Estrutura Curricular

Módulo I - Fundamentos da Educação

Disciplina Carga horária
Fundamentos da Educação 16h

Módulo II - Didática

Disciplina Carga horária
Didática 20h

Módulo III - Língua Portuguesa

Disciplina Carga horária
Língua Portuguesa 8h

Módulo IV - Conteúdos a Serem Desenvolvidos nos Cursos Teóricos

Disciplina Carga horária
Legislação de Trânsito 32h
Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito 8h
Noções Sobre Funcionamento do Veículo de 2 e 4 Rodas-Mecânica Básica 8h
Noções de Primeiros Socorros e Medicina de Tráfego 12h
Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito 12h
Direção Defensiva 20h

Módulo V - Práticas de Direção Veicular em Veículo de Duas e Quatro Rodas

Disciplina Carga horária
Prática de Direção Veicular em Veículo de 2 e 4 Rodas 24h

Módulo VI - Prática de Ensino Supervisionado

Disciplina Carga horária
Prática de Ensino Supervisionado 20h

Conteúdo

Disciplina: Fundamentos da Educação
Busca explicitar o diálogo necessário entre as diferentes ciências para a produção de uma pedagogia pautada na lógica dos sujeitos e comprometida com a construção de uma sociedade cidadã e educadora.
1. Fundamentos da Educação - relação educação e sociedade: dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica; teorias educacionais;
2. Currículo e construção do conhecimento: processo de ensino-aprendizagem;
3. Noções de Psicologia da Educação - Bases psicológicas da aprendizagem: conceitos básicos; principais teorias e suas contribuições; processo de aprendizagem do jovem e do adulto; relações da psicologia e a prática pedagógica;
4. Relação instrutor/candidato - atribuições do instrutor: instrutor como educador; princípios éticos da relação instrutor/candidato ou condutor; direitos, deveres e responsabilidade civil durante as aulas de direção veicular; interdependência entre ação profissional e princípios éticos;
5. Relacionamentos no Trânsito.  


Disciplina: Didática
Trata da docência e do processo do ensino e da aprendizagem como prática social, considerando métodos, estratégias e saberes necessários à organização e implementação de programas de ensino, de formação de instrutores educadores e os papeis dos sujeitos com os quais interagem no cotidiano, tendo em vista o planejamento e a avaliação.
1. Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino; processo prático de planejamento e a elaboração de planos de ensino: objetivos, conteúdos, métodos e técnicas de ensino, recursos didáticos e avaliação;
2. Metodologias de ensino, estratégias, técnicas e recursos: interação professor e aluno; alunos x alunos; intervenções pedagógicas adequadas à situação de aprendizagem e faixa etária;
3. Multimídia educativa e canais de comunicação;
4. Avaliação educacional: função e formas;
5. Orientações pedagógicas para o processo de formação de condutores: especificidade da atuação do instrutor nos cursos teóricos e de prática de direção veicular em veículos de duas e de quatro ou mais rodas;
6. Acompanhamento, documentação pedagógica e avaliação no processo de ensino e aprendizagem: importância, procedimentos e habilidades necessárias.  


Disciplina: Língua Portuguesa
Desenvolver a capacidade de comunicação incentivando a aplicação das habilidades de ler, ouvir e de expressão oral e escrita.
1. Habilidades de comunicação e expressão oral e escrita;
2. Importância da comunicação no processo de aprendizagem e na direção de um veículo;
3. Interpretação de textos.  


Disciplina: Legislação de Trânsito
1. Código de Trânsito Brasileiro; Sistema Nacional de Trânsito; Órgãos executivos, normativos e consultivos; Vias públicas; Habilitação de condutores; Normas de circulação e conduta; Infrações e penalidades; Medidas administrativas; Processo administrativo; Crimes de trânsito; Sinalização; Resoluções do CONTRAN; Resoluções aplicáveis ao processo de habilitação, sinalização viária, documentação obrigatória e educação para o trânsito;
2. Código de Trânsito Brasileiro: identificação e interpretação de seus artigos, incisos, alíneas e parágrafos únicos;
3. Sistema Nacional de Trânsito: conhecimento e identificação do sistema sua hierarquia e suas competências;
4. Vias públicas: conceituar e identificar os tipos de vias terrestres;
5. Habilitação de condutores: conceituar e identificar os tipos de habilitação e os veículos correlacionados as suas categorias;
6. Normas de circulação e conduta: saber identificar e interpretar Infrações, penalidades, medidas administrativas, processo administrativo, crimes de trânsito e sinalização;
7. Resoluções do CONTRAN: resoluções aplicáveis ao processo de habilitação, sinalização viária, documentação obrigatória e educação para o trânsito.  


Disciplina: Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito
Desenvolver a atitude ética que o instrutor de trânsito deverá apresentar na relação com seu aluno; Instrumentalizar o aluno com recursos da psicologia para lidar com as diferentes situações de caráter emocional que poderá enfrentar em sua prática; Sensibilizar o aluno para a função de transmissor de uma atitude cidadã comprometida com a humanização no trânsito.
1. O sujeito moderno e sua inserção social;
2. O instrutor e sua educação no trânsito;
3. A relação do sujeito com a lei e sentido das transgressões;
4. A personalidade do candidato e o manejo do instrutor.  


Disciplina: Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e de Convívio Social no Trânsito
Apresentar a habilidade de diferenciar os diferentes tipos de poluição, bem como, ser capaz de propor ações para amenizar os efeitos da poluição; Diferenciar as fontes poluidoras do ambiente, percebendo que a poluição veicular não se dá somente pela emissão de gases a partir do acionamento do motor mas, que a poluição veicular acontece desde a produção do veículo nas montadoras; Reconhecer os veículos de 2, 4 ou mais rodas como agentes poluidores e a importância do uso racional dos mesmos; Tomar conhecimento das resoluções do CONAMA e do CONTRAN e do porquê de sua existência; Entender a importância de programas como o PROCONVE e o PROMOT.
1. Meio ambiente, poluição e trânsito;
2. Diferentes tipos de poluição;
3. Fontes de poluição;
4. Veículos de 2, 4 ou mais rodas como agentes poluidores;
5. Resoluções do CONAMA e do CONTRAN;
6. Programas: PROCONVE e PROMOT.  


Disciplina: Noções de Primeiros Socorros e Medicina de Tráfego
Transmitir conhecimentos sobre decisões e atitudes a serem tomadas bem como ao que não deve ser feito frente a determinadas situações de emergência que possam vir a se deparar em seu cotidiano como participante do sistema trânsito. Conhecer o conceito e as áreas de atuação da medicina de tráfego.
1. A legislação referente aos acidentes de trânsito e os socorros de urgência - 4 Horas-aula;
2. Ações básicas no local do acidente, sinalização do local, acionamento de recursos e telefones de emergência - 4 Horas-aula;
3. Verificação das condições gerais da vítima, cuidados com a vítima e o que não fazer com a vítima de acidente de trânsito. Conceito de medicina de tráfego - 4 Horas-aula.  

 

Disciplina: Direção Defensiva
Mediar conhecimentos, capacitando o aluno a identificar formas e atitudes que possam evitar acidentes, seja como pedestre, passageiro ou condutor de veículo e ainda, conscientizar da importância de praticá-las para desenvolver um trânsito mais seguro.
1. Definição e elementos da direção defensiva, conceitos de física aplicados ao trânsito, condições adversas do meio ambiente e da via - 4 horas-aula;
2. Normas para ultrapassagem, acidentes de trânsito, situações de risco e como evitá-los. Condução econômica e manutenção preventiva do veículo - 4 horas-aula;
3. Condutor defensivo e procedimentos defensivos, a responsabilidade do condutor de veículo de maior porte em relação aos de menor porte - 4 horas-aula;
4. Pilotagem de motocicleta (equipamentos obrigatórios e postura do motociclista), aspectos físico, emocional e social do condutor e interferência na segurança do trânsito - 4 horas-aula.  


Disciplina: Noções Sobre Funcionamento do Veículo de 2 e 4 Rodas-Mecânica Básica
Proporcionar aos alunos o conhecimento do funcionamento mecânico, elétrico e dos equipamentos de segurança de veículos de duas e quatro rodas, bem como a possibilidade de consertos emergenciais, como troca de pneus, fusíveis e lâmpadas do sistema de iluminação nestes veículos e fazer o entendimento do quanto é importante a manutenção preventiva para segurança destes veículos. 
1. Equipamentos de uso obrigatório do veículo e sua utilização; extintor de incêndio; manuseio e uso; responsabilidade do condutor com a manutenção do veículo; alternativas de solução para reparos, em eventos de emergência mais comuns no veículo.  


Disciplina: Prática de Direção Veicular em Veículo de 2 e 4 Rodas
Desenvolver a postura ética do instrutor para formar novos condutores; Capacitar profissionais com conhecimento técnico da legislação de Trânsito. Desenvolver práticas de direção defensiva no processo de aprendizagem.
1. Normas gerais de circulação de conduta - CTB;
2. Resolução 168 CONTRAN de 14 de dezembro de 2004 art. 19 e 20;
3. Resolução 160 CONTRAN de 22 de abril de 2004;
4. Portaria 126 DETRAN/RS de 18 de maio de 2006;
5. O veículo de duas e de quatro rodas: funcionamento, equipamentos obrigatórios e sistemas;
6. Prática de direção veicular na via pública: direção defensiva, normas de circulação e conduta, parada e estacionamento, observância da sinalização e comunicação; cuidados e atenção especiais com a circulação com veículos e pedestres.  


Disciplina: Prática de ensino supervisionado
Resgata e sistematiza conceitos básicos dos módulos responsáveis pela formação pedagógica do instrutor de trânsito, orienta, acompanha e avalia o desenvolvimento de uma prática de ensino de direção veicular.
1. Aula, como espaço e tempo de interação e aprendizagem, o qual envolve aquele que ensina e aquele que aprende;
2. Ensino e aprendizagem: o que é ensinar e como o sujeito aprende;
3. Componentes/momentos de uma aula;
4. Planejamento como ferramenta fundamental para o sucesso de uma aula;
5. Acompanhamento e Avaliação.