I Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional

Trabalhos

Trabalhos

I SLAEDER privilegia o debate e acolhe trabalhos voltados à investigação dos processos de gestão do território, a partir de uma noção de desenvolvimento territorial como processo multidimensional que articula diferentes atores e escalas em diferentes arranjos e processos institucionais. Para operacionalizar este enfoque, organiza-se em três eixos temáticos que seguem as três Linhas de Pesquisa do PPGDR/UNIJUÍ (Políticas Públicas e Gestão Social; Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos Locais; e Gestão Empresarial).

EIXO 1: ESTADO, DEMOCRACIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO SOCIAL DO DESENVOLVIMENTO

Este eixo trata de um conjunto de temas relacionados às concepções, estudos e práticas de Estado, sociedade e esfera pública e ao planejamento, gestão, monitoramento e análise de políticas públicas e do desenvolvimento territorial. Neste âmbito, acolhe trabalhos que abordam os temas de gestão pública e da gestão social relacionados a demandas, conquistas e operacionalização de direitos de cidadania e políticas sociais e o papel do Estado e da sociedade civil na restauração e manutenção da democracia e da esfera pública. Acolhe também as temáticas da governança e governabilidade, das relações intra e intergovernamentais, da descentralização político-administrativa e da arquitetura organizacional do aparelho de Estado nas diferentes esferas e poderes, com ênfase aos novos arranjos institucionais na gestão dos serviços públicos e nas problemáticas do poder local e do planejamento urbano e regional. São ainda temas de interesse a governança territorial e gestão social do desenvolvimento, com ênfase aos sistemas e redes de participação e controle social numa perspectiva de democracia deliberativa e participativa. Assim, podem ser submetidos trabalhos sobre:

-        Direitos, Democracia, Sociedade Civil e Esfera Pública

-        Desenvolvimento e Gestão Social de Territórios

-        Formação de Agenda, Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

-        Associativismo, Economia Solidária e Autogestão

-        Participação, Governança, Conselhos Gestores de Políticas Públicas e Controle Social

-        Políticas públicas de desenvolvimento regional e territorial

-        Relações Estado/sociedade civil/mercado

-        Estudos culturais, comunicação, mídia, tecnologias de informação, democracia digital, transparência e acesso às informações

-        Outros temas emergentes relacionados

EIXO 2: SISTEMAS PRODUTIVOS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

Este eixo aborda temas relacionados às interações e interdependências dos processos e tendências globais e as dinâmicas nacionais, regionais e locais de desenvolvimento. Neste sentido recebe trabalhos que tratem de especificidades de dinâmicas produtivas, suas relações socioeconômicas internas e externas e sua articulação em cadeias produtivas ou arranjos produtivos locais. Contempla igualmente estudos que discutam sobre potencialidade, viabilidade e sustentabilidade de sistemas produtivos, bem como seus impactos econômicos, sociais e ambientais no desenvolvimento local e regional. Podem, portanto, ser submetidos trabalhos sobre:

-        Condicionantes estruturais, infraestrutura

-        Desenvolvimento regional, Desenvolvimento sustentável

-        Sistemas agrários, Sistemas de Produção, Agricultura familiar

-        Dinâmicas produtivas locais associadas a atividades industriais e de serviços

-        Cadeias produtivas, agronegócio, cooperativismo

-        Arranjos produtivos locais, PMEs

-        Projetos de desenvolvimento, Impactos econômicos, sociais e ambientais

-        Outros temas relacionados aos processos de desenvolvimento de territórios

EIXO 3: GESTÃO EMPRESARIAL

Este eixo propõe analisar as relações entre as condições de desenvolvimento dos territórios e a competitividade de suas organizações. Desta ideia implica que se tome as organizações como sistemas abertos que influenciam e são influenciadas por seu contexto e como tal devem ser investigadas, ou seja, existe uma permeabilidade entre a empresa e seu ambiente que acaba gerando um processo de mútua influência e dependência. Neste contexto objetiva-se investigar, na perspectiva local e regional, as influências geradas e recebidas e as relações que são possíveis estabelecer entre os fatores locais e a competitividade organizacional e territorial, bem como o monitoramento da evolução de um conjunto de sinais que possam refletir, em termos estáticos e dinâmicos, o desenvolvimento deste local e da competitividade organizacional. Assim, podem ser submetidos trabalhos sobre:

-        Competitividade e fatores de competitividade organizacional;

-        Estrutura e Estratégias organizacionais;

-        Capacidades dinâmicas e competências essenciais;

-        Governança organizacional e territorial;

-        Sistemas de apoio a decisão e de gestão;

-        Análise organizacional em suas diversas dimensões: financeira, mercadológica, competitiva, ...;

-        Ambientes de inovação, aprendizagem e empreendedorismo;

-        Competitividade e o papel dos atores e instituições;

-        Competitividade e aglomerados industriais;

-        Interação universidade e empresa;

-        Responsabilidade social corporativa;

-        Marketing, competitividade e desenvolvimento de territórios;

-        Tecnologia, gestão e competitividade.

Normas para submissão

Cada inscrito poderá submeter no máximo cinco trabalhos para o evento, computados os trabalhos submetidos como autor (até 2) e como coautor;

Cada trabalho poderá ter no máximo seis autores (1 autor + 5 coautores; entre os coautores podem constar bolsistas de iniciação científica e outros alunos de graduação que participaram na elaboração dos artigos);

Os trabalhos submetidos e aprovados serão apresentados oralmente em sessões de comunicação conforme a programação do evento. A apresentação será organizada em salas de acordo com os eixos temáticos. Os autores terão no máximo 15 minutos para sua apresentação. Após a apresentação de todos os trabalhos em cada sessão, será destinado um tempo para debates;

Os trabalhos deverão ser encaminhados através do sistema de submissão online, disponível no site do evento (https://www.unijui.edu.br/eventos/i-simpsio-latino-americano-de-estudos-de-desenvolvimento-regional-118). Não serão aceitos trabalhos enviados por outro meio;

Os trabalhos que não respeitarem as normas de submissão estabelecidas, não serão aceitos;

Serão aceitos trabalhos redigidos nos idiomas Português e Espanhol. A língua oficial do evento é o português, mas os trabalhos também poderão ser apresentados na língua espanhola.

Normas para apresentação

O I SLAEDR destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas institucionais, teses e dissertações, elaborados por pesquisadores e por alunos de pós-graduação Stricto Sensu.

O I SLAEDR aceita apenas trabalhos completos que poderão ser submetidos por professores, pesquisadores e estudantes dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e de programas afins à temática do evento. Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico composto por especialistas nos eixos temáticos do I SLAEDR. A apresentação dos trabalhos está condicionada à inscrição e ao pagamento da taxa do evento por pelo menos um dos autores. Nos Anais constarão somente os trabalhos efetivamente apresentados.

Modelos

ETAPAS PARA INSERÇÃO DO TRABALHO NO PORTAL

1ª ETAPA – INSERÇÃO DE INFORMAÇÕES

O sistema de inscrição possui campos para a inserção de informações do trabalho, que devem ser preenchidas sequencialmente.

O autor responsável pela inscrição deverá realizar o preenchimento de todos os campos, certificando-se de que as informações estejam corretas, pois, uma vez submetidas, os trabalhos não poderão, em hipótese alguma, sofrer modificações no texto e ilustrações, nem retirar, alterar ou acrescentar nome de autores.

Os trabalhos selecionados serão publicados conforme informações submetidas pelo autor responsável, não sendo possível realizar qualquer alteração após o prazo final de submissão (06/05) ou o pagamento da taxa de inscrição.

Os dados inseridos no ato de inscrição do trabalho são também utilizados para a emissão dos certificados, portanto, reforça-se a importância de conferência de título e nomes dos autores. Nesta primeira etapa do processo de inscrição, deverão ser inseridas as seguintes informações:

TÍTULO

Deve ser incluído neste campo somente o título do trabalho, sem nenhum número de referência.

Ex: A História do Mundo e não A História do Mundo2

TÍTULO EM INGLÊS

Deve constar o título do trabalho em Língua Inglesa.

REFERÊNCIA DO TÍTULO

Exemplos de referência:

- Pesquisa Institucional desenvolvida no Programa XXX, vinculado ao Grupo de Pesquisa yyy;

2ª ETAPA – CORPO DO TRABALHO

Nesta etapa as informações inseridas na etapa anterior (títulos e referência do título) e as informações relativas aos autores não deverão ser inseridas no corpo do texto, pois o sistema integrará essas informações, gerando o formato final do trabalho, em folha timbrada do evento.

O corpo do trabalho completo deverá ser inserido no sistema, que está parametrizado para comportar um texto com no máximo 16 páginas, o que equivale a, aproximadamente, 50.000 (cinquenta mil) caracteres. O trabalho deverá ter no mínimo, 30.000 (trinta mil) caracteres, o equivalente a 10 páginas. Iniciam o corpo do trabalho, o resumo (de 100 a 250 palavras),  as palavras-chave (de 3 a 5, separadas por ponto), o abstract e as keywords em inglês. Segue o restante do texto ( introdução, metodologia, desenvolvimento, considerações finais e referências).

Para inserir figuras, utilize o botão correspondente na barra de ferramentas do editor. Utilize apenas imagens com formato JPEG. Para inserir tabelas, você pode criar uma tabela diretamente no template utilizando a opção correspondente ou copiar e colar uma tabela criada em outro programa, ou ainda inseri-la como imagem. Para inserir fórmulas, utilize o botão Math Editor disponível na barra de ferramentas.

 Durante o período de inscrição e antes do pagamento da taxa de inscrição, o autor poderá realizar alterações na sua inscrição quantas vezes for necessário.

A estrutura sugerida para elaboração do trabalho completo compreende os seguintes itens:

Resumo

Palavras-chave: Entre 3 e 5 palavras-chave

Abstract

Keywords:

1 INTRODUÇÃO

2 METODOLOGIA

-     Dependendo da natureza do trabalho a metodologia pode estar integrada na introdução

3 DESENVOLVIMENTO, RESULTADOS E DISCUSSÃO

-     Título dos itens a critério dos autores, dependendo da natureza do trabalho

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ou CONCLUSÕES    

REFERÊNCIAS

O corpo do trabalho contempla, portanto, todo o texto, incluindo resumo, palavras-chave, abstract e keywords, seguido do corpo propriamente dito.

3ª ETAPA: AUTORES E COAUTORES

Nesta etapa devem ser informados os nomes e referências dos autores e coautores.

São admitidos no máximo 6 (seis) Autores (autor principal + 5 coautores)

 Exemplos de referências que identificam o autor:

1                   Professor  titular   do     PPGDR/Unijuí,  doutor em Desenvolvimento Regional pelo PPGDR/Unisc (2010);   usuario@provedor.com.br;

2                   Doutorando do PPGDR/Unijuí, bolsista  Prosup/Capes,  usuario@provedor.com.br;

3                   Aluno do Curso de Graduação em Administração da Unijuí, bolsista Probic/Fapergs,  usuario@provedor.com.br.

Trabalhos aceitos

A lista dos trabalhos selecionados será disponibilizada para consulta no site do evento a partir de 15 de junho de 2018.

Cronograma de apresentações

Os trabalhos submetidos e aprovados serão apresentados oralmente em sessões de comunicação conforme cronograma a ser divulgado posteriormente.