2.1.3.8. Coordenadoria Patrimonial e de Serviços

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Gerente: Jéferson Maturana Dalla Rosa

Chefe do Núcleo de Controle Patrimonial, Manutenção, Ajardinamento e Marcenaria: Luciano A. Metztorf

Chefe do Núcleo de Suprimentos: Valmor A. Albrecht - João Lucas P. dos Santos a partir de 10/9/2018

Chefe do Núcleo de Serviços: Ines T. Ruppel Dambroz

Chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança: João Lucas P. dos Santos

À Gerência da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços estão adscritos os Núcleos: Controle Patrimonial, Manutenção, Ajardinamento e Marcenaria, de Serviços, de Suprimentos, Engenharia, Projetos e Obras e de Gestão Ambiental e Biossegurança no Campus Ijuí e as atividades relativas à Coordenadoria Patrimonial e de Serviços dos Campi de Panambi, Três Passos e Santa Rosa. Também sob a gestão direta da Gerência estão os Serviços de Central de Cópias, os Serviços Postais e as Importações.

A Coordenadoria Patrimonial e de Serviços, em setembro de 2018, passou por uma revisão em sua estrutura funcional, conforme indicativos da auditoria externa/interna, quando a chefia do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança acumulou a chefia do Núcleo de Suprimentos e Almoxarifado. A partir disso o núcleo passou por uma reestruturação de cargos e de processos.

A Gerência é responsável pelo relacionamento interpessoal dos colaboradores e gestores de cada Núcleo para o desenvolvimento das ações, almejando disponibilizar estruturas e serviços institucionais em nível de excelência. Os serviços de Projetos, Engenharias e obras estão sob coordenação direta da gerência.

Compete à Coordenadoria Patrimonial e de Serviços o controle dos espaços físicos para uso interno ou locação para terceiros.

A gestão da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços utiliza como principal ferramenta de gestão o Balanced Scorecard -BSC -, o PDI e o orçamento, com planos de ações discutidos e estabelecidos pela Reitoria, tendo guiado seu desempenho por um conjunto de indicadores, mensurados pelo Strategic Adviser - SA.

O atendimento às demandas institucionais e atividades relacionadas à coordenadoria são prioridades da gerência, que prima pela gestão profissionalizada e descentralizada. Para que isso se efetive busca-se motivar os colaboradores e conceder autonomia e condições para as chefias e encarregados atuarem com vistas a metas operacionais preestabelecidas e qualificação constante dos processos, voltados para uma gestão eficaz.

Central de Cópias

No que diz respeito aos Serviços de Cópias, continuou-se com a política de pontos de atendimento ao público terceirizados, com a troca do locatário da Sede Acadêmica e com a revitalização do espaço para melhor atendimento aos alunos.

Quanto à administração das máquinas copiadoras distribuídas nas unidades administrativas e Departamentos, estas são locadas de dois fornecedores, com leitura feita pelo colaborador de cada unidade ou Departamento e o lançamento das cópias no centro de custos pelos funcionários do Núcleo de Controle Patrimonial.

Núcleo Patrimonial

O Núcleo Patrimonial é constituído pelos Serviços de Controle Patrimonial, Ajardinamento, Marcenaria e Manutenção.

Serviço de Controle Patrimonial

O setor é responsável pela manutenção do cadastro de todos os bens móveis permanentes da Instituição, nos seus diversos campi e espaços locados, realizando baixas, movimentações e cadastro de novos bens, mediante a conferência da documentação para os devidos registros contábeis e patrimoniais. Atualmente o cadastro mantém 42.680 bens do ativo imobilizado.

Em 2018 foram cadastrados 1.162 novos bens permanentes nas diversas contas contábeis, conforme quadro a seguir:

Descrição da Conta Total de Bens
Aplicativos para informática - Software 10
Audiovisuais e comunicações 84
Bens recebidos em comodato 40
Equipamentos agropecuários 2
Equipamentos para Esporte e Lazer 4
Hardware 435
Infraestrutura 4
Instalação predial 5
Laboratórios 151
Máquinas e aparelhos para oficina 30
Móveis, equipamentos e utensílios 405
Tratores e implementos agrícolas 2
Veículos 3
TOTAL 1175

Foi dada sequência ao trabalho de localização dos bens por meio de inventário nas diversas contas patrimoniais em todos os setores da Instituição. Houve a manutenção da conciliação das contas contábeis e patrimoniais conforme registros.

