2.4. RÁDIO EDUCATIVA UNIJUÍ FM

Download .doc Download .pdf
Voltar

Diretora: Cláudia Cristina Gesing Bohrer

Coordenador Operacional de Radiodifusão: João Carlos Cazali

Coordenadora Pedagógica: Carine Prediger Da Pieve

Conselho Superior: Cláudia Cristina Gesing Bohrer (Presidente do Conselho), Maria Regina Johann/Lídia Ines Allebrandt (Representantes do Corpo Docente dos Cursos de Licenciatura da UNIJUÍ), Celestino Perin/Rúbia Beatriz Schwanke (Representantes do Colegiado do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ), Giancarlo Dari Bottega/Rogério Hansen (Representantes da Coordenadoria de Marketing da FIDENE), Mariele Bottega/Arthur Roberto Fabrício Pereira (Representantes do Corpo Discente da UNIJUÍ).

Um novo ano para a UNIJUÍ FM

Em 2017 a Rádio Educativa UNIJUÍ FM buscou consolidar-se frente à comunidade ijuiense e acadêmica através da manutenção e do desenvolvimento de projetos, programas e eventos envolvendo as mais diversas áreas de conhecimento. Trabalhou com a convergência entre plataformas e suportes através da atualização tecnológica e pedagógica, investindo em equipamentos, em produção de conteúdos temáticos e no relacionamento com ouvintes, professores, estudantes e apoiadores culturais. Marcou presença em campanhas de referência regional, sendo porta-voz da FIDENE/UNIJUÍ. Divulgou, entreteu, envolveu. Projetou, cumpriu. Marcou.

60 anos de Ensino Superior

A Rádio UNIJUÍ FM representou com legitimidade a marca UNIJUÍ em 2017, protagonizando ações que reafirmaram os 60 anos de Ensino Superior em Ijuí e região. Em fevereiro, idealizou, organizou e apresentou o evento de Volta às Aulas para professores e técnicos-administrativos e de apoio, intitulado “60 anos em 60 minutos”. A história da Universidade ao longo de seis décadas foi contada através de vídeos, imagens, depoimentos e entrevistas com pessoas da comunidade acadêmica, em duas edições, nos campi de Santa Rosa e de Ijuí.

Também deu voz aos bastidores, produzindo reportagens sobre a produção do vídeo “O Milagre da Criação”, com imagens históricas da Universidade e texto poético do professor do DHE, Paulo Fensterseifer. Outra cerimônia alusiva aos 60 anos de Ensino Superior da instituição, em março, foi a denominação do Salão de Atos da Biblioteca Mario Osorio Marques como “Argemiro Jacob Brum”, em homenagem ao docente, que contou com cobertura e transmissão ao vivo pelo rádio e live no Facebook.

Em junho, estreou na programação da emissora a série de entrevistas com reitores e presidentes da FIDENE que fizeram parte desta trajetória. Falaram aos microfones sobre fatos marcantes de suas gestões e os desafios para os próximos anos os professores Cátia Maria Nehring, Martinho Luís Kelm, Gilmar Antonio Bedin, Eronita Silva Barcelos, Walter Frantz, Telmo Rudi Frantz, Adelar Francisco Baggio e Paulo Afonso Frizzo. Além das entrevistas veiculadas no rádio às quartas-feiras, com reprise aos sábados, a série foi divulgada em outras plataformas, com registros em redes sociais e disponibilização de áudio em podcast.

Para o rádio ainda foi produzida, em conjunto com a Coordenadoria de Marketing, campanha publicitária para divulgação dos cursos da UNIJUÍ, com dicas de conhecimento que vieram a destacar os 60 anos da Universidade à frente do Ensino Superior na região.

A UNIJUÍ é FM

A Rádio é a porta-voz da FIDENE/UNIJUÍ, o principal elo de comunicação com o público interno e externo e por isso esteve presente nos eventos institucionais, seminários, congressos, semanas acadêmicas, aulas inaugurais, registrando de forma multimídia a atuação de estudantes, professores, cursos, departamentos e a instituição como um todo.

Destaque para as três edições que recepcionaram os futuros estudantes da Universidade, o Vestibular Mais, em fevereiro; o Vestibular de Inverno, em julho; e o de Verão, em dezembro. No ar e na web, a UNIJUÍ FM participou de todo o ciclo de divulgação das campanhas, dos eventos promocionais, dos diferenciais do ensino, pesquisa e extensão, do calendário de datas, do dia da prova, das possibilidades de bolsas e benefícios, dos aprovados, das matrículas.

Vida no Campus, Profissional do Futuro, Salão do Conhecimento, Vida de Universitário, Cricte foram alguns eventos em que a equipe da Rádio se mobilizou e esteve presente.

A porta de entrada para novos conhecimentos

A Rádio, em 2017, foi vista pelos Departamentos, professores, unidades e mantidas como uma porta para divulgação de suas ações e eventos, e também como laboratório para experimentação de práticas por parte dos estudantes. Para o curso de Jornalismo, a UNIJUÍ FM representou a porta de entrada para a futura profissão, ao proporcionar a experiência de produção e locução ao vivo dos programas Radioescuta e Comunicação Social Clube, através das disciplinas de Produção em Áudio 1 e 2.

Foram realizadas parcerias com o Departamento de Humanidades e Educação, quando através da disciplina de Literatura Norte-Americana em Português e Inglês do curso de Letras: Português e Inglês, estudantes utilizaram os estúdios da Rádio para a gravação de poemas inéditos em língua inglesa, material que futuramente será compilado em volume de literatura transmídia. A participação ocorreu com coordenação do professor Anderson Amaral de Oliveira.

Ainda proporcionou a grupos de estudantes do Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário a experiência de falar aos microfones, ao trabalhar em conjunto com a professora Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi. Através de pesquisa sobre Direito do Trabalho e Reforma Trabalhista, a avaliação da disciplina de Sistematização do Módulo 1 do curso fez com que os estudantes gravassem entrevista para o rádio, em formato de perguntas e respostas sobre o tema, proporcionando não só os sólidos conhecimentos, como também o desenvolvimento da dicção e oratória. Já na disciplina de Prática de Enfermagem em Saúde da Criança e da Mulher, do Curso de Enfermagem, estudantes aproveitaram a temática do Cheirinho de Bebê no Ar e produziram narrativas fundamentadas com o tema 1.000 Dias do Bebê a partir de uma vivência durante a prática da disciplina.

Também foram realizadas campanhas institucionais – spots e entrevistas – de divulgação de eventos, como o Congresso Nacional de Direito Criminal e Congresso Internacional em Saúde; de unidades e departamentos, como o Laboratório de Ensino de Línguas da UNIJUÍ, Editora UNIJUÍ e Educação Continuada, através da Coordenadoria de Marketing; de mantidas, como o Centro de Educação Básica Francisco de Assis e o Museu Antropológico Diretor Pestana; e outros campi, através do evento de volta às aulas, em Santa Rosa e o aniversário de 15 anos do Curso de Direito, em Três Passos.

Atuando como promotora de eventos

Ao longo de 2017 a UNIJUÍ FM foi desafiada a criar produtos que estreitassem sua relação com a comunidade acadêmica, externa e com o segmento de apoiadores culturais. Nesse sentido, realizou três edições do tradicional Domingo no Campus, que oferece programações diferenciadas nos espaços da instituição, aos domingos. O primeiro deles aconteceu em junho, com participações dos cursos da UNIJUÍ, entidades externas, apoiadores culturais e show com a cantora nativista Mariana Marques. Em agosto, foi realizada a primeira edição do Pátio do Automóvel inserida no Domingo no Campus, evento que ofereceu atrações aos apaixonados por carros e motos, ações educativas e expositores da área. Em setembro, mais um Domingo no Campus de divulgação institucional com participação de cursos e departamentos, data que encerrou com edição da Tertúlia Nativista, no Salão de Atos do Campus Ijuí. A estes três eventos somou-se a participação da UNIJUÍ FM no TechDay, dia de abertura do CRICTE, evento promovido pelo DCEEng. Os quatro eventos renderam um alcance de mais de 125 mil pessoas no Facebook.

