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Nutrição (Bacharelado)

Estudantes realizam prática de educação alimentar e nutricional no Hospital Bom Pastor

Com o intuito de preparar os futuros profissionais para atuar nas áreas de nutrição clínica e saúde mental, que apresentam grande demanda, nesta quarta-feira, 27 de outubro, os estudantes do último semestre do curso de Nutrição da Unijuí desenvolveram uma atividade junto a pacientes da ala de saúde mental do Hospital Bom Pastor, sob orientação da professora e coordenadora do curso, Adriane Huth. 

Os estudantes do estágio em Nutrição Clínica II realizaram práticas de educação alimentar e nutricional sobre o consumo de laticínios, explicando os benefícios de escolhas alimentares adequadas, assim como a diferença entre laticínios ultraprocessados e laticínios minimamente processados. Durante a atividade, os pacientes degustaram a preparação de iogurte natural, gelatina incolor sem sabor e morango. 

“A partir de ações como esta, os acadêmicos podem interagir com os pacientes, desenvolver a habilidade de comunicação, transpor os conhecimentos teóricos para a realidade, desenvolver proatividade, criatividade e adaptação para a realidade vivenciada”, explica a coordenadora.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Ação do curso de Nutrição marca Dia Mundial da Alimentação na Unijuí

Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o curso de Nutrição da Unijuí promoveu uma atividade diferenciada na sexta-feira à noite, dia 15, no campus da Universidade. 

Por meio da disciplina de Alimentação, Cultura e Sociedade, os estudantes produziram apresentações sobre a rotulagem de alimentos, alimentos industrializados, processados e ultraprocessados, além do aproveitamento integral dos produtos. Um grupo também circulou pelo campus, entregando cartões com QrCode a estudantes e professores, que direcionava ao Guia Alimentar da População Brasileira. 

“Nesta data, o mundo se volta a questões relacionadas a sistemas alimentares, segurança alimentar e uma boa nutrição. E essa atividade buscou marcar o dia, com informação, na Unijuí”, explicou a professora responsável pela disciplina, Maristela Busnello. 

Durante a manhã de sexta-feira, na ESF Thomé de Souza, a data também foi lembrada numa ação realizada com a nutricionista da unidade, Aline Bernard. Com os usuários, foi realizada uma atividade interativa para montagem de um prato saudável.

Clarissa de Oliveira, Daiane Lemos e Rafaela Almeida integraram o grupo que fez uma comparação entre os alimentos ultraprocessados e in natura. As acadêmicas alertaram sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis e orientaram sobre trocas na alimentação.


Curso de Nutrição promove atividade com pacientes do Hospital Bom Pastor

Na manhã desta quarta-feira, dia 6 de setembro, acadêmicas do curso de Nutrição da Unijuí desenvolveram uma atividade no Hospital Bom Pastor. A ação foi denominada "Semáforo da Nutrição” e realizada na ala de Saúde Mental da Instituição, sob orientação da professora mestre e coordenadora do curso, Adriane Huth, na disciplina de Nutrição Clínica II.

Na atividade, os pacientes coloriram alimentos que já estavam desenhados e colaram em três círculos coloridos nas cores verde, amarelo e vermelho, fazendo referêncis a um semáforo. Os alimentos que foram colados no círculo verde são denominados in natura, os que foram agregados ao círculo amarelo são os minimamente processados e colados no círculo vermelho os ultraprocessados, ou seja, com alto nível de industrialização.

Enquanto colavam as figuras, acadêmicas e pacientes debatiam o quão saudável é cada alimento. Além disso, as estudantes explicavam as funcionalidades e algumas informações nutricionais das refeições. A partir disso, os pacientes perceberam que os alimentos no círculo verde podem ser consumidos diariamente; os colados no círculo amarelo podem ser consumidos, mas poucas vezes na semana; e dentro do espaço vermelho devem ser ingeridos raramente. 

Segundo a acadêmica Danieli Simon, a atividade é muito boa para os pacientes, aproximando-os de um aprendizado educativo sobre a alimentação. “O intuito dessa ação é fazer com que os pacientes aprendam a escolher melhor os seus alimentos e interajam com a gente, o que também faz parte do processo de recuperação,” comenta a estudante.

Já a professora Adriane Huth afirma que essas ações também são excelentes no aprendizado das acadêmicas envolvidas. “A partir de atividades como esta, as estudantes podem transferir os seus conhecimentos de forma clara e, dessa forma, conseguem exercitar sua forma de se comunicar, o que também é uma das competências dos nutricionistas”,  finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Estudantes de Nutrição preparam vídeo às escolas sobre alimentação saudável

Acadêmicas de Nutrição da Unijuí acabaram de finalizar uma atividade no Estágio em Saúde Coletiva na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Thomé de Souza. Trata-se da produção de um vídeo, com um teatro de fantoches, que será utilizado pelo Programa Saúde na Escola (PSE), nas escolas de Educação Infantil do Município. 

Conforme explica a professora responsável, Maristela Borin Busnello, o Estágio em Saúde Coletiva ocorre no 10º semestre do curso de Nutrição, propiciando ao estudante atuar e vivenciar a prática do nutricionista na saúde coletiva. “A disciplina prepara o futuro profissional para atuar com suas competências e responsabilidades específicas junto às equipes de saúde na Atenção Básica e na gestão de programas e ações do Sistema Único de Saúde”, completa.

O vídeo traz uma adaptação da história infantil Cesta da Dona Maricota, que explora as vantagens nutritivas de se comer verduras, frutas e legumes. “O vídeo tem o intuito de divulgar às escolas do município informações sobre a alimentação saudável. Foi uma estratégia pensada para o Programa que, durante o período de pandemia, se viu diante da dificuldade de acessar os educandários”, explicou a acadêmica Elisa Buratti, destacando que a atividade liga a teoria com a prática, contemplando a população com ações educativas. “Disseminar ações por processos educativos no âmbito do SUS é um dos trabalhos do nutricionista, que requer estudo e vínculo com a população, resultando na promoção da saúde através da alimentação saudável”, completou.

