Estrutura Curricular

Disciplina

Disciplina Carga horária
Patologia de Sementes 12h

Conteúdo

  • A importância da Sanidade de Sementes na produção de sementes de alta qualidade;
  • Noções gerias de Patologia de sementes;
  • Principais patógenos associados às sementes de soja e trigo: transmissão e métodos de detecção;
  • Principais fatores de variação nos testes de incubação;
  • Visualização das estruturas fúngicas em sementes incubadas pelo método do papel de filtro (?Blotter test?);
  • Observação em microscopia ótica e identificação dos principais fungos associados a sementes de soja e trigo.

 

Instrutores:

 

Lilian Tunes

Engenheira Agrônoma (2007); Mestrado em Sementes (2009); doutorado em Agronomia (2011) e Pós Doutorado em Gestão e Controle da Qualidade em Sementes (2012). Professora Associada na UFPel.  Pesquisadora 1D do CNPQ. Área de Atuação: controle e gestão da qualidade de sementes. Responsável pelo Laboratório Didático de controle de qualidade. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPel.

 

 

Vanessa Gonçalves

Engenheira Agrônoma, Mestre em Fitossanidade Doutora  em Ciência e Tecnologia de Sementes desenvolvendo trabalhos na área de qualidade sanitária e fisiológica assim como estudo dos principais patógenos transmitidos por sementes. Atua como consultora e  Gerente de Laboratório e Responsável Técnica na Empresa Brazil Seed Tech.  

 

Geri Eduardo Meneghelo

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel FAEM-UFPel (1997), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em C&T de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas. Especialização em Pedagogia Docente pela Universidade Católica de Pelotas/UCPel (2008). Atualmente é Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador na Área de Ciência e Tecnologia de Sementes. Orientador no Doutorado, Mestrado Acadêmico e Profissional do Programa de Pós Graduação em C&T de Sementes FAEM - UFPel. Exerce atividades técnicas junto a Empresas do Agronegócio, Produtores de Sementes e Associações de Produtores de Sementes.