Lançamento da Jornada de Pesquisa 2024 com os Anos Finais e Ensino Médio - Unijuí

Lançamento da Jornada de Pesquisa 2024 com os Anos Finais e Ensino Médio

Aconteceu no dia 17 de abril o lançamento da Jornada de Pesquisa 2024 para os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio da EFA, tendo como tema central as "Invenções que transformaram a humanidade". O projeto busca incentivar os estudantes na pesquisa científica a criatividade e a reflexão, além de promover o conhecimento sobre as invenções que marcaram a história da humanidade.

Para esses níveis de ensino, será abordada a “idade da pedra à inteligência artificial”, momento este, que contou com a participação da Cia Cadagy da Unijuí e alunos do Projeto da nossa Escola na abertura do evento. Provocações sobre o tema da Jornada tiveram vez e voz nos palcos, mostrando nossas essências e marcas importantes deste percurso ao longo da história, com linguagem específica da arte, envolvendo o corpo, as imagens, os sons, a tecnologia e o espaço num processo criativo no qual esses elementos proporcionam um diálogo considerado importante e riquíssimo para este momento.

Durante a manhã, o Espaço + Inovação também esteve presente com o robô NAO mostrando os caminhos da Inteligência Artificial, e na sequência, através da coordenação pedagógica, foi apresentado as etapas da Jornada de Pesquisa e os estudantes receberam os eixos temáticos a serem pesquisados por cada turma. A manhã foi encerrada com a divisão dos grupos e a escolha dos subtemas que serão desenvolvidos durante o percurso.

A pesquisa sempre foi uma das nossas marcas na EFA. Nosso propósito é promover ações pedagógicas que intentem para a investigação, integrando diferentes áreas do conhecimento, em que a reflexão crítica, o questionamento, a dúvida, a comparação, a análise, a argumentação e a sistematização se façam presente. A jornada de estudos implica selecionar temas, conteúdos/conceitos ou problematizações decorrentes do que se propõe para cada turma, tendo como base o plano de trabalho.