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EVENTOS

Salão do Conhecimento 2023

NORMAS E ETAPAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

NATUREZA DOS TRABALHOS E EVENTOS

A submissão de resumos expandidos poderá ser realizada em um dos seguintes eventos do Salão do Conhecimento 2023:

  • XXXI Seminário de Iniciação Científica
  • XXIV Jornada de Extensão
  • XIII Seminário de Inovação e Tecnologia
  • IX Mostra de Iniciação Científica Júnior

A submissão de trabalho completo poderá ser realizada exclusivamente no evento Jornada de Pesquisa e o autor responsável pela inscrição deve ser, no mínimo, Graduado:

  • XXVIII Jornada de Pesquisa

A submissão de trabalho de Projeto Integrador (PI) da Graduação Mais UNIJUÍ possui formato específico (Plataforma Sou Mais) e destina-se à publicação dos trabalhos desenvolvidos no âmbitos dos PIs: 

  • III Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais UNIJUÍ.

 

Público:

  • A submissão de trabalhos no Salão do Conhecimento poderá ser realizada por participantes UNIJUÍ (professores, estudantes, técnicos e egressos) e participantes externos (participantes de outras instituições e estrangeiros).

Inscrição:

  • A submissão de trabalhos deve ser realizada exclusivamente no site do evento, na opção INSCRIÇÃO.

Prazos:

 

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO EVENTO

  • A submissão de trabalho deverá ser realizada exclusivamente no site do evento. 
  • O participante deverá preencher todos os campos do formulário de inscrição; anexar o trabalho em formato PDF, em duas versões, conforme orientação; e realizar o pagamento da taxa de inscrição correspondente. Veja mais detalhes na seção 'Etapas para submissão de trabalhos' disponível nesta página). 
  • O autor principal poderá inscrever até 2 (dois) trabalhos (inscrição pelo seu CPF). Não há limite para participação como coautor de trabalhos. 
  • O limite de autores por trabalho são 6 (seis).
  • Os valores das taxas estão disponíveis na opção Modalidades de inscrição.
  • A revisão do trabalho é responsabilidade exclusiva de seus autores, e deve atender aos padrões de uso da linguagem escrita, respeitando os aspectos formais e funcionais da língua. 
  • As opiniões emitidas, conteúdo, adequação às normas e a procedência de citações bibliográficas, são responsabilidade dos autores.
  • Projetos de pesquisa envolvendo seres humanos deverão atender à Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, quando for da área da Saúde, ou à Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016, área de Ciências Humanas e Sociais, ambas do Conselho Nacional de Saúde - Ministério da Saúde.
  • Projetos que envolvam a criação e a utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica em todo o território nacional devem respeitar os critérios estabelecidos na Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008.
  • Não serão aceitos trabalhos que se configurem como plágio ou autoplágio.
  • Serão aceitos trabalhos redigidos em Português, Espanhol ou Inglês.   
  • Não serão aceitas inscrições de trabalhos fora do prazo, e as inscrições incompletas e com valores não pagos até a(s) data(s) estipulada(s) serão desconsideradas.
  • Os trabalhos com inscrição confirmada serão avaliados por membros da Comissão Científica do evento.
  • Os trabalhos são avaliados quanto: Relevância; Originalidade ou Inovação/Contribuição e impacto social; Fundamentação teórica e metodológica; Resultados, discussão e conclusão; Redação e forma.
  • A nota mínima para aprovação do trabalho é 5,0.
  • Não há ressarcimento/devolução de valores de taxas dos trabalhos não aprovados.
  • O autor responsável pela inscrição deverá realizar o preenchimento de todos os campos, certificando-se de que as informações estejam corretas, pois, após encerrado o prazo de submissão, nenhuma informação da inscrição ou do trabalho poderá ser alterada.
  • Todos os trabalhos aprovados deverão ser apresentados no evento e serão publicados nos Anais do Salão do Conhecimento 2023. 
  • Os trabalhos aprovados serão publicados exatamente conforme inscritos, não sendo possível qualquer alteração.
  • Trabalhos que não forem apresentados no evento não serão publicados nos Anais.

 

SOBRE A FORMATAÇÃO DO TRABALHO

  • A formatação do trabalho, conforme template, foi proposta seguindo as normas da ABNT e o Guia Unijuí de Formatação de Trabalhos Acadêmicos.
  • A formatação do trabalho deve estar de acordo com as normas da ABNT e com o template disponibilizado.
  • É obrigatório o uso de papel timbrado com a logomarca do evento.
  • Formato A4 (21 cm x 29,7 cm), digitado na cor preta, podendo-se usar outras cores somente para as ilustrações. 
  • Fonte Times New Roman tamanho 12 para o texto.
  • Citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e de tabelas: Fonte Times New Roman tamanho 10. 
  • Notas e legendas devem ser digitadas em espaço simples, com fonte menor que o texto e com o alinhamento justificado.
  • Espaçamento de 1,5 entre linhas.
  • Não usar espaçamento entre parágrafos.
  • Usar recuo/entrada de parágrafo de 1,5 cm. 
  • Os títulos das seções e subseções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por um espaço de 1,5, em tamanho 12, com a fonte Times New Roman.
  • A margem esquerda deve ser de 3 cm e a direita de 2 cm.
  • Respeitar as margens do cabeçalho (identificação do evento).
  • Formatação de tabelas, quadros, figuras e referências bibliográficas, conforme normas da ABNT.
  • O resumo expandido deverá ter no mínimo 3 e no máximo 5 páginas, incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas.
  • O trabalho completo deverá ter no mínimo 6 e no máximo 16 páginas, incluindo tabelas, figuras e referências bibliográficas.

 

MODELOS (TEMPLATES)

Para elaboração do trabalho, o participante deverá utilizar o template correspondente, disponível na opção 'MODELOS DE TRABALHOS'.

 

Serão rejeitados os trabalhos:

  • Com identificação dos autores na versão destinada à submissão  "sem identificação dos autores";
  • Que estejam em desconformidade com a formatação proposta;
  • Que se caracterizem como plágio ou autoplágio;
  • Que não utilizarem o papel timbrado com a identificação do evento (template);
  • Que excedam o número máximo de páginas ou não tenham o número mínimo;
  • Que não obtiverem a nota mínima para aprovação;
  • Que não atendam às normas do evento.

 

ETAPAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

1º - Escolha a modalidade em que deseja se inscrever, conforme as opções disponíveis:

  • Submissão de trabalho: opção apenas para submissão de trabalhos. 
  • Submissão de trabalho + Participante: submissão de trabalhos mais participação nas demais atividades da programação do evento (inclui certificado de participação com carga horária).
  • Participante: você pode realizar separadamente a submissão do trabalho e posteriormente se inscrever como participante, caso deseje.

Inscrições de bolsistas de iniciação científica, tecnológica e extensão, e do Projeto Integrador da Graduação Mais UNIJUÍ, ver orientações específicas no final desta página.

2º - Escolha a natureza do trabalho que deseja submeter:

  • Resumo expandido 
  • Trabalho completo

O trabalho deve ser apresentado no template disponibilizado, em papel timbrado com a logomarca do evento e observado o modelo de informações/estrutura requeridas para o tipo de trabalho correspondente.

3º - Informe o título do trabalho e anexe os arquivos em formato PDF:

  • Arquivo PDF da versão com a identificação dos autores do trabalho - versão que será publicada nos anais do evento caso o trabalho seja aprovado.
  • Arquivo PDF da versão sem identificação dos autores do trabalho - a versão sem identificação dos autores visa garantir o anonimato do processo de avaliação. Nesta versão devem ser removidos: os nomes dos autores do trabalho e as referências que identificam o trabalho e os autores. Atenção: devem ser removidas as referências dos autores do trabalho, não as referências bibliográficas! As referências bibliográficas são item obrigatório em ambas as versões.

4º - Informe os nomes dos autores do trabalho no campo AUTORES:

  • Além de inserir os autores no template do trabalho (arquivo PDF), o autor responsável pela inscrição deverá cadastrar cada autor diretamente no sistema, na opção específica "Autores", disponível no formulário de inscrição. Os nomes dos autores que não forem cadastrados nesta opção, não constarão no certificado.
  • O limite de autores do trabalho são 6 (seis).
  • Os dados inseridos no ato de inscrição do trabalho são também utilizados para a emissão dos certificados, portanto, reforça-se a importância de conferência do título do trabalho e nomes dos autores.

5º - Preencha o QUESTIONÁRIO e informe os detalhes solicitados:

  • Evento, área de conhecimento, ODS, Idioma, Área de formação, Informação sobre pesquisa com seres humanos ou animais e Sigla da Instituição; outras informações.
  • Recomendamos bastante atenção ao informar o evento em que estará realizando a submissão do trabalho, pois os critérios de avaliação são distintos em cada modalidade. O evento deve ser adequado à natureza do trabalho.
  • Em caso de dúvidas sobre qual o evento em que seu trabalho se enquadra, consulte os detalhes na página Apresentação.

6º - Finalize a inscrição.

  • Revise seus dados.
  • Gere as informações para pagamento e efetue a quitação do valor da taxa de inscrição dentro do prazo fixado no cronograma.

7º - Acompanhe sua inscrição.

  • Verifique o status da sua inscrição acessando-a pela página.
  • A situação 'Inscrição confirmada' indica que não há nenhuma pendência e seu trabalho será enviado para avaliação.
  • Caso sua inscrição esteja como 'Incompleta' ou 'Aguardando confirmação de pagamento', regularize as pendências dentro do prazo de inscrição. Inscrições de trabalhos em qualquer uma dessas situações, serão desconsideradas.

8º - Divulgação dos trabalhos aprovados:

  • Acompanhe a divulgação da lista dos trabalhos aprovados na página do evento, conforme cronograma.

9º - Divulgação do cronograma de apresentação:

  • Acompanhe na página as informações sobre a data de apresentação do(s) trabalho(s) no evento. 

10º - Apresentação de trabalhos:

  • Todos os trabalhos aprovados deverão ser apresentados no evento, a realizar-se de 23 a 27 de outubro de 2023.
  • A apresentação dos trabalhos será on-line, por meio da Plataforma Google Meet, no turno da noite.
  • As sessões de apresentação de trabalhos serão organizadas e coordenadas pela Comissão Organizadora do evento, não sendo possível a escolha de data pelo autor/apresentador.

 

ORIENTAÇÕES AOS BOLSISTAS 

Para os bolsistas de graduação dos Programas PIBIC e PIBITI (CNPq e Unijuí), PROBIC (Fapergs) e PIBEX (Unijuí), e bolsistas do PIBIC Ensino Médio (CNPq) a submissão de resumo expandido é obrigatória.

Os trabalhos deverão ser submetidos em evento e período específico a ser informado pela Coordenação dos Programas Institucionais.

Fique atento às orientações específicas encaminhadas para seu e-mail.

O resumo expandido é parte do relatório final do bolsista e por este motivo deve ser avaliado pelo Comitê Institucional. O bolsista só pode fazer a submissão do trabalho no evento após o trabalho ter sido avaliado pelo Comitê.Na inscrição, escolha a opção específica para esta modalidade de trabalho: 

  • Submissão de trabalho BOLSISTAS

Além do trabalho vinculado à atividade da bolsa, o bolsista pode inscrever até mais dois trabalhos em qualquer um dos eventos disponíveis.

Atenção! As inscrições são separadas e têm prazos distintos.

O custo da inscrição também é independente, sendo R$ 30,00 para o trabalho da bolsa e R$ 30,00 para submissão de até mais dois trabalhos em qualquer um dos eventos.

 

ORIENTAÇÕES PARA TRABALHOS DO PROJETO INTEGRADOR DA GRADUAÇÃO MAIS UNIJUÍ

A submissão de trabalho na III Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais UNIJUÍ admite apenas trabalhos elaborados nos Projetos Integradores da Graduação Mais UNIJUÍ, concluídos e inéditos.

  • O limite de autores por trabalho são 6.

Deve ser utilizado o template específico disponibilizado para os trabalhos do PI e, a partir deste, gerado arquivo PDF para submissão no site do evento.

Os trabalhos são analisados pela Vice-Reitoria de Graduação/Núcleo de Inovação Pedagógica.

Os trabalhos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos anais.

Na inscrição, escolha a opção específica para esta modalidade de trabalho: 

  • Submissão de trabalho Mostra de Projetos Integradores da Graduação Mais UNIJUÍ

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