Blog tá ligado Blog tá ligado

Relacionamentos de confiança

Semana passada comentei sobre um dos temas discutidos no Maxi Midia Sat, em Porto Alegre, evento do qual participei. Era o resultado de um estudo realizado pelo IBOPE e a Troiano Marcas sobre o consumo da Classe C. A pesquisa, que constou de 3003 entrevistas e 20 vivências etnográficas com pessoas com renda de 1 a 3 salários mínimos, de 18 a 50 anos residentes em 9 regiões metropolitanas, mostra o que determina a CONFIANÇA deste público em relação a 64 marcas avaliadas, de 4 categorias de anunciantes.

A grande questão que a pesquisa tenta responder é: como fazer negócios com essas pessoas de forma responsável e sustentável? Como atender as necessidades deste público, gerando relacionamentos de confiança?

Pois volto ao tema porque recebi de uma amiga a cópia de uma matéria da EXAME, mostrando como as empresas antenadas, com posturas de criatividade e inovação podem se adequar ao perfil de comportamento de consumo desta classe.

Esta matéria mostra como a Positivo Informática inovou seu produto ao fazer este olhar diferenciado na Classe C. Descobriram que este público trata o computador como a estrela da casa, “decorado com imagens e até com toalhinha de mesa”... A partir dessas informações, uma equipe capitaneada pela minha ex-colega Adriana Flores desenvolveu um computador que permite a “personalização” do gabinete, “onde o usuário pode colocar qualquer material impresso”, fotos, bilhetes, ou o que quiser. Ou seja, o computador pode ficar com a cara do dono!

Agora vamos ver o que outras empresas vão inventar! Quem viver, verá!

Abraços, e uma semana cheia de boas idéias para você, sua empresa e sua família!



PS: e aí, qual foi sua última boa idéia?

Boa idéia da semana: tem coisas que podemos inventar, mas outras...nem tanto... uma dessas coisas em que seguir a regra é a melhor opção é sexo seguro. Em resumo: usar preservativo! Minhas alunas, formandas em Publicidade e Propaganda, criaram um projeto experimental chamado Jovem Consciente – Só vou com camisinha!, que pretende discutir com jovens a importância do uso do preservativo, não só para prevenir a gravidez indesejada, mas também as DST’s, como a AIDS. As meninas organizaram um ciclo de palestras com o Ensino Fundamental e Médio, além de comunidade no Orkut, site, porta camisinha e folder explicativo. Usaram a criatividade para fazer comunicação realmente social. Parabéns!



* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ


Relatos de um intercambista

Diretamente de Portugal João Victor Mousquer traz as novidades da turma da UNIJUÍ que faz intercâmbio na Europa

Os mascarados das Ciências Contábeis

Formandos esbanjaram entusiasmo na Festa das Máscaras realizada na AFFI







 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...