Mestrado Profissional em Rede: Educação Física - PROEF

Mestrado

Teses e Dissertações


Ano:

Dissertações

  • Educação Física Escolar e Práticas Corporais de Aventura na Natureza: Uma Proposta para o Ensino Médio no Litoral Norte do Rio Grande do Sul

    Educação Física Escolar e Práticas Corporais de Aventura na Natureza: Uma Proposta para o Ensino Médio no Litoral Norte do Rio Grande do Sul

    Resumo:

    A Educação Física tematiza o movimento humano e contempla os objetos de
    conhecimento referentes à cultura corporal, é componente curricular obrigatório da
    Educação Básica, sendo que sua gênese foi influenciada por uma abordagem
    militar, higiênica e esportiva no Brasil. A partir da década de 80, com o movimento
    renovador ela passou por mudanças, assumindo uma identidade, pelo menos do
    ponto de vista teórico, muito mais próxima das ciências humanas, da filosofia e da
    pedagogia. No contexto de inserção na educação básica, especialmente no Ensino
    Médio, existem muitas possibilidades de inovações pedagógicas, já que temos os
    temas transversais que são bastante abrangentes. As práticas corporais de aventura
    na natureza enquanto manifestação da cultura corporal de movimento, pela
    variedade de objetos de conhecimento de potencial educativo, constituem-se como
    um relevante tema a ser desenvolvido, de maneira a atender as especificidades
    dessa etapa de ensino, dentro do contexto que está inserida a comunidade local. O
    objetivo deste estudo foi o de investigar os limites e potencialidades de
    implementação de uma Unidade Didática de Práticas Corporais de aventura na
    natureza, enquanto possibilidade de ampliação da cultura corporal de movimento de
    estudantes matriculados no primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do litoral
    norte do Estado do Rio Grande do Sul. Como objetivo específico, também foi
    verificada a possibilidade de ampliação da constituição da consciência ambiental
    desses mesmos estudantes. Nesse sentido, para auxiliar os professores de
    Educação Física, foi criado uma Unidade didática com histórico, materiais, vídeos,
    sugestão de experimentação e um movimento para essa inovação pedagógica
    contemplando o planejamento da prática educativa. A pesquisa, de natureza
    qualitativa, com referencial teórico na pesquisa-ação, contou com a participação de
    24 alunos, matriculados em 2022, em uma turma do Primeiro ano do Ensino Médio
    de uma escola pública do litoral norte do Estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se
    como instrumento de produção de dados o Diário de Campo, registros iconográficos
    e de vídeos/fotos. Como resultado foi elaborado um relatório da aplicação das
    atividades da UD e foi possível perceber o engajamento e encantamento durante
    todas as propostas e indagações, claramente potencializando a consciência
    ambiental e fomentando a inovação pedagógica. As práticas corporais de aventura
    na natureza propiciam que o aluno confronte-se com ele próprio, superando limites,
    ultrapassando barreiras e vencendo desafios, além de agregar novos saberes. Cabe
    ressaltar que é na escola que devemos encontrar esses desafios e aprender em
    todas as dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal.

    Participantes:
    • SIDINEI PITHAN DA SILVA - (Orientador)
    • PATRÍCIA GEHRKE - (Orientando)
    Arquivos:
  • Educação Física na Educação Infantil: Jogos Motores em Diferentes Espaços

    Educação Física na Educação Infantil: Jogos Motores em Diferentes Espaços

    Resumo:

