Estrutura Curricular

Conteúdo

1) Contextualização da realidade estendida:

História e contextualização de formatos;

Realidade virtual x Realidade aumentada.

2) Realidade Aumentada - linguagem e técnica:

Linguagem e cases - projetos industriais, de entretenimento e open source;

Tecnologia - hardwares, softwares e plataformas;

Técnicas para criação de objetos de realidade aumenta.

3) Experiência do usuário:

Realidade estendida e design inteligente;

O que é UX Design;

Geração de conteúdo e modos de interação;

Espacialidade e trackeamento.

4) O mercado da realidade aumentada - nichos/conteúdos:

Educação;

Indústria;

Entretenimento;

Saúde;

Arte e cultura:

5) Laboratório

Procedimentos metodológicos - Proposta - ministrantes apresentam a proposta de laboratório. A abordagem prática inclui: alunos deverão apresentar um projeto de realidade aumentada e um elemento visual do projeto será escolhido para ser elaborado em realidade aumentada durante o curso.

O produto final será um projeto com pitching no qual alunos incluem um protótipo de objeto em realidade aumentada - prototipagem - em diferentes modelos - a ideia é cada aluno deverá imaginar um design próprio para apresentação;

Pitching final - 4 projetos de alunos serão escolhidos para apresentação final;

O projeto escolhido será exibido em parceria com laboratório de realidade aumentada através de recursos do laboratório (a viabilidade sugerida, caso projetos escolhidos sejam externos à comunidade, é trazer alunos bolsistas do laboratório para executarem o projeto).

 

Instrutores:

Carolina Berger

é artista mutimídia, performer, diretora de criação e pesquisadora. Cria e conduz experiências de presença em diferentes modalidades artísticas: da dança a imersões em realidade virtual e aumentada. Já apresentou trabalhos em Singapura, EUA e seus documentários passaram por festivais no mundo todo, tendo recebido prêmios nacionais de relevância para o filme de média-metragem Herança (2007). Teve projetos contemplados em editais nacionais como DOCTV Brasil IV, quando realizou o média-metragem Paragem do Tempo. Viveu e trabalhou em Buenos Aires e em São Paulo, onde é diretora do Avante Art Studio. Idealizadora e pesquisadora do #DigitalSelfPresencaLab: laboratório de poéticas de corpo e tecnologia, onde cria projetos arte-mídia e realidade estendida com foco em pesquisa e aplicações inovadoras para experiências de presença do usuário e embodiment para artistas do corpo. É formada em comunicação social (UFSM). Mestre em documentário cinematográfico na Universidad del Cine (AR). Doutora em Poética em Artes Audiovisuais no CTR/ECA/USP. Tem pós-doutorado no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora associada no @labartemidia também na ECA/USP de 2016 a 2021.

 

Paulo Costa

Artista atuante na área das artes visuais e novas mídias desde 1992, integrou o coletivo NEOTAO para o qual criou interfaces e imagens para as performances realizadas em festivais como Mostra Sesc de Artes (2002), Circuito Centro da Terra de Artes Cênicas (2002), e Imagem não Imagem na Galeria Vermelho em São Paulo (2003). Colaborou com diversos artistas em obras instalativas e performances como Constelação (Renato Cohen, SESCSP), Inmobility (Luísa Paraguai, LCMR Lancaster-UK), Prism (Keiichi Matsuda, V&A Museum-UK), Corpo Cinesis (Almir Almas – Paço das Artes-SP), Café com Santiagos (com IBM Research Lab, Mostra Consciência Cibernética – Itau Cultural SP) e Ethereum Origem (Carolina Berger, Galeria Moblanc). Formado em Artes Pásticas pela UNICAMP , mestre e doutor pela ECA/USP. Desenvolve pesquisa acadêmica e obras no campo da arte computacional generativa, visualização, realidade aumentada e virtual.