Apostando em segmentos específicos, a UNIJUÍ FM promoveu em agosto de 2017 o evento “Ações Sustentáveis – Debatendo o Meio Ambiente”, tendo como tema o Pagamento por Serviços Ambientais, instrumento econômico de tutela ambiental que tem como objetivo induzir bons comportamentos. Aproximadamente 250 pessoas da comunidade, estudantes e técnicos-administrativos acompanharam as informações com o promotor de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Dr. Daniel Martini, e a professora do DCVida/UNIJUÍ e presidente da Aipan, Francesca Werner Ferreira. No mesmo evento foram compartilhados relatos de projetos com a temática ambiental, tendo participado a UNIJUÍ, a Unimed Noroeste RS e a ONG Bandeirantes do Verde, do Bairro Modelo. Mais de 10 mil pessoas foram alcançadas através deste evento pelo Facebook.

Já em outubro, novo evento promovido pela Rádio, o Campus Fashion Day, que além de palestra sobre moda e empreendedorismo – com nomes como o scouter Dilson Stein, a estilista Gabi Verri, e os lojistas locais Nadine Dubal e Joel Davanti –, desfile de moda e mostra de expositores, também abriu para a comunidade regional o espaço do novo Centro de Eventos da Universidade. Mais de 300 pessoas puderam participar do evento, que rendeu um alcance de 27 mil pessoas no Facebook e a entrada da UNIJUÍ FM no mercado de eventos do mundo da moda.

E, ainda, a partir deste evento teve origem o projeto Carona Fashion, em parceria com a Car House Toyota Ijuí. Apresentando-se com importante ferramenta de marketing para propagar as marcas presentes no Campus Fashion Day foram veiculados vídeos em site e redes sociais, nos meses de outubro, novembro e início de dezembro, em que os participantes divulgavam seus empreendimentos em entrevista a bordo de um Toyota Prius. O projeto rendeu um alcance de 18 mil pessoas no Facebook.

Expoentes da cultura gaúcha

O projeto “Na Trilha dos Festivais” seguiu fazendo história em 2017 com a transmissão de sete eventos de destaque da música nativista gaúcha, num total de mais de 100 horas de programação dedicados à cultura gaúcha: Canto Missioneiro, de Santo Ângelo (maio); Carijo da Canção (maio), de Palmeira das Missões; Coxilha Nativista, de Cruz Alta (julho); Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha (agosto); Canto de Luz, de Ijuí (novembro); Moinho da Canção, de Panambi (dezembro); e Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana (dezembro).

O Projeto Trilha dos Festivais completou seu terceiro ano de atividades, gerando como resultado um acervo musical com mais de 300 composições novas, além da parceria com outras emissoras e a integração com o próprio meio artístico nativista. Através de publicações no Facebook, totalizou-se um alcance de mais de 30 mil pessoas.

Crianças de Mil Dias em Debate

Para marcar o lançamento da edição 2017 do projeto “Cheirinho de Bebê no Ar”, a UNIJUÍ FM promoveu um evento com Painel de Experiências: A Vivência dos Mil Dias, em que participaram com seus olhares no âmbito pessoal e profissional e também tirando dúvidas da comunidade, o médico pediatra Jorge Montardo, a médica neurologista pediatra Helga Porsch, a professora doutora em Saúde da Criança da UNIJUÍ Simone Strassburger, e a enfermeira, professora e mãe do Guilherme, Angélica Martini Cembranel. Esta estreia, em outubro, reuniu um grande número de pais e familiares de crianças de mil dias, período que compreende a gestação até os dois anos de vida da criança.

Após o evento, os programas de rádio passaram a ir ao ar aos sábados pela manhã, durante cinco semanas consecutivas. Com participações das professoras do DCVida e do DHE, além de convidados da área da saúde do município e região e de pais, os programas falaram sobre: o desenvolvimento físico e psicológico das crianças de mil dias, dúvidas, conceitos, pesquisas, experiências, opiniões, organização do sistema de saúde; as políticas públicas que tem a criança dos mil dias no centro do seu atendimento; a alimentação e a influência sobre a saúde da criança para o resto da vida; também sobre gestação, parto e nascimento respeitoso, as propostas de humanização; e prematuridade, as causas e consequências para o bebê e a mãe.

Além disso, a UNIJUÍ FM visitou o Clube da Gestante da Unimed Noroeste RS e o Grupo de Gestantes do Hospital de Caridade de Ijuí, divulgando a programação do Cheirinho de Bebê para mais de 90 gestantes e familiares, que também foram presenteadas com bottons temáticos da NetCopy Soluções em Impressos, apoiadora do programa. O projeto foi responsável por mais de 1.000 acessos no site da Rádio e o alcance de 16 mil pessoas no Facebook.

Meio ambiente e Comunicação em Escolas de Ijuí

Chegando a sua quarta edição, o projeto “Ações Sustentáveis nas Escolas: a preservação do meio ambiente também passa pelo rádio” inovou ao trabalhar não só temáticas ambientais, mas também educomunicação com mais de 600 alunos de sete escolas de Ensino Fundamental de Ijuí. Cada uma das 34 turmas pôde escolher as temáticas de estudo, ouvindo no rádio conteúdos pedagógicos com informações, dicas, estatísticas e exemplos sobre horta, jardinagem, paisagismo, chás medicinais, resíduos, compostagem, dengue, fenômenos naturais, hidrosfera, ciclo da água, doenças, águas subterrâneas e também sobre temas mais lúdicos sobre a preservação do planeta, valorização da vida, ações individuais e transformações globais. Após as audições, os professores deram sequência aos estudos a partir de pesquisas, realização de atividades e produção textual.

Quando o projeto entrou na fase de visitação, alunos do pré ao 5º ano receberam a equipe da UNIJUÍ FM nas escolas e tiveram a oportunidade de serem locutores por um dia. Através de uma cabine simulando um estúdio ao vivo, falaram ao microfone seus conhecimentos, uma forma de avaliação do conteúdo estudado. Já os alunos do 6º ao 9º ano participaram de oficinas nos espaços da Rádio, no Campus Ijuí, em que foram abordados assuntos sobre a programação da emissora, rotinas do rádio, técnicas de locução e edição, pesquisa musical, entre outros temas. A experiência de ser radialista por um dia também foi abordada nesta etapa do projeto, ocasião em que os alunos puderam gravar suas produções textuais elaboradas em sala de aula.

Todos os depoimentos dos alunos gravados na cabine radiofônica foram veiculados na programação da UNIJUÍ FM, de janeiro a maio, período em que o projeto se encontra em fase de planejamento junto às escolas. Além dos conteúdos para o rádio, materiais multimídias foram divulgados em várias plataformas, site, redes sociais e compilados no blog do projeto: acoessustentaveisnasescolas.blogspot.com.br, incluindo fotos, áudios e vídeos. No Facebook, foram 20 mil pessoas alcançadas.

Premiações para o Ações Sustentáveis nas Escolas

A UNIJUÍ FM, através da FIDENE, conquistou o primeiro lugar do 10º Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável na categoria de empreendedorismo educacional pelo projeto Ações Sustentáveis nas Escolas. A premiação foi concedida pela ISAE – Escola de Negócios e pelo Grupo Paranaense de Comunicação – GRPCOM, no mês de fevereiro, em Curitiba/PR, e teve transmissão ao vivo pelo Facebook. Para participar da cerimônia de premiação, ocasião em que foram anunciados os ganhadores de cada categoria, a UNIJUÍ FM apresentou o projeto por meio de videoconferência para banca formada pelo professor e pesquisador do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE/FGV em Curitiba/PR, doutor em Administração, Ricardo Pimentel; e pela professora coordenadora do Núcleo de Ações Internacionais e do Núcleo de Responsabilidade e Sustentabilidade do ISAE, graduada em Direito, Rebecca Giese. O projeto concorreu com mais de cem iniciativas de todo o Brasil, nas categorias social, ambiental e econômica.

O Ações Sustentáveis nas Escolas ainda foi classificado em agosto de 2017 para receber recursos financeiros por meio de convênio com o Poder Executivo através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Financiado pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, o edital de seleção pública recebeu dezessete inscrições e dividiu a premiação de R$ 60 mil entre os dez classificados. Os recursos externos financiaram a aquisição de um notebook, placa de áudio e vídeo, fones de ouvido e HDs externos, equipamentos que serão utilizados na prática por alunos que participam das ações.

