Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

CAPES

Mestrado e Doutorado

Nota 5

Estrutura Curricular


Total de horas-aula: 720
Total de créditos: 48
Versão: 2020
Consultar horários das aulas

1. Disciplinas Obrigatórias Comuns

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7201 Dimensões e Escalas do Desenvolvimento 30 2
A natureza dos processos de desenvolvimento e suas dinâmicas específicas no contexto de diferentes enfoques temáticos e escalas espaciais. A internacionalização das relações econômicas, financeiras e tecnológicas do capital, a fragilização dos centros nacionais de decisão e a imposição de modelos globalizados de desenvolvimento. Os esforços de revalorização das especificidades locais que interferem nas dinâmicas de desenvolvimento em distintos territórios. Problemas do desenvolvimento e a construção de soluções que considerem enfoques e escalas específicas. A articulação necessária entre distintos enfoques temáticos e escalas geográficas na investigação de processos de desenvolvimento e na construção de políticas, estratégias e projetos de intervenção.
P7181 Seminários de Tese 1 15 1
Tematiza as discussões ontológicas e epistemológicas como fundamento para as opções metodológicas dos doutorandos em seus projetos de pesquisa. São abordados enfoques teórico-metodológicos como realismo crítico, hermenêutica em profundidade, direct research, dialética do concreto e empírico-analítico, à luz dos paradigmas metateóricos do pós-positivismo, do construtivismo e da teoria social crítica e dos métodos de raciocínio da dedução, indução e abdução.
P7193 Seminários de Tese 4 15 1
Discute a versão preliminar do projeto de tese em sua estrutura completa, considerando as orientações e aprendizagens de Seminários de Tese 1 e de Seminários de Tese 2 ou 3, dependendo da Linha de Pesquisa. Neste Seminário cada doutorando apresenta seu projeto de tese à apreciação crítica de todos os docentes do PPGDR e demais doutorandos da turma. É a primeira defesa pública, preparatória para a finalização do Projeto e a submissão para o processo de qualificação.
Total:

2. Disciplinas de Seminários Temáticos

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P8498 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Finanças Comportamentais e Desenvolvimento Regional 15 1
O Seminário temático abordará sobre a temática das finanças: finanças tradicionais, finanças comportamentais e tomada de decisão. Serão vistos os principais métodos de pesquisa aplicada, com foco em experimentos e a sua relação com o desenvolvimento regional. Pretende-se debater sobre a importância das finanças comportamentais e suas críticas às finanças neoclássicas, numa perspectiva de análise das questões de agência, segmentação do mercado financeiro, crises e suas repercussões nas decisões financeiras. O debate iniciará num contexto histórico da teoria financeira, desde uma breve passagem nas finanças clássicas até as finanças comportamentais (introdução à finanças). Em seguida será dado maior aprofundamento às finanças comportamentais em aspectos como questões de agência, segmentação do mercado financeiro, crises e suas repercussões nas decisões financeiras (introdução às finanças comportamentais). Na sequência haverá debate sobre artigos de referência em temas como modelos de decisão financeira, precificação de ativos, mitigação de comportamentos indesejados, exploração de oportunidades de mercado geradas por vieses, e experimentos (debate sobre artigos de referência). Por fim, será dado foco na aplicação prática de experimentos com exemplos em finanças comportamentais (aplicação de experimentos). A orientação é plural, abordando o tema sob a ótica das corporações de capital aberto, pequenas empresas, instituições públicas e indivíduos. Espera-se que, ao final do curso, o aluno tenha uma compreensão de finanças comportamentais no seu estado de desenvolvimento atual, em especial na sua incorporação aos modelos teóricos e práticos de finanças, como o caso dos experimentos, com exemplos de aplicações de pesquisa e práticas.
P2395 Seminários Temáticos de Desenvolvimento Regional 1 15 1
Seminário temático ministrado por docentes convidados e oferecidos ao longo do Curso. Esses seminários cumprem, também, uma função de intercâmbio com outras instituições. Em casos de estágio doutoral ou atividade acadêmica equivalente realizada em universidade brasileira ou estrangeira, mediante convênio de intercâmbio com o PPGDR, o aluno poderá solicitar o aproveitamento destas atividades. A proposição do Seminário Temático de Desenvolvimento Regional é de responsabilidade do Coordenador do PPGDR ou dos Coordenadores das Linhas de Pesquisa e a programação é de responsabilidade do docente convidado para ministrar o respectivo Seminário.
P7187 Seminários Temáticos de Desenvolvimento Regional 4 15 1
Seminário temático ministrado e oferecidos ao longo do Curso. A proposição do Seminário Temático de Desenvolvimento Regional 4 é de responsabilidade do dos Coordenadores das Linhas de Pesquisa e supervisores das disciplinas de Leituras Orientadas, com a participação dos doutorandos destas disciplinas, visando o cumprimento da socialização e debate a partir das leituras orientadas desenvolvidas nos últimos dois semestres. A programação é de responsabilidade dos proponentes de cada Seminário Temático, sob a supervisão dos Coordenadores de Linhas.
P7183 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: a Nova Perspectiva da Cepal 15 1
Seminário temático ministrado por docentes convidados e oferecidos ao longo do Curso. Esses seminários cumprem, também, uma função de intercâmbio com outras instituições. Em casos de estágio doutoral ou atividade acadêmica equivalente realizada em universidade brasileira ou estrangeira, mediante convênio de intercâmbio com o PPGDR, o aluno poderá solicitar o aproveitamento destas atividades. A proposição do Seminário Temático de Desenvolvimento Regional é de responsabilidade do Coordenador do PPGDR ou dos Coordenadores das Linhas de Pesquisa e a programação é de responsabilidade do docente convidado para ministrar o respectivo Seminário.
P7320 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Abordagem Territorial do Desenvolvimento: Gênesis e Bases Epistêmico-Teórico-Metodológicas 15 1
Território e região: concepção teórica e implicações na “ação territorial”. Território e governança territorial, patrimônio e desenvolvimento territorial, sua compreensão, respectivamente, como estrutura, processo, forma e função na dinâmica territorial do desenvolvimento. A gênesis e as bases epistêmico-teóricas da abordagem territorial do desenvolvimento. Da teoria à prática da “abordagem territorial do desenvolvimento”: pressupostos teórico-metodológicos e proposta de referencial multidimensional para a elaboração de diagnósticos e prospecção de alternativas de desenvolvimento para territórios, regiões ou municípios.
P7216 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Debate a Partir de Leituras Orientadas 15 1
A proposição do Seminário Temático de Desenvolvimento Regional 4 é de responsabilidade do dos Coordenadores das Linhas de Pesquisa e supervisores das disciplinas de Leituras Orientadas, com a participação dos doutorandos destas disciplinas, visando o cumprimento da socialização e debate a partir das leituras orientadas desenvolvidas nos últimos dois semestres. A programação é de responsabilidade dos proponentes de cada Seminário Temático, sob a supervisão dos Coordenadores de Linhas.
P7217 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Debate a Partir de Leituras Orientadas 2022 15 1 -
P8300 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Desenvolvimento em Questão 15 1
Dialética do desenvolvimento. Teoria da Delimitação dos Sistemas Sociais. Teoria da Dependência. Desenvolvimentismo/Nacional Desenvolvimentismo. Teoria da Necessidade e Teoria da Possibilidade.
P7321 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Gestión Tecnológica y Tecnologias Sociales 15 1
Espanhol: Una de las dimensiones más importantes de la actualidad es la tecnología, debemos examinar de forma crítica su influencia en la actividad humana y su impacto en la naturaleza, de tal forma que su desarrollo se oriente hacia la consecución del bienestar de la sociedad. En el siglo XX la filosofía se orientó a la ciencia, el lenguaje, los marcos conceptuales, pero no reveló la importancia de la tecnología, la forma cómo ésta ha cambiado a la misma ciencia, la industrial, la economía, la política, es decir, a todos los órdenes de la vida contemporánea (Broncano, 2000). En el seminario sobre Gestión Tecnológica y Tecnología Social se realizará una revisión de los fundamentos conceptuales de estos campos de conocimiento y de sus implicaciones en la búsqueda del bienestar de la sociedad.


Português: Uma das dimensões mais importantes da atualidade é a tecnologia; devemos examinar criticamente a sua influência na atividade humana e o seu impacto na natureza, para que o seu desenvolvimento seja orientado para alcançar o bem-estar da sociedade. No século XX, a filosofia estava orientada para a ciência, a linguagem e os quadros conceptuais, mas não revelou a importância da tecnologia, a forma como mudou a própria ciência, a indústria, a economia, a política, ou seja, em todos os níveis da vida contemporânea. vida (Broncano, 2000). No seminário sobre Gestão Tecnológica e Tecnologia Social será realizada uma revisão dos fundamentos conceituais desses campos do conhecimento e suas implicações na busca pelo bem-estar da sociedade.
P7218 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Inovação, Transferência Tecnológica e Empreendedorismo para o Desenvolvimento Regional 15 1
O curso se concentra em três condições importantes para o desenvolvimento regional: Inovações, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo. Estes três pilares do desenvolvimento regional permitem a uma região estabilizar os locais de trabalho existentes, criar novos empregos e cuidar do bem-estar econômico e social.
A gestão bem-sucedida das inovações fortalece as empresas em sua competição nacional e internacional. Novos produtos ou serviços são úteis e necessários para sobreviver e garantir locais de trabalho. A gestão de inovações é baseada na geração de ideias de negócios.
A transferência de tecnologia oferece às empresas a oportunidade de usar o know-how tecnológico de instituições de pesquisa como universidades, por exemplo. Conseguir o apoio das universidades é uma oportunidade importante, sobretudo para as pequenas e médias empresas que não têm departamentos caros de investigação e ciências aplicadas ou especialistas adequados.
O empreendedorismo faz parte das inovações porque inclui a prontidão e a capacidade de as pessoas terem novas ideias de negócios para fundar as chamadas start-ups. Exemplos nas áreas de digitalização e Inteligência Artificial nos mostram que o mundo dos negócios está mudando o tempo todo e melhorando a vida cotidiana.
P8506 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Integração Transfronteiriça e Desenvolvimento Regional 15 1
A contextualização nacional e internacional da educação, Universidades e programas de Ensino, Pesquisa e Extensão. No âmbito da Rede Internacional de Universidades RED CIDIR, a tematização da Pós-graduação Stricto Sensu direcionado aos temas de integração transfronteiriça e regional e o desenvolvimento sustentável. Aprofundamento dos temas: Identidade histórico-cultural da região Missioneira Trinacional; Contexto econômico, social e ambiental atual deste território; Perspectivas para integração regional e o desenvolvimento sustentável e outros temas correlatos.
P8500 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Processo Econômico e Meio Ambiente - Os Desafios do Presente e a Reconciliação Necessária 15 1
O seminário temático denominado de processo econômico e meio ambiente: os desafios do presente e a reconciliação necessária tem como objetivo analisar as relações existentes entre duas temáticas relevantes para o desenvolvimento regional: a economia e o meio ambiente. Buscar-se-á analisar as correntes da economia e do meio ambiente, desde a Economia ambiental neoclássica até as teorias mais recentes de desenvolvimento sustentável. Em um último momento se buscará estabelecer relações entre a economia e o meio ambiente apontando caminhos de reconciliação. Serão trabalhados indicadores de desenvolvimento e sustentabilidade.
P8301 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Relações Geopolíticas do Mundo Contemporâneo 15 1
Estudo e debate sobre a temática da geopolítica, que trata das relações que se estabelecem entre Estados e territórios, com crescente influência dos meios de comunicação sob o domínio mundial das grandes potências, juntamente com suas modernas estruturas militares terrestres, marítimas, aéreas e espaciais. Daremos especial ênfase à atual recomposição das relações geopolíticas com a emergência da China e Rússia e a crescente expansão militar dos Estados Unidos no Sudeste Asiático e ampliação dos membros da OTAN com vistas a realizar um circo completo à Rússia no Leste da Europa.
P7215 Seminário Temático de Desenvolvimento Regional: Territórios e Participação Cidadã: Experiências Latino-Americanas 15 1
Validação pela participação no II Encontro Latino-Americano de Gestão Social, a Faculdade de Ciências da Administração da Universidad del Valle e seu grupo de Humanism and Management Research em associação com a Rede Latino-Americana de Gestão Social - RELAGS organiza o seminário de pós-graduação em Gestão Social, Democracia e Participação:
Sessão Inicial: Fundamentos conceituais, epistemológicos e metodológicos da Administração Social - 3 horas (1º de outubro de 2021).
As sessões seguintes correspondem aos painéis temáticos do II Encontro
América Latina em Gestão Social: Gestão Social, Democracia e Participação
Painel 1: Movimentos Sociais (8 de outubro).
Painel 2: Organizações da Sociedade Civil. (15 de outubro).
Painel 3: Organismos Multilaterais de Desenvolvimento. (22 de outubro)
Painel 4: As universidades em suas tarefas missionárias de ensino, pesquisa e extensão (29 de outubro).
P7185 Seminários Temáticos de Desenvolvimento Regional 2 15 1
Seminário temático ministrado por docentes convidados e oferecidos ao longo do Curso. Esses seminários cumprem, também, uma função de intercâmbio com outras instituições. Em casos de estágio doutoral ou atividade acadêmica equivalente realizada em universidade brasileira ou estrangeira, mediante convênio de intercâmbio com o PPGDR, o aluno poderá solicitar o aproveitamento destas atividades. A proposição do Seminário Temático de Desenvolvimento Regional é de responsabilidade do Coordenador do PPGDR ou dos Coordenadores das Linhas de Pesquisa e a programação é de responsabilidade do docente convidado para ministrar o respectivo Seminário.
P7186 Seminários Temáticos de Desenvolvimento Regional 3 15 1
Seminário temático ministrado por docentes convidados e oferecidos ao longo do Curso. Esses seminários cumprem, também, uma função de intercâmbio com outras instituições. Em casos de estágio doutoral ou atividade acadêmica equivalente realizada em universidade brasileira ou estrangeira, mediante convênio de intercâmbio com o PPGDR, o aluno poderá solicitar o aproveitamento destas atividades. A proposição do Seminário Temático de Desenvolvimento Regional é de responsabilidade do Coordenador do PPGDR ou dos Coordenadores das Linhas de Pesquisa e a programação é de responsabilidade do docente convidado para ministrar o respectivo Seminário.
Total:

3. Disciplinas Obrigatórios por Linha de Pesquisa/3.1 Linha de Pesquisa - Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7188 Estado, Democracia e Políticas Públicas 30 2
Aborda os desafios e dilemas da democracia representativa e as potencialidades e limites da democracia participativa no mundo e no Brasil. Desenvolve debates em torno dos conceitos, do ciclo e do processo de políticas públicas, visando construir um quadro de referência analítico para o estudo de políticas públicas, discutindo questões relativas à constituição da agenda, ao processo decisório, à formulação e à implementação das políticas e ao processo de avaliação. São apresentadas teorias de políticas públicas, destacando mudanças de paradigmas e o debate entre diferentes abordagens teóricas. Trata da relação entre instituições e atores políticos e os efeitos da estrutura institucional na formação de políticas. Abordam-se e conceitos teóricos sobre arranjos de governança, redes de políticas públicas e participação social no processo de desenvolvimento territorial. O objetivo é discutir as concepções contemporâneas de democracia, considerando seus limites e possibilidades e as relações entre a sociedade capitalista e o Estado moderno. Tematiza o campo de estudos de políticas públicas e a Administração Pública, compara diferentes arranjos institucionais em termos de representatividade, governabilidade e accountability democrática, aborda a análise de políticas sociais, com foco nas razões e formas da execução de programas sociais por meio dos governos e do Estado. Assim, trata do processo de política pública com ênfase em temas como federalismo, novos arranjos institucionais, relação e articulação intergovernamental vertical e horizontal, descentralização e recentralização, regulação e coordenação, o papel dos agentes políticos, a intersetorialidade e alianças e parcerias com a sociedade civil. No que diz respeito aos arranjos e instituições de controle sobre as políticas e a administração pública, aborda a importância das mesmas para o fortalecimento da democracia e discute os limites e potencialidades da democracia deliberativa.
P7189 Políticas de Planejamento e Desenvolvimento Territorial 30 2
Esta disciplina aborda a evolução conceitual do planejamento e o conceito de região e sua aplicação no planejamento. Trata das vertentes teóricas sobre planejamento, desenvolvimento e território e os métodos e técnicas do planejamento regional e territorial. Estuda os fundamentos do planejamento estratégico situacional e democrático e as escalas, a dimensão técnica e a dimensão política do planejamento, os níveis de decisão e tipos de planejamento. Também aborda a trajetória histórica e experiências recentes de planejamento regional no Brasil, as relações interinstitucionais nos processos de planejamento, a reemergência dos estudos regionais no Brasil e os desafios de implementação da política nacional de desenvolvimento regional e territorial no Brasil e políticas estaduais de desenvolvimento regional.
P7190 Seminários de Tese 2 30 2
Promove o refinamento e aperfeiçoamento do projeto de tese centrado nos aportes teórico-metodológicos que lhes dão base, articulando a aderência e vinculação das teses à área de concentração Planejamento e Gestão e à Linha de Pesquisa Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território e os grupos e projetos de pesquisa a ela vinculados. Propicia o avanço na elaboração do projeto de tese. Aprofunda a discussão da base teórica e metodológica considerando as necessidades dos projetos de tese em desenvolvimento. Discute os recursos adotados para a consolidação dos procedimentos metodológicos que norteiam a análise do objeto de estudo. Fornece elementos para conclusão do projeto da tese a ser apresentado no Seminário de Tese 4.
Total:

3. Disciplinas Obrigatórios por Linha de Pesquisa/3.2 Linha de Pesquisa - Gestão De Organizações e Dinâmicas de Mercado

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7192 Gestão de Negócios e Relações Econômicas Internacionais 30 2
A disciplina busca ampliar conhecimentos considerando uma visão global e integrada que permita a análise dos negócios sob a ótica das relações econômicas internacionais, com ênfase na criação de valor para as organizações. Para tanto, apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos de gestão que auxilie o administrador na melhoria e monitoramento dos indicadores de desempenho, buscando melhor posicionamento dos negócios regionais a fim de que possam transpor as fronteiras e alcancem o mercado internacional. A dinâmica de gestão organizacional terá como base de análise as diversas perspectivas de investigação do tema frente as exigências e necessidades de equilíbrio entre a sustentabilidade e o cumprimento da missão das organizações.
P7191 Governança e Ambientes Inovadores e Empreendedores 30 2
Aborda estudos de tecnologias e mecanismos que possibilitem a governança e a competitividade organizacional e territorial, com foco em estratégias baseadas na criação de negócios e empreendimentos inovadores que potencializam avanços em termos de melhoria da performance organizacional e do desenvolvimento local (local aqui entendido como o espaço sobre o qual se estabelece as relações socioeconômicas dos empreendimentos produtivos). Compreende o estudo das teorias, modelos e abordagens que descrevem e explicam os processos de governança, a economia do conhecimento e o dinamismo territorial. Aborda modelos de estratégias de inovação e de empreendedorismo para o desenvolvimento de competências empresariais e territoriais; sustentação de vantagens e diferenciação competitiva; fatores de mercado e de ambientes que influenciam o desenvolvimento de um tecido regional dinâmico.
P7182 Seminários de Tese 3 30 2
Promove o refinamento e aperfeiçoamento do projeto de tese centrado nos aportes teórico-metodológicos que lhes dão base, articulando a aderência e vinculação das teses à área de concentração Planejamento e Gestão e à Linha de Pesquisa Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado e os grupos e projetos de pesquisa a ela vinculados. Propicia o avanço na elaboração do projeto de tese. Aprofunda a discussão da base teórica e metodológica considerando as necessidades dos projetos de tese em desenvolvimento. Discute os recursos adotados para a consolidação dos procedimentos metodológicos que norteiam a análise do objeto de estudo. Fornece elementos para conclusão do projeto da tese a ser apresentado na disciplina Seminários de Tese 4.
Total:

4. Disciplinas e Atividades Eletivas - 18 cr

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7166 Gestão e Controle Social do Desenvolvimento Regional 30 2
A disciplina pretende discutir possibilidades de gestão compartilhada entre a sociedade, com a participação de seus diferentes atores sociais, e o planejamento do desenvolvimento regional. Desse modo, serão apresentados teorias e/ou conceitos que embasam os significados de democracia deliberativa bem como propostas de racionalidades e arranjos institucionais dialógicos facilitadores da gestão e do controle social do desenvolvimento regional.
P7167 Cooperativismo, Economia da Cooperação e Desenvolvimento 30 2
Fundamentos doutrinário-evolutivos do cooperativismo e as suas relações ao longo da história. A Economia da cooperação e os processos de desenvolvimento (Cooperação e desenvolvimento). Arquitetura e estrutura de organização do cooperativismo em suas diferentes dimensões associativas. Governança, gestão e inovação no Cooperativismo. O Cooperativismo, agregação de valor e relações com os processos de desenvolvimento territorial, econômico, social e da sustentabilidade (ODS/Nações Unidas). Temáticas norteadoras do cooperativismo no contexto internacional e nacional e escalas subnacionais. Temas emergentes no cooperativismo, tendências e desafios do Cooperativismo e suas relações com o Desenvolvimento.
P7164 Desenvolvimento e Meio Ambiente 30 2
Relação do desenvolvimento com o meio ambiente. Sustentabilidade. Condicionantes biofísicos do desenvolvimento. Problemas ambientais globais e regionais. Economia do meio ambiente. Política ambiental brasileira e seus instrumentos. Instrumentos de planejamento e gestão ambiental.
P7158 Dinâmicas Socioculturais do Desenvolvimento 30 2
Sendo as discussões relativas ao desenvolvimento regional essencialmente multifacetadas e multidisciplinares, são elas também objeto de estudo das ciências sociais, particularmente da sociologia. Tal área do conhecimento igualmente aborda o tema sob diferentes ângulos teóricos e empíricos. Neste sentido, dá-se destaque aqui às seguintes temáticas: Culturas regionais e desigualdades de desenvolvimento; Abordagem das Capacidades e o papel de Agência das mulheres; Movimentos migratórios inter e intra-regionais; Múltiplas formas de desigualdade e seus entrelaçamentos. Além disso visa-se: analisar arranjos espaciais de "sucesso", particularmente o modelo escandinavo de bem-estar social e alguns dos entraves ao pleno desenvolvimento brasileiro.
P7169 Estratégia e Mudança Organizacional 30 2
Procura contextualizar as mudanças na sociedade, os impactos nos sistemas de gestão das organizações e no desenvolvimento regional, bem como uma agenda de pesquisa acadêmica no campo da estratégia. Aborda estudos sobre os diferentes olhares no campo das organizações, concepções e pressupostos epistemológicos, bem como a evolução e amplitude do enfoque sobre a temática de estratégias diante das diferentes correntes teóricas. Resgata, também, o enfoque da competitividade e da cooperação no contexto do desenvolvimento. Procura trabalhar modelos de análise de processos de mudança e adaptação estratégica organizacional e a pesquisa nesse campo de estudo.
P7172 Finanças Organizacionais 30 2
Aborda sobre as finanças organizacionais enfatizando as decisões financeiras de curto e de longo prazo, as alternativas de investimento e financiamento e as relações existentes entre o desenvolvimento regional e o mercado financeiro e de capitais. Compreende a tomada de decisão de investimento em ambientes de risco, as medidas clássicas de análise desempenho financeiro organizacional e dos principais produtos financeiros do mercado financeiro de renda fixa e renda variável. Abrange técnicas quantitativas avançadas de análise de desempenho organizacional e de análise de investimentos.
P7168 Governança e Responsabilidade Social Corporativa 30 2
Conceito de responsabilidade social corporativa tendo como referência a construção e aplicação do conceito no setor empresarial a partir de um novo papel da sociedade civil. Histórico de constituição dos direitos fundamentais e seus impactos nos parâmetros de atuação das organizações e da sociedade. Ética empresarial e gestão da reputação. Teoria Institucional e o processo de institucionalização de ações sociais estratégicas. Modelos de análise da Responsabilidade Social Corporativa.
P7194 Leitura Orientada 1 30 2
Leituras voltadas ao aprofundamento e apropriação de problemática específica de domínio de professor, relevante para a tese. Pressupõe um Plano de Leitura elaborado pelo Orientador em diálogo com o Doutorando e com o professor responsável quando não for o Orientador. O cumprimento desta atividade envolverá a elaboração de resenhas, a apresentação de um Seminário no contexto dos Seminários Temáticos em Desenvolvimento Regional e a elaboração de um artigo. O andamento da atividade indicará o agendamento dos encontros de acompanhamento necessários.
P7195 Leitura Orientada 2 30 2
Leituras voltadas ao aprofundamento e apropriação de problemática específica de domínio de professor, relevante para a tese. Pressupõe um Plano de Leitura elaborado pelo Orientador em diálogo com o Doutorando e com o professor responsável quando não for o Orientador. O cumprimento desta atividade envolverá a elaboração de resenhas, a apresentação de um Seminário no contexto dos Seminários em Desenvolvimento Regional e a elaboração de um artigo. O andamento da atividade indicará o agendamento dos encontros de acompanhamento necessários.
P7196 Leitura Orientada 3 30 2
Leituras voltadas ao aprofundamento e apropriação de problemática específica de domínio de professor, relevante para a tese. Pressupõe um Plano de Leitura elaborado pelo Orientador em diálogo com o Doutorando e com o professor responsável quando não for o Orientador. O cumprimento desta atividade envolverá a elaboração de resenhas, a apresentação de um Seminário no contexto dos Seminários em Desenvolvimento Regional e a elaboração de um artigo. O andamento da atividade indicará o agendamento dos encontros de acompanhamento necessários.
P7163 Macroeconomia Municipal e Repercussões no Território 30 2
A disciplina busca ampliar conhecimentos sobre a macroeconomia de municípios e, assim, avaliar as repercussões de intervenções públicas e privadas no desenvolvimento socioeconômico do território. Trata o município como um sistema complexo e aberto e, portanto, diferenciado de uma economia nacional, para então discutir a agregação de valor, os fatores determinantes do consumo das famílias, a equivalência entre poupança e investimento, a estruturação de uma Balança de Pagamentos Municipal, os condicionantes da base monetária local e da disponibilidade do crédito, e o dimensionamento do Produto Interno e da Renda Municipal. Neste contexto, busca discutir ainda as políticas econômicas e sua efetividade nos municípios, a mensuração dos efeitos de políticas públicas exógenas e endógenas, o planejamento da economia municipal e as alternativas econômicas heterodoxas de desenvolvimento municipal: arranjos locais, cidades criativas, moedas sociais e bancos comunitários.
P7170 Marketing e Desenvolvimento 30 2
A gênese do marketing e sua trajetória. O marketing como propulsor das relações éticas de troca e o movimento do consumerismo. O mercado e seus agentes integrando valores para trocas satisfatórias. A ciência do consumo no contexto do desenvolvimento.
P7171 Mercado e Cadeias Produtivas 30 2
As estruturas de mercado e a eficiência na alocação de recursos. O livre mercado e a regulação estatal. A evolução da noção de cadeias produtivas. As cadeias produtivas e os desafios junto a uma economia globalizada. O mercado e as cadeias produtivas no contexto do desenvolvimento regional. A participação local em um mundo econômico interdependente e globalizado.
P7161 Métodos Qualitativos Aplicados 30 2
Características gerais da pesquisa qualitativa em estudos da ciência social aplicada. Os aspectos éticos envolvidos na pesquisa qualitativa. Técnicas de coleta de dados qualitativos (etnografia, observação, entrevista, grupos focais e narrativas). Técnicas de análise de dados qualitativos (codificação, categorização e análise de conteúdo). Critérios éticos, de validade e de qualidade em pesquisa qualitativa. Uso de softwares em pesquisa qualitativa. Métodos qualitativos utilizados na pesquisa em planejamento urbano e regional, desenvolvimento regional, políticas públicas, gestão territorial e gestão de organizações: Hermenêutica em Profundidade (Thompson); Hermenêutica Crítica (Habermas); Realismo Crítico (Bashkar); Direct Research (Mintzberg); e outros.
P7162 Métodos Quantitativos Aplicados 30 2
Revisão da estatística básica e introdução à utilização de software estatístico. Estatística Descritiva, exploração e limpeza dos dados. Testes paramétricos de comparação de médias (Teste t e Análise da Variância). Análise de Correlação. Análise Fatorial Exploratória. Análise de Cluster. Análise de Regressão Simples e Múltipla. Análise de modelagem de equações estruturais. Estatística não paramétrica.
P7165 Planejamento Urbano 30 2
Busca o aprofundamento da compreensão sobre as cidades, urbanização e desenvolvimento urbano espacial, com ênfase no entendimento de conceitos e matrizes teóricas presentes nas tradições e na contemporaneidade por meio do reconhecimento da realidade urbana e regional como um sistema que articula elementos sociais, culturais, ambientais, políticos e econômicos. Capacita o estudante para a leitura, análise e diagnose do planejamento urbano sob as diversas formas de expressão, escalas e interpretações da ocupação, expansão e preservação do ambiente natural e construído instigado por temas e leituras interdisciplinares.
P7159 Políticas Públicas e Gestão do Território 30 2
Aborda teorias de políticas públicas e os conceitos do ciclo e do processo de políticas públicas, visando construir um quadro de referência analítico para o estudo de políticas públicas, discutindo questões relativas à constituição da agenda, ao processo decisório, à formulação e à implementação das políticas e ao processo de avaliação. Trata das relações de poder entre instituições e atores políticos e sociais e os efeitos da estrutura institucional na formação de políticas, com ênfase na multidimensionalidade e transescalaridade das políticas sociais de base (educação, saúde, inclusão social, habitação, seguridade social e previdência), infraestrutura, segurança, transporte e mobilidade urbana, saneamento ambiental, etc. Aborda-se a cidade e o espaço urbano, reconstruindo conceitos teóricos sobre gestão do território e territorialidade, o papel das práticas recentes de planejamento e gestão do território no Brasil e o planejamento como instrumento técnico e político. Analisa-se as perspectivas liberal, republicana e deliberativa em gestão pública, suas competências, experiências, novas condutas, os fundamentos sobre cidades inteligentes e sustentáveis. O debate destas temáticas é desenvolvido tendo presente as relações de poder entre o mercado o Estado e a sociedade civil, com ênfase no papel desta última na gestão social e no controle social das políticas públicas e no processo de gestão dos territórios.
P7197 Publicações 1 30 2
O doutorando pode solicitar aproveitamento de até 6 créditos mediante publicação de
artigos em periódicos científicos. Artigo publicado em Periódico classificado como A1
dá direito a 6 créditos; em periódico A2 dá direito a 4 créditos; em periódico A3 dá
direito a 3 créditos; em periódico A4 dá direito a 2 créditos. No período de
implementação, para os alunos que migraram para o novo currículo, pode ser feita
equivalência para o Qualis versão 2017.
P7198 Publicações 2 30 2
O doutorando pode solicitar aproveitamento de até 6 créditos mediante publicação de
artigos em periódicos científicos. Artigo publicado em Periódico classificado como A1
dá direito a 6 créditos; em periódico A2 dá direito a 4 créditos; em periódico A3 dá
direito a 3 créditos; em periódico A4 dá direito a 2 créditos. No período de
implementação, para os alunos que migraram para o novo currículo, pode ser feita
equivalência para o Qualis versão 2017.
P7299 Publicações 3 30 2
O doutorando pode solicitar aproveitamento de até 6 créditos mediante publicação de
artigos em periódicos científicos. Artigo publicado em Periódico classificado como A1
dá direito a 6 créditos; em periódico A2 dá direito a 4 créditos; em periódico A3 dá
direito a 3 créditos; em periódico A4 dá direito a 2 créditos. No período de
implementação, para os alunos que migraram para o novo currículo, pode ser feita
equivalência para o Qualis versão 2017.
P7160 Teorias das Organizações 30 2
Os pilares do pensamento administrativo - as escolas de administração. Imagens da organização. Racionalidades, modelos de análise e processos de gestão. Desenvolvimento organizacional. Evolução dos conceitos relacionados ao homem, à organização e ao meio ambiente. O conceito de sustentabilidade nas organizações. Cultura e aprendizagem organizacional.
P7157 Teorias e Abordagens de Desenvolvimento Regional 30 2
Origens e contexto do debate sobre o desenvolvimento. Fundamentos econômicos da teoria do desenvolvimento: o sistema liberal; dinâmica capitalista e o socialismo; a demanda efetiva, o papel do Estado e dos investimentos; ética, inovação e empreendedorismo; dependência e heterogeneidade estrutural; a nova economia institucional. Abordagens contemporâneas: desenvolvimento no contexto brasileiro e da globalização, desenvolvimento regional, endógeno, humano e sustentável. Enfoques emergentes: economia solidária, capital social, pacto sócio-territorial, meios inovadores e outros.
P7173 Tópico Especial 1 30 2 -
P7174 Tópico Especial 2 30 2 -
P7175 Tópico Especial 3 30 2 -
P7176 Tópico Especial 4 30 2 -
P7177 Tópico Especial 5 30 2 -
P7220 Tópico Especial: Ambiente e Sustentabilidade 30 2
Busca o aprofundamento na compreensão sobre desenvolvimento e o meio ambiente, bem como as inter-relações desses com a sustentabilidade ambiental frente às atividades humanas, com ênfase no entendimento de conceitos, matrizes teóricas e movimentos presentes nas tradições e na contemporaneidade. Capacita o estudante, instigado por temáticas e leituras interdisciplinares, a perceber relações possíveis entre meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento e sociedade a fim de proporcionar uma consciência preservacionista ao considerar o meio ambiente natural e construído.

Unidade I: Meio ambiente e Sustentabilidade
- Instrumentos de planejamento e gestão ambiental (Legislações e Normativas)
- Perspectiva histórica: conferências e movimentos ambientais
- Desenvolvimento Econômico x Crescimento Econômico
- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Objetivo 6: Água Limpa e Saneamento;
Objetivo 7: Energia Acessível e Limpa;
Objetivo 15: Vida sobre a Terra

Unidade II: Espaço construído e Cidadania
- Conflitos/Problemas urbanos e os impactos socioambientais
(acesso à água, acesso à terra, poluição do ar, gestão de resíduos, mobilidade urbana, promoção de áreas verdes, promoção do uso de fontes de energia limpa, melhoria do transporte público, promoção da agricultura urbana, etc…)
- Indicadores de sustentabilidade urbana
(Qualidade do ar, Gestão de resíduos sólidos, Uso do solo, Eficiência energética, Mobilidade urbana, Acessibilidade, Economia circular, etc…)
- Gestão ambiental urbana
(Diagnóstico ambiental, Elaboração de planos e políticas ambientais, Monitoramento e avaliação, Participação social, Integração de políticas setoriais
- Educação e Meio Ambiente
(Educação Ambiental)
- Meio Ambiente e Patrimônio Territorial
( Educação patrimonial)
- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Objetivo 3: Saúde e bem-estar
Objetivo 10: Redução das desigualdades
Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis

Unidade III: Bioeconomia do Desenvolvimento
- Bioeconomia do Desenvolvimento
(conjunto de atividades relacionadas à produção, ao uso e à transformação de biorecursos, de forma sustentável, para atender às necessidades relacionadas a segurança alimentar, de materiais e de eficiência energética para a sociedade (BNDES, 2023)
- Bioeconomia do Desenvolvimento
(Na perspectiva: da economia de mercado; da interdisciplinaridade; da economia da complexidade, sistêmica e evolucionária; da biotecnologia e das inovações; das cidades inteligentes (big data, inteligência artificial); das políticas públicas e do planejamento urbano e regional; das escalas espaciais e da demografia; do progresso técnico; das estratégias de mitigação dos efeitos do “desenvolvimento”.
Temática alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS):
Objetivo 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura
Objetivo 12: Consumo e Produção Responsáveis
Objetivo 17: Parcerias em Prol das Metas
Total: 270 18

5. Núcleo de Atividades de Pesquisa Aplicada

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P7199 Qualificação de Projeto de Tese 60 4
Compreende as atividades de elaboração do Projeto de Tese sob a supervisão do Orientador do doutorando, em interação com os Seminários de Tese e demais atividades do PPGDR. A qualificação culmina com a realização de Banca de Defesa do Projeto de Tese, que deve ocorrer até o 30° mês do Curso.
P7206 Tese 180 12
Destina-se à efetivação da pesquisa a partir da qualificação do projeto de Tese, compreendendo atividades de orientação, conforme cronograma e programação definida com o orientador em consonância com as orientações gerais das Linhas de Pesquisa e da coordenação do PPGDR. A atividade culmina com a realização de Banca de Defesa da Tese, que deve ocorrer até o 48° mês do Curso.
Total:

6. Disciplinas Complementares

Código Disciplina Carga horária Créditos Ementa
P1001 Docência na Educação Superior 45 3
Refletir filosoficamente acerca de alguns dos principais temas recorrentes da educação, incluindo suas condições de possibilidade, seus processos e finalidades, a fim de subsidiar teórica e criticamente a atuação na docência superior e a inserção em processos de formação humana em geral.
P6721 Estágio de Docência 60 4
Desenvolvimento de atividades docentes nos cursos de graduação. É obrigatória para todos os alunos dos cursos de doutorado do PPGDR que são beneficiários de Bolsas de qualquer modalidade da CAPES, CNPq, FAPERGS, UNIJUÍ ou outras Agências de Fomento, e optativa para os demais doutorandos.
Total: