DHE - Departamento de Humanidades e Educação

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DIMENSÃO DA GESTÃO DO DEPARTAMENTO

Coordenadores de Cursos:

Coordenadores de NDE:

RESULTADOS

O Departamento de Humanidades e Educação (DHE) encontra-se atualmente com 92 professores, sendo no regime de trabalho de tempo integral 26, em tempo parcial 27, horistas 23 e na categoria sênior 18 professores. Os professores estão alocados por CAMPUS, sendo que em Ijuí são 78 e 14 no CAMPUS Santa Rosa.

Com relação ao quadro de funcionários,  o departamento contou com 15 técnicos administrativos e de apoio distribuídos da seguinte forma: secretários de cursos (4); atendentes de departamento (3); laboratoristas (4); secretária executiva (1); secretaria do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (1) e atendentes (2). Também estiveram atuando no DHE 02 Jovens Aprendizes (Programa de Educação nas Ciências e na Secretaria do Curso de Educação Física - Sede Acadêmica) e 11 estagiários sem vínculo empregatício que atuam nos cursos de Educação Física e Pedagogia nos CAMPUS de Ijuí e Santa Rosa.

O Departamento atuou de forma incisiva na coordenação do Núcleo Comum de Formação de Professores organizando as atividades e a discussão teórico-metodológica na perspectiva de implementação dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas. Da mesma forma o departamento coordenou as atividades junto ao Núcleo Comum de Formação Geral e Humanista por meio de discussões dos planos de ensino e organização de eventos pertinentes a área das humanidades.

Preocupados com a formação continuada dos seus professores o DHE incentivou a participação dos mesmos nas atividades de formação oportunizadas pela universidade bem como organizou seminários internos no próprio departamento discutindo temas de interesse das humanidades. O departamento apoiou de forma sistemática a organização de eventos específicos de cada curso.

Podemos destacar também a participação do departamento nas discussões que envolveram a instituição, dentre elas a que tratou especificamente da revisão do Estatuto e Regimento da universidade.

Além da preocupação com a qualidade dos cursos o departamento também realizou ajustes no quadro de pessoal realizando algumas rescisões e contratações visando a adequação as atividades departamentais.

Foram ofertadas edições dos cursos e provas de proficiência em língua estrangeira na versão inglês.

De forma geral considera-se a atuação da gestão do departamento satisfatória no encaminhamento das atividades e resultados departamentais. Ressalta-se a importância da participação dos professores e funcionários para os resultados alcançados. 


2 DIMENSÃO ENSINO
2.1 ENSINO DE GRADUAÇÃO
2.1.1 DADOS DA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DOCENTE
CURSOS DE GRADUAÇÃO
(por CAMPUS)
DISCENTES
1° Semestre
DISCENTES
2° Semestre
Total Participaram da Avaliação Total Participaram da Avaliação
Modalidade Presencial
CAMPUSIJUI
Educação Física - Bacharelado 133 60 117 42
Educação Física - Licenciatura 126 60 99 38
Letras – Língua Inglesa e respectivas licenciaturas

16 3 14 5
Letras: português e Inglês - Licenciatura 74 42 62 48
Pedagogia 130 74 105 54
Psicologia 294 143 259 111
CÃMPUS SANTA ROSA
Educação Física - Bacharelado 137 53 121 33
Educação Física - Licenciatura 117 46 92 32
Pedagogia 102 81 99 65
Psicologia 183 99 184 69
Total do DHE 1312 661 1152 497
EaD
Educação Física – Licenciatura – Ijuí 48 14 36 7
História – Licenciatura – Ijuí 76 25 65 26

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA E BACHARELADO – CAMPUS IJUÍ
COORDENADOR: PAULO CARLAN

RESUMO:

Educação Física – Licenciatura – Regular/Presencial

O projeto do Curso de Educação Física - Licenciatura, Regime Regular (2015/1) compreende a seguinte estrutura: Total de créditos: 197, Carga horária total: 2955, Carga horária em atividades complementares: 200, Carga horária total geral: 3155, Duração: ano/semestre: 4,5/9. O curso oferece 40 vagas anuais, sendo estas disponibilizadas no vestibular de verão. O Curso de Educação Física Modalidade Licenciatura/Presencial compreende a seguinte Organização Didático-Pedagógica anunciada a seguir.

 O projeto curricular de Curso de Licenciatura em Educação Física se organizar com base em três dimensões: Temas Estruturantes, Temas Transversais e Eixo de Experiências de Aprendizagem. Esse conjunto de ferramentas de organização curricular busca fornecer aos professores e acadêmicos as ferramentas necessárias para propiciar o desenvolvimento das competências e habilidades subjacentes ao perfil profissional descrito.

Temas Estruturantes

Os Temas Estruturantes é a organização dos conhecimentos necessários para a formação inicial do professor em conjuntos articulados de conteúdos que subsidiam o desenvolvimento das competências entendidas como fundamentais tanto para a atuação profissional, como para a vida social dos graduandos em Educação Física. Esses temas, por sua vez, organizam os conhecimentos com base em componentes curriculares, os quais se articulam entre si e com as disciplinas dos demais Temas Estruturadores. Em grandes linhas, se identificaram nove grandes Temas Estruturantes, a saber:

Completa esse rol um conjunto de três disciplinas optativas que, pela sua natureza de oferta, não podem ser pensadas como um Tema Estruturante, ainda que cumpram uma função muito importante na formação inicial. Essas disciplinas possibilitam que os acadêmicos explorem e/ou aprofundem campos específicos da formação inicial a partir de seus interesses e necessidades.

Os Temas Estruturantes articulam um conjunto de componentes curriculares os quais se distribuem ao longo do percurso formativo. Essa distribuição responde a um princípio geral do curso, ir do geral para o particular. Da busca pela construção da identidade de professor para a do Licenciado em Educação Física.

As disciplinas estão organizadas em nove semestres, com aulas presenciais no primeiro e segundo semestre nos CAMPUS Ijuí e Santa Rosa. O egresso do Curso de Educação Física deve ser capaz de compreender o papel social da escola no que diz respeito ao processo de sociabilização e de ensino-aprendizagem nas suas relações com o contexto da prática educativa, participando coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando nos diferentes níveis da educação básica. O acadêmico, ao concluir o curso, recebe o título de Licenciado em Educação Física.

Educação Física – Bacharelado – Regime Regular/Presencial

O Curso de Educação Física – Regime Regular/Presencial, oferecido nos CAMPUS Ijuí e Santa Rosa oferece 40 vagas no vestibular de verão em ambos CAMPUS. O projeto prevê o Total de créditos: 212. Carga horária total: 3180 horas, carga horária em atividades complementares: 200, Carga horária total geral: 3380 horas, duração: ano/semestre: 5/10.

O curso de Educação Física Bacharelado (Regime regular/presencial) apresenta a seguinte organização curricular:

  1. Organização curricular

O projeto curricular do Curso de Bacharelado em Educação Física se organizar com base em três dimensões: Temas Estruturantes, Temas Transversais e Eixo de Experiências de Aprendizagem.

Os Temas Estruturantes se caracterizam por apresentar de forma organizada os conhecimentos que sustentam a atuação profissional. Os temas estruturantes da formação se encontram organizado em dez conjuntos de disciplinas:

Completam essa lista dois blocos: Optativas e os Estágios Profissionais Supervisionados.

Temas transversais são conhecimentos importantes da formação profissional trabalhados em distintos componentes curriculares do curso. Os Temas Transversais são assim adjetivados por não pertencerem a nenhuma componente específico, mas atravessarem todos eles como se a todos fossem pertinentes sem que seja o conhecimento específico ou exclusivo de um deles.

Esses temas são integrados no currículo por meio do que se chama de transversalidade. Trata-se assim, de que nos diferentes componentes curriculares os professores tematizem os conhecimentos específicos de forma articulada com pelo menos um dos Temas Transversais, possibilitando que os estudantes se defronte com a mesma temática a partir de campos de conhecimentos distintos.

Integram curricular do Curso de Bacharelado em Educação Física os seguintes Temas Transversais:

Cada Tema Transversal será abordado no mínimo em três componentes curriculares diferentes no trajeto curricular previsto para os estudantes do curso.

Eixo de Experiências de Aprendizagem dá centralidade a um conjunto de atividades curriculares consideradas imprescindíveis para a formação e que pela sua natureza potencializam o desenvolvimento de competências e habilidades próprias do perfil profissional do Bacharel. Essas experiências de aprendizagem são distribuídas ao longo do trajeto da formação dos estudantes e assumidas pelos diferentes componentes curriculares. A concepção é que neste eixo as aprendizagens se desenvolvem antes sobre experiências colhidas em situações específicas do que pela apresentação sistemática dos conhecimentos.

As experiências de aprendizagem estão centradas no desenvolvimento das competências e habilidades listadas a seguir.

O projeto do Curso de Educação Física – Bacharelado (2016) tem 3.200 horas aula, correspondendo a 199 créditos e as disciplinas estão organizadas em dez semestres, com aulas no período noturno, nos Campi Ijuí e Santa Rosa. O profissional bacharel formado na UNIJUÍ recebe uma sólida formação nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, articulada com as Ciências Naturais e Tecnológicas contemplando, na formação geral, as relações entre Homem/Natureza/Sociedade/Cultura/Ciência/Tecnologia, e na formação específica, as dimensões vinculadas à cultura corporal de movimento, aos saberes técnico-instrumentais e didático-pedagógicos. O acadêmico, ao concluir o curso, recebe o título de Bacharel em Educação Física.

OBJETIVOS:

Educação Física – Licenciatura – Regime Regular/Presencial

Objetivo Geral:

Propiciar a formação de um Licenciado em Educação Física com formação humanista e crítica, com conhecimentos necessários para intervir profissionalmente com competência técnica, sustentados em pressupostos científicos, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável, consciente de sua responsabilidade no campo da educação formal.

Objetivos Específicos:

Educação Física – Bacharelado – Regime Regular/Presencial

Objetivo Geral:

Propiciar a formação de um Bacharel em Educação Física numa perspectiva generalista, humanista e crítica, com os conhecimentos necessários para compreender o contexto social de sua atuação e intervir profissionalmente com competência técnica, sustentado em pressupostos científicos, filosóficos e na conduta eticamente responsável em seu campo laboral específico.

Objetivos Específicos:

RESULTADOS:

Em 2016 foi realizado a Semana Acadêmica de Educação Física Licenciatura e Bacharelado, na modalidade presencial, potencializando as duas formações profissionais buscando a articulação do projeto político pedagógico e as questões inerentes da sociedade;

O curso de Educação Física está integrado ao Programa do PIBID que teve como coordenador até setembro o professor Paulo Carlan e a partir de outubro assumiu o cargo a professora Fabiana Ritter. O PIBID tem a participação de quatorze bolsista no subprojeto Interdisciplinar (educação física e letras e inglês). O bolsista pibidiano tem uma oportunidade ímpar de estar inserida na escola, conhecendo essa complexa realidade e dialogando com a sua formação inicial, dessa forma o programa PIBID antecipa a imersão do acadêmico nesse universo desafiador;

O curso de Educação Física organizou no dia 17 de março de 2016 no auditório do DCEENG como aula inaugural uma palestra com o professor Dr. Luis Fernando Dresz da UFRGS, intitulada Programa de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIT), teve como mediador da palestra do professor Doutor Thiago Heck.Participaram os acadêmicos do Curso de Educação Física Licenciatura e Bacharelado bem como professores egressos, acadêmicos e profissionais de Ijuí e região.

Os professores do Curso de Educação Física participaram de formação continuada promovida pela Vice-reitoria de Ensino e Vice-reitoria de Pesquisa e Extensão;

O Núcleo de Eventos tem se vinculado a ações comunitárias através da participação no COMUCI- Conselho Municipal de Cultura, na Comissão de Cultura da Expo Ijuí/Fenadi, e na Coordenação Pedagógica do Ijuí Pró-Voley;

Dentre os eventos e ações, destacaram-se: Vida no Câmpus, 12 horas de Natação, Pedalando, Patinando e Caminhando e Vencendo o Diabetes. O Núcleo de Eventos também participou na organização de desenvolvimento do Salão do Conhecimento, no Câmpus Ijuí.

O Grupo de Estudos Pátio da Escola desenvolveu atividades de extensão voltadas à formação continuada dos professores da Rede Pública enfocando o tema do Planejamento Curricular.

No Guia da Editora  Abril o curso obteve três estrelas.

Os acadêmicos do Curso de Educação Física participaram dos Jogos Universitários do Rio Grande do Sul sendo representadas pela modalidade de Futsal feminino obtendo o 4º lugar estadual.

O Centro Acadêmico do Curso de Educação Física organizou com apoio do Curso de Educação Física a Copa dos Cursos de Futsal, envolvendo todos os cursos de graduação da Unijuí. . O evento foi organizado no Ginásio Municipal nos turnos da manhã e tarde.

O curso retomou as equipes representativas de voleibol nos naipes masculino e feminino, participando de eventos municipais e regionais.

O tutor do Curso de Educação Física do EaD, foi deslocado do CAMPUS para a sede para atender dois turnos (tarde e noite- 4ª feiras) para atender os professores e acadêmicos, qualificou os processos pedagógicos e de organização das disciplinas.

No dia 09 de março de 2016   às 19h30m o professor Paulo Carlan e Leomar Tesche, apresentaram na sala de Espelhos para os professores e acadêmicos do curso o relatório da viagem estudo a Universidade de Tübingen.

No dia 11 de maio de 2016 às 19h 30m realizou-se no auditório do DCEEng a palestra intitulada “O desafio do desenvolvimento do voleibol brasileiro”, proferida pelo professor Renato Dávila- superintendente da CBV, contou também com a presença do presidente da FGV, Carlos Cimino. O evento teve como parceiro o IJUI Pró Volei.

Do dia 11  a 15 de abril foi realizada a Semana Acadêmica das Licenciaturas. O evento foi realizado no Salão de Atos da Unijui tendo o início das palestras as 19h30m.

Foi realizado um encontro com os acadêmicos selecionados para o ENADE/2016, para orientações gerais e leitura coletiva de uma prova de Licenciatura do ano anterior. Esse processo foi desenvolvido pelos professores Paulo Carlan e o funcionário Elvis  Outras iniciativas durante o ano de 2016 foi realizado com os acadêmicos que prestaram  o ENADE 2016, como provas seguindo o modelo do exame e reuniões de orientação.

Os acadêmicos do Curso de Educação Física- Licenciatura- participaram do processo e Avaliação Externa- ENADE. O resultado será divulgado em 2017.

As atividades de extensão na comunidade realizadas pelo curso atenderam públicos diversos contemplando por volta de 1.800pessoas.

No dia 19 de março, às 19h30m na sala de espelho ocorreu a palestra intitulada “A Educação Física na Base Nacional Curricular Comum” proferida pela professora Doutora Suraya Cristina Darido (UNESP), que contou como mediador o professor Doutor Fernando Jaime González. Participaram da palestra professores e acadêmicos do curso de Educação Física.

Do dia 22 a 27 de agosto de 2016 às 19h30m no auditório da sede ocorreu a Semana Acadêmica do Curso de Educação Física da UNIJUÍ, que teve a seguinte programação:

No dia 1º de setembro comemorou-se o Dia do Profissional de Educação Física, foi montado um vídeo pelo Núcleo de Eventos com depoimentos de professores para homenagem do professor Leopoldo S. Filho. A homenagem ocorreu no auditório da Sede às 19h30m.

Do dia 07 a 11 de novembro ocorreu a Semana Acadêmica do Curso de Educação Física que constou com a seguinte programação:

O Coordenador do Curso de Educação Física prof. Paulo Carlan e o coordenador do NDE prof. Dari  Francisco Göller participaram das reuniões mensais coordenada pela professora Doutora Maria Regina a respeito do Núcleo Comum das Licenciaturas;

O NDE do Curso de Educação Física e o Colegiado Ampliado do Curso promoveram vários encontros para adequar o Curso de Educação Física Licenciatura a nova Resolução dos Tempos: 3.200 horas.


CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA - EaD
COORDENADOR: PAULO CARLAN

Educação Física – Licenciatura – EaD

O curso de Educação Física Modalidade EaD (2015) apresenta a seguinte estrutura: Total de créditos: 197, Carga horária total: 2955, Carga horária em atividades complementares: 200 horas, Carga horária total geral: 3155, Duração: ano/semestre: 5/10. O Curso de Educação Física Modalidade EaD apresenta a seguinte organização didático-pedagógica.

O projeto curricular de Curso de Licenciatura em Educação Física se organizar com base em três dimensões: Temas Estruturantes, Temas Transversais e Eixo de Experiências de Aprendizagem. Esse conjunto de ferramentas de organização curricular busca fornecer aos professores e acadêmicos as ferramentas necessárias para propiciar o desenvolvimento das competências e habilidades subjacentes ao perfil profissional descrito.

Temas Estruturantes

Os Temas Estruturantes é a organização dos conhecimentos necessários para a formação inicial do professor em conjuntos articulados de conteúdos que subsidiam o desenvolvimento das competências entendidas como fundamentais tanto para a atuação profissional, como para a vida social dos graduandos em Educação Física. Esses temas, por sua vez, organizam os conhecimentos com base em componentes curriculares, os quais se articulam entre si e com as disciplinas dos demais Temas Estruturadores. Em grandes linhas, se identificaram nove grandes Temas Estruturantes, a saber:

Completa esse rol um conjunto de três disciplinas optativas que, pela sua natureza de oferta, não podem ser pensadas como um Tema Estruturante, ainda que cumpram uma função muito importante na formação inicial. Essas disciplinas possibilitam que os acadêmicos explorem e/ou aprofundem campos específicos da formação inicial a partir de seus interesses e necessidades.

Os Temas Estruturantes articulam um conjunto de componentes curriculares os quais se distribuem ao longo do percurso formativo como mostra a Tabela 1. Essa distribuição responde a um princípio geral do curso, ir do geral para o particular. Da busca pela construção da identidade de professor para a do Licenciado em Educação Física.

 As disciplinas estão organizadas em nove semestres, com aulas presenciais durante os meses de janeiro/fevereiro e a primeira semana julho, no CAMPUS Ijuí, e com aulas a distância pela plataforma Conecta da Unijuí. O egresso do Curso de Educação Física deve ser capaz de compreender o papel social da escola no que diz respeito ao processo de sociabilização e de ensino-aprendizagem nas suas relações com o contexto da prática educativa, participando coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo e curricular da escola, atuando nos diferentes níveis da educação básica. O acadêmico, ao concluir o curso, recebe o título de Licenciado em Educação Física.

OBJETIVOS:

Propiciar a formação de um Licenciado em Educação Física com formação humanista e crítica, com conhecimentos necessários para intervir profissionalmente com competência técnica, sustentados em pressupostos científicos, na reflexão filosófica e na conduta eticamente responsável, consciente de sua responsabilidade no campo da educação formal.

Objetivos Específicos:


CURSO DE HISTÓRIA – LICENCIATURA - EaD
COORDENADORA: CÉLIA CLARICE ATKINSON

RESUMO

O Curso de História tem 2810 horas aula, correspondendo a 174 créditos e as disciplinas estão organizadas em oito semestres, com aulas na modalidade EAD na plataforma CONECTA e avaliação presencial no final de cada semestre.  A estrutura curricular consiste em oito módulos, devidamente articulados em si: Formação Científico-Cultural e Formação Profissional, envolvendo os seis departamentos da Universidade. O aluno ao concluir o curso recebe o título de licenciatura em história.

OBJETIVOS:

RESULTADOS


- Coordenação de Simpósio Temático: História, Imagem e Cultura Visual- Prof. Ivo dos Santos Canabarro, no XIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS: Ensino, Direitos e Democracia, realizado nos dias 18 a 21 de julho de 2016, na Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS e INGLÊS – LICENCIATURAS – CAMPUS IJUÍ
COORDENADORA: ROSITA DA SILVA SANTOS

RESUMO:

O Curso de Letras – Português e Inglês tem 3500 horas, correspondendo a 220 créditos e as disciplinas, presenciais e a distância, estão organizados em nove semestres, com aulas no período noturno, no CAMPUS Ijuí. Há seis departamentos envolvidos no curso e a estrutura curricular consiste no trabalho com eixos de língua, literatura e cultura, devidamente articulados entre si. A Formação Científico-Cultural e Formação Profissional estão contempladas na Formação Humanista, Núcleo Comum das Licenciaturas, Formação Geral em Letras e Formação Específica.  O aluno, ao concluir o curso, recebe o título de Licenciado em Letras, com habilitação em Português e Inglês.  Durante o ano de 2016, foram realizadas várias atividades no curso relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:


CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA – CAMPUS IJUÍ
COORDENADORA: EULÁLIA BESCHORNER MARIN

RESUMO

O curso de Pedagogia tem uma duração de 3305 horas equivalente a 207 créditos e 52 disciplinas, conforme Diretrizes Curriculares para a formação do Pedagogo, distribuídas em 8 semestres, com aulas no período noturno. Oito disciplinas são ofertadas na modalidade EaD. Os planejamentos acontecem ao longo dos semestres em reuniões da "turma semestre", momento em que são organizadas interdisciplinarmente as práticas pedagógicas, as pesquisas e a sistematização, articulando entre si a Formação Cientifico Cultural e a Formação Profissional. As acadêmicas (em sua maioria do sexo feminino) recebem o título de Licenciadas em Pedagogia. 