Não só o projeto, mas a equipe da UNIJUÍ FM também ganhou prêmio. A reportagem “A preservação do Meio Ambiente também é coisa de criança”, escrita pela jornalista Carine Da Pieve e editada pelo publicitário Gilmar Laurindo conquistou o terceiro lugar do 4º Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental na categoria de Radiojornalismo, divulgando a iniciativa da rádio em trabalhar meio ambiente e comunicação em escolas de Ensino Fundamental de Ijuí com o projeto Ações Sustentáveis nas Escolas. A cerimônia de premiação aconteceu em outubro, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre/RS, e a reportagem foi divulgada em podcast nos canais oficiais da emissora. 

Projeto ambiental da UNIJUÍ FM ganha notoriedade

O projeto Ações Sustentáveis nas Escolas ainda colheu bons frutos durante o ano. Por convite da Aipan, apresentou a iniciativa que trabalha meio ambiente e comunicação no rádio para a comunidade durante o Fórum da Agenda 21, em março. A ideia foi mostrar articulações que caminham na direção de mudanças e melhorias com relação ao tema no atual modelo de desenvolvimento regional, contemplando projetos realizados no município e apoiados via edital da SMMA/CONSEMA, no ano de 2015. Participaram do encontro entidades como 36ª CRE, Smed, SMMA, Aipan, UNIJUÍ e professores representantes de escolas locais.

Para coroar o ano do Ações Sustentáveis, o projeto foi tema de artigo de conclusão de curso em Mídias na Educação (UFSM/UAB) da jornalista Carine Da Pieve, que faz parte da equipe da UNIJUÍ FM que desenvolve as ações junto às escolas. Com o tema “O rádio como Ferramenta de Educação Ambiental: Um estudo sobre o Projeto Ações Sustentáveis nas escolas”, o trabalho abordou o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – como o rádio – em sala de aula, a Educomunicação no ambiente escolar e apresentou os resultados de uma pesquisa quanti-qualitativa aplicada a 44 professores das 12 escolas participantes do projeto em 2016.

A iniciativa da Rádio UNIJUÍ FM foi divulgada para professores da UFSM e participantes da comunidade acadêmica durante a apresentação para a banca, bem como, as análises e sugestões a partir da aplicação da pesquisa puderam ser aplicadas já na execução do Ações Sustentáveis ao longo de 2017. 

Novidades na programação

O ano de 2017 contou com muitas novidades na programação da emissora, entre programas especiais, programetes e conteúdos pedagógicos, buscando novos públicos, relacionamento com a comunidade, e envolvendo áreas de interesse dos estudantes, professores e técnicos-administrativos da Universidade.

O destaque fica para as mudanças nas noites da 106.9, que em abril ganhou cara nova. Com o slogan “Diferentes Vozes e Múltiplos Estilos”, a inovação começa com a apresentação do programa, com locutores diferentes a cada noite. Mas a variedade de vozes que vão para o ar de segunda a sexta-feira, das 20h às 22h, não são só dos apresentadores, mas também de entrevistados, uma vez que a informação passou a ser pauta a partir de quadros específicos, como o resgate de notícias do dia, entrevistas, cobertura de eventos, giro pelos campi da Universidade, participação de jornalistas da Coordenadoria de Marketing e enquetes. A música também passou a ser mais eclética, abrindo o leque do rock n’roll para múltiplos estilos, como MPB, samba, reggae, blues, pop, soul e instrumental, além dos locutores também complementarem o programa com informações sobre as canções, cantores, bandas e shows do playlist de cada noite.

Outra novidade em termos de programa foi a estreia de “O Canto das Fronteiras”, que marcou o primeiro ano da cantora nativista Mariana Marques na UNIJUÍ FM. A mudança fez parte do reposicionamento de conteúdo nos 16 anos da Rádio, caracterizando-se como um programa de música, bate-papo, costumes, cultura e tradição de países latino-americanos, como o Brasil, Argentina e Paraguai. No ar aos sábados, das 12h às 13h, evidencia o dia a dia do ciclo rio-grandense, o chamamé e o rasguido doble argentino, o ritmo forte das polcas paraguaias, entre outros temas.