    O que realmente me encanta como professor é a alegria da criançada em ver que vai
    começar a aula de Educação Física. Brincar, jogar, cair, levantar. O tempo parece que
    voa. As crianças indagam: – já está na hora de ir? Percebemos que a maioria delas tem
    vontade de ir à escola e de expressar-se corporalmente nas inúmeras aventuras que
    acontecem em aula. Esse cenário demonstra que práticas pedagógicas pensadas a partir
    do interesse das crianças contribui imensamente no processo de ensino-aprendizagem.
    O anseio desta pesquisa surgiu como reflexão sobre a Educação Física na Educação
    Infantil, as mediações pedagógicas dos jogos motores e os espaços destinados às
    crianças nas escolas, buscando entender como esses fatores podem contribuir para o
    desenvolvimento corporal das crianças. Este estudo foi caracterizado como qualitativo
    descritivo, um estudo de campo, tendo como centralidade do trabalho planejar,
    desenvolver e avaliar as decorrências de uma Unidade Didática dos jogos motores por
    meio de mediações pedagógicas em diferentes espaços (na quadra, no gramado, na areia
    e na sala) no contexto da Educação Física na Educação Infantil. A organização das
    competências e habilidades desenvolvidas durante as aulas pautaram-se em González e
    Schwengber (2012), Neira (2016), Brasil (2018) e González e Borges (2020). Os dados
    foram construídos por meio de um diário de campo, registrando observações a partir das
    situações vivenciadas durante as aulas. Para análise e interpretação das informações foi
    considerada a dimensão do desenvolvimento infantil em determinadas práticas sociais
    vivendo relações em contexto físico e sociocultural, apresentado por Neto (2004). Os
    resultados da pesquisa mostram que ao conceber o desenvolvimento corporal da criança
    de maneira global, as situações experenciadas por elas durante as aulas favorecem sua
    participação nos jogos motores, compreendendo a funcionalidade objetiva de cada
    atividade, contribuem na construção de valores para a convivência em sociedade, como
    respeito e cooperação, e possibilitam o protagonismo infantil, ao incentivar a superação
    de constantes desafios, colaborando com o desenvolvimento das habilidades motoras
    básicas de locomoção, manipulativas e de equilíbrio. O preparo de diferentes espaços
    para realização de tarefas pedagógicas é fator relevante para o desenvolvimento corporal
    das crianças. Na quadra, as tarefas mais interessantes são as que têm elevado nível de
    deslocamento, contribuindo para o desenvolvimento da agilidade e da velocidade das
    crianças. No gramado, percebemos que situações voltadas para o contato com a natureza
    e atividades ao ar livre permitem desenvolver a noção espaço-temporal. Na areia, as
    atividades podem desenvolver atributos como força muscular, equilíbrio e criatividade. Na
    sala, notamos que atividades voltadas para o desenvolvimento do foco e concentração
    funcionam muito bem, reforçando as habilidades de coordenação motora fina e
    coordenação óculo-manual. Também percebemos que as crianças constroem distintos
    significados para cada espaço de interação. Os ambientes internos (quadra e sala) são
    identificados para rotinas de tarefas e organização de atividades, enquanto os ambientes
    externos (areia e gramado) são identificados como espaços de contato com a natureza e
    interações relacionais. Nesse panorama, o professor é peça fundamental para a
    aprendizagem, necessitando um olhar atento no processo de preparar, planejar e avaliar
    as decorrências de ensino. O diálogo, a demonstração, os exemplos e as intervenções
    durante as práticas, foram elencados como mediações pedagógicas que favorecem o
    vínculo entre professor-criança. Parece essencial, portanto, observar as necessidades e
    interesses das crianças na Educação Física infantil, propondo situações de
    desenvolvimento corporal que contribuam no processo formativo e que atendam aos seus
    direitos de aprendizagem.

    Participantes:
    • MARIA SIMONE VIONE SCHWENGBER - (Orientador)
    • TCHIAGO BRIGO - (Orientando)
    Arquivos:
  • Mudança de Atuação de Um Professor na Educação Física Escolar: Uma Autoetnografia a Partir do Ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

    Mudança de Atuação de Um Professor na Educação Física Escolar: Uma Autoetnografia a Partir do Ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

    Resumo:

    A partir do ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), um professor passou a questionar a própria compreensão sobre seu trabalho no ambiente escolar. Passados aproximadamente 16 meses do ingresso no referido curso, o docente alterou sua concepção sobre a Educação Física na escola, mudando sua forma de atuação docente, o que o levou ao objetivo desta pesquisa: verificar quais fatores induziram uma mudança na atuação como professor na Educação Física escolar, a partir do ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional. Para tanto, metodologicamente o estudo se pautou numa abordagem qualitativa, constituindo-se numa autoetnografia que diz respeito à investigação na qual o próprio pesquisador é o sujeito analisado e, portanto, a figura central do estudo. Os instrumentos para levantamentos das informações foram: a) o caderno utilizado em disciplinas cursadas no ProEF, contendo as anotações sobre as aulas; b) os trabalhos avaliativos realizados em disciplinas cursadas no ProEF; c) os planejamentos das aulas na escola, realizados antes e após o ingresso no ProEF; d) um diário de campo com os registros sobre as formas de intervenções realizadas nas aulas na escola, antes e após o ingresso no ProEF; e) um diário de campo com as anotações acerca dos aprendizados por ocasião da participação como ouvinte em reuniões do subprojeto Educação Física no Programa Residência Pedagógica; f) um diário de campo com as anotações acerca dos aprendizados por ocasião da participação em dois componentes curriculares de um curso de graduação em Educação Física. A apreciação dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo, por meio da qual foram destacados trechos e recortes relacionados ao objetivo da pesquisa. Feito isso, os dados foram estruturados em um conjunto de aspectos e sistematizados em matrizes de análise. Posteriormente, com base neste processo de análise de fragmentos destacados dos documentos, as categorias foram definidas. Os resultados indicam que os fatores indutores da mudança na atuação como professor de Educação Física escolar, a partir do ingresso no ProEF, foram: ter refletido sobre o direito de aprendizagem dos alunos considerando os marcos legais; ter participado de experiências de estruturação curricular como forma de organizar as temáticas em cada ano escolar; estudar a unidade de ensino como meio de planejar as temáticas de ensino; compreender os modelos de ensino dos esportes; testar e reconhecer a viabilidade do desenvolvimento dos saberes estudados considerando a cultura escolar. O conjunto desses achados pode ser um indicado de assuntos que as Instituições de Ensino Superior, responsáveis pelas formações inicial e continuada de professores, e os polos do ProEF podem adotar em seus cursos visando a qualificação dos docentes e, consequentemente, o aprimoramento das aulas de Educação Física na escola.

    Participantes:
    • ROBSON MACHADO BORGES - (Orientador)
    • JONAS ROBERTO SCHREINER - (Orientando)
    Arquivos:
  • O Processo de Confecção e Utilização de Materiais Alternativos na Escola: Uma Pesquisa-Ação Com Professores de Educação Física

    O Processo de Confecção e Utilização de Materiais Alternativos na Escola: Uma Pesquisa-Ação Com Professores de Educação Física

    Resumo:

    A escassez de recursos materiais oficiais para as aulas de Educação Física em escolas públicas e a falta de formação específica para que os professores consigam tematizar a confecção e a utilização de materiais alternativos, são fatores que dificultam a garantia do direito de aprendizagem dos alunos. Considerando a pertinência desse tema, o presente estudo tem como objetivo responder a seguinte questão: Em que medida uma formação continuada, desenvolvida na perspectiva da pesquisa-ação, pode qualificar a compreensão de professores sobre a confecção e a utilização de materiais alternativos nas aulas de Educação Física escolar? A investigação está pautada em uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação com professores de Educação Física que atuam em escolas da rede municipal em uma cidade da região central do Rio Grande do Sul. Metodologicamente, o processo de investigação ocorreu a partir de 14 encontros, com um grupo de estudos formado por três professores e o autor da pesquisa. As reuniões de estudos foram realizadas de forma presencial e on-line, conforme a definição dos participantes, iniciando em outubro e encerrando em dezembro de 2022. Como instrumentos para a aquisição das informações na pesquisa foram utilizados: as gravações das falas dos docentes participantes; dois questionários, um realizado antes do início do estudo e outro após o último encontro; uma entrevista semiestruturada, realizada após o último encontro; os materiais didático-pedagógicos produzidos pelos professores no período da formação; as anotações realizadas pelos docentes participantes durante os encontros de estudos; um grupo no WhatsApp com os participantes da formação; as anotações do autor em um diário de campo sobre os acontecimentos os encontros. O processo de análise dos dados foi realizado na perspectiva da análise de conteúdo proposta por Silverman (2009), estabelecendo categorias considerando o objetivo da pesquisa. Os resultados indicam que professores de Educação Física escolar – participantes de uma formação continuada desenvolvida na perspectiva da pesquisa-ação – podem qualificar suas compreensões sobre a confecção e a utilização de materiais alternativos nas aulas, à medida que são oportunizados à reflexão colaborativa sobre o tema e à testagem prática no contexto real de atuação docente. De tal modo, os participantes do estudo mudaram suas compreensões sobre a confecção e a utilização de materiais alternativos nas aulas de Educação Física, ao passo que a participação na pesquisa-ação possibilitou alterações em suas percepções quando comparadas ao entendimento anterior à pesquisa-ação. Os fatores indutores de tal mudança se relacionam: ao formato do estudo colaborativo, que proporcionou um ambiente de trocas de experiências; à viabilidade prática da formação, uma vez que considerou o contexto real de atuação profissional; ao planejamento colaborativo, pois, gerou diálogos e apropriação de ideias diferentes entre colegas; à formação continuada ter sido específica para a área de Educação Física, o que ganhou atenção dos professores por meio do sentimento de reconhecimento e valorização.

