Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (BUMOM)

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Gerente: Eleda Passinato Sausen

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques é um órgão de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, vinculada à Vice-Reitoria de Graduação, e tem como missão “Promover o acesso e a disseminação da informação, através de ações de cunho social, cultural, educacional e científica, para a comunidade acadêmica e regional”.

A Biblioteca é responsável pelo contínuo provimento, processamento técnico, manutenção, atualização e divulgação do seu acervo e da produção científica e cultural da Universidade. Dispõe de amplo acervo de livros, folhetos, periódicos, fitas de vídeos, CD-ROMs e outros meios de informação, nas mais variadas áreas do conhecimento, priorizando as áreas dos cursos ministrados na Instituição.

O catálogo disponível para consulta na Internet permite efetuar pesquisas aplicando diversos filtros de busca. O sistema disponibiliza diversas informações sobre o item pesquisado, como por exemplo: disponibilidade de empréstimos, reservas, renovações, número de exemplares e localização dos materiais. Qualquer documento do acervo pode ser localizado por meio de consulta online.

Integram a estrutura cinco Bibliotecas, localizadas na Sede Acadêmica, nos Campi de Ijuí, de Panambi, de Três Passos e de Santa Rosa, sendo que a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques presta assessoria técnica ao Museu Antropológico Diretor Pestana e à Biblioteca Mário Quintana da EFA – Centro de Educação Básica Francisco de Assis.

No ano de 2016, a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques deu continuidade à ampliação da Biblioteca Virtual e Digital da UNIJUÍ.

A Biblioteca Virtual é composta por uma seleção de links, sites, portais e home pages, com conteúdo científico ou acadêmico, voltados aos cursos oferecidos pela Instituição. Seu objetivo é selecionar, organizar, atualizar e avaliar as diferentes fontes de informações dispersas na Internet, criando uma ferramenta de busca especializada em diversas áreas do conhecimento.

A Biblioteca Digital da UNIJUÍ tem como principal objetivo preservar a memória institucional, divulgar e disponibilizar a Produção Intelectual gerada no âmbito da Universidade, através da publicação eletrônica, proporcionando ampla visibilidade e acessibilidade aos documentos, bem como às suas coleções históricas e a outros documentos de relevância para a Instituição, que fazem parte de suas coleções, embora não produzidos por ela.

A Biblioteca Digital traz benefícios para o processo de ensino e de pesquisa da UNIJUÍ, pois é um espaço aberto a todos os usuários que acessam a Internet, sem restrição ou discriminação a qualquer indivíduo que desejar utilizá-la. Esta permite que a informação circule mais rapidamente, originando assim efetivas possibilidades aos investigadores, docentes e discentes de poderem colaborar mais facilmente em termos educacionais.

A BUMOM vem ampliando as capacitações aos usuários ministradas pelos bibliotecários, com o objetivo de intensificar a utilização dos recursos informacionais disponíveis para a comunidade acadêmica.

Um dos principais objetivos é capacitar a comunidade acadêmica para a utilização do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para o qual a Biblioteca organizou um cronograma de capacitações presenciais. Estas capacitações são imprescindíveis para a comunidade acadêmica, uma vez que é a partir delas que os usuários passam a ter conhecimento dos recursos informacionais que a Universidade disponibiliza dando suporte às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques busca dar continuidade à qualificação dos serviços direcionados aos usuários (estudantes, professores e funcionários), tais como: empréstimos, devolução, renovação via web, renovação via tele renovação, reserva de materiais via web e pesquisa, facilitando a vida do usuário.

Os usuários da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, exceto os da Comunidade Externa, podem retirar materiais bibliográficos mediante a apresentação do Cartão Institucional de Identificação (CI) em seu próprio nome. Seguem abaixo os prazos e quantidades de itens de acordo com a categoria do usuário:

A aquisição de materiais bibliográficos é administrada pela BUMOM dentro da cota orçamentária anual estabelecida na Resolução das Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Programa. Esta recebe o encaminhamento das necessidades de aquisições de materiais bibliográficos dos coordenadores de curso, faz o levantamento das quantidades de exemplares existentes, levando em consideração o Projeto Pedagógico dos cursos e os critérios estabelecidos pelo MEC. Após a avaliação, sugere a quantidade de exemplares a serem adquiridos, faz a cotação de preços e envia o relatório à Vice-Reitoria de Graduação para aprovação das compras. Após a aprovação pela Vice-Reitoria de Graduação, a BUMOM efetua a compra.

Resultado sintético da pesquisa de satisfação dos usuários da BUMOM em 2014

Alternativas Percentual
Muito Satisfeito + Satisfeito 70,00%
Neutro 19,67%
Insatisfeito + Muito Insatisfeito 10,33%

Resultado sintético da pesquisa de satisfação dos usuários da BUMOM em 2015

Alternativas Percentual
Muito Satisfeito + Satisfeito 92,4%
Insatisfeito + Muito Insatisfeito 7,6%

 

Resultado sintético da pesquisa de satisfação dos usuários da BUMOM em 2016

Alternativas Percentual
Muito Satisfeito + Satisfeito 89,34%
Insatisfeito + Muito Insatisfeito 10,66%

Analisando os resultados das pesquisas de satisfação dos usuários, percebe-se que os esforços para a melhoria dos serviços prestados pela BUMOM foram positivos, pois o índice de satisfação de 2014 foi de 70,00%, em 2015 o índice de satisfação foi 92,4% com um total de 1.651 respondentes e em 2016 o índice de satisfação foi 89,34% com um total de 2.590 respondentes.

Gráfico comparativo da pesquisa de satisfação do usuário nos três ultimos anos

Comparativo da pesquisa de satisfação do usuário nos três ultimos anos

O setor de intercâmbio continua possibilitando à Biblioteca as permutas. Neste ano, conta-se com um total de 17 permutas das quais 02 são do exterior.

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, órgão subordinado à Vice-Reitoria de Graduação, é responsável pelo estabelecimento de diretrizes que visam subsidiar o Sistema de Informações de Ensino das Bibliotecas da UNIJUÍ e tem como principais atribuições:

PRINCIPAIS AÇÕES

Neste ano de 2016 deu-se continuidade à ampliação da Biblioteca Digital da UNIJUÍ.

Acervo impresso e VIRTUAL/digital

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) disponibiliza acesso remoto ao Portal de Periódicos para os professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e técnicos das instituições de ensino e pesquisa vinculados aos participantes do Portal, por meio da rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). A UNIJUÍ é uma das integrantes da rede CAFe, a qual assegura o acesso integral ao Portal, 24 horas por dia.

Projetos
Infraestrutura

Em 2017 pretende-se implementar o projeto de revitalização das Bibliotecas, principalmente, do Campus Ijuí.

Capacitações

Capacitações ministradas pela equipe de Bibliotecárias aos professores, funcionários e estudantes para uso da biblioteca;

Capacitações ministradas pela equipe de Bibliotecárias aos colaboradores da BUMOM e aos usuários em geral para utilização das Bases de Dados Virtuais e da Rede CAFe da CAPES;

Programa de ambientação para novos colaboradores, desenvolvido pela área de Recursos Humanos;

Participação das Bibliotecárias no encontro dos Grupos de trabalho – Comung;

Capacitação sobre a Biblioteca Digital;

Participação da equipe de Bibliotecárias no IV Encontro de Bibliotecas do COMUNG na FEEVALE, em Novo Hamburgo/RS.

Ações Culturais

Comemoração do Dia do Bibliotecário no dia 12 de março;

Comemoração do Dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro;

Comemoração do aniversário da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques no dia 29 de outubro.

Atendimento

Atendendo a inserção regional da Universidade, os atendimentos aos usuários da BUMOM organizam-se de forma descentralizada nos diversos Campi presenciais e no Polo EaD.

Treinamentos à pesquisa na base de dados virtual e biblioteca digital para os usuários, desenvolvidos pelas bibliotecárias.

ESTRUTURA

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques é formada por cinco bibliotecas, as quais estão localizadas no Campus Ijuí, Sede Acadêmica, Campus Santa Rosa, Campus Panambi e Campus Três Passos.

HUMANA

O seu quadro de colaboradores é formado por 01 Gerente, 02 Bibliotecárias e 25 Assistentes, somando um total de 28 colaboradores.

Campus Biblioteca Bibliotecárias Gerente Assistentes Total

Ijuí

Campus 02 01 14 17
Sede Acadêmica - - 04 04
Santa Rosa Campus - - 03 03
Três Passos Campus - - 02 02
Panambi Campus - - 02 02
Total BUMOM Unidade 02 01 25 28

Mobiliário

No ano de 2016 foram adquiridas quatro estantes dupla face para o acervo de livros dos Campi Ijuí e Panambi e Sede Acadêmica.

Número de salas de leitura e estudo, em 31/12/2016.

Tipo Quantidade
Salas para estudos individuais 18
Salas para estudo em grupo 42

Número total de assentos para usuários, em 31/12/2016: 598

Número total de Bibliocantos, em 31/12/2016: 2.794

Número total de Placas Sinalizadoras Imantadas, em 31/12/2016: 3.208

Mobiliário geral da BUMOM em dezembro de 2016

Mobiliário geral da BUMOM em dezembro de 2016

Instalações

Em 2016 foi realizada apenas a manutenção de instalações.

EQUIPAMENTOS

Neste ano foram substituídos 06 (seis) computadores para a Biblioteca do Campus Ijuí.

Número total de computadores destinados aos usuários, em 31/12/2016: 498

Observação: Neste dado estão incluídos os computadores dos laboratórios de informática e de atendimento destinados aos estudantes.

ATIVIDADES

A seguir, apresenta-se as descrições das atividades das bibliotecas juntamente com alguns gráficos e suas análises, retratando a evolução do acervo, dos investimentos na coleção, número de usuários, serviços prestados e as capacitações oferecidas à comunidade acadêmica em 2016.

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO

O ano de 2016 foi um ano de poucos investimentos no acervo das Bibliotecas da UNIJUÍ, pois os cursos estão revisando os seus projetos pedagógicos.

  1. Fatores que influenciaram na aquisição

 

  1. Investimento em materiais bibliográficos

No ano de 2016 houve uma redução de investimentos no acervo das Bibliotecas da UNIJUÍ em relação aos anos de anteriores. Verifica-se uma redução nos investimentos em relação aos três últimos anos, com a compra de livros e multimeios, assinatura de periódicos e bases de dados.

Investimento na Biblioteca em R$ 2012 2013 2014 2015 2016
Total Investimento em Materiais Bibliográficos 240.512,56 248.297,84 393.944,79 430.100,12 183.066,30

Fonte: Contabilidade, em 31/12/2016.

Na análise, do gráfico a seguir, é visualizada a distribuição dos recursos na compra de obras como: livros, vídeos, CD, DVD, normas técnicas, incluindo a assinatura de periódicos e bases de dados. O investimento em 2016 foi de R$ 183.066,30 (cento e oitenta e três mil, sessenta e seis reais e trinta centavos), o que significa que do montante de investimentos em material bibliográfico para o ano de 2016 foi utilizado 43,31%. Destes, R$ 29.302,88 (vinte e nove mil, trezentos e dois reais e oitenta e oito centavos) referem-se à aquisição de periódicos (títulos novos e renovações).

Investimento na Bibliotéca em R$ - 2016
  1. Acervo Bibliográfico

Na análise, do quadro a seguir, é visualizada a distribuição dos recursos na compra de obras como: livros, vídeos, CD, DVD, normas técnicas, incluindo a assinatura de periódicos e bases de dados.

Evolução do acervo de 2009 a 2016

Ano Total de Exemplares
2009 339.898
2010 346.353
2011 356.789
2012 359.578
2013 358.172
2014 362.729
2015 369.526
2016 373.669

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques possui em seu acervo 373.669 exemplares de materiais bibliográficos divididos entre as diversas áreas do conhecimento.

Quadro geral de títulos de materiais bibliográficos por Biblioteca e por grande área do MEC em dezembro de 2016

Quadro geral de títulos de materiais bibliográficos por Biblioteca e por grande área do MEC em dezembro de 2016

Quadro geral de títulos existentes no acervo de materiais bibliográficos nas Bibliotecas da UNIJUÍ por tipo de material e por Biblioteca em dezembro de 2016

Quadro geral de títulos existentes no acervo de materiais bibliográficos nas Bibliotecas da UNIJUÍ por tipo de material e por Biblioteca em dezembro de 2016

Quadro geral de exemplares de materiais bibliográficos por Biblioteca e por grande área do MEC em dezembro de 2016

Quadro geral de exemplares de materiais bibliográficos por Biblioteca e por grande área do MEC em dezembro de 2016

Quadro geral de exemplares existentes no acervo de materiais bibliográficos nas diversas Bibliotecas da UNIJUÍ por tipo de material e por Biblioteca em dezembro de 2016

 

Quadro geral de exemplares existentes no acervo de materiais bibliográficos nas diversas Bibliotecas da UNIJUÍ por tipo de material e por Biblioteca em dezembro de 2016
  1. Materiais Eletrônicos

Os materiais eletrônicos são, também, suportes cada vez mais utilizados pelos usuários totalizando 9.630 exemplares, destes 3.415 são títulos da Biblioteca Digital, sendo que em 2016 foram incluídos 556 novos títulos na Biblioteca Digital.

MATERIAIS EXEMPLARES 2016
VÍDEO 1.933
CD-ROM 2.546
CD-Música 70
CD-Periódico 379
CD-Base de Dados 710
DVD 380
DISQUETE 197
Títulos na Biblioteca Digital 3.415
TOTAL 9.630
  1. Teses, Dissertações, Monografias e Relatórios

Faz parte desses materiais a produção acadêmica da UNIJUÍ nos mais diversos Programas de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu e de Graduação.

MATERIAIS EXEMPLARES
TESES 539
DISSERTAÇÕES 2.455
MONOGRAFIAS 9.223
RELATÓRIOS 1.329
  1. Folhetos

A coleção de folhetos representa uma excelente fonte de informações rápidas, pela sua característica compacta de abordar determinados assuntos. Tem-se em todas as bibliotecas um total de 14.987 exemplares.

  1. Normas Técnicas

A Biblioteca possui um acervo de 833 normas, em diversas áreas do conhecimento. As normas técnicas quando não possuem mais validade têm que ser desbastadas da coleção, pois sua informação encontra-se desatualizada.

  1. Periódicos

O Setor de Periódicos é responsável pelo controle, organização e disseminação dos títulos de periódicos assinados, permutados e doados para a Universidade. Possui 35 títulos de jornais e revistas, nacionais e internacionais, nas diversas áreas do conhecimento, nas mídias impressa e digital. Nas assinaturas de periódicos estão incluídas as novas assinaturas e as renovações mensais, semestrais e anuais.

  1. Permutas

O setor de intercâmbio continua possibilitando à Biblioteca as permutas. Porém, neste ano, ocorreu uma redução significativa das permutas impressas, as quais foram substituídas pela edição eletrônica, permanecendo disponíveis em meio digital.

Em 2015 contava-se com um total de 17 permutas, das quais 02 do exterior, sendo que em 2016 reduziu para 15 permutas, das quais 02 são do exterior, mantidas com Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil.

SERVIÇOS PRESTADOS

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques tem como função maior estabelecer o contato dos usuários com a informação, contribuindo para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão. Para auxiliar nesta busca pelo conhecimento, a Biblioteca conta com uma série de serviços, que visam prestar um melhor atendimento, de modo a atender a estas necessidades de informação.

Durante o ano de 2016 foram efetuadas 114.873 consultas na base do SIE.

ANO 2012 2013 2014 2015 2016
Número Consultas WEB 125.903 114.242 114.535 130.198 114.873
Consulta Web - 2016

Fonte: SIE 15.03.99.10.

Observa-se, no gráfico acima, uma redução do número de consultas via web em relação ao ano anterior. Esta redução, apesar do trabalho de divulgação dos serviços da Biblioteca e das facilidades de pesquisas via Internet, deve-se à redução do número de estudantes.

Os acessos a Biblioteca Digital da UNIJUÍ vem crescendo nos últimos dois anos, no ano de 2016 totalizaram 165.353 ao passo que em 2015 foram 144.767 acessos. O aumento de 20.586 acessos no ano de 2016 foi resultado da divulgação dos serviços da BUMOM.

Biblioteca Digital - 2016

2) EMPRÉSTIMOS

Os usuários da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, exceto os da Comunidade Externa, podem retirar materiais bibliográficos mediante a apresentação do Cartão Institucional de Identificação (CI) em seu próprio nome. O Sistema da Biblioteca possibilita que o usuário requisite, reserve e devolva as obras em qualquer uma das Bibliotecas da UNIJUÍ.

Empréstimos por Biblioteca e por tipo de usuário

Empréstimos por Biblioteca e por tipo de usuário

Os empréstimos e renovações de materiais bibliográficos em 2016 totalizaram 209.746, sendo que em 2015 o total de empréstimos e renovações foi de 238.373. Houve uma redução do número de empréstimos neste ano de 2016 em relação ao ano de 2015, isto se deve às facilidades de pesquisa via bases de dados virtuais, apesar dos esforços que a Biblioteca vem realizando a fim de incentivar/capacitar os estudantes para o uso da Biblioteca, bem como, a aplicação dos recursos financeiros para ampliar e atualizar o acervo.

O quadro acima apresenta a movimentação do acervo retratando o decréscimo das renovações no balcão e via tele renovação, aumentando os empréstimos via Web. Observa-se que a maioria dos usuários realizou a renovação de materiais bibliográficos via Web, num total de 72,91%, sendo que as renovações realizadas via balcão e/ou tele renovação foram de 27,09%. 

O SIE possibilita que seus usuários requisitem, reservem e devolvam as obras em qualquer uma das Bibliotecas da UNIJUÍ.

O empréstimo entre bibliotecas é considerado um recurso facilitador de acesso à informação e representa uma integração entre as bibliotecas, porém os títulos mais emprestados de uma biblioteca estão em quantidade inferior na outra, manifestando a necessidade da aquisição de mais exemplares e assim atender a demanda local.

Empréstimos e Renovações - 2016

3) CIRCULAÇÃO DE USUÁRIOS

A circulação ou movimentação de usuários nas bibliotecas para leitura, estudo ou pesquisa em 2015 foi a seguinte:

Circulação de Usuários na Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques em 2016

BIBLIOTECA RETIRADAS DEVOLUÇÕES RENOVAÇÃO, BALCÃO e TELE RENOVAÇÃO RENOVAÇÃO WEB TOTAL RETIRADA E RENOVAÇÃO TOTAL CIRCULAÇÃO
Mario Quintana 3.665 3.716 2.133 98 5.896 15.508
Campus Ijuí 26.983 27.190 22.653 72.043 121.679 270.548
Campus Panambi 1.700 1.701 1.010 4.365 7.075 15.851
Campus Santa Rosa 8.903 8.932 7.991 17.627 34.521 77.974
Campus Três Passos 1.965 1.994 1.458 4.505 7.928  17.850
Museu 14 11 03 50 67 145
Sede Acadêmica 7.502 7.577 7.435 16.185 31.122 69.821
Total circulação usuários em 2016 50.732 51.121 42.683 114.873 208.288 467.697

Fonte: SIE 15.03.99.10.

Em 2016 a Biblioteca do Campus Ijuí foi a que apresentou o maior fluxo na circulação de usuários em seu ambiente, com uma circulação de 270.548 entre empréstimos, devoluções e renovações. Em segundo lugar a Biblioteca do Campus Santa Rosa com 77.974 usuários, seguida da biblioteca da Sede Acadêmica, com 69.821, possivelmente por estarem inseridas nos campi com maior número de estudantes e professores.

Total de circulação - 2016

Usuários que utilizaram a Biblioteca nos últimos cinco anos, por grupo de usuários

Grupo de Usuários 2012 2013 2014 2015 2016
Estudantes de Graduação 7.709 7.443 8.049 7.153 6.669
Estudantes de Pós-Graduação 475 474 658 684 595
Alunos EFA 324 311 337 297 361
Professores 380 347 399 342 319
Comunidade Externa 238 61 47 17 15
Egressos 0 287 372 328 284
Técnicos-Administrativos 280 281 292 225 183
Total 9.406 9.204 10.154 9.046 8.426
Fonte: SIE 15.03.99.11.

Nos últimos três anos houve uma redução do número de leitores que utilizou as Bibliotecas em consequência da redução do número de estudantes, apesar do trabalho de divulgação dos serviços prestados pela Biblioteca e das facilidades de pesquisa via Internet.

Leitores que usaram a biblioteca - 2016

 4) PROCESSAMENTO TÉCNICO E FÍSICO

Para garantir uma produtividade eficiente no processamento técnico foi adotada a recomendação do MEC de catalogação, que é de 16 obras por dia para cada bibliotecário.

Analisando o relatório que mede a produtividade da BUMOM no Sistema, neste ano a catalogação de registros, inclusões e/ou alterações bibliográficas atingiu a média per capita de 54 por dia entre as três bibliotecárias ao longo do ano de 2016.

É importante ressaltar que as teses, dissertações e monografias defendidas pelos estudantes da Instituição são catalogadas no SIE e disponibilizadas no acervo das bibliotecas.

Para estas obras estarem à disposição dos usuários outras atividades, além da catalogação, foram realizadas: classificação, cutter, indexação, colagem de etiquetas e plastificação.

É importante destacar o trabalho realizado para a qualidade do vocabulário de assuntos controlados e autoridades, como análises, verificação e validação no SIE de assuntos e autores, contribuindo para a sua padronização e facilidades de recuperação de informações pelo usuário.

Esta atividade é desempenhada atualmente por 03 (três) bibliotecários. Os mesmos foram capacitados para exercerem esta atividade de mesma importância e semelhança do processamento de uma nova catalogação.

Média de catalogação/dia/bibliotecário

5) CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques da UNIJUÍ, em datas determinadas através de um cronograma específico, promove capacitações para atender a estudantes, funcionários, professores e pesquisadores da comunidade acadêmica. As capacitações têm por objetivo auxiliar e divulgar os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, como também o seu acervo e as fontes de informação. No ano de 2016 foram capacitados 2.515 usuários.

Número de usuários capacitados no mês (aprimora)

O agendamento pode ser individual ou coletivo, descrevendo qual o tipo de capacitação, orientação ou visita deseja receber. O agendamento se dá pelo telefone (0XX) 55 3332 0407 ou 0448 e pela web www.unijui.edu.br/biblioteca.

Os Módulos de capacitações ministradas pela BUMOM são:

5.1) Módulo 1 - Capacitação para o uso da Biblioteca: Capacitação ao usuário para utilização dos Serviços da Biblioteca. Informações sobre renovação, empréstimo, reserva, multas, localização de materiais bibliográficos nas estantes.

 5.2) Módulo 2 - Capacitação Biblioteca Virtual: A Capacitação em Bases de Dados tem como objetivo capacitar o usuário para pesquisa bibliográfica em bases de dados, seu funcionamento e particularidades. São demonstradas nas bases do Portal de Periódicos da CAPES, Biblioteca Digital da UNIJUÍ e bases de acessos gratuitos existentes.

5.3) Módulo 3 - Capacitação sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos: Capacitar os pesquisadores quanto à apresentação, normalização e estruturação de trabalhos científicos (trabalho de conclusão de curso, dissertação e tese) de acordo com as normas e padrões de documentação nacionais, a ABNT.

5.4) Módulo 4 - Visita Orientada: Fornecer informações sobre o regulamento da biblioteca, a disposição do acervo nas estantes (CDU e CUTTER), os direitos e deveres dos usuários, entre outras informações. Além disso, o usuário toma conhecimento dos serviços oferecidos. Este serviço consiste de palestra e posterior visita dirigida às instalações da Biblioteca, oferecido principalmente aos novos estudantes da UNIJUÍ.

5.5) Aulas de Referência Bibliográfica: Esse serviço é oferecido em sala de aula, através de aula explicativa e prática, sobre as normas técnicas de referências bibliográficas e tem por objetivo a padronização dos trabalhos apresentados no âmbito da Universidade. A Referência compreende o atendimento personalizado aos usuários, prestando-lhes informações sobre questões bibliográficas, instrucionais ou de pesquisa, como: empréstimos, devoluções, visitas orientadas, capacitações e acessos em bases de dados, biblioteca virtual e auxílio na normalização de trabalhos acadêmicos, para citar os usuários mais atuantes. As capacitações são ações imprescindíveis no Serviço de Referência da biblioteca, cuja finalidade é manter o relacionamento com a comunidade acadêmica, ampliar contatos e promover o marketing dos serviços.

6) PESQUISA EM BASES DE DADOS

A Biblioteca Universitária oferece o serviço de pesquisa em várias áreas do conhecimento, através das bases de dados disponíveis (CD-ROM e online). Esse serviço atende à comunidade acadêmica. Durante o ano de 2015 foram realizadas 2.388 capacitações, sendo que em 2016 foram realizadas 2.515 capacitações.

a seguir são relacionadas as principais Bases de Dados da Biblioteca

Base de Dados

Biblioteca Digital UNIJUÍ

Seleção de algumas bases de dados de acesso público para auxílio no processo de pesquisa bibliográfica via internet.

Bases multidisciplinares

Bases por área de conhecimento

 

Teses e dissertações

Revistas científicas

Fontes de acesso livre

7) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

O levantamento bibliográfico é um serviço que oferece aos departamentos e aos usuários a busca e recuperação de bibliografias sobre assuntos, temas, autores e obras do acervo das bibliotecas da UNIJUÍ ou em fontes de informação como: Internet, bases de dados, outras bibliotecas e centros de informação.

Esse serviço tem também por objetivo reunir num documento todos os materiais que a Biblioteca Universitária possui sobre determinado assunto ou autor. A maioria dos levantamentos bibliográficos é elaborada para compor os processos de avaliação/reconhecimento de cursos, solicitações dos departamentos e de usuários.

8) COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

A comutação bibliográfica é um serviço que consiste na busca e recuperação de artigos de periódicos, dissertações, teses, anais, entre outros, em bibliotecas, centros de documentação e informação; nacionais ou internacionais, quando não são encontrados nas bibliotecas da UNIJUÍ. O serviço de COMUT é oferecido nas Bibliotecas do Campus Ijuí – Bairro Universitário e do Campus Santa Rosa.

A Comutação Bibliográfica – COMUT da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques faz parte da rede nacional de COMUT/IBICT-CAPES. Esta rede propicia a localização de documentos, obtendo-se cópias de artigos de periódicos e outros documentos em qualquer parte do país, através do Catálogo Coletivo Nacional – CCN, alimentado por cerca de 1.000 bibliotecas brasileiras. A Biblioteca Universitária dispõe do sistema ARIEL para recebimento de documentos, o que torna ágil este serviço.

No ano de 2016 foram atendidas 22 (vinte e duas) solicitações feitas pela BUMOM a outras bibliotecas.

9) CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO

A Catalogação na Publicação é um serviço de auxílio editorial oferecido principalmente à Editora UNIJUÍ e aos Departamentos que publicam trabalhos em anais ou artigos de periódicos. A Biblioteca Universitária cataloga todas as obras publicadas pela editora e também as Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da UNIJUÍ.

Em 2016 foram efetuadas 166 catalogações, sendo 55 para a Editora UNIJUÍ e 111 catalogações para cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

10) TRANSFERÊNCIA DE MATERIAIS BIBLIOGRÁFICOS ENTRE BIBLIOTECAS

Este serviço é oferecido a todos os usuários das Bibliotecas da UNIJUÍ, e consiste na transferência de materiais bibliográficos de uma Biblioteca para outra dentro das disponibilidades de cada biblioteca. O empréstimo entre bibliotecas é considerado um recurso facilitador de acesso à informação e representa uma integração entre as bibliotecas.

11) PERMUTA/INTERCÂMBIO BIBLIOGRÁFICO

Serviço que consiste na manutenção de intercâmbio com várias entidades de pesquisa, culturais e educacionais do país e do exterior, permutando as publicações periódicas da UNIJUÍ com periódicos científicos de outras entidades.

12) COMUNICAÇÃO

A sua finalidade é de avaliar, planejar e executar ações de divulgação da BUMOM, criação de peças gráficas e atualização da homepage.

13) AÇÃO CULTURAL

Recurso de marketing, juntamente com a comunicação e as capacitações, é o responsável pela promoção da Biblioteca e seus serviços. Contribui com a educação do usuário, divulgação da cultura, lazer e incentivo ao hábito de leitura, além de promover a cidadania e transformação social e individual, contribuindo para a formação humanística dos indivíduos.

14) HORA DO CONTO

A Hora do Conto destina-se a crianças e adolescentes das escolas da região e tem por objetivo principal estimular o gosto pela leitura, desenvolver a imaginação e o lúdico. As histórias são narradas utilizando-se recursos como: fantoches, teatro de sombras, cartonas, avental, fantasias e dramatizações.

Esta atividade é realizada na Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques do Campus Três Passos.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E OUTRAS ATIVIDADES

A Biblioteca participou somente de um evento externo no ano de 2016.