A produção do vídeo contou com o auxílio de  Fabio Novello, que prestou assessoria às estudantes para a montagem de luz e orientação sobre a manipulação de bonecos. A gravação aconteceu no teatro da Estação Cidadania Cultura Esporte do Parque da Pedreira e também contou com o suporte da coordenadora do Programa, a nutricionista Aline Bernard.

Aline comenta que o Programa Saúde na Escola, uma política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007, a fim de contribuir com o desenvolvimento dos estudantes da rede pública, da Educação Básica, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas da Saúde e da Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, ampliação do acesso aos serviços de saúde e melhoria da qualidade de vida.

“Estamos trabalhando nas atividades de 2021-2022 e, neste ciclo, foram cadastradas 26 escolas, com cerca de sete mil alunos”, explicou a coordenadora, lembrando que o PSE conta com diversas ações, divididas em eixos, como “Alimentação saudável e prevenção da obesidade”, onde o vídeo se insere. “O vídeo será trabalhado pelos professores conforme o cronograma escolar, para complementar temas sobre alimentação e nutrição”, reforça Aline.

Para conferir a produção, acesse:


Acadêmicas de Nutrição apresentam soluções de alimentos saudáveis

As acadêmicas do curso de Nutrição da Unijuí, da disciplina Nutrição Clínica II, sob coordenação da professora mestre Karina Ribeiro Rios, promoveram uma atividade no Laboratório de Gastronomia e Nutrição da Unijuí, na manhã de terça-feira, 28 de setembro. Na ação, as estudantes apresentaram algumas receitas saudáveis, que podem substituir outros alimentos calóricos. Além das estudantes e da professora, participaram também funcionários que trabalham no Centro Especializado em Reabilitação Física, Visual e Intelectual - CER III/Unir.

De acordo com a professora Karina, o intuito desse momento prático foi demonstrar e preparar algumas alternativas nutritivas aos colegas da Unijuí. “O objetivo foi executar e degustar preparações culinárias diferenciadas, que têm sido prescritas para alguns pacientes atendidos no Consultório de Nutrição da Unijuí, em razão de situações especiais, como necessidade de exclusão de certos alimentos, como, por exemplo, ovos, trigo, leite e derivados e café,” comenta a professora.

As estudantes do curso de Nutrição prepararam para o lanche patê de frango com purê de mandioca (substituindo o requeijão), maionese de couve-flor, panqueca de aveia com água, panqueca de alfarroba (substituto do cacau), espetinho de legumes (variação do tradicional com frutas), além de água saborizada e infusão de cevada.

“A adoção de práticas alimentares saudáveis deve ser seguida por todas as pessoas, sejam elas profissionais da área ou pacientes. Momentos de trocas como esse que fizemos, cooperam para que haja qualidade na alimentação e na saúde,” explica a professora. Ela finaliza afirmando que “ao selecionarmos os alimentos e planejarmos as refeições conforme a necessidade, criamos hábitos e rotinas mais salutares naturalmente”.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Curso de Nutrição promove atividade prática em estabelecimentos da região

As acadêmicas Daniela Pinheiro e Elidieli Sandri Noro, com o chef Henrique Zaukn, em visita ao Open Rock Gastropub

Ter contato com a prática é parte fundamental da experiência universitária, uma vez que aproxima o estudante da realidade do mercado de trabalho. Na disciplina Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição II, ministrada pela professora Eilamaria Libardoni, acadêmicos do curso de Nutrição têm a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

Cada grupo fez contato com o proprietário de um estabelecimento onde são produzidas refeições, para elaborar um Manual de Boas Práticas, documento exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece as práticas de organização e higiene necessárias para garantir a segurança alimentar e nutricional das preparações.

“Os estudantes vão até o estabelecimento, aplicam o checklist e elaboram uma sugestão de Manual de Boas Práticas, conforme a realidade do local em relação à produção e distribuição de refeições. No final, eles fazem orientações para essas empresas, de acordo com o que produziram no material”, explica a professora Eilamaria.

Entre os estabelecimentos visitados está o Open Rock Gastropub, escolhido pelas acadêmicas Elidieli Sandri Noro e Daniela Pinheiro. “Essa experiência nos permitiu desbravar a visão da teoria na prática, agregando conhecimento, promovendo qualificação na nossa formação e possibilitando que a gente saia do campo universitário para o campo de trabalho com grande carga de aprendizado”, relata Elidieli.

O proprietário do estabelecimento, Henrique Zaukn, chef do curso de Gastronomia da Unijuí, recebeu as estudantes e forneceu as informações necessárias para elaboração do material. Ele avalia positivamente o trabalho das acadêmicas. “Elas foram bem atenciosas e interessadas: vieram, conversaram, observaram tudo, ficaram um tempo na cozinha enquanto estávamos em produção. Todo esse processo é para crescimento delas e para aprendizado nosso, então é sempre válido”, afirma.

A professora Eilamaria também destaca a importância desses momentos em que os acadêmicos têm a oportunidade de atuar com casos reais. “Às vezes se trabalha o Manual de Boas Práticas como um material produzido somente de forma fictícia e ali eles ‘põem a mão na massa’. Isso oferece um diferencial muito grande na formação dos estudantes, porque eles precisam discutir com o proprietário e colaboradores, para então construir o Manual”, ressalta.

Por Amanda Thiel, estagiária de Jornalismo da Assessoria de Marketing


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