Em trabalho conjunto com a Controladoria foi realizada revisão da vida útil e valor residual de cada bem patrimonial, tendo como referência o trabalho realizado em 2013. Também foi iniciado um trabalho de identificação e encaminhamentos de bens que estão totalmente depreciados (valores zerados), mas ainda em uso, para que se possa realocar valor ao patrimônio. Ainda foram reincorporados ao patrimônio os que estavam em uso, mas via contabilidade estavam totalmente depreciados. Após a avaliação destes bens, foi zerada toda a sua depreciação.

O Serviço de Controle Patrimonial responsabilizou-se pela qualidade dos mobiliários de salas de aula, sendo encaminhados reparos em 379 cadeiras estofadas.

Vários eventos foram realizados durante o ano de 2018 e o núcleo esteve envolvido no agendamento dos espaços institucionais, organização dos espaços, disponibilização da infraestrutura e controle de entrada de pessoas nos eventos realizados no Salão de Atos, por intermédio de pulseiras personalizadas, tanto para eventos internos quanto para locação para terceiros.

Serviços de Manutenção Predial, Obras e Infraestrutura

Os Serviços de Manutenção e Obras executa grande diversidade de atividades diárias que se referem a instalações e reparos de redes elétricas, lógica, telefônica, hidráulica, cloacal e pluvial, pinturas, reparos em edificações, instalações de máquinas e equipamentos de uso geral.

É responsável por disponibilizar a estrutura necessária para a realização de eventos institucionais, tais como: Profissional do Futuro, ExpoIjuí/Fenadi, Vestibular, Volta às aulas e os desenvolvidos pelos Departamentos, MADP e EFA.

As demandas encaminhadas por meio do sistema -Solicitação de Atendimento- (help desk patrimônio) chegaram a 3.569 chamados. Esse número representa um acréscimo de 3,9% nos atendimentos em relação ao ano de 2017.

O Serviço de Manutenção esteve à frente da política de manutenção preventiva e higienização dos climatizadores com mão de obra terceirizada.

Reformas ou ampliações projetadas e executadas no ano de 2018

Os projetos necessários para a sua execução foram desenvolvidos pela equipe do Núcleo Patrimonial, com apoio, fiscalização e acompanhamento da obra pelo Serviço de Engenharia, ligado à Gerência da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços.

Sede Acadêmica

Ijuí - DCEEng

Ijuí - Campus

- Substituição do sistema de climatização do salão de atos.

Três Passos

Santa Rosa

Panambi

Serviços de Ajardinamento

O ajardinamento do campus no ano de 2018 priorizou a manutenção e remodelação de alguns espaços existentes.

Foram realizadas algumas ações de ajardinamento na AFFI, visando à realização da Festa de Final de Ano da FIDENE e abertura da temporada.

Foi feito trabalho de remoção e poda de árvores, tanto no campus quanto na sede, todas com a devida autorização das autoridades competentes, pois a maioria causava danos diretos à estrutura dos prédios.

A manutenção dos projetos criados em anos anteriores contou com o corte de grama, recolhimento de folhas, podas, corte de galhos e árvores danificadas por temporais, reposição e substituição de plantas, irrigação, controle fitossanitário, etc.

O ajardinamento contou com a plantação de várias mudas de raiz nuas, produzidas no campus ou retiradas de alguns espaços existentes.

O Serviço de Ajardinamento atua em consonância com o Núcleo de Gestão Ambiental, realizando limpezas e manutenções de áreas que auxiliam no processo de licenciamento da FIDENE. Pode-se destacar os trabalhos com compostagem e manutenção das áreas de preservação, que demandam trabalhos diários da equipe.

As plantas utilizadas no ajardinamento geral encontram-se relacionadas no quadro a seguir:

Quadro demonstrativo do ajardinamento no ano de 2018

Descrição Procedência Total
Forrações anuais Compra 6.450 mudas
Forrações permanentes Compra 2.100 mudas
Produção própria 900 mudas
Doação 60 mudas
Arbustos Compra 190 mudas
Produção própria 45 mudas
Árvores Compra 88 mudas
Grama Compra 60 m2
Limitador de jardim Compra 200m
Manta de jardim Compra 36m
Casca de pinos Compra 87 sacos
Pedrisco Compra 46 sacos
Vasos plásticos (resinados) Compra 26 unidades
Pratos para vasos Compra 38 unidades
Decks plásticos Compra 18 unidades

Serviços de Marcenaria

Os Serviços de Marcenaria no ano de 2018 continuaram com uma grande participação na realização de manutenções, por várias vezes agregando os Serviços de Manutenção. Foram realizadas diversas outras atividades em conjunto com as demais equipes, com destaque na realização de eventos institucionais, em que se faz necessária a montagem de palcos, divisórias e estruturas. Há também enfoque na manutenção dos móveis e utensílios existentes.

Com a realização de diversas alterações de layouts ou novos projetos, ocorreu a produção de móveis, montagem de estrutura na casa da UNIJUÍ no Parque de Exposições e prédios reformados, com a produção de portas e bancadas em fórmica para os laboratórios, mobiliário e transferências de diversos setores que ocorreram durante o ano, nas quais os serviços de marcenaria se fizeram fundamentais para desmontagem e montagem de móveis e as necessárias adequações.

A seguir estão listados os móveis classificados como bens permanentes produzidos e serviços realizados pela Marcenaria no ano de 2018:

Quadro demonstrativo da produção da Marcenaria no ano de 2018

Especificação Quantidade
Revitalização de Balcão em MDF 06
Revitalização de Bancadas em MDF 10
Revestimento de quadros existentes com fórmica 10
Quadros com fórmica (lousa) para salas de aula 37
Portas em madeira 10

Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança

O Núcleo de Gestão Ambiental tem como norteador princípios administrativos usados para melhorar a performance da sustentabilidade empresarial. Isto ocorre a partir da gestão de recursos e atividades visando a promover o menor impacto possível ao meio ambiente. É dessa maneira que a FIDENE/UNIJUÍ busca equilibrar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão com o uso dos recursos naturais existentes. A supervisão, o controle e o monitoramento são ferramentas intrínsecas à gestão e plenamente aplicáveis à gestão ambiental. Licenças ambientais: as licenças ambientais das atividades desenvolvidas pela instituição estão constantemente em processo de observação. No campus Santa Rosa a licença está vigente até 14 de julho de 2021 e exige a produção de relatórios que são apresentados periodicamente ao órgão licenciador, informando a destinação dos resíduos gerados. Em Três Passos a licença foi obtida no ano de 2018 e tem vigência de apenas um ano inicialmente, devendo ser observados os prazos para sua renovação. Nesta atividade estabelecemos parceria com o curso de Biologia da instituição. Mediante um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC -, um acadêmico produziu um Laudo de Cobertura Vegetal do campus, o qual foi incorporado ao processo para obtenção do licenciamento. O Campus Panambi não possui licença ambiental neste momento, porém será objeto de licenciamento para o próximo ano, sendo necessário alguns ajustes burocráticos para o atendimento integral da documentação necessária para abertura do processo. Para o Campus Ijuí o ano de 2018 foi de atendimento aos prazos previstos na licença, que possui vigência até 20 de outubro de 2019. O envio de relatórios técnicos marcou as ações que visaram à manutenção da licença. Outra atividade que ocorreu neste período foi a busca pela licença prévia de ampliação, a qual procurou dar início ao processo de obtenção da licença ambiental para a instalação dos futuros laboratórios que irão abrigar o curso de Medicina. Áreas de Preservação Permanente: as Áreas de Preservação Permanente estiveram e sempre estarão em constante monitoramento pelo núcleo. Neste sentido, a fim de avaliar e diagnosticar possíveis melhorias, estabeleceu-se parceria com o curso de Biologia para o uso destes locais como campo de estudos e pesquisas por meio de aulas práticas e estudos de campo, como forma de levantar informações dos estágios de recuperação em que essas áreas se encontram. Monitoramento dos Efluentes Sanitários: o constante monitoramento dos efluentes é originado pela forma de destinação usada. Para que possamos continuar a empregar este modelo, devemos periodicamente realizar análises de diversos parâmetros que constam na licença ambiental do Campus Ijuí. Além de análises constantes, neste período buscou-se reformular a estrutura existente da Estação de Tratamento dos Efluentes, procurando torná-la eficiente dentro de sua operação.

Gerenciamento de Resíduos

No ano de 2018 tudo o que foi considerado como resíduo necessitou de destinação adequada, sempre levando em conta as características do material que seria descartado. A seguir apresenta-se os gráficos que demonstram os valores obtidos pela coleta seletiva nos campi.

Núcleo de Suprimentos e Almoxarifado

O Núcleo de Suprimentos constitui-se em dois serviços: Suprimentos e Almoxarifado Central. O Serviço de Suprimentos é responsável por realizar todo o processo de compras institucionais a partir de uma solicitação oriunda das unidades demandantes, finalizando com o lançamento de notas fiscais para posterior pagamento aos fornecedores. Já o Serviço de Almoxarifado Central desempenha as funções de recebimento, conferência, armazenamento e distribuição de diversos materiais considerados estocáveis e de primeira necessidade. São classificados como papelaria, manutenção e limpeza.

Serviço de Suprimentos

Em 2018 os processos de compras e suprimentos buscaram atender as mais diversas demandas institucionais. Estas são mensuradas mediante solicitações e empenhos registrados no SIE. Ao longo do ano foram registrados 13.728 empenhos de notas fiscais e 7.260 solicitações de compras. Nos processos licitatórios, habitualmente usados em aquisições de maior expressão, resultaram 148 cartas convite e 150 orçamentos formais. Para além destes processos formais de levantamento de preço, são realizados inúmeros orçamentos por intermédio de e-mail, que proporcionam dinamismo ao processo de compras.

Considerando que os recursos são limitados, é de fundamental importância estratégica a execução de processos de compras transparentes para buscar a melhor negociação para a instituição, levando-se em conta o menor preço e as qualidades técnicas do objeto a ser adquirido. Os investimentos em equipamentos e infraestrutura são processos de maior relevância em virtude do montante envolvido nestas operações. No decorrer do período foram objeto de aquisição valores que ultrapassaram R$ 2.980.000,00. São valores aplicados, por exemplo, em infraestrutura nos campi, que chegaram a R$ 330.336,77, em móveis e equipamentos, no valor de R$ 1.354.661,55, e investimento em melhorias de hardware, que foi de R$ 1.159.151,78.

Almoxarifado Central

Responsável pelo recebimento, conferência, armazenamento, registro e distribuição dos materiais, conforme Orçamento Programa. Tem como principal objetivo suprir as demandas corriqueiras da instituição, mantendo armazenados produtos com uso frequente pelas unidades institucionais. Ao longo do ano de 2018 o almoxarifado apresentou uma média mensal de entradas de materiais no valor de R$ 91.372,34. Já em relação aos itens consumidos, os valores foram de R$ 93.361,56.

Em um universo de mais de 1.100 itens em estoque, a seguir são apresentados, por segmento, os que em 2018 foram os mais consumidos:

Material Expediente

Papel A4 - Pacote c/ 500 fls. 3.359 pacotes
Cartuchos p/ Impressora HP 664 e 662 264 unidades
Papel almaço pautado 42.000 folhas
Fitas adesivas de papel e PVC 736 rolos
Canetas wbm-7 p/ quadro branco 2.575 unidades

Material de Higiene e Limpeza

Papel higiênico rolo c/ 300m 6.837 rolos
Papel toalha rolo c/ 200m 2.536 rolos
Papel toalha pct. interfolhado c/ 1.000 folhas 4.302 pacotes
Copos p/ água 180ml 370.300 unidades
Desinfetante 1.922 litros
Alvejante 2.190 litros
Cera Líquida 1.955 litros

Material de Manutenção

Fio cabinho flexível 22.800 metros
Lâmpada fluorescente H.O. 1.478 unidades
Lâmpada fluorescente H.O. de LED 1.331 unidades
Lâmpada de LED 943 unidades
Tomadas branca de embutir 992 unidades

Núcleo de Serviços

O Núcleo de Serviços é constituído pelos Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha, Transportes, Vigilância, Multimeios e Serviços Postais. Cabe ao chefe fazer a gestão das unidades que compõem o Núcleo.

Durante o ano foram realizadas reuniões para socializar informações e discutir a dinâmica de cada Unidade. Também foram realizadas capacitações por meio do Núcleo de Administração de Recursos Humanos.

A chefe deste Núcleo representa a UNIJUÍ no Colegiado Pedagógico Administrativo da EFA, e na condição de suplente no Fórum Permanente da Agenda 21 Ijuí; enquanto Técnico-Administrativo indicado pela Reitoria, integra o Conselho Administrativo da Unicasa.

A seguir são apresentadas as principais atividades desenvolvidas pelos Serviços que compõem o Núcleo:

Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha

Encarregado: Rafael Metztorf dos Santos

Os Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha desempenham suas atividades em todos os espaços institucionais. Para além do atendimento de cada setor/unidade, atende também em seminários, palestras, formaturas, matrículas, vestibular, ExpoIjuí. Ainda, acompanham e prestam serviços aos eventos promovidos por outras instituições, porém realizados nos espaços Institucionais.

A equipe dos Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha marcou forte presença nas capacitações oferecidas pela Instituição e em reuniões realizadas no setor, buscando o aprimoramento de competências técnicas e comportamentais, com o intuito de qualificar o trabalho e também na perspectiva de sempre primar pela qualidade de vida no trabalho.

Os Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha, com o apoio do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança e dos Serviços de Jardinagem, operacionalizaram a coleta seletiva do lixo.

A equipe é formada por profissionais que atuam nos turnos da manhã, tarde e noite, com carga horária que varia entre 38h, 36h, 32h e 30h.

Serviços de Transportes

Encarregado: Airton Dallepiane Junior

Os Serviços de Transportes, em continuidade ao seu trabalho de atendimento às demandas institucionais, realizou o transporte de pessoas e materiais, sempre considerando a dimensão de que os profissionais desta área conduzem muito mais do que veículos; conduzem vidas.

No ano de 2018 manteve a linha fixa, com ônibus ou micro-ônibus da frota institucional entre os Campi Ijuí/Santa Rosa apenas no horário do meio dia e Santa Rosa/Ijuí no turno da noite.

A Instituição contou com serviços de empresa terceirizada para o atendimento da linha fixa a partir dos Campi Ijuí/Panambi, Ijuí/Três Passos e Ijuí/Santa Rosa, no turno da noite e Santa Rosa/Ijuí para a linha do meio-dia, sempre que o número de professores foi superior à lotação de um veículo de passeio.

Viagens de estudos e/ou estágios, transportando acadêmicos e professores da FIDENE/UNIJUÍ são realizadas com ônibus ou micro-ônibus da frota institucional. Somente há contratação destes serviços quando o número de demanda for superior ao número ou à capacidade dos veículos da Instituição.

As viagens com veículo de passeio da frota institucional, sempre que demandadas, são realizadas com motorista deste Setor de Transportes, porém, quando houver consenso, os condutores são os próprios demandantes professores e/ou funcionários de unidades institucionais.

Também, em situações específicas, professores e funcionários realizaram deslocamentos com veículo próprio. A operacionalização deste procedimento se dá por intermédio da assinatura de contrato entre a FIDENE e o respectivo professor ou funcionário e o devido pagamento da quilometragem percorrida. Neste ano foram pagos 43.483 denominado de quilometragem paga a terceiros. O valor pago por km rodado foi de R$ 1,00 (1 real) até o mês de julho; a partir desta data é de R$ 0,70 (70 centavos).

O setor conta com o Sistema de Informações Educacionais - SIE - para operacionalizar as demandas de viagens/veículos, para o gerenciamento de informações sobre a frota, bem como para o lançamento de despesas e receitas

Este setor manteve o controle da documentação dos veículos de passeio junto ao DETRAN, de acordo com a legislação vigente.

O setor manteve, também, atualizados os cursos de Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros e Condutores de Veículos de Transporte Escolar aos motoristas que integram o quadro do Serviços de Transportes.

Para renovação da frota, neste ano a Instituição vendeu dois veículos de passeio e adquiriu outros dois veículos de passeio. Para o ano de 2019 aponta-se a necessidade de dar continuidade na renovação da frota de veículos de passeio e um estudo/avaliação sobre o ônibus e micro-ônibus da Instituição.

Quadro Demonstrativo

As informações a seguir demonstram parte dos números que compõem o centro de custos dos serviços de transportes do período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018. Se compararmos os números do quadro apresentado em 2017 com os deste ano de 2018, evidencia-se que houve mudanças. A Instituição, primando pelo bem-estar e qualidade de vida dos professores, terceirizou as linhas fixas de transporte para os campi. Com isso, houve redução nas contas, como de combustível, de material e de peças para manutenção, seguro e despesas de viagem. Por outro lado, houve um considerável investimento em despesas com serviços de terceiros, rubrica na qual são lançadas as viagens com empresas terceirizadas. Este ano também ocorreu um acréscimo no total de km pago a terceiros, na ordem de 39,54%. A quilometragem paga a terceiros permite melhor gerenciamento dos veículos da frota e também garante maior segurança para quem realiza viagens longas, por conhecer a sistemática de seu próprio veículo.

Descrição Quantidade
Veículos de passeio 20
Micro-ônibus 2
Ônibus 2
Caminhões 1
Utilitários 5
Moto 2
Km rodados com veículos da frota 499.844 km
Km pagos a veículos de terceiros 43.483 km
Combustível litros 47.611,77 litros
Média de consumo carro de passeio e utilitários 10,95 km/litro
Média de consumo ônibus/caminhão 5,15 km/litro
Despesa com seguro 31.996,00
Despesa com materiais e peças para manutenção 81.751,00
Despesa com combustível 211.473,00
Despesas com diversos e serviços de terceiros 321.914,00
Despesa de viagens/alimentação/hotel/pedágios 14.013,00
Sinistros com perda total de veículo 0
Sinistro com pequenos e médios danos 1
Fonte: Programa SIE (1º de janeiro a 31 de dezembro 2018).

Serviços de Vigilância

Encarregado: Rafael Metzdorf dos Santos

Fiscais: Gelson Malaquias, José Carlos Trindade e Roges Sidnei Korb

A Vigilância Orgânica da FIDENE/UNIJUÍ busca atender o compromisso específico de sua função, cumprindo o que determina a legislação vigente, associado a um trabalho de forma integrada com as demais unidades no que respeita a informações e orientações institucionais.

Esta Instituição encaminhou a solicitação de Renovação do Alvará de Funcionamento do Serviço Orgânico de Segurança Privada ao Departamento de Polícia Federal. O processo foi deferido e, com isso, a Instituição mantém os Serviços de Vigilância Patrimonial armada.

Visando a atender o que determina a legislação da Polícia Federal, os vigilantes desta IES realizaram o curso de Reciclagem ao Curso de Formação de Vigilantes. Os cursos continuam sendo realizados neste município após a instalação da Escola Colmeia Formação de Vigilantes.

Também, em atendimento à Legislação, foi encaminhado processo de Renovação do Certificado de Registro de arma de fogo. Os registros foram validados até o ano de 2023.

Para auxiliar nos serviços de segurança e defesa pessoal, foram adquiridos novos cassetetes em borracha. Este equipamento, produzido em borracha, é autorizado pela Polícia Federal para uso em Serviços de Vigilância Patrimonial.

Neste ano deu-se continuidade às capacitações de Vigilantes para atuar enquanto Brigadistas em eventos da Instituição, em situações de emergência como prevenção e combate de incêndios, primeiros socorros e evacuação de ambientes e controle de presença, limitando o número de pessoas conforme a capacidade do espaço, impedindo o uso de instrumentos sonoros e de pirotecnia. A Brigada de Incêndio é normatizada pela NBR 14.276 e acompanhada pelo Técnico em Segurança do Trabalho desta IES.

Principais Atividades Desenvolvidas pela equipe de Vigilantes:

Serviços de Multimeios

O setor de Serviços de Multimeios deu continuidade ao trabalho de assessoria às atividades acadêmicas e aos eventos institucionais com a instalação de equipamentos de multimeios, sonorização, filmagem e transmissão de eventos mediante videoconferência e teleconferência.

Este setor também é responsável pelas edições das filmagens institucionais e pela realização da transcrição/criação de legendas em vídeos para utilização de professores do Núcleo de Acessibilidade da UNIJUÍ (NAAI) para uso didático em sala de aula para alunos com necessidades especiais; é responsável pela manutenção e substituição de cabos vga, suportes e limpeza, pequenos reparos e limpeza e gerenciamento de todos os equipamentos de multimídia.

Neste ano a Instituição deu continuidade aos investimentos em equipamentos de multimídias que foram instalados em sala de aula na condição de equipamento fixo. Com esta qualificação dos espaços de sala de aula a Instituição continuou com a sistemática de entrega e devolução de chaves pelo sistema desenvolvido pela Coordenadoria de Informática.