Notícias - Unijuí

Notícias

Projeto Hora do Recreio da Unijuí FM inicia as visitas nas escolas

Nesta quarta-feira, 17 de abril, a Rádio UNIJUÍ FM retomou as atividades do projeto Hora do Recreio, quando aconteceu a primeira visita escolar, no Colégio Evangélico Augusto Pestana - CEAP. As dinâmicas acontecem semanalmente em escolas de Ensino Médio de Ijuí e região com o intuito de levar a Rádio e a Universidade para a educação básica, despertando o interesse por assuntos culturais, musicais e questões de conhecimentos gerais.

Em 2024 o projeto apresenta uma proposta diferente aos estudantes, que visa a interatividade e o envolvimento dos alunos nas atividades promovidas pela Rádio. Em parceria com o curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, foi desenvolvido um novo sistema de perguntas e respostas, reafirmando a importância da inserção de mecanismos inovadores no cotidiano.

De acordo com a Coordenadora de Comunicação do CEAP, Lara Silva, o projeto possui diferenciais significativos. “Ele desperta nos alunos a importância do aprendizado e do saber, porque traz brincadeiras que estimulam o conhecimento, além da oportunidade de levar para casa os brindes dos parceiros do projeto. Antes os alunos levantavam a mão e respondiam as perguntas, agora a atividade ficou dinâmica com o novo sistema”.

Os alunos participantes concorrem a brindes dos apoiadores do Hora do Recreio, sendo eles: Totem Vestibulares Ijuí, Aiqfome Ijuí e Yázigi. Os registros movimentam as redes sociais da UNIJUÍ FM, assim como também acontece a cobertura no rádio, onde são vinculadas entrevistas com alunos e direção escolar.


Rádio Unijuí FM realiza o primeiro Domingo no Campus de 2024

Neste domingo, 24 de março, aconteceu o tradicional Domingo no Campus promovido pela Unijuí FM. O evento teve início às 15h, com uma programação diversificada para a comunidade.

Nesta edição, a Vip Festas esteve presente com o parque inflável, oferecendo 50% de desconto no passaporte para os brinquedos. Além disso, também aconteceram intervenções artísticas organizadas pela Companhia Cadagy, com apresentações, acrobacias, artes cênicas, artes circenses e malabares. A Banca do Vinil e a Gramophone estiveram presentes com a exposição e venda de discos em suas bancas. A Editora UNIJUÍ também realizou a divulgação de obras para a comunidade.

Com um repertório variado o show do musicista Igor Alejandro animou o fim de tarde no Campus, além disso também esteve à disposição do público a Praça de Alimentação do Domingo no Campus, com o algodão doce da Vip Festas, food trucks da La Creperia e espaço do Gasteiz Vitória.

Apoiadores do evento realizaram uma série de atividades em diferentes espaços, como a mateada, com distribuição de água quente, promovida pelas Especiarias do Mate de Ijuí e a caça aos doces da MB Farmácias.Também promoveram ações, Exatus Imóveis, Yázigi Ijuí, Totem Vestibulares, Aplicativo Aiqfome e Agrovel.

Esta edição do Domingo no Campus teve o apoio de: Totem Vestibulares, VIP Festas, Yázigi Ijuí, Agrovel, La Creperia, Pano Leve, Pró Audi, Mecautor, Exatus Imóveis, Sabor da Serra Pizzaria, CCAA, Aiqfome, MB Farmácias, Gasteiz Vitória e Cdlândia Som e Luz.


Duca Leindecker lota Salão de Atos da UNIJUÍ na abertura do projeto UNIJUÍ FM é Show

"Foi pouco tempo mas valeu, vivi cada segundo"... O trecho de uma das músicas do cantor, compositor e multi instrumentista Duca Leindecker é o resumo de muitos relatos de quem esteve no Salão de Atos da Unijuí no domingo, 17. Um após outro, o músico apresentou seus grandes sucessos ao público, que respondeu cantando junto do início ao fim do show. As vozes multiplicadas de um anfiteatro lotado, com sua acústica perfeita e singular, deram a apresentação um ar de magia e encantamento que estava estampado no rosto de muitas pessoas, muitas, inclusive, emocionadas.

Pelo set list de Duca, que tocou acompanhado do seu filho Guilherme Leindecker no contrabaixo, estavam sucessos, como “Amanhã Colorido”, que abriu o show, “Pinhal”, cantada do início ao fim pelo público, e “Dia especial”, outra canção de sucesso que apareceu já no final do show e entusiasmando a todos. Mostrando carisma Duca, que também fazia a percussão durante a apresentação, dedicou um momento da show para atender pedidos da plateia, tocando assim músicas menos conhecidas do seu repertório.

O evento, parte do projeto Unijuí FM é Show, foi o primeiro do ano de 2024 e abriu em grande estilo a nova temporada que trará outras atrações para Ijuí e região. Nas redes sociais a Rádio vai, em breve, anunciar a sequência do calendário de eventos culturais que serão promovidos pela emissora da Universidade. A iniciativa tem apoio de Pró-Audi Centro Auditivo, Pano Leve, Yazigi Ijuí, Totem Vestibulares, Netcopy, Hotel Ijuí, Mecautor, Lugano Chocolates, Agrovel, MB Farmácias, Sinteep Noroeste, Lojas Campeã, Gasteiz Vitória, Fernan Beleza e Ponto e Unijuí. 


Vencedores do Concurso “Meu Podcast nas Ondas do Rádio” terão suas produções veiculadas na UNIJUÍ FM

A UNIJUÍ FM realizou no ano passado, em conjunto com o Projeto de Extensão Traças Digitais da UNIJUÍ, o Concurso “Meu Podcast nas Ondas do Rádio, a fim de proporcionar experiências com o uso de tecnologias para o público do Ensino Médio. Com o tema cultura digital e aprendizagem escolar, as produções de podcast desenvolveram competências como criatividade, leitura crítica, expressividade e letramento digital.

Além da premiação dos estudantes - evento que ocorreu em outubro, na Literatus Xôk´s - e da certificação, o edital previa que as produções chegassem à comunidade através do rádio. A estreia na programação acontecerá na próxima segunda-feira, 11 de março, às 21h. Todas as noites, de segunda a sexta, será possível sintonizar a UNIJUÍ FM e acompanhar os oito podcasts vencedores das três categorias: Divulgação científica - meio ambiente, sustentabilidade e ações sustentáveis; Narrativas transmídia: livros, HQs, mangás, games e outras mídias; e Aprendizagem de outros idiomas: experiências de aprendizagem de línguas adicionais.

Fazendo um balanço do projeto, no total foram 29 podcasts inscritos de seis escolas da região de atuação da UNIJUÍ: Escola Técnica 25 de julho (Ijuí); Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha; Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ijuí); Escola Ruy Barbosa (Ijuí); Escola Antônio Mastela (Jóia); e a Escola José Anchieta (Panambi).

O Concurso “Meu Podcast nas Ondas do Rádio” teve apoio da Rádio Unijuí FM, Literatus Xok’s, Unimed, Yázigi, Totem Vestibulares, Aiqfome, Fonte da Ilha, Ecotec Centro Automotivo e Ecotec Lavagem Automotiva.


Podcasts serão veiculados na programação da UNIJUÍ FM:

CATEGORIA 1 - Divulgação científica - meio ambiente, sustentabilidade e ações sustentáveis
- BeeCast - produzido pelos estudantes Eduardo Vieira Pinheiro, João Henrique Serafini e Marcos Felipe Ataídes - Escola Antônio Mastella;
- Planeta em Pauta - produzido por Julia Keller Schafer - Ceap;
- Vida saudável e alimentação equilibrada - produzido por Ana Luisa Ghisleni, João Bernardo de Abreu e Zenandria da Rosa dos Santos - Escola Antônio Mastella.

CATEGORIA 2 - Narrativas transmídia: livros, HQs, mangás, games e outras mídias
- Uma viagem até o metaverso - produzido por Luana Victória Moraes Coelho, Luiza Bolze e Ana Augusti - Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha;
- Assuntos do Momento - produzido por Emily Hoffmann e Samira dos Santos - Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha;
- Buraco Negro - produzido por Vitória Dos Santos Hiske - Escola Técnica Estadual 25 de Julho.

CATEGORIA 3 - Aprendizagem de outros idiomas: experiências de aprendizagem de línguas adicionais
- Pod Hablar Brazil - produzido por Estevan Obregão Dahmer, Isabel Ribas Cordova de Moraes e Karolina Padilha de Siqueira - Escola Antônio Mastella;
- PodCe - produzido por Jamilli Kumm Dalla Rosa e Camila Carneiro Okazeski - Ceap.


Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.