Sobre a Unijuí - Unijuí

Sobre a Unijuí

Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento da região. Esta é a missão da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, instituição comunitária, de caráter regional, localizada na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Com mais de 60 anos de atuação na educação superior, a UNIJUÍ possui campi universitário nos municípios de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Na Educação a Distância, atua com Polos nas cidades de Ijuí, Panambi, Santa Rosa, Três Passos, Palmeira das Missões, Planalto, Uruguaiana, Tenente Portela, Porto Alegre, Horizontina, Santa Maria, Rosário do Sul e Agudo.

A influência mais direta da Universidade dá-se, sobretudo, em 53 municípios, que integram os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, Celeiro e Fronteira Noroeste, compreendendo uma população de aproximadamente 656 mil pessoas, efetivando seu compromisso com a universalidade do saber. 

No que diz respeito a sua atividade fim, a Unijuí oferece, cursos de Graduação, nas modalidades presenciais e a distância,  cursos de Pós-graduação Lato e programas de Stricto Sensu.

Reconhecida como uma das melhores universidades do País e do Estado, dentre as instituições privadas, a UNIJUÍ movimenta um orçamento anual em torno de R$ 140 milhões.

Bem-vindo à Unijuí, uma universidade completa!



Visão

Consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, referenciada pela excelência e organicidade de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região.


Missão

Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região.


Princípios

Defesa do caráter comunitário;

Excelência no fazer;

Atuação ética;

Formação crítica, humanista e empreendedora;

Compromisso com a sustentabilidade social, ambiental e econômica;

Respeito à diversidade;

Respeito à pluralidade de pensamento;

Preservação da autogestão, autodeterminação e autonomia universitária;

Articulação entre ensino, pesquisa e extensão;

Fomento às ações integradas nas diferentes dimensões acadêmicas.


História


A constituição da Universidade Regional remete aos anos 50 quando, na busca pela qualificação e habilitação legal para o trabalho pedagógico e a atuação no ensino secundário, a Ordem dos Frades Franciscanos (Capuchinhos) do Rio Grande do Sul e a comunidade de Ijuí e região, iniciaram uma mobilização em prol da implantação do ensino superior. Desse movimento constitui-se, em 1956, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pioneira na educação superior da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, que já nasceu com a marca da participação comunitária que a acompanhou nos seus desdobramentos e integrou o projeto de Universidade. 

Este caráter regional de universidade, possibilitou ampliar os cursos de graduação oferecidos, os campus de atuação comunitária e o amadurecimento das condições do trabalho integrado e pluridisciplinar postulando o reconhecimento oficial do caráter universitário dos Centros Integrados.

Assim, em 1985, reconhecida pelo Governo Federal, emergia a UNIJUÍ – Universidade de Ijuí, como concretude histórica de uma multiplicidade de relações sociais. Consolidando seu caráter e sua atuação regional em 1994, através da Portaria Ministerial nº 818, a UNIJUÍ foi autorizada a alterar sua denominação para Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com campi nos municípios de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos,  todos aprovados pela Portaria nº 1.626, de 10 de novembro de 1993

A Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ é uma instituição de natureza comunitária de caráter científico-técnico-educativo-cultural, de fins não lucrativos e pessoa jurídica de direito privado, dotada de autonomia didática, pedagógica, científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial e disciplinar, obedecendo ao princípio de indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, nos termos da Lei, do Estatuto da sua Mantenedora Fidene e do seu próprio Estatuto.

Depositária de vasta experiência acadêmica, nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, a UNIJUÍ oferta cursos que variam entre os conceitos 4 e 5, assim como com indicadores da CAPES, ENADE, do CPC e do IGC que variam entre os conceitos 3 a 5, denota o alinhamento entre planejamento, execução e avaliação, mantendo-se, desta forma, uma universidade comprometida com a produção, a transmissão e a difusão do conhecimento, trazendo consigo a marca do pioneirismo, sempre renovado, que caracteriza a região em que se insere e que constitui o espaço principal e mais direto de sua atuação. 


Datas importantes

28/06/1985 – Reconhecimento da Universidade de Ijuí - Unijuí, pelo Ministério da Educação, com o primeiro Campus, em Ijuí. (Portaria do MEC nº 497/1985)

06/06/1990 – Criação do Campus Santa Rosa, da Unijuí.

05/03/1992 – Criação do Campus Panambi, da Unijuí.

24/06/1992 – Criação do Campus Três Passos, da Unijuí.

10/11/1993 – Regionalização da Unijuí com a estrutura multicampi em Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos (Portaria do MEC nº 1.626 de 10/11/1993).

27/05/1994 - Autoriza a mudança da denominação da Universidade de Ijuí, para Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (Portaria do MEC  nº 818, de 27/05/1994).

04/01/2005 - Credenciada para oferta da modalidade Educação a Distância (EaD) pela Portaria nº 4.418/2004.

10/05/2012 - Recredenciamento da Unijuí (Portaria do MEC nº 521/2012)

13/11/2014 - Qualificada como Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES), conforme Portaria nº 675/2014.

08/02/2019 - Recredencia a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância (PORTARIA Nº 325/2019)


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.