2.4. RÁDIO EDUCATIVA UNIJUÍ FM

Download .doc Download .pdf
Voltar

RÁDIO EDUCATIVA UNIJUÍ FM

Diretora: Cláudia Cristina Gesing Bohrer

Coordenadora Pedagógica: Carine Prediger Da Pieve

Conselho Superior: Cláudia Cristina Gesing Bohrer (presidente do Conselho), Lídia Ines Allebrandt (representante do Corpo Docente dos cursos de Licenciatura da UNIJUÍ), Rúbia Beatriz Schwanke (representante do Colegiado do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ), Rogério Hansen (representante da Coordenadoria de Marketing da FIDENE), Arthur Roberto Fabrício Pereira (representante do Corpo Discente da UNIJUÍ).

A UNIJUÍ FM em 2018

A mudança da estrutura física da Rádio UNIJUÍ FM foi um dos marcos de 2018, ao concentrar a redação e demais Departamentos da emissora no mesmo espaço que o estúdio de transmissão ao vivo, no hall de entrada do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques. Esta proximidade permitiu, além da melhor localização para atendimento à comunidade, um trabalho integrado em prol da música, da informação e da Universidade.

A UNIJUÍ FM acompanhou a trajetória de destaques, eventos, marcas e conquistas da FIDENE e suas mantidas, envolvendo seus mais diversos setores e Departamentos, bem como se fez presente e compartilhou, de forma multimídia, informações de entidades públicas e privadas parceiras de nosso município.

Nesse sentido, comunicou sobre a UNIJUÍ, EFA, MADP, Poder Executivo, Sesc, Sebrae, ACI, Sindilojas, ONGs, apoiadores culturais, abordando educação, cultura, saúde, meio ambiente, empreendedorismo, moda, comunidade, entre outros assuntos.

Medicina

A UNIJUÍ FM esteve presente em 2018 nas atualizações do processo de efetivação do curso de Medicina, em Ijuí. Nesse sentido, fez-se presente em todas as etapas previstas em edital, na apresentação do projeto pedagógico, na avaliação dos espaços da Universidade e município, na emissão do parecer favorável do Ministério da Educação, bem como na homologação da autorização do início do curso no Diário Oficial da União.

O papel da emissora enquanto educativa acontece tanto na legitimação da marca FIDENE/UNIJUÍ no cumprimento de divulgação de suas ações, quanto também sendo referência como um canal de comunicação e informação oficial para a comunidade no que respeita ao tema.

Destaque para as múltiplas plataformas que alocaram toda a cobertura deste processo, indo além das ondas do rádio, uma vez que, ademais do registro em site e mídias sociais, também realizou a ponte com o público ouvinte por meio das lives no Facebook, contemplando interação e atingindo milhares de visualizações.

Somente em dezembro, mês em que se concentrou grandes decisões em referência ao edital, foram mais de 26 mil visualizações nas lives publicadas no Facebook.

17 anos de UNIJUÍ FM

Para comemorar 17 anos, a Rádio UNIJUÍ FM pensou numa programação que pudesse unir cultura, turismo e um presente para seus ouvintes. Com apoio da Goldentur Viagens e Turismo, lançou o Concurso Cultural Férias de Ouro, em julho. Para participar, bastava preencher um cupom com dados de identificação e responder à seguinte frase: “Por que você merece curtir essas Férias de Ouro?”, indicando ainda a citação do destino desejado para uma viagem. A melhor frase, seguindo critérios do regulamento, foi premiada com um voucher no valor de R$ 2.5000,00 proporcionado pela Goldentur.

Desta forma, os participantes puderam conhecer a campanha e interagir com a Rádio UNIJUÍ FM e a empresa apoiadora durante a retirada dos cupons em pontos estratégicos, e em eventos organizados pela emissora e Universidade, a partir de chamadas de divulgação no rádio e também com a veiculação da série “Férias de Ouro”, programete com dicas de viagem e roteiros turístico. Mais de 7 mil pessoas foram alcançadas no Facebook a partir das postagens de divulgação da promoção.

O Concurso Cultural ainda serviu como instrumento de pesquisa para a empresa apoiadora ao tabular os dados dos cupons dos participantes. Gênero e faixa etária dos viajantes, além dos destinos mais sonhados para as férias, foram algumas das informações registradas.

Conteúdos para a programação

O ano de 2018 foi marcado por séries temáticas, veiculadas na programação da UNIJUÍ FM no formato de temporadas, resultando num conteúdo diversificado para atender às demandas do público ouvinte.

Em janeiro foi lançado na programação o programete “Ações Sustentáveis nas Escolas”, dando voz aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que participam do projeto homônimo. No ar em cinco horários diários, eles dão dicas de sustentabilidade e contam o que aprenderam ouvindo um conteúdo de estudo sobre meio ambiente via rádio.

Também em janeiro, a emissora estreou a série “Tempo de Brincar”, com dicas de brincadeiras para fazer em casa, curtir um tempo em família e ainda aprender sobre os mais variados assuntos. A ideia foi focar nesta época em que crianças estão de férias, oferecendo sugestões de brincadeiras com palitos de picolé, de fósforo, fita adesiva, circuitos e gincanas, estudos sobre bichos, cores e sombras, texturas, tintas, água colorida, entre outras matérias-primas.

Também focou em apresentar para os pais, por meio da revisão de conteúdo realizada pelo Departamento de Humanidades e Educação, quais os benefícios pedagógicos e habilidades desenvolvidas a partir de cada atividade. Após temporada de três meses, o programete passou a ser veiculado aos finais de semana, com uma renovação de conteúdo por mais um trimestre e com apoio da Aquarella Kids.

Para fevereiro, a UNIJUÍ FM preparou a série “E o Oscar vai para”, com a história dos melhores filmes que despontaram as bilheterias em 90 anos de cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O conteúdo mensal foi veiculado pré-anunciando a premiação de 2018, relacionando os filmes, arrecadações e premiações com as produções indicadas nesta edição em três edições diárias.

Março, que marca o mês da mulher, teve série com dez especiais sobre grandes mulheres da música e sobre músicas que trazem figuras que se tornaram marco para o movimento feminista, questões de comportamento e referência. “Mulheres que estão na música” foi ao ar cinco vezes ao dia, durante todo o mês, com apoio da Pano Leve, trazendo nomes como Pitty, Rita Lee, Beyoncé, Nina Simone, Milton Nascimento, John Lennon, Beatles, Rolling Stones, entre outros.

Para celebrar o Dia Internacional do Jazz, em 30 de abril, a UNIJUÍ FM colocou no ar a série “Top 10 do Jazz”, com dez programetes contando a história deste gênero musical por intermédio de canções que estão no ranking das melhores do mundo. A fonte de pesquisa foi uma enquete mundial realizada pela organização National Public Radio (NPR) em conjunto com a rádio on-line Jazz24, que faz parte da rádio pública americana KNKX.

Ao todo, 1.500 canções foram citadas por cerca de 10 mil participantes. Veiculada diariamente em quatro horários, com apoio da Amisa Ford Ijuí e CDLândia Som e Luz, a série trouxe para a programação informações e curiosidades sobre clássicos eternizados por Tom Jobim, Miles Davis, Thelonious Monk, John Coltrane, Duke Ellington, Dave Brubeck, entre outros.

Em maio, “Nando Gessinger e Humberto Reis” trouxeram para o rádio a história por trás das composições. Os ouvintes puderam ficar sabendo da história de músicas conhecidas da carreira de Nando Reis e Humberto Gessinger, suas inspirações e resumos de vida que deram origem a sucessos como “All Star”, “Relicário”, “Back in Vânia”, “Infinita Highway”, “Pra ser Sincero”, “Refrão de Bolero”, entre outras. A série foi mensal, em quatro edições diárias.

Também voltou para a programação, no mês de maio, mais uma temporada do “Na Ponta da Língua”, programete que traz dicas de língua inglesa para os ouvintes, com produção do Laboratório de Ensino de Línguas da UNIJUÍ, por meio do curso de Letras/DHE e apoio da TopWay English School. Em três horários diários, até o mês de dezembro foram para o ar informações que se encaixavam no dia a dia das pessoas, tirando dúvidas sobre gramática, pronúncia e expressões idiomáticas.

Para junho, o conteúdo envolveu amor e literatura, com “Amores em Páginas”, que trouxe para o rádio as maiores histórias de amor da Literatura, embalando o mês dos Namorados. Casais clássicos, trágicos, apaixonados, históricos estiveram no ar durante todo o mês em três horários ao dia, com apoio da Pano Leve.

Também em junho estreou “Nas Prateleiras da UNIJUÍ”, uma parceria de conteúdo com a Biblioteca Mario Osorio Marques, dando dicas de obras que estão disponíveis para a leitura. Além da literatura de lazer, romance e ficção, o programete sugere obras técnicas, nas mais variadas áreas de conhecimento, fazendo um link com datas comemorativas, importantes e relacionadas à profissão todos os meses.

Veiculada em julho e agosto, a série preparada contou a história do rock n´roll em diferentes décadas e cenários no “Na Onda do Rock”, para divulgar o espetáculo homônimo apresentado pelo Coral UNIJUÍ e Cia Cadagy no mês de agosto. O material no rádio, em cinco edições diárias, também trouxe curiosidades sobre músicas e músicos escolhidos para compor o repertório deste show. O conteúdo foi preparado com entrevistas editadas com os organizadores dos grupos culturais e convidados do espetáculo.

