Engenharia Mecânica
Bacharelado

Prepara você para elaborar projetos de desenvolvimento de produtos, automação de sistemas, produção e manufatura de máquinas, equipamentos, instalações, veículos e outros produtos das indústrias mecânicas. Além disso, você é capacitado para realizar simulação numérica e experimentação de protótipos, estudo dos materiais empregados na construção de máquinas e equipamentos, supervisão e administração dos processos de fabricação, montagem e manutenção, atuação em indústrias e incubadoras de base tecnológica, administração da produção e gerenciamento de sistemas da qualidade.


ONDE CURSAR:
PANAMBI, SANTA ROSA

DURAÇÃO:
5 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

  • O curso conta com diversos laboratórios nas áreas de Ensaios de Materiais, Metrologia e Instrumentação, Projetos, Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Ciências Térmicas e Informática, além de diversos núcleos de inovação.
  • O curso desafia o estudante a enfrentar e vivenciar projetos, pesquisas e atividades interdisciplinares.
  • O curso está estruturado a partir de temas geradores, projetos integradores, formação pessoal e profissional, proporcionando ao estudante condições de ser um engenheiro diferenciado no mercado de trabalho.
  • O curso oferece grande integração com as demais engenharias, através do desenvolvimento de Projetos Integradores.
  • É possível ao aluno cursar as disciplinas do Núcleo Comum dos cursos de Engenharias nos três campi da Unijuí – Ijuí, Panambi e Santa Rosa – nos quais são oferecidas? Como funciona? O aluno, ao efetuar a sua matrícula, indica as disciplinas e os respectivo campus em que deseja frequentar as aulas.
  • Quais são os benefícios para o aluno? Ele pode permanecer na sua cidade ou mais próximo dela, não onerando em transporte, alimentação, etc, custos que podem ser economizados. Por exemplo, se o aluno reside em Panambi, não precisa se deslocar a Ijuí para cursar uma ou mais disciplinas que também são ofertadas naquele campus.
  • Cabe salientar que todos os Cursos de Engenharia da Unijuí primam por uma formação generalista, o que oportuniza que o aluno possa optar por qualquer uma das áreas específicas de cada um dos cursos de engenharia, com a qualificação para tal, conforme demonstram os resultados do ENADE.

 

Curso com matrícula integral em módulos:

- Organizado em dez módulos com temas específicos e com o objetivo de formar estudantes a partir do desenvolvimento de competências;
- Oportuniza que o estudante integralize efetivamente seu percurso formativo no tempo previsto;

- Oferece, em geral, quatro disciplinas presenciais e uma a distância, oportunizando flexibilidade de agenda para o turno da disciplina EaD;

-  Mais tranquilidade na matrícula: o estudante acessa sua pré-matrícula no portal e confirma;

-  É obrigatório cursar todas as disciplinas previstas para o semestre, exceto nos casos de aproveitamento de disciplinas.

 

Você preparado para

Atuar no setor industrial, público ou privado, em setores de projeto, planejamento e de manufatura em indústrias dos segmentos metalmecânico e automobilístico, bem como em empresas de consultoria de engenharia.