Arquitetura e Urbanismo
Bacharelado

Prepara você para atuar na elaboração de projetos nas áreas de edificação, urbanismo, paisagismo e também na conservação e valorização do patrimônio construído, sempre buscando o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído.


ONDE CURSAR:
IJUÍ, SANTA ROSA

DURAÇÃO:
5 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

Formação profissional generalista, para atuar nas áreas de edificação, urbanismo, paisagismo, patrimônio histórico, cultural e ambiental. O estudante é instigado a desenvolver um perfil criativo e empreendedor, visão crítica, consciência da realidade ambiental, social, econômica, técnica e cultural, além de estar sensível às experiências do passado e com habilidades para transformar ideias em materializações no espaço arquitetônico territorial. Proporciona o envolvimento dos estudantes em atividades interdisciplinares, em projetos de pesquisa e extensão, e de integração com os cursos de graduação em Design e Engenharia Civil, oportunizando ao estudante a troca de experiências entre as diferentes áreas.

O curso está organizado a partir de cinco princípios norteadores, tendo como base a ideia de que o projeto é o meio que possibilita a concretização da obra, e não um fim em si mesmo. Os princípios norteadores são: Materialidade – unidade entre proposição arquitetônica e viabilidade construtiva; Profissional generalista – visão integrada de todas as áreas de atuação profissional; Ênfase em projeto – o projeto como produção criativa e produto síntese; Informatização - o computador como instrumento normal de trabalho; e Direção de obra – envolvimento prático com o produto projetado.

 

Curso com matrícula integral em módulos:  

O curso é organizado em módulos e as disciplinas são ofertadas considerando esta modularidade e a relação entre os conteúdos abordados. Todos os anos os estudantes farão um Projeto Integrador para colocar todo esse conhecimento em prática. A matrícula em blocos oportuniza que o estudante integre efetivamente seu percurso formativo no tempo previsto e tenha maior tranquilidade na matrícula, acessando sua pré-matrícula no portal e confirmando.

Você preparado para

Atuar com projetos de edificação; arquitetura de interiores; projeto urbanístico e paisagístico; planejamento urbano, regional e ambiental; mobiliário urbano; avaliações de impacto ambiental; gerenciamento, fiscalização, direção e execução de obras; instalações prediais, patrimônio cultural e histórico, serviços técnicos, vistorias e perícias.