Ainda em julho, “Clássicos das Formaturas”, com apoio da Focus Formatura, trouxe para o rádio canções que embalam o momento especial da formação, com destaque para Tim Maia, Raul Seixas, O Rappa, Titãs, entre outras. Três vezes ao dia, a série veiculou as músicas mais tocadas nas formaturas da UNIJUÍ por um período trimestral. Também “Férias de Ouro” passou a ser veiculada em julho, com dicas e roteiros de viagens, integrando o concurso cultural homônimo de aniversário da Rádio UNIJUÍ FM, em parceria com a Goldentur Viagens e Turismo. Destinos nacionais e internacionais foram veiculados durante seis meses na programação.

Para setembro, “Irmãos na Música” foi veiculada pela emissora para celebrar o Dia do Irmão. No ar, histórias de bandas e as relações entre músicos no cenário brasileiro e internacional. Além da trajetória, vida pessoal e profissional e curiosidades, a série ainda trouxe trilha sonora, com canções simbólicas para a relação familiar dos irmãos escolhidos, entre eles, Chico Buarque e Miúcha, Caetano Veloso e Maria Bethânia, Céu e Diego Poças, Kleiton e Kledir e Vitor Ramil, The Jackson Five, Oasis, ACDC, entre outros.

Em novembro, a UNIJUÍ FM estreou mais uma série com curiosidades do mundo da música: “Canções, Versões ou Algo Mais”, uma seleção de canções famosas no cenário musical, marcando época, e que foram gravadas diversas vezes, em inúmeras versões ou que nasceram de uma “inspiração” duvidosa, posteriormente acusadas de terem sido plagiadas. Garota de Ipanema, por exemplo, foi a segunda música mais gravada da história, carregando versões em todos os gêneros e idiomas. Curiosidades como esta estiveram em pauta na série que ficou no ar durante o mês, três horários ao dia.

Encerrando ano, dezembro também teve sua série, com “Natal sem Jingle Bells”, destacando composições com a temática de Natal e Ano Novo. Ao invés das músicas mais conhecidas, a Rádio trouxe sons mais inusitados e menos conhecidos, sempre em quatro horários ao dia.

Além da diversificação de conteúdo para o rádio, as séries mensais, ou que ficam no ar em temporadas, têm o importante papel de interagir com o público em outras plataformas, como as mídias sociais, site e podcast. Nesse sentido, registrou-se um alcance de 12 mil pessoas no Facebook e site, que tomaram conhecimento destes novos conteúdos no rádio por meio da internet.

Projetos além do Rádio

O ano de 2018 ficou fortemente marcado pela atuação da rádio enquanto produtora cultural, que contribui para a educação de crianças, jovens e adultos e para uma formação cidadã mediante projetos que ganham configuração também fora do rádio.

É o caso do projeto Ações Sustentáveis nas Escolas, que teve etapas focadas na produção de conteúdo e envolvimento com o aparelho rádio, mas que também esteve presente no universo da sala de aula de alunos do Ensino Fundamental de escolas de Ijuí. Para os Anos Iniciais, a UNIJUÍ FM se fez presente nas escolas nos momentos em que as turmas sintonizaram a emissora para a escuta de um conteúdo de temática ambiental, que serviria como ponto de partida para os estudos na área a partir dos projetos pedagógicos de cada escola, e também em momento de encerramento, quando a equipe se fez presente com a simulação de uma cabine radiofônica, em que alunos puderam socializar seus conhecimentos no microfone.

Neste ano, o desenvolvimento do projeto foi ampliado para vivências do Projeto AABB Comunidade – que trabalha complementação educacional de crianças com atividades lúdicas nas áreas de meio ambiente, saúde, esportes, artes, cultura, lazer e cidadania – e em mais cinco escolas de Ensino Fundamental, registrando a participação de um total de 891 alunos, mais que na edição passada.

A fase de audições no rádio e a fase de socialização dos conhecimentos na cabine radiofônica foi destinada exclusivamente aos Anos Iniciais e aos alunos participantes do AABB Comunidade, totalizando 441 alunos. Os temas de estudo escolhidos pelas escolas, foram: sustentabilidade nas relações humanas, meio ambiente e seres vivos, poluição dos rios e das cidades, preservação das nascentes, economia de água, fenômenos naturais, astronomia e alimentação saudável.

Já para os Anos Finais, o projeto contemplou a realização do Concurso Literário “Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente”, em que estudantes foram desafiados na escrita de um conto, trazendo um ou mais personagens/personalidades da Literatura, da Cultura Popular, da História, da Filosofia, da Arte e/ou da Ciência, fabulando um enredo em relação ao meio ambiente e sustentabilidade em tempos do século 21. A atividade contou com apoio do curso de Letras do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ. Nesse sentido, a UNIJUÍ FM fez-se presente nas escolas para a divulgação do Concurso, reforçando a importância da leitura e do estudo do meio ambiente e da literatura.

