Apresentação

Download .doc Download .pdf

O presente Relatório e Balanço (Volumes I e II) apresentam as principais atividades desenvolvidas e os dados econômico-financeiros da FIDENE relativos ao ano de 2016, ano em que se manteve a consolidação de resultados qualitativos e quantitativos positivos efetivos e que tem marcado a trajetória recente desta Instituição, cuja diretriz estratégica é norteada pela profissionalização da gestão em todas as instâncias institucionais, sendo assumida pelos atores que dela fazem parte e reconhecida através da reconstrução e efetivação coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional, que tem subsidiado a tomada de decisões.

Esta orientação aos poucos foi disseminando resultados que puderam ser percebidos nos últimos anos. Apesar de todos os percalços causados pela alteração da legislação do FIES, bem como os atrasos que ocorrem nos repasses desse financiamento pelo governo Federal, o que afetou a principal mantida da Fundação, a UNIJUÍ, a Instituição conseguiu, pela sua eficiência interna, auferir excelente resultado, retratado no superávit acima de 11 milhões de reais, o que demonstra que o trabalho realizado e alinhado às metas institucionais está alcançando os objetivos almejados.

O recebimento do Troféu de Responsabilidade Social, juntamente com o Certificado, conferido pela Assembleia Legislativa do RS, demonstram o reconhecimento do trabalho da Fundação e de suas mantidas. O Troféu é a menção máxima do Prêmio concedido pelo Legislativo Estadual às instituições que concorrem à premiação, dentro de sua categoria. Desde 2001 a FIDENE/UNIJUÍ é certificada pelo Prêmio, sendo que o último troféu havia sido recebido em 2006.

A UNIJUÍ, principal mantida da FIDENE, manteve o excelente resultado nas avaliações externas da graduação, mantendo o IGC (Índice Geral de Cursos) com conceito 4 em 2015, de uma escala de 1 a 5. A renovação desse conceito denota a consolidação de todo um compromisso histórico primado pela excelência acadêmica com investimentos em professores, estrutura, metodologias e projetos pedagógicos diferenciados. A significativa melhora na avaliação realizada pela CAPES para os programas de pós-graduação stricto sensu mantidos pela Instituição evidenciam a evolução da qualidade institucional.

O Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA conduziu suas atividades de modo coerente com seu projeto pedagógico, terminando o ano com um resultado positivo e aderente à sua proposta de atuação.

As mantidas Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP e Rádio Educativa UNIJUÍ FM mantiveram um desempenho compatível com suas trajetórias históricas.

Embora seja possível comemorar os muitos resultados positivos alcançados em 2016, atualmente, além da constante vigilância no processo de recuperação financeira, a excelência acadêmica continua sendo a grande ênfase a ser enfrentada, considerando o estabelecimento de relações intencionais entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Assim, o aperfeiçoamento de ferramentas, instrumentos e metodologias pertinentes à avaliação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem são fundamentais, bem como a prospecção e identificação de novos programas estruturantes de ensino, considerando a demanda potencial, sua aderência às condições de cada área de conhecimento e as expectativas da sociedade.

Para tanto, é fundamental a manutenção do caráter comunitário pela interação permanente com os diferentes protagonistas envolvidos no desenvolvimento do território, o que também perpassa pela perspectiva de tornar nossos egressos cidadãos realizados em suas escolhas profissionais. É com esta certeza, contando com a implicação de todos os atores, que se avança ano a ano para Consolidar e Avançar no projeto de vida e de sociedade chamado FIDENE/UNIJUÍ.


Profª Drª Cátia Maria Nehring

Presidente da FIDENE gestão 2017-2019