Gastronomia
Tecnólogo

O curso de Gastronomia da Unijuí prepara você para o uso de técnicas gastronômicas da cultura alimentar brasileira e dos 5 continentes, em consonância com a gastronomia dos imigrantes que povoaram o Brasil, possibilitando conhecimentos e habilidades para atuar em toda a cadeia de produção de alimentos e refeições. Capacita para a inovação tecnológica na produção de alimentos, para atuar com alta capacidade técnica, por meio da investigação tecnológica e do empreendedorismo. Habilita para a gestão em gastronomia e a aplicação de técnicas gastronômicas, para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas, determinando a melhora da qualidade de vida, com ética, responsabilidade, sustentabilidade e integridade.


ONDE CURSAR:
IJUÍ

DURAÇÃO:
2.5 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

Valoriza a diversidade étnica, cultural e gastronômica que caracteriza a Região Noroeste do Estado do RS, em especial o título recebido pelo município de Ijuí de Capital Nacional das Etnias.

Oferece disciplinas que estudam a gastronomia dos 5 continentes.

Certifica o estudante ao final do 3º semestre com o título de Auxiliar em Gastronomia e na conclusão do Curso com o Diploma de Tecnólogo em Gastronomia;

Constitui-se a partir dos seguintes princípios norteadores:

-  alimentação adequada e saudável;

 - comida como cultura e respeito à diversidade;

 - sustentabilidade;

-  inovação e empreendedorismo.

Tem a marca da inovação, criatividade e empreendedorismo e da criação de produtos e técnicas inovadoras que melhorem a qualidade de vida da população.

A inovação em gastronomia visa transformar as ideias criativas em produtos, serviços e processos alimentares saudáveis e atrativos aos diferentes paladares. LABORATÓRIOS DE ENSINO

Biblioteca física e virtual, incluindo acervo específico e atualizado.

Laboratórios de informática.

Cozinha fria e quente.

Laboratório de análise sensorial de alimentos.

Laboratório de bebidas.

Laboratório de panificação e confeitaria.

Restaurante didático.

Curso com matrícula integral:

- o curso oferece, em geral, quatro disciplinas presenciais e uma a distância, oportunizando flexibilidade de agenda para o turno da disciplina EaD;
- maior tranquilidade na matrícula, o estudante acessa sua pré-matrícula no portal e confirma;
- oportuniza que o estudante integralize efetivamente seu percurso formativo no tempo previsto;
- é obrigatório cursar todas as disciplinas previstas para o semestre, exceto nos casos de aproveitamento de disciplinas.

Você preparado para

Atuar  em empreendimentos gastronômicos próprios, em restaurantes comerciais, institucionais e industriais, catering (fornecimento de refeições coletivas), bufês, bares e centros gastronômicos,  empresas de hospedagem (hotéis, hostels, albergues),  em eventos sociais, culturais, empresas de recreação e/ou lazer, hospitais clínicas e spas,  em indústrias de alimentação, parques temáticos, aquáticas, cruzeiros marítimos, em escolas, creches, entidades que acolhem idosos, como docente em instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Conforme o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia 2016, o egresso do curso superior de tecnologia em gastronomia pode atuar tanto como Gastrônomo (CBO 2711-10) quanto como Chefe de Cozinha (CBO 2711-05)   conforme a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).