A atividade ainda incentivou a presença dos alunos no ambiente da Universidade em evento de premiação do Concurso Literário. Neste dia, além da divulgação dos 20 contos finalistas e dos 12 vencedores, mediante trechos em áudio ouvidos de forma inédita no Salão de Atos, também foi ministrado um aulão por professores do DHE sobre leitura e literatura, falando sobre personagens dos quadrinhos, do folclore, de superproduções do cinema e sobre personalidades conhecidas da história.

No Concurso foi registrada a participação de 14 escolas de Ijuí, com a inscrição de 164 contos. Quanto ao evento de premiação, este recebeu 450 alunos e professores de 12 escolas finalistas, e, destes, 20 alunos e 4 professores foram premiados com presentes, medalhas e certificados, conforme previsto em regulamento.

No Facebook e site da UNIJUÍ FM mais de 15 mil pessoas tiveram acesso às informações que fizeram referência ao projeto Ações Sustentáveis nas Escolas.

Além das ondas do rádio, o projeto Na Trilha dos Festivais chegou em 2018 a sua quarta edição, ao levar música, informação e tradicionalismo aos ouvintes e fãs da cultura do rádio e mídias sociais. Ao todo foram sete transmissões de festivais, começando pelo Canto Missioneiro, de Santo Ângelo (março), passando pelo Reponte da Canção, de São Lourenço do Sul (abril), Carijo, de Palmeira das Missões (abril), Musicanto, de Santa Rosa (abril), Coxilha Nativista, de Cruz Alta (julho), Moenda da Canção, de Santo Antônio da Patrulha (agosto), encerrando com o Canto de Luz e Lamparina da Canção, em Ijuí (novembro).

Com uma diversidade de apoiadores culturais (Ramos e Copini Auto Peças, Vip Rent a Car Locadora, Madeireira Leal & Rustic Móveis, Guia Fácil On-line e Erva-Mate Seiva Pura), o projeto acompanha as potencialidades da música nativista com a transmissão na íntegra dos eventos, apresentando shows com artistas renomados e as canções concorrentes de cada festival, sempre com entrevistas e comentários de especialistas no meio.

O projeto Na Trilha dos Festivais, que vai além do rádio, também somou o alcance a mais de 10 mil pessoas em 2018, que interagiram com as publicações da emissora no Facebook e site no momento das transmissões ao vivo dos eventos. A partir do projeto, também se acrescentou ao acervo musical 82 novas composições.

Cheirinho de Bebê no Ar, projeto que chegou à terceira edição, foi além do rádio ao buscar nas salas de aula dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Pedagogia as temáticas para debate no rádio e ao devolver para os alunos um conteúdo importante para estudo ao disponibilizar os quatro programas em podcast para audição posterior à veiculação na emissora.

Em parceria com DCVida e DHE, os programas de 2018 discutiram a infância, abordando aspectos do desenvolvimento, descobertas do corpo, a importância dos cuidados, a função do brincar livremente e das brincadeiras dirigidas, a participação dos adultos, a criança interior que ainda existe dentro de nós, as brincadeiras preferidas em cada fase da vida, o papel da escola e a questão dos limites e das tecnologias nesta fase da vida.

Ainda o Hora do Recreio, projeto da UNIJUÍ FM, que se apresenta como importante canal de relacionamento com estudantes do Ensino Médio de escolas de Ijuí e região. Abordando conhecimentos de cultura pop por intermédio de jogos de adivinhação envolvendo séries, filmes, games e música, alunos participam de brincadeiras, de momentos de interatividade e ainda conhecem a UNIJUÍ, processos de vestibular e a oferta de cursos de graduação. O projeto é bastante veiculado e explorado nas mídias sociais, espaço frequentado pelo público-alvo em questão. Em 2018 foram realizadas 16 visitas em escolas de Ijuí, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ajuricaba, Bozano, Augusto Pestana, Santo Augusto e Catuípe.

Nativismo

Além do projeto Na Trilha dos Festivais, que acompanha eventos de renome da cultura gaúcha no Estado, a UNIJUÍ FM contemplou o nativismo em diversos momentos de 2018. No segundo domingo de março foi veiculado um programa especial alusivo ao Dia Internacional da Mulher, trazendo grandes interpretações femininas da música folclórica do Brasil e da América Latina. Entre elas, canções clássicas no nativismo gaúcho, do folclore uruguaio, argentino e cubano e suas riquezas de ritmos. Também foram apresentadas inserções de fragmentos de poesias falando sobre a mulher e o universo feminino, tanto de poetas gaúchos contemporâneos quanto os que fizeram a história da literatura ibero-americana.