OBJETIVOS:

O curso de Pedagogia busca formar um pedagogo capaz de compreender a complexidade da educação escolar capaz de: 

Atuar com competência técnico-profissional, caráter crítico-reflexivo, inovador e empreendedora educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na gestão dos processos educativos e no ensino médio, contribuindo para o desenvolvimento da região.

Ressignificar a escola e os diferentes espaços educativos, no sentido de contribuir para a emergência de uma nova cultura escolar;

Refletir sobre concepções de infância e de suas relações com a cultura e a organização dos tempos, espaços e funções do fazer pedagógico da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Compreender a Educação Infantil e os Anos Iniciais à luz das definições da legislação e na perspectiva das políticas e propostas curriculares correspondentes.

Refletir sobre o universo da sala de aula, sistematizando as diferentes linguagens na perspectiva da construção de propostas curriculares com caráter de globalidade e de interdisciplinaridade.

Abordar o currículo enquanto projeto cultural da Escola na sua globalidade e nos diferentes níveis e modalidades do ensino.

Abordar a gestão escolar nas dimensões pedagógicas, administrativas, política e financeiras em relação aos sistemas educativos mais amplos e à especificidade dos projetos educativos da escolar;

Tratar da especificidade da atuação do pedagogo na escola como articulador da formação continuada dos professores, integrando o planejamento interdisciplinar e as pesquisas estratégicas para significar o Projeto Pedagógico em parceria com a comunidade escolar;

Apontar para a formação de um educador que entenda a diversidade dos sujeitos, que são capazes de aprendizagens e atentos às diferentes posições subjetivas de uma criança, de um adolescente e de um adulto, que se constituem a partir de suas relações com o meio e com as pessoas com as quais convivem no contexto educacional em que se insere; 

Capacitar os acadêmicos a compreenderem os conteúdos básicos e essenciais da área do conhecimento de ensino, habilitando-os para atuar no espaço da sala de aula, articulado a um projeto político-pedagógico de escola, com competência para identificar as necessidades especiais e para encaminhar respostas educativas a essas necessidades;

Trabalhar o conhecimento em suas diversas dimensões, contemplando a leitura do mundo e da própria vida, a construção da autonomia, o desenvolvimento da criatividade e o domínio dos códigos escritos indispensáveis para a efetiva participação na vida em sociedade.

RESULTADOS:


CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA – CAMPUS SANTA ROSA
COORDENADORA: CLAUDIA MARIA SEGER

RESUMO

O projeto do Curso de Pedagogia tem 3.205 horas aula, correspondendo a 207 créditos e as disciplinas estão organizadas em oito semestres, com aulas no período noturno, nos Câmpus Ijuí e Santa Rosa. A estrutura curricular consiste em quatro âmbitos, devidamente articulados entre si: Pedagogia: campo teórico-prático e interfaces privilegiadas, Docência, Gestão Educacional e Instrumental Metodológico. Ainda, conforme as diretrizes curriculares do Curso de Pedagogia de 2006, consta no projeto: 2.800 horas dedicadas às atividades formativas, 300 horas dedicadas ao Estágio Supervisionado, prioritariamente em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, contemplando também outras áreas específicas, e 100 horas de atividades acadêmico-teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos alunos, por meio da iniciação científica, da extensão e da monitoria. O desafio presente nessa proposta curricular é a articulação das disciplinas ofertadas na modalidade EaD à tematização proposta para a formação no respectivo semestre. Além disso, é aberta a possibilidade de o acadêmico optar, entre as disciplinas optativas, oferecidas pela Universidade nos seus diferentes cursos de graduação, com o objetivo de aprofundar questões recorrentes ao seu processo de formação. A proposta pedagógica do Curso está voltada para a formação de um pedagogo capaz de dar conta dos saberes necessários à atuação profissional numa busca autônoma e interativa de conhecimentos, abrindo-se às relações teoria-prática e domínio de tecnologias. Este educador deverá ser capaz de, ao mesmo tempo, entender a complexidade da educação escolar e lidar com a especificidade de seu objeto de conhecimento no interior da escola e na sociedade. O aluno, ao concluir o curso, recebe o título de Licenciado em Pedagogia.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:


CURSO DE PSICOLOGIA – BACHARELADO – CAMPUS IJUÍ
COORDENADORA: TANIA MARIA DE SOUZA RESUMO

O Curso de Psicologia tem 4.010 horas aula, correspondendo a 252 créditos e as disciplinas estão organizadas em 10 semestres, com aulas, preferencialmente, no período noturno, com no máximo 25% de atividades diurnas, nos Câmpus Ijuí e Santa Rosa. O currículo propõe um conjunto de disciplinas de núcleo comum e quatro subconjuntos que constituem ênfases curriculares: psicologia e processos sociais; psicologia e processos organizacionais e do trabalho; psicologia e processos educacionais; e psicologia e processos clínicos. Durante sua formação o acadêmico fará a opção por duas dentre as quatro ênfases. O aluno ao concluir o curso recebe o título de Psicólogo.

OBJETIVOS:

A meta central do Curso de Graduação em Psicologia é a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional. Esta formação está comprometida com a construção e o desenvolvimento do conhecimento em Psicologia; com o aprimoramento e capacitação contínuos; com a compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender o fenômeno psicológico e com o incentivo à interlocução com outros campos do conhecimento que ela requer, com o respeito à ética nas relações profissionais e com a compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País. O Curso visa dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das competências e habilidades do Psicólogo na sua atuação em diferentes contextos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Para isto, o curso propõe a articulação entre conhecimentos, habilidades e competências em torno de eixos estruturantes do currículo, através de disciplinas agrupadas em um núcleo comum básico e em ênfases específicas da formação.

RESULTADOS:


Relatório do trabalho do Estágio Básico – ano 2016
Projetos ligados ao Estágio básico – semestre I e II do ano de 2016

1 Acompanhamento Terapêutico (APAE- Ijuí e Panambi)
Coordenadora: Ana Dias

O projeto é realizado nas APAES, é uma modalidade clínica, ou seja, um dispositivo clínico para acompanhar sujeitos com necessidades especiais fora do âmbito institucional, desdobrando-se em espaços da cidade. Possibilita uma maior participação destes sujeitos na vida social.


2 Acompanhamento psicológico a Idosos (Panambi e Cruz Alta)
Coordenadora: Angela Drugg

Propõe-se o desenvolvimento de ações que possam atender necessidades de âmbito psicológicos dos idosos da Instituição. Considerando que o envelhecimento impõe uma série de limitações e mudanças biológicas, psicológicas e sociais que geralmente são vividas pelo sujeito como perdas, pretende-se oportunizar aos idosos espaços de escuta clínica com acadêmicos de psicologia, onde o sofrimento psíquico decorrente do envelhecimento possa ser compartilhado e elaborado. Ao mesmo tempo, o projeto propõe fomentar e auxiliar na promoção de atividades institucionais de caráter social, cultural, educativo, de lazer, etc., constituindo espaços de inserção e convivência para os idosos, entendendo que estes são importantes para a recuperação e preservação da saúde psíquica.


3 Sensibilização na escolha profissional
Coordenadora: Angela Drugg

Desenvolve atividade no campo da psicologia sobre a temática da escolha profissional junto ás escolar de ensino médio da região de abrangência da UNIJUÍ. Realiza oficinas de Sensibilização para a Escolha Profissional


4 Brincar no Capes
Coordenadora: Angela Drug

Acompanhamento psicológico no Capes Infantil através de grupos operativos cuja tarefa é o brincar


5 Falas femininas: construções de história de vida de mulheres moradoras do Bairro Getúlio Vargas – Município de Ijuí
Coordenadora: Cristian Giles

Permitir a estas mulheres através de contar e reconstruir sua história, se desfazer de representações fixas e definitivas e poder ousar afirmar-se na incerteza de suas histórias, podendo recriar outras versões. Possibilitar que as vivências do cotidiano destas mulheres, possa se tornar uma experiência na medida em que o outro funciona como testemunha permitindo que ditas vivências tenham outros sentidos ou outras versões menos traumáticas, saindo da incessante queixa e do anonimato. Criar através desta reconstrução um espaço de elaboração simbólica de seu lugar no bairro como sujeito e cidadã. Possibilitar aos estagiários o estudo da psicopatologia da vida cotidiana e sua articulação na produção do sujeito.


6 Escuta de Mulheres e acompanhamento psicológico na comunidade terapêutica (Cruz Alta)
Coordenadora: Cristian Giles

O Projeto Escuta de Mulheres está sendo realizado na Comunidade Terapêutica Feminina - centro de recuperação e terapêutica para dependentes de álcool e outras drogas - ASSOCIAÇÃO FAZENDA DO SENHOR JESUS – COTEFEM, que tem como objetivo a prevenção, educação, orientação, recuperação e reinserção social das usuárias de substâncias psicotrópicas (DEPENDENTES QUÍMICAS).

O projeto tem em vista criar espaços de escuta onde estas mulheres em sofrimento psíquico possam trabalhar e elaborar suas angustias e dificuldades psíquicas com relação a esta problemática e dependência.


7 A escuta dos velhos
Coordenador: Gustavo Brum

O estágio tem o objetivo acadêmico de propiciar um ambiente para que o aluno estagiário consiga utilizar métodos observação na organização da instituição assim como de seus membros participantes.

Realizar entrevistas em contextos diferentes, analisar e interpretar processos psicológicos do idoso. Interagir com grupos de idosos e discriminar momentos de intervenção psicológica.

Além dos objetivos acadêmicos, o procedimento de escutar o silencio e as histórias dos velhos, permite ao estagiário reconhecer suas expectativas e outros modos de preconceitos que emergem no encontro com o interlocutor. Em encontros semanais, o estagiário discrimina cadeias associativas e reconhece núcleos temáticos característicos de psicopatologias, da idade, da situação asilar, formando assim uma escuta que consegue referenciar teoricamente. 


8 A emergência do sujeito nas Instituições – na EFA
Coordenador: Gustavo Brum

Visa acompanhar os vínculos que se estabelecem na Escola Francisco de Assis (EFA), escutando enunciados que surgem em situações problemáticas que impedem avançar nos objetivos da instituição.

Propõe-se que os estagiários exercitem a escuta como caminhão para reconhecer o sujeito do desejo delimitando a orientação básica do projeto.

Propõe-se realizar entrevistas em contextos diferentes, analisar e interpretar processos psicológicos no contexto grupal e institucional. Interagir com professores e alunos e discriminar momentos de intervenção psicológica.


9 Sensibilização na escolha profissional
Coordenadora: Sonia Fengler

Desenvolve atividade no campo da psicologia sobre a temática da escolha profissional junto ás escolar de ensino médio da região de abrangência da UNIJUÍ. Realiza oficinas de Sensibilização para a Escolha Profissional.


10 Psicanálise em situações de violência. (Delegacia de mulheres)
Coordenadora: Iris Campos

O projeto propõe disponibilizar á população de mulheres que sofreram violência um primeiro acolhimento a sua palavra, para que na circulação dessa o (sujeito) falante faça uma elaboração inicial sobre seu vínculo com o agressor. A partir desse acolhimento, encaminhar a questão dentro das demandas apresentadas.


11 Atenção biopsicossocial a idosos em longa permanência em Instituições.
Coordenadora: Iris Campos

Através de entrevistas com idosos, a escuta de idosos, fazer um blogue sobre os idosos e alimentar o mesmo.


12 Ressignificar - Liga do câncer
Coordenadora: Flavia Flach

Atuar na área da psicologia oncológica visando identificar, compreender e trabalhar com os fatores emocionais que intervém no processo do adoecimento com pessoas diagnosticadas com câncer.


13 Práticas sociais com ênfase na adolescência (na AABB)
Coordenador: Daniel Ruwer

Inserção do acadêmico no campo da práxis psicológicas com ênfase no reconhecimento de um processo social. O trabalho direciona=se para a leitura, interpretação e consequente planejamento de intervenção de forma coerente com referências teóricos trabalhados sobre o processo identificado. É direcionado ao Programam AABB Comunidade – Ijuí. O estagiário irá trabalhar diretamente com adolescentes em vulnerabilidade social participantes do Programa


14 Psicologia nas escolas
Coordenador: Daniel Ruwer

Análise do campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos, análise do contexto em que o psicólogo atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional; identificação e análise das necessidades de natureza psicológica; diagnóstico, planejamento e intervenção de forma coerente com referenciais teóricos trabalhados; formulação de questões de investigação científica; escolha, coleta e análise de dados em projetos de trabalho, com seleção e utilização de instrumentos e procedimentos de coletas de dados, quando viável.


15 Narrativas da infância: Os caminhos de elaboração dos enigmas do mundo e do desejo através de oficinas de contos de fadas
Coordenadora: Elisiane Schornadie

Parte-se da consideração de que os contos, tanto tradicionais quanto modernos, são narrativas que oferecem representações imaginárias da construção da subjetividade, na medida em que emprestam significantes com os quais a criança poderá formular significações próprias sobre suas experiências inconscientes, lhe permitindo lidar com seu lugar na família e no mundo. Dessa forma, os contos auxiliam a transformar em fantasias representáveis os conteúdos inconscientes. O projeto propõe a realização de oficinas de contos em instituições que desenvolvem seu trabalho com crianças.


16 Narrativas da infância: Os caminhos de elaboração dos enigmas do mundo e do desejo através de oficinas de contos de fadas
Coordenadora: Tania de Souza

Parte-se da consideração de que os contos, tanto tradicionais quanto modernos, são narrativas que oferecem representações imaginárias da construção da subjetividade, na medida em que emprestam significantes com os quais a criança poderá formular significações próprias sobre suas experiências inconscientes, lhe permitindo lidar com seu lugar na família e no mundo. Dessa forma, os contos auxiliam a transformar em fantasias representáveis os conteúdos inconscientes. O projeto propõe a realização de oficinas de contos em instituições que desenvolvem seu trabalho com crianças.


CURSO DE PSICOLOGIA – BACHARELADO – CAMPUS SANTA ROSA
COORDENADOR: GUSTAVO HECTOR BRUN

RESUMO

O Curso de Psicologia tem 4.010 horas aula, correspondendo a 252 créditos e as disciplinas estão organizadas em 10 semestres, com aulas, preferencialmente, no período noturno, com no máximo 25% de atividades diurnas, nos Câmpus Ijuí e Santa Rosa. O currículo propõe um conjunto de disciplinas de núcleo comum e quatro subconjuntos que constituem ênfases curriculares: psicologia e processos sociais; psicologia e processos organizacionais e do trabalho; psicologia e processos educacionais; e psicologia e processos clínicos. Durante sua formação o acadêmico fará a opção por duas dentre as quatro ênfases. O aluno ao concluir o curso recebe o título de Psicólogo.

OBJETIVOS:

A meta central do Curso de Graduação em Psicologia é a formação do Psicólogo voltado para a atuação profissional. Esta formação está comprometida com a construção e o desenvolvimento do conhecimento em Psicologia; com o aprimoramento e capacitação contínuos; com a compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender o fenômeno psicológico e com o incentivo à interlocução com outros campos do conhecimento que ela requer, com o respeito à ética nas relações profissionais e com a compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País. O Curso visa dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das competências e habilidades do Psicólogo na sua atuação em diferentes contextos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades. Para isto, o curso propõe a articulação entre conhecimentos, habilidades e competências em torno de eixos estruturantes do currículo, através de disciplinas agrupadas em um núcleo comum básico e em ênfases específicas da formação.

RESULTADOS:


Relatório do trabalho do Estágio Básico – ano 2016
Projetos ligados ao Estágio básico – semestre I e II do ano de 2016

1 Acompanhamento Terapêutico (APAE- Ijuí e Panambi)
Coordenadora: Ana Dias

O projeto é realizado nas APAES, é uma modalidade clinica, ou seja, um dispositivo clínico para acompanhar sujeitos com necessidades especiais fora do âmbito institucional, desdobrando-se em espaços da cidade. Possibilita uma maior participação destes sujeitos na vida social.


2 Acompanhamento psicológico a Idosos (Panambi e Cruz Alta)
Coordenadora: Angela Drugg

Propõe-se o desenvolvimento de ações que possam atender necessidades de âmbito psicológicos dos idosos da Instituição. Considerando que o envelhecimento impõe uma serie de limitações e mudanças biológicas, psicológicas e sociais que geralmente são vividas pelo sujeito como perdas, pretende-se oportunizar aos idosos espaços de escuta clínica com acadêmicos de psicologia, onde o sofrimento psíquico decorrente do envelhecimento possa ser compartilhado e elaborado. Ao mesmo tempo, o projeto propõe fomentar e auxiliar na promoção de atividades institucionais de caráter social, cultural, educativo, de lazer, etc., constituindo espaços de inserção e convivência para os idosos, entendendo que estes são importantes para a recuperação e preservação da saúde psíquica.


3 Sensibilização na escolha profissional
Coordenadora: Angela Drugg

Desenvolve atividade no campo da psicologia sobre a temática da escolha profissional junto ás escolar de ensino médio da região de abrangência da UNIJUÍ. Realiza oficinas de Sensibilização para a Escolha Profissional


4 Brincar no Capes
Coordenadora: Angela Drug

Acompanhamento psicológico no Capes Infantil através de grupos operativos cuja tarefa é o brincar


5 Falas femininas: construções de história de vida de mulheres moradoras do Bairro Getúlio Vargas – Município de Ijuí
Coordenadora: Cristian Giles

Permitir a estas mulheres através de contar e reconstruir sua história, se desfazer de representações fixas e definitivas e poder ousar afirmar-se na incerteza de suas histórias, podendo recriar outras versões. Possibilitar que as vivências do cotidiano destas mulheres, possa se tornar uma experiência na medida em que o outro funciona como testemunha permitindo que ditas vivências tenham outros sentidos ou outras versões menos traumáticas, saindo da incessante queixa e do anonimato. Criar através desta reconstrução um espaço de elaboração simbólica de seu lugar no bairro como sujeito e cidadã. Possibilitar aos estagiários o estudo da psicopatologia da vida cotidiana e sua articulação na produção do sujeito.


6 Escuta de Mulheres e Acompanhamento psicológico na comunidade terapêutica (Cruz Alta)
Coordenadora: Cristian Giles

O Projeto Escuta de Mulheres está sendo realizado na Comunidade Terapêutica Feminina - centro de recuperação e terapêutica para dependentes de álcool e outras drogas - ASSOCIAÇÃO FAZENDA DO SENHOR JESUS – COTEFEM, que tem como objetivo a prevenção, educação, orientação, recuperação e reinserção social das usuárias de substâncias psicotrópicas (DEPENDENTES QUÍMICAS).

O projeto tem em vista criar espaços de escuta onde estas mulheres em sofrimento psíquico possam trabalhar e elaborar suas angustias e dificuldades psíquicas com relação a esta problemática e dependência.


7 A escuta dos velhos
Coordenador: Gustavo Brum

O estágio tem o objetivo acadêmico de propiciar um ambiente para que o aluno estagiário consiga utilizar métodos observação na organização da instituição assim como de seus membros participantes.

Realizar entrevistas em contextos diferentes, analisar e interpretar processos psicológicos do idoso. Interagir com grupos de idosos e discriminar momentos de intervenção psicológica.

Além dos objetivos acadêmicos, o procedimento de escutar o silencio e as histórias dos velhos, permite ao estagiário reconhecer suas expectativas e outros modos de preconceitos que emergem no encontro com o interlocutor. Em encontros semanais, o estagiário discrimina cadeias associativas e reconhece núcleos temáticos característicos de psicopatologias, da idade, da situação asilar, formando assim uma escuta que consegue referenciar teoricamente. 


8 A emergência do sujeito nas Instituições – na EFA
Coordenador: Gustavo Brum

Visa acompanhar os vínculos que se estabelecem na Escola Francisco de Assis (EFA), escutando enunciados que surgem em situações problemáticas que impedem avançar nos objetivos da instituição.

Propõe-se que os estagiários exercitem a escuta como caminhão para reconhecer o sujeito do desejo delimitando a orientação básica do projeto.

Propõe-se realizar entrevistas em contextos diferentes, analisar e interpretar processos psicológicos no contexto grupal e institucional. Interagir com professores e alunos e discriminar momentos de intervenção psicológica.


9 Sensibilização na escolha profissional
Coordenadora: Sonia Fengler

Desenvolve atividade no campo da psicologia sobre a temática da escolha profissional junto ás escolar de ensino médio da região de abrangência da UNIJUÍ. Realiza oficinas de Sensibilização para a Escolha Profissional.


10 Psicanálise em situações de violência. (delegacia de mulheres)
Coordenadora: Iris Campos

O projeto propõe disponibilizar á população de mulheres que sofreram violência um primeiro acolhimento a sua palavra, para que na circulação dessa o (sujeito) falante faça uma elaboração inicial sobre seu vínculo com o agressor. A partir desse acolhimento, encaminhar a questão dentro das demandas apresentadas.


11 Atenção biopsicossocial a idosos em longa permanência em Instituições.
Coordenadora: Iris Campos

Através de entrevistas com idosos, a escuta de idosos, fazer um blogue sobre os idosos e alimentar o mesmo.


12 Ressignificar - Liga do câncer
Coordenadora: Flavia Flach

Atuar na área da psicologia oncológica visando identificar, compreender e trabalhar com os fatores emocionais que intervém no processo do adoecimento com pessoas diagnosticadas com câncer.


13 Práticas sociais com ênfase na adolescência (na AABB)
Coordenador: Daniel Ruwer

Inserção do acadêmico no campo da práxis psicológicas com ênfase no reconhecimento de um processo social. O trabalho direciona-se para a leitura, interpretação e consequente planejamento de intervenção de forma coerente com referenciais teóricos trabalhados sobre o processo identificado. É direcionado ao Programam AABB Comunidade – Ijuí. O estagiário irá trabalhar diretamente com adolescentes em vulnerabilidade social participantes do Programa


14 Psicologia nas escolas
Coordenador: Daniel Ruwer

Análise do campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos, análise do contexto em que o psicólogo atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional; identificação e análise das necessidades de natureza psicológica; diagnóstico, planejamento e intervenção de forma coerente com referenciais teóricos trabalhados; formulação de questões de investigação científica; escolha, coleta e análise de dados em projetos de trabalho, com seleção e utilização de instrumentos e procedimentos de coletas de dados, quando viável.


15 Narrativas da infância: Os caminhos de elaboração dos enigmas do mundo e do desejo através de oficinas de contos de fadas
Coordenadora: Elisiane Schornadie

Parte-se da consideração de que os contos, tanto tradicionais quanto modernos, são narrativas que oferecem representações imaginárias da construção da subjetividade, na medida em que emprestam significantes com os quais a criança poderá formular significações próprias sobre suas experiências inconscientes, lhe permitindo lidar com seu lugar na família e no mundo. Dessa forma, os contos auxiliam a transformar em fantasias representáveis os conteúdos inconscientes. O projeto propõe a realização de oficinas de contos em instituições que desenvolvem seu trabalho com crianças.


16 Narrativas da infância: Os caminhos de elaboração dos enigmas do mundo e do desejo através de oficinas de contos de fadas
Coordenadora: Tania de Souza

Parte-se da consideração de que os contos, tanto tradicionais quanto modernos, são narrativas que oferecem representações imaginárias da construção da subjetividade, na medida em que emprestam significantes com os quais a criança poderá formular significações próprias sobre suas experiências inconscientes, lhe permitindo lidar com seu lugar na família e no mundo. Dessa forma, os contos auxiliam a transformar em fantasias representáveis os conteúdos inconscientes. O projeto propõe a realização de oficinas de contos em instituições que desenvolvem seu trabalho com crianças.


2.2 PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
2.2.1.1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO/MBA E RESIDÊNCIA

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA CLÍNICA: PRÁTICAS CLÍNICAS NAS INSTITUIÇÕES – 1ª EDIÇÃO – 2016-2018
COORDENADORA: TANIA MARIA DE SOUZA

RESUMO:

O Curso de Psicologia Clínica: práticas clinicas nas instituições tem 390 horas aula, e as disciplinas estão organizados em 2 semestres, com aulas nos seguintes períodos:  Sexta-feira: 13hs30min às 17hs30min, 18hs30min às 22hs30min e Sábado: 09hs30min às 13hs30min, no CAMPUS Ijuí. A estrutura curricular consiste em 2 semestres de componentes curriculares e mais 2 semestres para a elaboração de TCC. O aluno ao concluir o curso recebe o título de especialista em psicologia clínica.

OBJETIVOS:

Geral

Qualificar psicólogos na especificidade do campo da Psicologia Clínica e sua implicação nos vínculos institucionais, assim como na investigação permanente de seus conceitos.

Objetivos Específicos

RESULTADOS:

Embora o curso ainda esteja em andamento, tem demonstrado um envolvimento e implicação dos alunos no nas atividades e estudos propostos;

O curso tem convocado os alunos, que por serem profissionais, em sua maioria, em pleno exercício de seu trabalho, a compartilhar sua prática de forma articulada aos estudos e discussões promovidos pelos docentes;

Da parte dos docentes, tivemos um retorno positivo ao relatarem a facilidade com que desenvolveram suas aulas devido ao nível de formação (a maioria composta por egressos da Unijui) e compromisso dos alunos;

Considera-se que os objetivos estão sendo atingidos, tanto na qualidade das aulas quanto nos resultados demonstrados pelos alunos.


3 DIMENSÃO PESQUISA
Grupo de Pesquisa: Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências - GIPEC
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LETRAMENTO DIGITAL: (NOVOS) PAPEIS DE EDUCADOR, ESCOLA E CURSOS DE LICENCIATURA
Coordenadora: FABIANA DINIZ KURTZ DA SILVA

Período de realização da pesquisa: 01/01/2013 - 31/07/2016

Apresentação:

O projeto almeja verificar de que forma prática docente e legislação (brasileira e portuguesa) contemplam questões que inserem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como elemento integrado ao processo de desenvolvimento e aprendizagem, e não meramente como algo a ser ’ensinado’, sob uma perspectiva instrumental. Os resultados, em sua fase preliminar, parecem apontar exatamente à segunda perspectiva, ou seja, o caráter instrumental parece predominar em cursos de Letras no Brasil.

Público-alvo: Comunidade científica, Estudantes, Estudantes (intercâmbio)

Objetivos:

Resultados:

2016 foi o ano de socializar descobertas no âmbito teórico quanto ao papel de modelos teóricos ligados à concepção das TIC na formação inicial docente, tendo no TPACK uma contribuição inicial. As discussões feitas servem de base para pesquisas a serem ampliadas em 2017.


Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio - GPEI
Título: FATORES ESTRATÉGICOS NA CONSTRUÇÃO DE TEXTOS: ANÁLISE DAS REDAÇÕES DO VESTIBULAR DA UNIJUÍ
Coordenadora: ROSITA DA SILVA SANTOS

Período de realização da pesquisa: 01/01/2015 - 31/12/2017

Apresentação: Existe hoje uma concepção de escrita segundo a qual escrever é produzir textos e sua realização exige do produtor a ativação de conhecimentos e a mobilização de várias estratégias, dentre elas as argumentativas. Este projeto de pesquisa busca analisar quais as estratégias argumentativas utilizadas pelos candidatos ao produzirem as redações para o vestibular da Unijuí, tendo em vista o exíguo tempo que possuem para produzirem o seu texto.

Público-alvo: Estudantes, Comunidade Científica

Objetivos:

Resultados:

Através do projeto de pesquisa, foi possível reconhecer a diferença entre os argumentos de lugares-próprios e de lugares-comuns, verificando estas diferenças nos textos reais do vestibular da UNIJUÍ. Os resultados foram  apresentados em um trabalho intitulado ?O lugar-próprio e o lugar-comum: a argumentação a partir do nada nas redações do vestibular? no Salão do Conhecimento. Além disso, o bolsista do projeto desenvolveu a pesquisa intitulada ?O argumento de autoridade e a relação direta com o texto motivador: uma análise a partir das redações do vestibular da UNIJUÍ?, também apresentado do Salão do Conhecimento.


Grupo de Pesquisa: Psicologia e Processos Educacionais
Título: A PSICOLOGIA NO CAMPO EDUCACIONAL: PESQUISA E INTERVENÇÃO

Coordenadora: ANGELA MARIA SCHNEIDER DRÜGG

Período de realização da pesquisa: 28/03/2014 - 31/12/2016

Apresentação:

Esta pesquisa pretende resgatar a produção teórica e prática do Curso de Psicologia da Unijui no campo educacional. Para isso, propõe-se a leitura e análise de dados colhidos nos relatórios de estágio e monografias produzidas pelos acadêmicos do Curso, bem como das dissertações e teses produzidas pelos professores. Os resultados serão analisados e confrontados com as principais questões que se colocam no campo da psicologia educacional.

Público-alvo: Comunidade científica, Estudantes

Objetivo:

Recuperar a memória da produção científica dos estudantes e professores do Curso de Psicologia da Unijuí no campo da psicologia educacional.

Resultados:

No ano de 2016 concluiu-se o levantamento previsto nos TCCs, dissertações e teses produzidas por acadêmicos e professores do curso de psicologia. Para isso, o projeto contou com a participação de quatro acadêmicas voluntárias, além dos professores que fazem parte do grupo. Também realizamos a análise dos dados coletados dos relatórios de estágio durante o ano de 2015. Parte desta análise foi apresentada no painel do DHE no Salão do Conhecimento. No momento o grupo prepara uma publicação no formato de livro com capítulos resultantes da pesquisa realizada.


Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio - GPEI
Título: LEITURA LITERÁRIA E VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES

Coordenadora: TAÍSE NEVES POSSANI

Período de realização da pesquisa: 01/01/2015 - 31/12/2017

Apresentação:

O projeto que segue é fruto da necessidade da atualização dos dados referentes à leitura literária no contexto escolar, mais precisamente de escolas de Ensino Médio do município de Ijuí e da região noroeste do Rio Grande do Sul. Além disso, configura-se como importante espaço de pesquisa das práticas leitoras da juventude, respondendo à problemática dos baixos índices de leitura no Brasil. Investiga também o papel da literatura na formação do jovem no âmbito escolar.

Público-alvo: Crianças e adolescentes, Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivos:

Resultados:

A partir do previsto no cronograma do projeto, foram realizadas as seguintes atividades:


Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio - GPEI
Título: CAMINHO DA PALAVRA: A LEITURA LITERÁRIA E AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES NO ENSINO
Coordenador: ANDERSON AMARAL DE OLIVEIRA

Período de realização da pesquisa: 01/01/2016 - 31/12/2017

Apresentação:

O presente projeto procura investigar formas de desenvolver as relações de ensino/aprendizagem de literatura, cultura e línguas estrangeiras e materna por meio da pesquisa acadêmica e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), problematizando as metodologias correntes visando o desenvolvendo estratégias de aproximação da cultura escrita aos alunos de ensino médio e universitários, por meio dos suportes tecnológicos disponíveis.

Público-alvo: Crianças e adolescentes, Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivo:

Propor uma metodologia de ensino de literatura para o ensino médio da rede básica, que esteja alinhada com os pressupostos políticos-pedagógicos da BNCC, que considere a Teoria da Literatura, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), práticas interdisciplinares e esteja em consonância com práticas realizadas em outros países cujas práticas demonstram sucesso na formação integral dos sujeitos. Propor projeto de extensão para professores da rede básica de ensino com base nos conhecimentos desenvolvidos com essa pesquisa.

Resultados:


Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio - GPEI
Título: NOVAS PERGUNTAS EM CADA RESPOSTA: ENSINO, PESQUISA E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO
Coordenador: JOSEI FERNANDES PEREIRA

Período de realização da pesquisa: 01/01/2016 - 31/12/2017

Apresentação:Este projeto de pesquisa foi pensando a partir de experiências de pesquisa realizadas e registrados nas aulas de História do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, onde leciono desde 2010. Visa ampliar a reflexão sobre a práxis do ensino-aprendizagem de História por meio da metodologia da pesquisa interdisciplinar em Ciências Humanas, nas turmas no Ensino Médio, produzindo conhecimento sobre didáticas e formação de professores.

Público-alvo: Comunidade científica, Estudantes

Objetivo:

Dentre os principais objetivos, este trabalho busca pensar e construir novas abordagens sobre o estudo da história econômica da humanidade, as diferentes formas de trabalho e as diferentes formas de apropriação do espaço utilizadas pela humanidade no seu desenvolvimento histórico, estudando os diferentes estágios tecnológicos produzidos pela humanidade e os resultados destes para os grupos sociais e compreendendo as desigualdades sociais produzidas pelos avanços tecnológicos.

Resultados:

O projeto encerrou o ano cumprindo todas as metas estabelecidas, que tratavam de fazer o acompanhamento de uma turma de ensino médio para o levantamento de dados a serem compilados e analisados ao longo do ano de 2017. Uma comunidade no portal conecta foi criada para realizar os registros e comunicações entre os alunos participantes do projeto e os bolsistas responsáveis pela coleta de dados.


Título: A HISTÓRIA PELA FOTOGRAFIA - FASE II
Coordenador: IVO DOS SANTOS CANABARRO

Período de realização da pesquisa: 21/09/2010 - 01/05/2017

Apresentação: O presente projeto de pesquisa investiga dimensões da cultura visual no Estado do Rio Grande do Sul, com um enfoque mais direcionado para o Noroeste do Estado. As investigações acontecem no Museu Antropológico Diretor Pestana, principalmente nas coleções Família Beck e Eduardo Jaunsem, são coleções fotográficas que comportam partes significativas da História do século XX no RS. Nesta fase da pesquisa o centro de investigações é a Coleção Família Beck, que comporta fotografias, negativos de vidro

Público-alvo: Comunidade científica

Objetivo:

Analisar algumas dimensões que configuram a cultura fotográfica no Noroeste do Rio Grande do Sul e sua importância para o entendimento da formação e desenvolvimento da sociedade de imigração. Desta forma, percebendo que a sociedade é o objeto das representações visuais presentes nas coleções fotográficas.

Resultados:

No ano de 2016 contamos com duas bolsistas da FAPERGS para a elaboração do projeto. Foram criadas duas frentes de trabalho cada uma com uma bolsista. Primeira frente: Coleção Família Beck. Pesquisas no acervo pessoal da família, catalogação de materiais e fotografias. Segunda frente: Coleção Eduardo Jaunsem. Pesquisas sistemáticas no acervo pessoal de Eduardo Jaunsem, catalogação de documentos e fotografias. Participamos dos eventos com apresentações dos resultados da pesquisa.


4 DIMENSÃO EXTENSÃO
1 PROGRAMA: ATENÇÃO À SAÚDE
1.1 SENSIBILIZAÇÃO PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL NA ADOLESCÊNCIA
Coordenadora: SONIA APARECIDA DA COSTA FENGLER

Período de realização do projeto: 01/01/2015 - 31/12/2017

Apresentação:

Este projeto apresenta o trabalho a ser desenvolvido através do projeto de extensão “Sensibilização para a escolha profissional na adolescência”, em escolas de Ensino Médio da região de abrangência da Unijuí.

A Orientação Profissional é uma atividade que psicólogos e pedagogos vem desenvolvendo desde as primeiras décadas do século XX. Inicialmente buscava-se, por meio de testes de aptidões e observações sistemáticas, traçar o perfil do indivíduo para, assim, descobrir a profissão que mais se ad

Público-alvo: Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

Objetivo:

Desenvolver atividades sobre a temática da escolha de uma profissão na adolescência, junto à escolas de ensino médio da região de abrangência da Unijui, a fim de possibilitar a compreensão dos fatores  em jogo nesse momento da vida, como também aprimorar o conhecimento sobre o mundo do trabalho, favorecendo a escolha profissional mais adequada.

Resultados:

Escolas Ijuí: (4)

Escolas Santa Rosa: (2)

Escolas em Cruz Alta(1)

Escolas em Santo Augusto (1)

Escolas em Santo Cristo :(1)

Estudantes e Pais  Ijuí e municípios da abrangência do CAMPUS Ijuí : 250.

Estudantes  e Pais  Santa Rosa , e municípios de abrangência do CAMPUS Santa Rosa 200.

Participação na organização do encontro de psicologia e processos educacionais com o tema: escolha profissional e contemporaneidade

Participação do profissional do futuro em ijui, tres passos e santa rosa com a oficina de orientação profissional


Título: ATENÇÃO BIO--PSICOSSOCIAL A IDOSOS
Coordenadora: IRIS FÁTIMA ALVES CAMPOS

Período de realização do projeto: 01/01/2015 - 31/12/2017

Apresentação:

Público-alvo:

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

 Objetivos:

Resultados:

Produção Cientifica Resultante do Projeto:


2 PROGRAMA: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
2.1 ESCOLA, CURRÍCULO, CONHECIMENTO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS E INTEGRADORAS 2015
Coordenadora: JULIETA IDA DALLEPIANE

Período de realização do projeto: 01/01/2015 - 31/12/2017

Apresentação:

O Projeto Escola, Currículo, Conhecimento: práticas pedagógicas integradas e integradoras, realiza ações que interferem de modo participativo nos espaços da universidade e da escola da Educação Básica vendo nesta integração possibilidade do fortalecimento da responsabilidade social da universidade. Privilegia ações que desafiam a interlocução entre os pares e as diferentes áreas epistêmicas, a experiência da docência, a produção de projetos vivenciais na perspectiva da reconfiguração curricular.

Público-alvo: Crianças e adolescentes, Família, Estudantes

Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim

 Objetivos:

Resultados:

Consolidação da equipe interdisciplinar das licenciaturas. Criação e coordenação de um Grupo de Estudos ?Paideia: Educação e Formação Humana nas interfaces do ensino, pesquisa e extensão?. Experiências compartilhadas envolvendo ora gestores, professores e estudantes. Criação de espaços para o retorno de egressos e educadores das escolas para universidade. Participação na coordenação da 1ª MOEDUCITEC- Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica, envolvendo as Escolas; Participação dos docentes e bolsistas no Salão do Conhecimento, apresentando 12 resumos expandidos e posters; organizando 02 painéis temáticos, participando como panelistas. Organização e coordenação do Painel Universidade: comunidades em diálogo durante o Salão do Conhecimento.

Oficinas e eventos com professores, pais e alunos da escola Osvaldo Aranha nos Anos Iniciais envolvendo professores e extensionistas nas áreas epistêmicas foco do projeto;


5 PROMOÇÕES DE EVENTOS DO DEPARTAMENTO

6 PARTICIPAÇÕES EM BANCA DE OUTRAS IES

7 LABORATÓRIOS
LABORATÓRIO DE PEDAGOGIA – BRINQUEDOTECA - CÂMPUS IJUÍ
RESPONSÁVEL: Eulália Beschorner Marin

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: O projeto do curso de Pedagogia

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

A coordenação do PIBID e as bolsistas tem tomado a brinquedoteca enquanto espaço de estudos e planejamentos, bem como buscado atualizar seu acervo.

PÚBLICO-ALVO: Projetos desenvolvidos nas escolas de Ensino Fundamental pelo PIBID


LABORATÓRIO DE MUSCULAÇÃO IJUÍ
RESPONSÁVEL: LEOPOLDO SCHONARDIE FILHO

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Montagem, aplicação e orientação de treinos de musculação, avaliação física e orientação de exercícios físicos em geral.

OBJETIVOS:

Proporcionar aos praticantes uma vida com exercícios físicos regulares, e aos acadêmicos um laboratório de práticas corporais que contribua para aprendizagem em torno do exercício regular.

RESULTADOS:

Consideramos que os resultados de 2016 foram satisfatórios pois atendemos a demanda tanto dos praticantes do laboratório quanto dos acadêmicos que em diversas oportunidades estiveram neste espaço realizando aulas práticas.


LABORATÓRIO DE LÍNGUAS DA UNIJUÍ - LELU
RESPONSÁVEL: ANDERSON AMARAL DE OLIVEIRA

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

OBJETIVOS:

Realizar atividades de ensino, aprendizagem em língua inglesa e portuguesa, promover eventos de difusão destas línguas, literaturas e culturas aproximando o curso de Letras à comunidade acadêmica e escolar de Ijuí e região, gerando oportunidades de aprendizagens significativas.  

RESULTADOS:

PÚBLICO-ALVO:

Alunos de Letras; Comunidade acadêmica. Sujeitos envolvidos aproximadamente 700 pessoas, Crianças e adolescentes, Estudantes, Comunidade científica


LABORATÓRIO DE PEDAGOGIA – LUDOTECA - CÂMPUS SANTA ROSA
RESPONSÁVEL: Cláudia Maria Seger

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

O espaço da Ludoteca é fundamental para o curso de Pedagogia, pois está vinculado diretamente aos projetos de extensão, pesquisa e ensino, possibilitando a realização de atividades com as acadêmicas que envolvem as metodologias trabalhadas no Curso de Pedagogia.

Ocorrem neste espaço o planejamento e organização de materiais para estágios.  

Na maioria dos casos, somente o fato das crianças estarem visitando a Ludoteca, uma sala colorida com outra professora, já é muito significativo para elas. Todas as atividades desempenhadas foram recebidas e realizadas pelas crianças com grande empenho e alegria. O período oportunizou aprendizagens tanto para os alunos que visitavam o espaço como para as estagiárias que atuaram na Ludoteca.

De pouco em pouco é notável as mudanças dentro da ludoteca e que estes ajustes são vistos e bem recebidos pelas crianças, chamando sua atenção e tirando-lhes um sorriso do rosto ao interagir e estar dentro de uma Universidade. Não há nada mais gratificante do que receber um muito obrigado verdadeiro, vindo de uma criança feliz de ter tido um dia divertido que ficará em sua memória.

PÚBLICO-ALVO: Crianças e adolescentes estudantes da Educação Infantil, Anos Iniciais e Professoras destes níveis.


CLÍNICA DE PSICOLOGIA – CAMPUS IJUÍ
RESPONSÁVEL: Normandia Cristian Giles

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

A Clínica de Psicologia da UNIJUÍ é uma instância do programa de formação do Curso de Psicologia e faz parte do Departamento de Humanidades e Educação. É uma instituição reconhecida socialmente e atua entre as diversas instituições que prestam serviços de psicologia à comunidade. A Clínica de Psicologia, além dos atendimentos aos pacientes, realiza atividades de formação que permitem sustentar o trabalho clínico do futuro psicólogo. Ainda cabe ressaltar que o trabalho clínico é promovido junto a atividades de pesquisa de caráter científico e atividades de capacitação profissional. Acontecem ainda reuniões internas e organização de eventos.

OBJETIVOS:

RESULTADOS:

PÚBLICO-ALVO: Crianças e Adolescentes; Adultos; Idosos; Indivíduos com Psicopatologias da comunidade local, incluindo todo tipo de grupos minoritários e pessoas em conflito social.


CLÍNICA DE PSICOLOGIA – SANTA ROSA
RESPONSÁVEL: Simoni Antunes Fernandes

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

A Clínica de Psicologia da UNIJUÍ é uma instância do programa de formação do Curso de Psicologia e faz parte do Departamento de Humanidades e Educação. É uma instituição reconhecida socialmente e atua entre as diversas instituições que prestam serviços de psicologia à comunidade. A Clínica de Psicologia, além dos atendimentos aos pacientes, realiza atividades de formação que permitem sustentar o trabalho clínico do futuro psicólogo. Ainda cabe ressaltar que o trabalho clínico é promovido junto a atividades de pesquisa de caráter científico e atividades de capacitação profissional. Acontecem ainda reuniões internas e organização de eventos.

OBJETIVOS:

A Clínica-Escola de Psicologia caracteriza-se como uma instituição mantida pela UNIJUÍ/Departamento de Humanidades e Educação e tem como objetivos principais:

RESULTADOS:

PÚBLICO-ALVO: Crianças e adolescentes   71 + 38 = 109, Mulheres: 60, Homens:31


LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO - UNIGESTAR
RESPONSÁVEL: DANIEL RUWER

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

Estão vinculadas à Unigestar as atividades do curso de psicologia que compõe a área de estudo e atuação profissional nomeada de psicologia organizacional e do trabalho:

OBJETIVOS:

Prestar serviço no campo organizacional e do trabalho para empresas públicas e privadas;

Possibilitar inserção efetiva do estagiário no referido campo;

Qualificar o estagiário para o mercado de trabalho;

Desenvolver ações voltadas aos cuidados com a saúde do trabalhador e a qualidade de vida no trabalho;

Fomentar a pesquisa.

RESULTADOS:

Atualmente presta serviços para as seguintes instituições:

As intervenções desenvolvidas apresentam como efeito movimentos internos nestas instituições no campo da organização, gestão, saúde e qualidade de vida no trabalhado, com o desenvolvimento de programas e projetos implementados pela Unigestar através de seus estagiários.

As ações desenvolvidas contribuem igualmente na formação profissional do acadêmico o preparando de modo efetivo para sua inserção no mercado de trabalho.

PÚBLICO-ALVO: Comunidades locais, Associações, Empresas Públicas e Privadas


LABORATÓRIO DE ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO À SAÚDE (CARDIOPATAS, HIPERTENSOS E PESSOAS COM CÂNCER).
RESPONSÁVEL: Leomar Tesche

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: aos Hipertensos e Cardiopatas são atividades Físicas monitoras  de específicas. Aos do Câncer são realizados treinamentos específicos aos todos os usuários

OBJETIVOS: que os usuários tenham uma qualidade de vida melhor ao que tiveram ao ingressar no Laboratório.

RESULTADOS: Os usuários se sentem muito bem após períodos de atividades . Muitos já estão a 7 anos e os do Câncer sentem grandes progressos na recuperação da massa muscular perdida.

PÚBLICO-ALVO: Idosos, Mulheres, Comunidades locais, estudantes e comunidade científica .

8 PUBLICAÇÕES DO DEPARTAMENTO
Artigos completos publicados em periódicos

ANDRADE, E.; NOGARO, A.; CALLAI, H. C. Formação continuada de professores(as) e sua relação com o conceito de acontecimento. Educação em Foco (Belo Horizonte. 1996), v. 19, p. 123-144, 2016.

BAGNARA, I. C.; FENSTERSEIFER, P. E. Intervenção pedagógica em educação física: um recorte da escola pública. Motrivivência (Florianópolis), v. 28, p. 316-330, 2016.

BOUFLEUER, J. P.; DELLAFAVERA, J. S. Educação e Linguagem: novas percepções com base na pragmática. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 727-744, 2016.

BOUFLEUER, J. P.; FENSTERSEIFER, P. E. Filosofia da Educação e Pesquisa Educacional: movimentos em direção ao diálogo. Revista Espaço Pedagógico, v. 23, p. 250-266, 2016.

BOUFLEUER, J. P.; REZER, R. Mario Osorio Marques: breve biografia de um pensador da educação. Revista Pedagógica (Unochapecó. Online), v. 18, p. 15-27, 2016.

CALLAI, H. C. O Livro Didático no contexto dos processos de avaliação. Okara: Geografia em Debate (UFPB), v. 10, p. 273-290, 2016.

CALLAI, H. C.; CAVALCANTI, L. de S.; CASTELLAR, S. M. V.; SOUZA, V. C. de. O ensino de geografia nos trabalhos apresentados no XI ENANPEGE. Revista da ANPEGE, v. 12, p. 43-55, 2016.

CALLAI, H. C.; RICHTER, D.; SOUZA, V. C. O ensino e a pesquisa da Geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, p. 06-20, 2016.

CERVI, T.; KESKE-SOARES, M.; DRÜGG, A. M. S. Implicações do discurso parental no desvio fonológico. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 33, p. 689-697, 2016.

GONZÁLEZ, F. J. Desafíos para la educación física escolar brasileña: una propuesta de currículum. Retos, v. 29, p. 188-194, 2016.

KURTZ, F. D. Ensino e aprendizagem com e não apenas sobre tecnologias: contribuições para o ensino superior e formação docente a partir da abordagem histórico-cultural de Vigotski. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 6, p. 83-99, 2016.

MARTINAZZO, C. J. Ensinar a viver: o sentido do ato de educar em Edgar Morin. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 97, p. 443-446, 2016.

MEDEIROS, D.; SCHWENGBER, M. S. V. Corpos-ouvidos destes tempos: implante coclear na mídia. Educação (Santa Maria. Online), v. 41, p. 435-446, 2016.

PEIRÓ, C. V.; DEVÍS-DEVÍS, J.; GONZÁLEZ, F. J. Colectivos vulnerados y buenas prácticas en la educación física escolar. Tándem, v. 054, p. 7-13, 2016.

Livros

ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUÍ, 2016. 395 p.

CALLAI, H. C. (Org.) Educação nas Ciências - Memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016. 224 p.

CALLAI, H. C; MORAES, M. M. Pesquisa, Educação e Cidadania: percursos Teóricos e metodológicos. Ijuí: UNIJUÍ, 2016. 210p.

MARTINAZZO, C. J.; BARBOSA, M. G.; DRESCH, O. I. A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. Ijuí: Unijuí, 2016. 192 p.

MARTINAZZO, C. J.; SILVA, S. P.; CASSOL, C. V. Complexidade e educação em diálogo. Ijuí e Frederico Westphalen: Unijuí e URI, 2016. 257 p.

BERLEZI, E.M.; SCHONARDIE FILHO, L.; GARCES, S. B. B. (Orgs.) Envelhecimento Humano. Compromisso das universidades Gaúchas. Ijuí: Unijuí, 2016. 184 p.

SCHONARDIE, P. A.; PILLAT, L. R. B.; SILVA, S. P. da. Sociedade Brasileira e Educação. Ijuí: Unijuí, 2016. v. 300. 168 p.

SILVA, S. P. da. Pós-modernidade, capitalismo e educação. Curitiba: Appris, 2016. v. 1.200. 330 p.

WESCHENFELDER, N. V.; CANCIAN, V. A.; GALLINA, S. F. Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Santa Maria e Brasília: Editora UFSM; MEC SEB, 2016. v. 2. 369 p.

Capítulos de livros publicados

ALLEBRANDT, L. I.; KORB, S. S.; VIONE, E. B.; SCHWINGER, G. F.; KERBER, P. S. A representação teatral na Escola: protagonismo infantil, criatividade, diversão e experiência que educam. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. (Org.). Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 85-92.

ALLEBRANDT, L. I.; PEREIRA, C. C. C.; ROSA, A. D. O direito de brincar na escola. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. (Org.). Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 255-261.

ALLEBRANDT, L. I.; SILVA, T. L.; MACHADO, C. F. A.; HERMES, G. A.; MORAIS, C. Docência compartilhada: aprendizagens no PIBID. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. (Org.). Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 163-171.

APPELT, J. P.;WESCHENFELDER, N. V. O cravo e a rosa: Identidades generificadas na educação infantil. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUI, 2016, p. 247-254.

BELTER, L.;WESCHENFELDER, N. V. O protagonismo infantil na pesquisa: Aprendendo a ver, ouvir e a dialogar com a infância. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 280-288.

BOUFLEUER, J. P.Habermas e a educação: sobre a pertinência do conceito de "ação comunicativa" para a educação. In: CARVALHO, A. F.; AZEREDO, V. D. (Org.). Filosofia e educação no mundo contemporâneo. São Paulo: Humanitas: FAPESP, 2016, p. 97-121.

BOUFLEUER, J. P. Horizontes éticos para um mundo humano comum. In: TREVISAN, A. L.; TOMAZETTI, E. M.; ROSSATTO, N. D. (Org.). Biopolítica, Barbárie e Educação. Curitiba: Appris, 2016, p. 1-13.

BOUFLEUER, J. P.; FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, S. P.; MARTINAZZO, C. J.; AZEREDO. V. D.; SCHNEIDER, P. R. O pedagógico, o ético e o político em suas vinculações com a educação. In: CALLAI, H. C. (Org.) Educação nas Ciências - Memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 75-90.

BOUFLEUER, J. P.; FREITAS, A. S. As lições do professor Antônio Joaquim Severino acerca do pedagógico, do ético e do político em suas vinculações com a educação. In: DALBOSCO, C. A.; PAGNI, P. A.; GALLO, S. (Org.). Filosofia da educação como práxis humana - Homenagem a Antônio Joaquim Severino. São Paulo: Cortez Editora, 2016, p. 123-141.

BOUFLEUER, J. P.; JOHANN, M. R. A estética como possibilidade de alargamento do horizonte da ética: intercomplementaridades formativas. In: RAJOBAC, R.; BOMBASSARO, L. C.; GOERGEN, P. (Org.). Experiência formativa e reflexão. Caxias do Sul: EDUCS, 2016, p. 133-146.

CALLAI, H. C. Espaço-Tempo-Intencional da Interlocução de Saberes: o Mestrado e o Doutorado do PPGEC-Unijuí em 20 anos. In: CALLAI, H. C. (Org.) Educação nas Ciências - Memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 13-25.

CALLAI, H. C. O livro didático permite e oportuniza a democratização do conhecimento?. In: SPOSITO, E.; SANT´ANNA NETO, J. L.; MELAZZO, E. S. A. (Org.). A diversidade da geografia brasileira. Escalas e dimensões da análise e da ação. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2016, p. 287-306.

CALLAI, H. C.; PEREZ, F. G. A educação para a cidadania e a pesquisa. In: CALLAI, H. C; MORAES, M. M. Pesquisa, Educação e Cidadania: percursos Teóricos e metodológicos. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, 18-29.

CALLAI, H. C.; MORAES. A pesquisa como processo formativo: os caminhos da aprendizagem. In: CALLAI, H. C; MORAES, M. M. Pesquisa, Educação e Cidadania: percursos teóricos e metodológicos. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 1-15.

CALLAI, H. C.; MORAES; BRUM, C. M. Internacionalização: experiência e conhecimento. Políticas Educacionais e Formação de Professores. Curitiba: Editora CRV, 2016, p. 1-3.

CANABARRO, I. S. Entre memória e esquecimento: a ditadura militar brasileira revisitada pela Comissão Nacional da Verdade. In: HAHN, N. B.; OLIVEIRA, K. L. de; REBLIN, I. A. (Org.). Direito a ter direitos: diálogos entre direito, cultura e religião. São Leopoldo/Santo Ângelo: Est - FuRI, 2016, p. 143-166.

COSSETIN, V. L. F.; BOUFLEUER, J. P.; FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, S. P.; MARTINAZZO, C. J.; AZEREDO. V. D.; SCHNEIDER, P. R. O pedagógico, o ético e o político em suas vinculações com a educação. In: CALLAI, H. C. (Org.) Educação nas Ciências - Memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 75-90.

DIAS, P. L. V.; WESCHENFELDER, N. V. Histórias de vida, formação docente no curso normal e o cinema: imagens e narrativas. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUI, 2016, p. 193-200.

FENSTERSEIFER, P. E. Produção de conhecimento e cooperação acadêmica nos países do Cone-Sul América do Sul - o caso da REIIPEFE. In: SILVA, P. C. da C. et al. (Org.). Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2016, p. 123-136.

FENSTERSEIFER, P. E. Tensões e sínteses possíveis na Educação Física Escolar. In: BINS, G. N.; DIEHL, V. R. O.; LOPES, R. A. (Org.). Educação física na escola: entre demandas curriculares e experiências artesanais. Porto Alegre: ESEFID-UFRGS, 2016, p. 336-353.

FENSTERSEIFER, P. E.; ZUCHI, C. Ética, Educação e Conhecimento: Reflexões acerca da formação docente. In: ANDRADE, E. (Org.). Políticas educacionais e formação de professores. Curitiba: CRV, 2016, p. 1-11.

FERNANDES, S. A.; WESCHENFELDER, N. V. Com a palavra os bebês: diálogos entre a Psicanálise e a Educação Infantil. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 136-140.

GONZÁLEZ, F. J. Atuação dos professores na Educação Física escolar: entre o abandono do trabalho docente e a renovação pedagógica. In: SILVA, C. da C. et al. (Org.). Territorialidade e diversidade regional no Brasil e América Latina: suas conexões com a Educação Física e as Ciências do Esporte. Florianópolis: Editora Tribo da Ilha, 2016, p. 45-70.

HEIDEL, A. R. T.; WESCHENFELDER, N. V. Entrelaçamentos das culturas infantis e culturas escolares: processos investigativos e reflexivos. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 178-184.

LOTTERMANN, O.; SILVA, S. P. da. A Gênese do Currículo Integrado: referenciais teóricos e suas implicações políticas, epistemológicas e sociais. In: HAMES, C.; ZANON, L. B; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C. (Org.). Currículo Integrado, Educação e Trabalho: saberes e fazeres em interlocução. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 17-36.

LUFT, H. M.; HORN, J. Planejamento e avaliação: um processo sistemático complementar na sala de aula. In: ANDRADE, E. (Org.). Políticas educacionais e formação de professores. Frederico Westphalen: CRV, 2016, p. 34-40.

LUFT, H. M.; PINHEIRO, D. R. C. O coordenador pedagógico e a formação continuada dos professores da rede pública. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 366-369.

LUFT, H. M.; SOUZA, T. O olhar da gestora escolar sobre os desafios da diversidade na escola. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 269-273.

LUFT, H. M.; FRANTZ, W.; WEYH, C. B. Planejamento participativo, políticas públicas e estratégias educativas emancipatórias. In: ANDRADE, E. (Org.). Políticas educacionais e formação de professores. Frederico Westphalen: CRV, 2016, p. 97-103.

MARTINAZZO, C. J. A Filosofia e a Filosofia da Educação em elo recursivo. In: MARTINAZZO, C. J.; BARBOSA, M. G.; DRESCH, O. I. A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 45-66.

MARTINAZZO, C. J.; BARBOSA, M. G. A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. In: MARTINAZZO, C. J.; BARBOSA, M. G.; DRESCH, O. I. A educação escolar em um mundo complexo e multicultural. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 19-44.

SANTOS, R. da S.; SILVA, S. P.; BARROS, R. Linguagem e Conhecimento na Escola Pública: repensando o currículo e a docência. In: GASTALDO, L. F.; ARENHARDT, L. O.; ANGST, F. (Org.). Linguagem e Conhecimento na Escola Pública: repensando o currículo e a docência. Tubarão: Copiart, 2016.

SCHIMITZ, L. L.; WESCHENFELDER, N. V. Vivências espaciais escolares e dinâmicas curriculares: a geografia como fonte de reflexão da prática docente. In: PORTUGAL, J. F.; OLIVEIRA, S. S.; RIBEIRO, S. L. (Org.). Formação e docência em geografia: narrativas, saberes e práticas. Salvador: EDUFBA, 2016, p. 279-292.

SCHMITCKE, D.; MALDANER, M. B. Olhares, práticas e reflexões sobre avaliação. In: ALLEBRANDT, L. I.; MALDANER, M. B. Alfabetização numa Relação Intercultural. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 289-295.

SCHONARDIE, P. A.; ANDRIOLI, L. A.; FRANTZ, W.; LUFT, H. M. As implicações da educação profissional docente na vanguarda das culturas populares. In: SCHÖNARDIE, P. A.; ANDRIOLI, L. Â.; FRANTZ, W. (Org.). Educação popular e politicas públicas. Ijuí: UNIJUÍ, 2016, p. 149-164.

SCHWENGBER, M. S. V.; GOETTEMS, L. Reconhecimento: o tracejar do legado de Mario Osorio Marques. In: CALLAI, H. C. (Org.) Educação nas Ciências - Memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 177-184.

SCHWENGBER, M. S. V.; JOHANN, M. R. Mona Lisa transfigurada: a objetivação do corpo feminino. In: CAMOZZATO, V. C.; CARVALHO, R. S. de. (Org.). Pedagogias culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade. Curitiba: Appris, 2016, p. 70-.

SILVA, S. P. da; FENSTERSEIFER, P. E. Aprendizagem e racionalidade no projeto da neomodernidade: um percurso com Mario Osorio Marques. In: CALLAI, H. C. (Org.) Educação nas Ciências - Memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 163-176.

SILVA, S. P. da. As Transformações Sociais e a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio: o princípio educativo do trabalho e o caráter do currículo escolar. In: AZEVEDO, J. C; REIS, J. T. (Org.). Ensino Médio: políticas e práticas. Porto Alegre: Editora Universitária Metodista, 2016, p. 123-145.

SILVA, S. P. da. Conhecimento e Complexidade: notas sobre o disciplinar, o interdisciplinar e o transdisciplinar na educação. In: MARTINAZZO, C.; SILVA, S. P. da; CASSOL, C. (Org.). Complexidade e educação em diálogo. Ijuí e Frederico Westphalen: Unijuí/Uri, 2016, v. 1, p. 19-34.

SILVA, S. P. da. Conhecimento escolar e educação nas ciências no contexto da globalização. In: CALLAI, H. C. (Org.) Educação nas Ciências - Memórias de ideias e práticas. Ijuí: Unijuí, 2016, p. 51-73.

SILVA, S. P. da. Pedagogia histórico-crítica: conceitos e interfaces filosóficas. In: SCHÖNARDIE, P. A.; PILLATT, L. R. B.; SILVA, S. P. da (Org.). Sociedade Brasileira e Educação: olhares interpretativos. Ijuí: Unijuí, 2016, v. 1, p. 75-86.

STRUCKER, B.; MACALAI, G.; CANABARRO, I. S. Análise da família afetiva de Jesus como argumento contra fundamentalismos religiosos no que tange ao direito da(s) família(s). In: ZEIFERT, A. P. B.; NIELSSON, J. G.; WERMUTH, M. Â. D. (Org.). Debatendo o Direito. Bento Gonçalves: Refletindo o Direito, 2016, v. 1, p. 127-140.

STRUCKER, B.; MACALAI, G.; CANABARRO, I. S. Preservação e garantia da dignidade humana através da “lei maria da penha”. In: LUCAS, D. C.; SERRER, F.; FORMENTINI, F. (Org.). Vários olhares e lugares sobre jurisdição, democracia e direitos humanos. Bento Gonçalves: Associação Refletindo o Direito, 2016, p. 19-30.

TOSO, C. I.; MORAES; CALLAI, H. C. Ensinar geografia com literatura. In: ALCARAZ, R. S.; MONLLOR, E. M. T. (Org.). La investigación e innovación en la enseñanza de la geografía. Alicante: UNE - Universidad de Alicante, 2016, p. 749-758.

WESCHENFELDER, N. V. A descolonização de saberes e poderes acerca da infância na formação continuada de professoras: um diálogo entre a pesquisa acadêmica e o assessoramento pedagógico. In: CANCIAN, V. A.; GALLINA, S. F. S; WESCHENFELDER, N. V. (Org.). Pedagogias da infância, crianças e docências na educação infantil. Santa Maria: UFSM, 2016, p. 269-279.

WESCHENFELDER, N. V.; MARCHAND, D. M.; WESCHENFELDER, V. R. A formação em contexto e a construção de uma identidade em docência na educação infantil. In: CANCIAN, V. A.; MELLO, D. T. de; CORREA, A. N. (Org.). Docências na educação infantil: currículo, espaços e tempos. Santa Maria/Brasília: UFSM/MEC SEB, 2016, p. 69-90.

WESCHENFELDER, N. V.; MARCHAND, D. M.; WESCHENFELDER, V. R. O assessoramento em educação infantil e a construção de processos coletivos. In: CANCIAN, V. A.; GALLINA, S. F. S.; WESCHENFELDER, N. V. (Org.). Pedagogias das infâncias, crianças e docências na educação infantil. Brasília: MEC SEB, 2016, v. 1, p. 41-64.

WESCHENFELDER, N. V.; WESCHENFELDER, V. R.; MARCHAND, D. M. A descolonização de saberes e poderes acerca da infância na formação continuada de professoras: um diálogo entre a pesquisa acadêmica e o assessoramento pedagógico. In: CANCIAN, V. A.; MELLO, D. T. de; CORREA, A. N. (Org.). Docências na educação infantil, currículo, espaços e tempos. Brasília: MEC SEB, 2016, p. 69-90.