16 anos de UNIJUÍ FM

Em julho, quando comemorou 16 anos, a Rádio pensou uma série de programas especiais, além da estreia de “O Canto das Fronteiras”, que recebeu nos estúdios ao vivo Jorge Guedes e Família, missioneiros da pura cepa crioula do Estado. Pela forte relação com a música nativista, o aniversário da UNIJUÍ FM não podia ser diferente, teve Domingo Nativista ao vivo, com estrutura montada no pergolado ao lado do lago, prevendo a participação da comunidade que visita o Campus aos finais de semana. Entre os convidados, estavam o professor de música, tradicionalista, membro da Associação Cultural Canto de Luz e do Amigos do Rio Ijuí, músico e compositor Pedro Darci de Oliveira; o produtor cultural, tradicionalista, letrista e compositor, Francisco Rolloff; o presidente da Associação Cultural Canto de Luz, tradicionalista e cantor, Vinicios Hoch; os músicos Jandir Gottschefski e Celso Metzdorf; e integrantes do Vocal Querência e Coral UNIJUÍ. Além do rádio ao vivo, fotos e vídeos nas redes sociais fizeram um chamamento ao público para que viesse participar da programação.

Além do nativismo, ganhou destaque outro programa que tem a idade da emissora. No mês de aniversário, um especial recordou convidados que mostram o diferencial da Rádio e também do próprio programa. As reprises foram com o escritor Moacir Scliar, sobre sua primeira obra e experiência como estudante de Medicina, e a jornalista Eliane Brum, cuja fala se concentrou na relação com seu pai, o professor Argemiro Jacob Brum, um dos fundadores da UNIJUÍ e que, segundo ela, foi também um dos responsáveis pela paixão pelas histórias e pela escrita.

No dia do aniversário, em 20 de julho, a programação registrou depoimentos de estudantes, professores, músicos, apoiadores e pessoas que fazem parte dos 16 anos da emissora. E, ainda, com um caráter social, também marcando uma ação do Dia do Amigo, proposta do Programa de Relacionamento Interno da UNIJUÍ (Sinergia), a Rádio comemorou seu aniversário com a Associação de Recicladores da Linha 6. Foi uma tarde de interatividade, música ao vivo, lanche coletivo e doação de brinquedos.

Temporadas especiais

Os 25 anos do Coral UNIJUÍ foi tema de uma série de programas especiais na UNIJUÍ FM, veiculados aos sábados pela manhã, durante o mês de maio. Bate-papo sobre música, as diferentes fases do grupo, antigos e novos coralistas, os desafios da regência, as relações com a comunidade, a composição dos espetáculos e o futuro do Coral foram alguns dos temas dos quatro encontros. Além das entrevistas, os ouvintes puderam acompanhar músicas executadas pelo Coral, divulgando o CD Mundo Melhor e ainda canções cantadas nos estúdios da 106.9 por um grupo reduzido de participantes. Além do áudio, disponibilizado em podcast, foi produzida uma série em vídeos para divulgação e registro em memória.

Também foi novidade na programação a temporada de março a agosto do Mundo Tech, programada voltado aos nerds, geeks e curiosos em geral. Descobertas da ciência para a saúde, geração de energia, segurança e sustentabilidade, novas funcionalidades divertidas das redes sociais, games das mais variadas plataformas, dicas de ficções literárias e cinematográficas, séries e livros voltados ao mundo da ficção científica foram alguns dos temas que estiveram em pauta nos 15 minutos semanais do programa.

Novos conteúdos pensados para o rádio

Diversos temas estiveram em destaque no formato de programetes no ano de 2017. São conteúdos de curta duração, com o objetivo de informar, educar, divulgar e entreter. Entre eles:

Nossa boa e nova música

Em 2017, mais uma vez a pesquisa musical conduziu os trabalhos da UNIJUÍ FM. Através de sites, redes sociais e plataformas musicais, foram selecionadas mais de 700 novas músicas, dos mais variados estilos, para integrar o acervo da emissora. Destaque para nomes como: U2, Paramore, David Gilmour, Roger Waters, Cartolas, Humberto Ghessinger, Ultramen, Tonho Crocco, Frank Jorge, Tiago Iorc, Milton Nascimento, The Bosshoss, Arcade Fire, Jamiroquai, Beck, Mick Jagger, Paralamas, Chico Buarque, Tribalistas, Pato Fu, Vera Loca, entre outros nomes que figuram em nível local, regional, nacional e mundial.

Mas as novidades musicais não param por aí. O Direto do Forno, programa que rodava álbuns recém-lançados na íntegra, seguiu atualizando os ouvintes musicalmente, porém, em formato de programete. No ar em duas edições diárias e com conteúdos mais curtos, foi o principal catálogo de divulgação do cenário musical com informações sobre o processo de produção de cada novo trabalho, história e carreira do artista/banda, participações especiais, turnês e próximos trabalhos.

Apoiadores

Buscando um reposicionamento de mercado, que perpassa pela fidelização dos atuais apoiadores culturais e pela adesão de novas marcas à programação, a UNIJUÍ FM aumentou seu faturamento de receita externa em 2017.

Uma meta paralela com foco em contratos anuais e com valores superiores foi traçada durante o ano. Para isso, foram elaboradas propostas comerciais contemplando não só a mídia convencional de rádio, mas inserções institucionais no telão de LED, ações de marketing no Campus, participação e apoio a eventos da UNIJUÍ e/ou UNIJUÍ FM, justificando o valor de investimento por parte das empresas. Contratos mais longos e com valores mais altos resultaram na qualificação da programação da emissora, sem diminuir o espaço de música e conteúdo com inserções comerciais.

Nesse sentido, o site da Rádio foi reconfigurado de forma a apresentar um espaço de divulgação para os apoiadores, onde são inseridos banners rotativos conforme contrato firmado.

Entre as empresas que aderiram a estes pacotes institucionais estão: Ecos Sistema de Ensino, Top Way English School, Erva Mate Seiva Pura, Delivery Much e SENGE.

Investimentos focando em qualidade

Além dos equipamentos adquiridos com recursos externos de convênio – notebook, placa de áudio e vídeo, fones de ouvido e HDs –, ao longo do ano a UNIJUÍ FM incorporou ao seu acervo uma mesa de áudio com 4 canais XLR e 4 canais P10, para acoplar microfones e equipamentos em gravações e reprodução de áudios.

Na parte técnica, foi adquirido um novo transmissor para a Rádio UNIJUÍ FM, modelo Teletronix SP1000, família Energy Saving, de 1.000W, que permite o ajuste de frequência na faixa de 87,0MHz a 108MHz e potência de operação de 0 a 1.000W. O equipamento vem agregar mais segurança, eficiência e alta qualidade de transmissão. Também foi efetuada a compra de um Protetor de Rede contra Raios, modelo PT2500s, visando a proteção de equipamentos eletrônicos contra raios da rede elétrica.

Ainda em termos de patrimônio, a grande novidade ficou por conta da aquisição da tecnologia de Gerador de RDS (Radio Data System), equipamento que possibilita à emissora disponibilizar informações importantes diretamente no display do aparelho receptor do ouvinte, como por exemplo, o nome da Rádio, da música e do artista/banda. No Brasil, a maioria dos rádios dos automóveis possui esta tecnologia.

Novas tecnologias e redes sociais

Cabe ressaltar o aperfeiçoamento técnico e sem custos em transmissões de eventos e projetos da UNIJUÍ FM a partir da utilização de tecnologias de apoio, como é o caso do TIELINE, equipamento que funciona via web – dispensando os serviços contratados em anos anteriores da operadora de telefonia e Internet OI –, e ainda por Whatsapp, que também possui custo zero e agiliza coberturas de jornalismo de grande porte, como ExpoIjuí, Feira do Livro e Vestibulares.

Por fim, destaca-se que a comunidade acadêmica e regional reforçou seu relacionamento com a Rádio Educativa UNIJUÍ FM através do contato e audiência em multiplataformas, totalizando em 2017, 50 mil acessos no site oficial da emissora, 10 mil curtidas no Facebook, 2.062 seguidores no Twitter e 1.869 seguidores no Instagram. Destaque para a atualização do Canal no Youtube, já que diversos conteúdos foram disponibilizados ou produzidos diretamente para a plataforma, os últimos episódios do Encontro Casual Especial; os temas da semana abordados no Rizoma UNIJUÍ; programetes comemorativos aos 25 anos do Coral UNIJUÍ; Carona Fashion, em parceria com a CarHouse Toyota; Hora do Recreio, projeto de relacionamento com alunos de Escolas de Ensino Médio de Ijuí e região, além de divulgações sobre as ações e eventos organizados pela Rádio UNIJUÍ FM. A plataforma possui atualmente 81 inscritos em seu canal.