Documentação, inclusive no atendimento à pesquisa, devido a saída da Assistente de Pesquisa.

5.2 - Atividades realizadas pelo Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz Eduardo Peixoto iniciou atividades no dia 06/10/2016, com encerramento em junho de 2017. Inicialmente, dentre as atividades realizadas, o jovem auxiliou nos processos operacionais da DIS que envolvem a preservação do acervo, auxílio no levantamento de documentos recolhidos da FIDENE; atividades de conservação de suportes documentais (higienização e acondicionamento), sendo esta última a prioridade em 2017 em paralelo à atualização do índice de sobrenomes que incluem as fotografias da FIDENE.

O ano foi encerrado com dez funcionários, sendo distribuídos nas seguintes divisões:

UNIDADE FUNÇÃO CARGA HORÁRIA
Unidade Administrativa Diretora 38
Unidade Administrativa Secretária 38
Unidade Administrativa Analista de Projetos 24
Unidade Administrativa Auxiliar de Limpeza 40
Divisão de Museologia Museólogo 28
Divisão de Museologia Educadora de Museu 38
Divisão de Museologia Assistente de Pesquisa e Extensão Junior 38
Divisão de Documentação Arquivista 38
Divisão de Imagem e Som Assistente de Pesquisa e Extensão Junior 38
Divisão de Imagem e Som Arquivista 28

6 - Política de parceria Museu/UNIJUÍ

O Museu realizou parceria com a UNIJUÍ, através de diversos cursos de graduação e de pós-graduação, como Design, Ciências Biológicas, História e Mestrado em Direitos Humanos, que tiveram parcerias na realização de exposições temporárias e itinerantes, além de diversas ações educativo-culturais, que contribuíram nos resultados educacionais positivos, alcançados pelo Museu no decorrer do ano.

Nestas atividades parceiras, envolveram-se vários estudantes dos cursos da UNIJUÍ, além de alunos do 3º ano do Ensino Médio da EFA.

7 - Relatório em números

As informações a seguir têm a intenção de compartilhamento ao público da diversidade de ações realizadas pelo MADP, as quais contribuem para a construção de conhecimentos.

7.1.1 - Pesquisa de Público - geral

O Gráfico 1 apresenta informações sobre o número de beneficiados, por ano, através das ações educativo-culturais realizadas pelo Museu, dentro e fora de seu espaço. Entre elas, pode-se citar as exposições (temporárias, de longa duração e itinerantes), palestras, sessões de cinema, cursos, seminários, oficinas e pesquisadores com pesquisas realizadas em seus diferentes arquivos. Caso uma pessoa visite as diversas exposições oferecidas pelo Museu, contabilizamos um visitante por exposição, para fins estatísticos.

O MADP é reconhecido, enquanto centro museológico e documental, com características antropológicas, que contribui para a melhoria do processo educacional e cultural na região Noroeste do Estado do RS. Isto pode ser constatado no Gráfico 2, através das ações realizadas, prestigiadas por usuários procedentes de diversas cidades do Rio Grande do Sul, de outros estados e também do exterior.

Gráfico 1 Gráfico 2
7.1.2 - Visitas às Exposições

As exposições constituem-se como uma das principais ferramentas de comunicação utilizada pelo Museu. Elas são classificadas nas diferentes modalidades: Temporárias, de Longa Duração e Itinerantes.

Neste ano, 31.090 visitas foram realizadas às exposições de Longa Duração, Temporárias e Itinerantes promovidas pelo Museu. Neste total está incluído o público envolvido diretamente nas exposições e em suas atividades complementares, como palestras, oficinas, minicursos, seminários, entre outros. Caso uma pessoa visite as diversas exposições oferecidas, para fins estatísticos, contabilizamos uma visita por exposição.

O Gráfico 3 apresenta o percentual de visitas realizadas nas exposições pelos tipos de exposições desenvolvidas no MADP e fora dele. Já o Gráfico 4 apresenta o número de visitas anual dentro de um comparativo de 10 anos.