    Participantes:
    • ROBSON MACHADO BORGES - (Orientador)
    • DOUGLAS ALEXANDRE FELTRIN - (Orientando)
    Arquivos:
  • Práticas Corporais na Educação Física Escolar na Perspectiva Multifatorial da Saúde: Uma Proposta para Os Anos Finais do Ensino Fundamental

    Práticas Corporais na Educação Física Escolar na Perspectiva Multifatorial da Saúde: Uma Proposta para Os Anos Finais do Ensino Fundamental

    Resumo:

    O objetivo geral deste estudo foi planejar, desenvolver e avaliar uma proposta didático-pedagógica para potencializar a autonomia e a autorreflexão relativa à prática corporal na perspectiva da Educação para a Saúde na Educação Física Escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Esta dissertação, portanto, constitui-se em uma pesquisa-ação com uma Unidade Didática fundamentada na Pesquisa como Princípio Educativo. Na primeira aula realizou-se um diagnóstico relacionado à Saúde na Educação Física Escolar a fim de, posteriormente, compor a construção e a aplicação da respectiva Unidade Didática (UD). Ao final da realização dessa UD, produziu-se uma resenha crítica em forma de narrativa sobre o impacto das aulas com os alunos que demonstraram maior interesse e envolvimento com sua realização. Metodologicamente, o tipo de pesquisa é denominado qualitativo. Para realizar a coleta de dados optou-se pelo instrumento Resenha Crítica com os discentes, como se fosse uma narrativa. Os resultados apresentados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, o que levou ao surgimento de categorias. Posteriormente, promoveu-se um debate entre os alunos, mediado pelo professor pesquisador, que analisou a síntese e a aplicação da Unidade Didática (UD) com os principais autores e referências sobre as temáticas. Quanto aos resultados foi possível mensurar que os alunos entenderam a importância de se abordar a temática da Saúde na escola, para que a partir do ensino e da aprendizagem possam entender tudo o que está a ela relacionada. Entendeu-se, então, que as práticas corporais e a realização de exercícios e atividades físicas são importantes para a saúde, mas que não somente esses fatores devem ser levados em consideração e, sim, outros tantos. A realização desta pesquisa justifica-se por tratar de temas diretamente ligados à Saúde. Com a realização do presente estudo espera-se contribuir para a qualificação dos alunos, a fim de que valorizem esse importante tema da Educação Física Escolar, bem como possam contribuir com outros professores que possuem dificuldade em abordar o tema ou que ainda não tenham clareza de um norte. A partir da disseminação da Unidade Didática (UD) pretende-se buscar essa interação a fim de que mais alunos tenham acesso a esse conhecimento.

    Participantes:
    • PAULO CARLAN - (Orientador)
    • RAFAEL ANDERSON KOCHENBORGER - (Orientando)
    Arquivos:
  • Quem Não Tem Cão, Caça Com Gato: Potencialidades do Uso de Materiais Não Convencionais na Educação Física Infantil

    Quem Não Tem Cão, Caça Com Gato: Potencialidades do Uso de Materiais Não Convencionais na Educação Física Infantil

    Resumo:

    A presente pesquisa, intitulada: “Quem não tem cão, caça com gato: potencialidades
    do uso de Materiais Não Convencionais na Educação Física Infantil”, tem como
    objetivo geral apresentar as possíveis contribuições da utilização de Materiais Não
    Convencionais (MNCs) enquanto estratégia de ação pedagógica no
    desenvolvimento das atividades na Educação Física Infantil (EFI). Trata-se de uma
    pesquisa qualitativa, em forma de estudo de caso, e quanto aos objetivos,
    caracterizando-se como descritiva. O trabalho foi realizado pelo pesquisador que,
    enquanto sujeito da pesquisa, planeja, participa, implementa e analisa os resultados
    da ação em um processo de descrição, reflexão e introspecção acerca da própria
    prática a partir da participação no Programa de Mestrado Profissional em Educação
    Física em Rede Nacional (ProEF). A pesquisa se deu a partir da análise de recortes
    do diário de campo, dos documentos e registros pedagógicos do pesquisador ao
    utilizar os materiais não convencionais como estratégia de ação pedagógica nas
    aulas de Educação Física nas turmas que atende. A revisão de literatura aborda as
    temáticas necessárias para compreensão do objetivo da pesquisa a saber: conceitos
    de escola, criança, infância(s), Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino
    Fundamental, Educação Física e Educação Física Infantil, bem como a interpretação
    e análise de como estes temas são tratados na Constituição Federal (1988), da Lei
    de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), do Estatuto da Criança e do
    Adolescente (ECA), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), das Diretrizes
    Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), e de outras legislações
    pertinentes. Foi possível identificar que a adoção de MNCs na EFI é uma estratégia
    viável e eficaz para promover o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo
    aspectos criativos, imaginativos, lúdicos, conceituais, sociais e físicos por meio da
    (re)elaboração da apropriação corporal. A interação com MNCs, em ambientes
    fechados ou abertos, promove a proatividade das crianças, desenvolve seu
    protagonismo e facilita a apropriação significativa do espaço, incentivando sua
    utilização consciente e a preservação do ambiente escolar.

    Participantes:
    • PAULO EVALDO FENSTERSEIFER - (Orientador)
    • LUIS GUSTAVO RAMOS DOS SANTOS - (Orientando)
    Arquivos: