Espaço + Inovação Unijuí terá ambientes dinâmicos para uso da comunidade - Unijuí

Espaço + Inovação Unijuí terá ambientes dinâmicos para uso da comunidade

Estruturação de cinco ambientes acontece no prédio do antigo Dceeng, na Sede Acadêmica

Projeto mostra como ficará a entrada do Espaço + Inovação

Um dos principais objetivos do Espaço + Inovação Unijuí é acelerar o processo de consolidação de uma cultura inovadora e empreendedora, não só em Ijuí, mas também na região, por meio da implantação de ambientes dinâmicos e voltados às comunidades interna e externa.

Com a primeira das três fases do projeto em processo de implantação, a iniciativa tem como foco as smart cities - ou cidades inteligentes, e contará com cinco ambientes inovadores, todos instalados no prédio do antigo Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (Dceeng), na Sede Acadêmica.

Em uma das salas, que já está sendo preparada, ficará o Laboratório de Desenvolvimento de Internet das Coisas (IoT), que será um espaço dedicado ao desenvolvimento de aplicações e realização de cursos de capacitação, onde empresas, estudantes, pesquisadores e desenvolvedores de diversos segmentos poderão experimentar, interagir, testar e entender as aplicações para IoT.

Já o Laboratório de Smart Grids é um ambiente maker, com acesso à tecnologia e ferramentas que potencializam a partilha de conhecimento e a criação de sinergias, com foco no uso da tecnologia da comunicação para fazer com que os sistemas elétricos sejam mais eficientes, confiáveis e sustentáveis”, explicou o coordenador do projeto, professor Peterson Cleiton Avi.

Num terceiro ambiente estará o Espaço de Ideação, uma área lúdica para atividades em grupo ou individual, voltada ao estímulo da criatividade e início de processos de inovação, com insumos de informática, softwares, processos e ferramentas criativas que auxiliarão no teste de ideias, criação de conceitos, desenvolvimento de protótipos e de modelos de negócios.

Haverá, ainda, o Espaço Coworking, equipado para uso compartilhado por empresas e profissionais de diferentes áreas que valorizem a inovação, a criatividade, a troca de experiências e uma rede de contatos forte e colaborativa. “E, por fim, ainda contaremos com uma Sala de Realidade Aumentada, que combinará elementos virtuais e reais, e proporcionará interação de forma simultânea”, reforçou o coordenador, lembrando que a aplicação da realidade aumentada estende-se para diversas áreas. Este será um espaço para desenvolvimento e testes de novas aplicações e soluções, realização de cursos de capacitação e de aprendizagem de uso de recursos de realidade aumentada.

Os espaços compartilhados somam-se aos já implantados no mesmo prédio, segundo o coordenador, potencializando as atividades e a interação com pessoas que já circulam pelos ambientes, como pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de alunos da Educação Básica – que participam de oficinas de robótica, programação, energias renováveis e matemática.

Esperamos que as soluções desenvolvidas possam ser utilizadas pela comunidade no contexto de uma smart city, que possibilitem melhorias urbanas, econômicas, sociais e de governança na cidade. Para que possamos, em breve, construir possibilidades e resultados para uma cidade inteligente, educadora, saudável e sustentável”, reforçou Peterson.

O projeto conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Darcísio Perondi. Dos R$ 6 milhões previstos para as três etapas, R$ 2 milhões já estão sendo aplicados na primeira fase e outros R$ 2 milhões já foram aprovados.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail espacomaisinovacao@unijui.edu.br.

Elevador é instalado no prédio