2.1.3.10. Coordenadoria Financeira

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Gerente: Roberto Montagner Büron

Chefe da Central de Atendimento ao Aluno: Sandro Bueno

A Coordenadoria Financeira é um órgão estratégico de apoio na gestão financeira da FIDENE, gerenciando recursos, prestando informações qualificadas, confiáveis e úteis para as tomadas de decisão da Instituição, coordenando, supervisionando, orientando e controlando os recursos, informações econômico-financeiras, prestando atendimento às demandas financeiras dos alunos e gerenciando programas de benefícios e financiamentos educacionais.

Em 2018 a Coordenadoria avançou no equilíbrio financeiro da Instituição. Juntamente com a Reitoria foram desenvolvidas diversas ações em busca do equilíbrio entre entradas e saídas de caixa e a manutenção da regularidade fiscal, gerenciando o fluxo de caixa sem necessidade de novas captações no mercado financeiro.

Manter a regularidade fiscal para seguir o ciclo de recebimento de recursos do FIES, não captar recursos no mercado financeiro para cobertura do fluxo de caixa e reduzir o quadro de dívidas e, consequentemente, os custos financeiros, são os principais objetivos para os próximos períodos.

A Coordenadoria Financeira mantém-se inserida no Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Estratégico da Fidene já iniciado em 2012, focando, principalmente, nos projetos que promovam o desenvolvimento financeiro e econômico da Instituição.

NÚCLEO DE TESOURARIA

No ano de 2018 o Núcleo de Tesouraria deu continuidade as suas atividades de gestão financeira da Instituição, gerenciando o Contas a Pagar, o Contas a Receber, as Contas de Mútuo de funcionários, bem como todo o ciclo de entradas e saídas de recursos da Instituição. Durante o ano de 2018 foi possível manter a adimplência com o sistema financeiro, compromissos trabalhistas e contingenciamento do conjunto de fornecedores.

Principais Atividades Desenvolvidas no Núcleo de Tesouraria:

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ALUNO

A Central de Atendimento ao Aluno é um núcleo vinculado à Coordenadoria Financeira e entrou em funcionamento em abril de 2010, objetivando qualificar o atendimento ao aluno. A CAA possui o atendimento virtual, sendo constituída de atendimento telefônico, e-mail e chat Unijuí. Esta estrutura qualifica o atendimento ao estudante e constitui mais uma alternativa de atendimento diferenciado, uma vez que se mantém em funcionamento contínuo, das 8h às 22h, sem intervalo.

As principais demandas de atendimento para a CAA continuam sendo bolsas e benefícios educacionais, podendo ser destacados os programas governamentais, como Fies, Crediunijuí, Plano de Flexibilização de pagamento e ProUni, que demandam um grande volume de atendimento e contatos com alunos no ano. Em 2018 a UNIJUÍ gerenciou as seguintes bolsas e financiamentos educacionais:

Programas Estudantes que utilizaram os Programas
1º semestre 2º semestre
ProUni – Programa Universidade para Todos 1.019 993
FIES – Fundo de Financiamento Estudantil 1.917 1.671
CREDIUNIJUÍ 80 195

A oferta de bolsas do ProUni, que faz parte da comprovação da filantropia da instituição, teve a seguinte oferta de bolsas: no primeiro semestre de 2018 foram ofertadas e preenchidas 105 bolsas integrais do ProUni; no segundo semestre de 2018 foram ofertadas e preenchidas 50 bolsas integrais do ProUni.

A oferta do Crediunijuí no ano de 2018 foi distribuída da seguinte forma: no primeiro semestre de 2018 foram ofertadas 140 vagas e efetivados 80 novos contratos; no segundo semestre de 2018 foram ofertadas 200 vagas e efetivados 130 novos contratos.

Como principais atividades desenvolvidas, destacam-se: