Engenharia Elétrica
Bacharelado

Prepara você para atuar na área de distribuição de energia elétrica urbana e rural, na área da construção civil, executando projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais. Com consultoria nas áreas de qualidades de energia e eficiência energética e, ainda nas áreas de manutenção e desenvolvimento industrial.


ONDE CURSAR:
IJUÍ, SANTA ROSA

DURAÇÃO:
5 ANOS

TURNO:
NOTURNO

O curso na Unijuí

  • O curso conta com mais de 16 laboratórios, entre eles: Laboratório de Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Máquinas Elétricas, Eletrotécnica, Automação e Controle, Laboratório de Simulação Digital, Robótica e Laboratório de Medidas Elétricas.
  • Os acadêmicos têm a oportunidade de realizar estágios, através de convênios feitos com empresas do Rio Grande do Sul e de outras regiões do país, como por exemplo, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná.
  • O curso oportuniza a formação em duas ênfases: Sistemas de Energia ou Eletrônica e Automação.
  • É possível ao aluno cursar as disciplinas do Núcleo Comum dos cursos de Engenharias nos três câmpus da Unijuí – Ijuí, Panambi e Santa Rosa – nos quais são oferecidas.
  • Como funciona? O aluno, ao efetuar a sua matrícula, indica as disciplinas e os respectivos câmpus em que deseja frequentar as aulas.
  • Quais são os benefícios para o aluno: Ele pode permanecer na sua cidade ou mais próximo dela, não onerando em transporte, alimentação, etc., custos que podem ser economizados. Por exemplo, se o aluno reside em Panambi, não precisa se deslocar a Ijuí para cursar uma ou mais disciplinas que também são ofertadas naquele câmpus.
  • Cabe salientar que todos os Cursos de Engenharia da Unijuí primam por uma formação generalista, o que oportuniza que o aluno possa optar por qualquer uma das áreas específicas de cada um dos cursos de engenharia, com a qualificação para tal, conforme demonstram os resultados do ENADE.

Você preparado para

Atuar em empresas de distribuição de energia elétrica, urbanas e rurais, privadas e públicas, em cooperativas de eletrificação em atividades relacionadas com usinas termo e hidroelétricas. Como profissional liberal junto à construção civil, executando projetos elétricos residenciais, comerciais e industriais. Como consultor nas áreas de qualidades de energia e eficiência energética. E ainda nas áreas de manutenção e desenvolvimento industrial, no setor de microprocessamento na arquitetura de computadores, de aparelhos eletrônicos afins, em controladores lógicos e sequenciais, conversores estáticos e dinâmicos, nos sistemas de metrologia de sinais elétricos, etc.