2.1.3.2. Editora UNIJUÍ

Download .doc Download .pdf
Voltar

Editor-chefe: Fernando Jaime González

Diretor Administrativo: Anderson Konagevski

A Editora Unijuí, órgão de apoio desta universidade, está vinculada diretamente à Reitoria da Universidade e tem por objetivo incentivar e estimular a produção intelectual dos professores que nela atuam e de outras Instituições de Ensino Superior por meio da publicação de livros e revistas. Possui também como atribuição a divulgação e distribuição de seus livros. A direção da Editora é administrada por um Conselho composto por um editor-chefe e um diretor administrativo, ambos nomeados pela Reitora da UNIJUÍ. A Editora conta, em seus diversos setores, com um quadro funcional composto por sete profissionais.

Principais Atividades Desenvolvidas

Durante o ano de 2018 a Editora, em parceria com a Coordenadoria de Marketing, desenvolveu novos layouts e novas marcas para as revistas eletrônicas, sendo apresentadas em um lançamento na Livraria da Editora no prédio da biblioteca. Esse movimento contou com a participação dos editores das cinco revistas publicadas periodicamente pela Editora.

Em 2018 foram publicados 19 novos títulos de livros, alcançando uma tiragem total de 3.621 exemplares. Entre os novos títulos foi priorizada a publicação de livros nas Coleções (cada Coleção possui um Conselho Editorial Interinstitucional próprio). Foram produzidos outros materiais publicados que totalizam 3 títulos e 929 exemplares. Ainda foram reimpressos 7 títulos de livros, com uma tiragem de 929 exemplares, além de 10 edições das revistas eletrônicas, que são publicações on-line.

De forma sistematizada, os dados referidos constituem o seguinte quadro:

TIPO TÍT. NOVOS NOVA EDIÇÃO REIMPRESSOS REIMPRESSOS
(quantidades) (exemplares) (quantidades) (exemplares)
C.Us 0 0 0 0
EaD 0 0 0 0
LIVROS 19 3.621 07 929
OUTROS 0 0 03 700
REVISTAS 10 0 0 0
T.A.C 0 0 0 0
Sub. Total 19 3.621 10 1.629
Total Títulos 29 Exemplares 5.250

O quadro apresentado demonstra, em relação a 2017, que houve uma redução no número de títulos de livros novos publicados (de 20 para 19), bem como o número de obras reimpressas (de 12 para 7) e uma diminuição do número final de exemplares impressos (de 11.406 para 5.250). Após a readequação no quadro de funcionários e outras exigências para novas publicações, dando atenção a obras com apelo comercial e um rigor maior nas questões orçamentárias, tornou-se possível o movimento de redução de publicações e, consequentemente, de estoques.

Os livros da Editora continuaram a ser vendidos, durante o ano de 2018, por grandes distribuidores e livrarias. Entre estas, merecem ser destacadas várias livrarias virtuais, como a Livraria Cultura, a Cia. dos Livros (bookpartners), a Editora da Unesp e a Livraria da Travessa, as quais representam 40% do faturamento da Editora.

Em parceria com a VRPGPE, no evento científico Salão do Conhecimento a Editora disponibilizou o livro-brinde para o evento, e foi disponibilizado um exemplar de livro por inscrição, em que o inscrito acessava a loja virtual da Editora e fazia a escolha do livro.

No decorrer de 2018 a Editora passou a oferecer trabalhos com publicações eletrônicas (E-book). Foram disponibilizadas publicações para acesso gratuito em meio digital na página da Editora. Ainda foram feitas adequações administrativas, reduzindo o número de técnicos administrativos de oito para sete, ficando com a composição mais enxuta.

No decorrer do ano, a editora finalizou a transferência do seu estoque físico de livros para o campus da universidade, passando por uma reorganização em sua estrutura.