Gráfico 3 Gráfico 4
7.1.3 - Pesquisa

Todo cidadão interessado tem acesso ao acervo documental do Museu que é composto por documentos textuais, bibliográficos e cartográficos, organizados em arquivos e coleções. Estes objetivam preservar a história da FIDENE (AF), do município de Ijuí (AI), do Sindicalismo (AS), do Cooperativismo (AC), dos povos indígenas do RS (AKGX), dos municípios da região (AR). Em sua hemeroteca (HE) preserva jornais produzidos no município de Ijuí. Os jornais Correio Serrano, de 1917 a 1988 e Die Serra Post, de 1919 e 1984 estão disponíveis, in loco de forma eletrônica.

O acervo iconográfico e sonoro é composto por fotografias, negativos flexíveis, negativos de vidro, discos, fitas e filmes, nos arquivos Ijuí (AI), na Coleção Beck (CB), na Coleção Eduardo Jaunsem (JM), no Arquivo FIDENE (AF), no Arquivo Cooperativismo (AC), na Coleção Jornal da Manhã (CM), no Arquivo Sindicalismo (AS), na Coleção Ildo Weich (CW), no Arquivo Regional (AR), no Arquivo Kaingang, Guarani e Xetá (AKGX) e na Coleção Germano Gieseler (CG).

Em 2017 foram realizadas 878 pesquisas nos arquivos do Museu e atendidos 282 pesquisadores. As pesquisas realizadas por arquivo podem ser visualizadas no quadro abaixo:

NÚMERO DE PESQUISAS 2017
Divisão de Documentação – documentos textuais, bibliográficos e cartográficos
AI AF AR AS AC AKGX HE BIB CS DD TOTAL
22 91 03 0 0 0 61 96 30 0 503
Divisão de Imagem e Som – documentos iconográficos e sonoros
AI CB CJ AF AC CM AS CW AR AKGX CG FITOTECA FILMOTECA TOTAL
101 127 38 51 0 40 1 0 4 0 3 4   369
Divisão de Museologia – documentos museológicos TOTAL
06
Total de pesquisas 878
Pesquisas via e-mail arquivofidene@unijui.edu.br 21  
Pesquisas via e-mail madppesquisa@unijui.edu.br 133  
Total pesquisa via e-mail 154  

O Gráfico número 5 apresenta um percentual a partir das pesquisas que foram realizadas no arquivo durante o período de 2017.

Gráfico 5

O grau de escolaridade dos pesquisadores no MADP no quadro abaixo é representado por um total de 282 pesquisadores no ano de 2017, destacando-se o atendimento ao Ensino Superior.

ESCOLARIDADE DOS PESQUISADORES - 2017
Ensino Fundamental Ensino Médio Ensino Superior Especialização Mestrado Doutorado Não informado Total
21 70 121 32 17 05 16 282

Observando o Gráfico número 6, onde divide os diferentes pesquisadores atendidos no ano de 2017 por escolaridade, percebe-se que o maior número de pesquisadores é do ensino superior.

Gráfico 6

Quanto à procedência dos pesquisadores no MADP, foi possível identificar um número mais evidente para pesquisadores procedentes de Ijuí.

IJUÍ OUTRAS CIDADES RS OUTROS ESTADOS EXTERIOR NÃO INFORMADO TOTAL
200 47 23 04 08 282
7.1.4 - Projetos Externos

No decorrer do ano foram centrados esforços para captação de recursos para o Projeto aprovado em 2017 pelo MinC, via Lei Rouanet, “Revitalização do Sistema de Climatização do MADP”, encaminhado pela Associação de Amigos do Museu, no valor de R$ 188.608,70, com o período de captação encerrado em dezembro deste ano, tendo dois meses em 2018 para execução e prestação de contas.

O Gráfico 7 mostra o valor captado nos anos de 2014 a 2017 para a execução do Projeto Revitalização do Sistema de Climatização do MADP.

Gráfico 7
7.1.5 - Doações

A conscientização sobre a importância da preservação de arquivos documentais ou peças museológicas vem crescendo entre as pessoas, possibilitando que as atuais e futuras gerações conheçam um pouco mais da história de Ijuí e da região.

O Gráfico 8 detalha as doações que aconteceram em 2017 dividindo os gêneros de acervos recebidos, totalizando 248.

Gráfico 8

Durante o ano de 2017, o MADP cumpriu com suas obrigações, não só pelas metas atingidas, mas, principalmente, pelo êxito nas ações educativas-culturais realizadas pela equipe qualificada de colaboradores do Museu.