Também no aniversário de 17 anos da emissora, comemorado em 20 de julho, o nativismo de sábado ganhou reforço com apresentação ao vivo do programa Canto das Fronteiras. Convidados representantes da música latino-americana, vindos da Argentina e Paraguai, conduziram no rádio e mídias sociais, show de música, bate-papo e interação com os ouvintes.

Outro momento bastante importante em 2018 voltado ao regionalismo e à cultura local foi a 3ª Tertúlia Universitária: Descobrindo Talentos, uma realização da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, por meio do Coral UNIJUÍ. A emissora investiu em divulgação de todas as etapas do processo, desde a abertura do edital para inscrição das músicas, a composição do corpo de jurados para a triagem, a seleção das 15 performances artísticas apresentadas por grupos vocais, instrumentais, intérpretes solistas e declamadores. Para coroar o evento, houve transmissão ao vivo da Tertúlia Universitária pela UNIJUÍ FM.

Copa do Mundo

Em ano de Copa do Mundo, a programação ganhou reforço com vários formatos. Além, claro, de ter sido tema da semana no Rizoma, em que o jornalismo é amplamente discutido com presença de convidados, a emissora veiculou em junho e julho a série "A Rússia como ela é", trazendo informações sobre a história do mundial, com produção do professor do curso de Educação Física da UNIJUÍ, Robson Borges, e com dicas culturais da Rússia, compartilhadas pelas intercambistas russas do curso de Letras, Viktoria Kaygorodova e Milana Cheremisina.

Também entrou no ar o programa Seleção UNIJUÍ FM, uma mesa redonda ao vivo, às quintas-feiras, com meia hora de duração. No ar, alunos e egressos formaram um time de gente jovem que discutiu sobre futebol, a atuação do Brasil, os jogos, os gols, as zebras, apostando num formato de informação com descontração em tempos do Mundial. Durante quatro semanas de Campeonato, compartilharam pautas com os ouvintes os seguintes convidados: o egresso do curso de Ciência da Computação, Miquéias Trennepohl; o egresso do curso de Engenharia Elétrica, Darlei Schiling; o acadêmico de Ciência da Computação, Matthias Trennepohl; a acadêmica do curso de Jornalismo, Valéria Foletto; e o acadêmico de Jornalismo e estagiário da Rádio UNIJUÍ FM, Hector Gomes.

Os programas foram transmitidos na íntegra ao vivo pelo Facebook, o que permitia sugestões de temas e assuntos, bem como a participação instantânea a partir dos comentários. Durante o período em que ficou no ar, a emissora criou um grupo no WhatsApp que inovou a forma de participação dos ouvintes durante a Copa do Mundo.

Cobertura das Eleições

Em ano de eleições, a UNIJUÍ FM coloca a equipe na rua, nos bastidores e nos estúdios durante todo o domingo de votação, em primeiro e segundo turno, para levar ao ouvinte informações atualizadas, entrevistas e giros da região, Estado, país e mundo. O diferencial em cobertura de pleitos políticos está na análise dos resultados, quando, após o encerramento do horário de votação, reúne especialistas no estúdio para debate ao vivo. Compuseram a mesa o professor do curso de Direito da UNIJUÍ, Sérgio Rodrigues, o advogado Mirko Frantz e o gerente da Coordenadoria de Recursos Humanos da UNIJUÍ, José Luís Bressam. Mais uma vez, o diferencial das Eleições 2018 foram as transmissões ao vivo nas mídias sociais.

Realização de Eventos

Três edições do tradicional Domingo no Campus foram feitas ao longo de 2018. A primeira delas aconteceu em abril, com a realização do Pátio do Automóvel e do Food Truck Festival nas dependências do Campus da UNIJUÍ, durante dois dias de evento. A ideia foi unir gastronomia com produtos e serviços automotivos, oferecendo à comunidade um grande feirão de veículos – com mais de cem seminovos de sete lojas de Ijuí, promovido pela BV Financeira, com participação de revendedoras e concessionárias locais, além de prestação de serviços gratuitos, como o teste de amortecedores. Música ao vivo com a Banda Municipal Carlos Gomes, Acoustic Rock com Maiquel Krug e Kdho Bólico e Anndré Gomes, além de brinquedos infláveis e cobertura no rádio e mídias sociais, integraram a programação.

Em agosto, o Domingo no Campus apresentou novamente programação diferenciada, ao apresentar um desfile de bandas marciais, com representantes das escolas da rede pública municipal, estadual e privada. O evento contou com o apoio da 36ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de mostrar à comunidade o trabalho que é feito o ano todo, mas visto somente no desfile de 7 de setembro.

Encerrando o ano, o Domingo no Campus de novembro teve como principal atração a Mostra dos cursos de graduação da UNIJUÍ, com foco na divulgação das mais variadas áreas do conhecimento e as inscrições para o Vestibular de Verão. Além dessa interatividade com os cursos, Departamentos e grupos da Universidade, o evento ofereceu música ao vivo com Pimenta e Seus Comparsas e apresentação do espetáculo Na Onda do Rock, com o Coral UNIJUÍ e Cia Cadagy, além de brinquedos infláveis e mateada, e todas as atividades estiveram concentradas no estacionamento dos ônibus, o que garantiu que a comunidade pudesse participar de toda a programação.

Para a realização das três edições do Domingo no Campus foram criados eventos no Facebook de forma a alcançar a comunidade interessada nas atrações oferecidas em cada um deles. Em 2018, as publicações sobre a programação e os apoiadores de cada edição renderam um alcance de 101 mil pessoas.

Outro destaque do ano foi a realização do segundo Campus Fashion Days, que, nesta edição, ampliou a programação para dois dias de evento. Tendo como tema “O Universo da Sustentabilidade”. A primeira noite teve como foco o público universitário, e a segunda, empreendedores e lojistas do mundo da moda. Os dois dias de evento somaram um público de 500 participantes e um alcance de mais de 15 mil pessoas no Facebook.

Foram proferidas palestras sobre projetos voltados ao consumo consciente de empresas norteadas pelo conceito slow fashion, com opiniões sobre moda e sobre a experiência de como consumir a moda. Foram elas: “Você pode ser feliz com muito menos: o método do guarda-roupa em cápsula com foco no consumo consciente”, que teve como convidada a jornalista, especialista em moda, criadora do blog Minimallista, de Passo Fundo, Natália Bohrer Grazziotin; “Dex-Apegadas: o case da curadoria de moda sustentável da região”, com a Jornalista Anelise Nicolodi e a psicóloga Rosane Müller Teixeira; “Qual é o seu estilo? Aprenda e use a moda a seu favor”, realizada pela mestra em Comunicação e Cultura, consultora de Imagem e Estilo, Marcia Scarpelini Campos; “A Moda sustentável da Apoena: as bolsas artesanais de palha de butiá”, com a sócia-proprietária, graduada em Moda e especializanda em Marketing Criativo, Maiara Bonfanti; e “Experiência de Compra”, com a gestora de projetos do Sebrae, Lisiane Uggeri Hampel.

O evento também apresentou nas passarelas dois desfiles: um deles com a temática de personagens do cinema, intitulado “Pop Culture Fashion Show”, com produção e organização do curso de Estética e Cosmética da UNIJUÍ, e o desfile de encerramento, com peças que compõem looks sustentáveis, inspirados em mulheres com estilo natural/esportivo, sexy, romântico, tradicional/clássico e moderno, o qual foi organizado pela consultora Marcia Campos.

Aliado à criatividade e à diversidade de temas, a UNIJUÍ FM tem oferecido, com a realização de eventos, produtos culturais e educativos, ampliando o seu público para a comunidade acadêmica e regional como um todo.

Parcerias com Departamentos e Mantidas

Para a produção de conteúdos e realização de eventos, a emissora consolidou inúmeras parcerias com Departamentos e cursos da UNIJUÍ. Além das séries “Nas Prateleiras da UNIJUÍ”, em parceria com a Biblioteca Mario Osorio Marques, “Na Ponta da Língua”, produção do Laboratório de Ensino de Línguas da UNIJUÍ/Departamento de Humanidades e Educação, “Tempo de Brincar”, com supervisão do curso de Pedagogia/DHE, “Na Onda do Rock”, com coprodução da Cia Cadagy e Coral, e da realização de grandes projetos e eventos em 2018, como o Concurso Literário “Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente”, parceria com DHE, e Cheirinho de Bebê, coproduzido por DHE e DCVida – já citadas anteriormente –, a UNIJUÍ FM ainda serviu como laboratório para práticas radiofônicas e de oralidade.

Alunos do curso de Jornalismo da UNIJUÍ foram responsáveis pela produção e apresentação ao vivo do programa Tubo de Ensaio, veiculado às quartas-feiras à noite, na disciplina de Produção em Áudio II. Após teoria em sala de aula, foi possível aplicar à prática técnicas de entrevista, edição de áudio, redação de notícias, elaboração de roteiro, enquete, locução, oralidade e improviso, em quadros que abordavam a cada semana um tema. O programa ficou no ar durante o primeiro semestre de 2018, no decorrer da disciplina em questão.

Acadêmicos da disciplina de Radiojornalismo I, também do curso de Jornalismo, ainda puderam experimentar o fazer rádio com o Comunicação Social Clube, no ar pela UNIJUÍ FM aos domingos, 16h. A novidade deste ano ficou por conta da divulgação das edições do programa em uma página no Facebook, com supervisão do Departamento de Ciências da Administração, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), o que proporcionou aos alunos diferentes técnicas de jornalismo além do rádio, como elaboração de texto para web, seleção de fotografia para postagens e produções em vídeo para divulgação do conteúdo do programa.

Comunicação e oralidade também foram propiciadas aos acadêmicos da disciplina de Literatura Norte-Americana, do curso de Letras Português Inglês, quando por mais um ano consecutivo, utilizaram da infraestrutura dos estúdios de gravação da rádio para a gravação de exercícios poéticos nos dois idiomas de estudo.

Parcerias importantes também foram firmadas com apoiadores culturais da UNIJUÍ FM através da realização e cobertura jornalística de eventos como: a instalação da Amisa Ford em Ijuí; palestra sobre um mundo globalizado, da Top Way English School; Aulão preparatório para Enem e Tarde Esportiva na AFFI, da Ecos Sistema de Ensino.

Ações Sociais

Em prol de parceiros, a UNIJUÍ FM desenvolveu ações sociais visando à cidadania e bem-estar ao próximo, além de valorização do tempo e do conhecimento em benefício do outro. Nesse sentido, foi desafiada em dois momentos: no Dia do Amigo e no Natal.

Todos os anos, para celebrar o Dia do Amigo, é cumprida a proposta de realização de visitas a entidades e pessoas do município, com atividades de integração e solidariedade, integrando o Programa de Relacionamento Interno da Universidade, o Sinergia. Em 2018, a Rádio visitou o programa AABB Comunidade, que há mais de duas décadas atua em Ijuí com a complementação educacional de crianças e adolescentes por meio de atividades lúdicas desenvolvidas em várias áreas.

A visita teve como objetivo a realização de duas oficinas para mais de 20 estudantes de 7 a 12 anos. A primeira delas foi aos moldes do Ações Sustentáveis nas Escolas, incluindo a audição de um conteúdo sobre meio ambiente no rádio ao vivo, uma conversa sobre a programação e os processos de comunicação e a possibilidade de os alunos serem locutores por um dia, falando ao microfone numa cabine radiofônica.

A outra oficina foi voltada à música, com direito à muita sonoridade e participação dos alunos, que confeccionaram um instrumento musical com garrafas PET e sacolas plásticas – o Kazoo –, que imita o som do trompete. A visita apresenta-se como diferencial pela diversidade dos conteúdos e pela cobertura no rádio e mídias sociais, apreciada pelas crianças.

Ainda em 2018, ao final do ano, a emissora participou do Dia do Bem, promovido pela Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social – ITECSOL. O objetivo da ação foi proporcionar um momento diferente para as crianças filhos dos associados das Associações Acata e ARL6, incubadas da Itecsol. No total foram 28 crianças beneficiadas com o envolvimento dos setores administrativos da instituição que integram o Programa Sinergia, e cada setor adotou uma cartinha com pedidos de presente de Natal das crianças, entregues nesta ação.

Capacitações

Além de eventos sociais e daqueles voltados à comunidade, a UNIJUÍ FM ainda focou em capacitações, seja com o objetivo de primar pelos cuidados éticos e em concordância com a legislação em relação as suas coberturas, seja focando em aprimorar técnicas e práticas dos profissionais envolvidos com processos voltados ao relacionamento com seus públicos.

Sendo assim, em agosto, promoveu uma Oficina de Formação sobre Legislação Eleitoral, ministrada pelo chefe do Cartório Eleitoral de Ijuí, Valdeci Vanderlei da Cunha. A capacitação foi destinada a representantes da Assessoria Jurídica, Ouvidoria e Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ e Rádio UNIJUÍ FM, abordando propaganda no rádio e na internet, focando também nas mídias sociais.

Mídias Sociais foi a outra temática de capacitação do ano, quando, em abril, em parceria com a Revista Chics e Vips, promoveu capacitação ministrada por um dos maiores especialistas em Marketing Digital do Brasil, o jornalista especializado em Marketing Digital e CEO da Fabulosa Ideia, de Porto Alegre, Rafael Terra. O curso foi aberto a profissionais de Ijuí e região a fim de abordar temas como planejamento, conteúdo, anúncios, gestão de crises, métricas e mensuração de resultados nas principais Mídias Sociais: Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube.

Tecnologia

O ano de 2018 foi marcado pelo uso das lives nas plataformas do Facebook e Instagram Stories da UNIJUÍ FM, tendo as transmissões ao vivo apresentado uma nova forma de se comunicar com o público ouvinte, que atualmente não prioriza somente o rádio como canal de informação. Além de comunicar, sejam entrevistas ao vivo direto do estúdio ou coberturas jornalísticas de eventos, as transmissões geram, comprovadamente, maior engajamento do que postagens convencionais de fotos e/ou links de direcionamento de matérias em site.

Este novo nicho de produção de conteúdo fez com que a UNIJUÍ FM qualificasse seus processos de comunicação, seja em razão da utilização de equipamentos – câmera, iPhone e iPad –, no pensar jornalismo também em vídeo ou ainda pela possibilidade de aumentar a interatividade com o receptor da informação, com comentários e respostas às dúvidas conforme vão surgindo na tela. A valorização do ouvinte também é possível, uma vez que os locutores têm a oportunidade de ler ao vivo as participações que vão surgindo ao longo das transmissões.

Ainda no viés da tecnologia, a UNIJUÍ FM lançou em 2018 recurso novo em seu aplicativo para Android e IOS. Tratou-se de um Gerador de RDS, já disponível para o site, e que possibilitou à emissora disponibilizar informações importantes diretamente no display do aparelho receptor do ouvinte, como nome da Rádio, da música e do artista ou banda. Dados de 2018 disponibilizados pela empresa que gerencia o aplicativo dão conta de que até o dia 31 de dezembro foram 5.757 downloads, a maioria deles para dispositivo IOS (3.287) e Android (1.120), seguidos por Windows phone e Firefox.

Projetos e Reportagens especiais

Por fim, a UNIJUÍ FM também investiu em projetos e reportagens especiais, focando na produção de jornalismo especializado, a partir de temas de relevância e projetos a longo prazo, principalmente na área da cultura.

Em outubro, a Rádio Educativa UNIJUÍ FM classificou-se em primeiro lugar no edital “Cultura Ijuiense em Destaque”, na categoria que visa à estruturação de grupos e circulação de obras literárias. Para a execução do projeto prevê a realização do Concurso Literário “Folclore Brasileiro e nosso Ambiente”, em 2019. A atividade será destinada a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental de escolas de Ijuí, com apoio do curso de Letras do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ. O edital foi publicado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e destina R$ 10 mil para cada um dos 15 projetos aprovados nas áreas de Literatura, Música e Teatro, por intermédio do repasse de recursos oriundos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-Cultura RS).

O objetivo é que as produções literárias vencedoras em cada categoria do 6º ao 9º anos sejam publicadas em livro, a ser distribuído gratuitamente a um público de 500 alunos envolvidos no projeto. Neste ano, a UNIJUÍ FM realizou evento semelhante voltado ao incentivo à leitura e à literatura, quando trabalhou personagens dos quadrinhos, do folclore, de superproduções do cinema, da história, da arte, da filosofia e da ciência, no Concurso Literário “Eu, Meu Personagem e o Meio Ambiente”.

Também em outubro, a emissora trabalhou numa reportagem especial sobre trabalho infantil em Ijuí. Além dos olhares de representantes de órgãos e instituições que atuam no enfrentamento deste problema social, o material ainda contou a história de menores que vendiam rapadura nas sinaleiras locais e de jovens da mesma idade participantes do Programa de Integração AABB Comunidade, visto como exemplo de ação transformadora de realidades.

Para despertar reflexões da comunidade sobre esta temática, foram entrevistados representantes da Promotoria de Justiça Especializada de Ijuí/Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Ijuí; Conselho Tutelar; Centro de Referência de Assistência Social de Ijuí/Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil; Ministério Público do Trabalho/Coordenação Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente; professora doutora em Direitos Humanos da UNIJUÍ; coordenadora do Programa Integração AABB Comunidade, além dos menores.

A reportagem especial “A rapadura do vô: um enfrentamento sobre o trabalho infantil em Ijuí”, foi inscrita no Prêmio MPT de Jornalismo 2018 e disponibilizada em podcast no site da UNIJUÍ FM.

A UNIJUÍ FM ainda trabalhou em 2018 na construção do projeto cultural “Escola, folclore e cultura: conhecimento e preservação dos saberes, tradições e manifestações culturais do gaúcho”, com o objetivo de promover o estudo e o resgate do folclore regional e das culturas populares e tradicionais do Estado do Rio Grande do Sul, em escolas de Ensino Fundamental de Ijuí, públicas e privadas, considerando as três etapas da educação básica.

Entre as ações previstas, estão a realização de atividades que envolvem a formação continuada de professores, proposição de atividades aos alunos, momento de socialização, e, principalmente, produção de conteúdos para o rádio, com vistas ao resgate, registro, apresentação e conhecimento das temáticas e conteúdo cultural/folclórico do Estado.

A Rádio UNIJUÍ FM busca, com esse projeto, consolidar-se fortemente como produtora cultural em âmbito de Estado, agregando tudo o que vem realizando ao longo dos anos: execução de projetos que vão além do rádio, inserção deste veículo de comunicação junto ao público jovem, possibilidade de ampliação do conhecimento a partir da produção de conteúdos, parceria com escolas e, principalmente, o estreitamento de laços junto a comunidade, seja pelos eventos ou, ainda, pela identificação do conceito de rádio educativa formadora de cidadãos críticos e reflexivos.