Sobre a Unijuí

O lar da Fidene é o noroeste gaúcho, um lugar culturalmente rico e com alto potencial de desenvolvimento. A Instituição deu os seus primeiros passos há cerca de 60 anos em Ijuí, mas logo conquistou novos espaços em Santa Rosa, Panambi e Três Passos.

A área de atuação da Fidene/UNIJUÍ abrange 55 municípios do Estado, que integram os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, Celeiro e Fronteira Noroeste, compreendendo uma população de aproximadamente 656 mil pessoas. A UNIJUÍ, por sua vez, como uma universidade regional, possui Câmpus nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Na Educação a Distância, atuamos com o Polo Ijuí.

Dessa forma, A Unijuí oferece aos seus mais de 10 mil alunos, cursos de graduação, presenciais e à distância, programas de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu.

Bem-vindo à Unijuí, uma universidade completa!

Visão

Consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, referenciada pela excelência e organicidade de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região.

Missão

Formar e qualificar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, capazes de contribuir para a integração e o desenvolvimento da região.

Propósito

Participar do processo de desenvolvimento da região pela educação superior.

História

A história da Unijuí remete aos anos 50 quando, na busca pela qualificação e habilitação legal para o trabalho pedagógico e a atuação no ensino secundário, a Ordem dos Frades Franciscanos (Capuchinos) do Rio Grande do Sul, e a comunidade de Ijuí e região, iniciaram uma mobilização em prol da implantação do ensino superior. Desse movimento constitui-se, em 1956, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pioneira no ensino superior da região noroeste do estado.

Em 1969, o patrimônio da FAFI passa à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), hoje mantenedora da UNIJUÍ, do Museu Antropológico Diretor Pestana, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis e Rádio Educativa UNIJUÍ.

Em 1993, após a formalização do caráter regional e multicampi, transforma-se na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, ampliando posteriormente seu reconhecimento regional com os campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, e por meio dos Núcleos Universitários de Santo Augusto e Tenente Portela.

Datas importantes

26/03/1956 – Criação da FAFI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí.

16/03/1957 – Instalação da FAFI.

25/05/1961 – Criação do Museu Antropológico Diretor Pestana.

15/07/1968 – Criação do Instituto Psicopedagógico Infantil (IPPI), que desde 2007 tem como denominação Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).

07/07/1969 – Instalação da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do RS (FIDENE), hoje mantenedora.

28/06/1985 – Reconhecimento da UNIJUÍ como Universidade pelo Ministério da Educação, com o primeiro Câmpus, em Ijuí.

06/06/1990 – Criação do Câmpus Santa Rosa, da UNIJUÍ.

05/03/1992 – Criação do Câmpus Panambi, da UNIJUÍ.

24/06/1992 – Criação do Câmpus Três Passos, da UNIJUÍ.

10/11/1993 – Regionalização da UNIJUÍ com a estrutura multicâmpus em Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos.

20/07/2001 – Instalação e primeira transmissão da Rádio Educativa UNIJUÍ FM.