Blog tá ligado Blog tá ligado

Can you speak English my dear?

 

 

Confira a estreia da Coluna "English Tips", com o professor Anderson Amaral de Oliveira, do curso de Letras da Unijuí.

Ninguém foge do inglês! É o código linguístico do cinema, da música pop, do rock, do reggae, do hip-hop, da tecnologia e da produção intelectual… não tem jeito! Assim como a esfinge desafiava ao Rei Édipo na literatura com seu emblemático enigma: 'decifra-me ou te devoro' a língua do 'Tio Sam' ao mesmo tempo em que desafia àqueles que ousam aprendê-la, fornece as chaves para um novo mundo, de acesso às fontes e não mais a comentadores, resenhistas e tradutores. É o que chamamos de proficiência.

E como desbloquear este código secreto e acessar diretamente, sem intermediários as fontes do que queremos? Muitos são os caminhos, algumas dicas já foram apresentadas anteriormente usando ferramentas tecnológicas de suporte ou mesmo as salas de aula tradicionais, em escolas de idiomas que empregam as mais diversas metodologias. 

>> Confira no link aplicativos para aprender inglês e outras línguas (que já foi assunto aqui no Blog).

O importante é pôr o intelecto em movimento, acionar os conhecimentos prévios, ter curiosidade científica, estabelecer metas e adicionar doses cavalares de disciplina, organizando-se para o estudo. Ir à aula, comprar livros, e estar matriculado não basta! Tem que estudar, e isso pelo inglês, pode se dar de maneira muito divertida.

Vale lembrar que a Unijuí e o curso de Letras disponibilizaram para a comunidade acadêmica um moderníssimo curso de línguas online através da plataforma Voxy cujas 300 vagas se esgotaram em menos de uma semana, mas serão reabertas no segundo semestre. Outra importante oportunidade para praticar o seu inglês é através do Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU), que é organizado pelo Curso de Letras Inglês e Português, com auxílio de tutores experientes e dos próprios acadêmicos de Letras.

Alea jacta est! O inglês está no mundo e as oportunidades estão no ar, agora vamos estudar?!

Selecionei para este post uma música e um poema em língua inglesa para começarmos estudando de uma forma bem descontraída.

A canção se chama Englishman in NY do cantor Bitânico Sting, na qual ele fala das diferenças culturais e de como se sente em New York (um verdadeiro E.T.). Além disso, critica os modos americanos e 'tira uma onda' começando a música com I don't drink coffee, I take tea my dear. Aproveito para questionar a você leitor que experimenta a rica cultura brasileira todos os dias: What do you traditionally drink in Brazil, coffee, tea, or another drink?

Confira no link abaixo: Englishman in NY - Sting

O poema selecionado se chama The young man's song do escritor irlandês W.B. Yeats, vencedor do prêmio nobel de literatura em 1923, tendo grande importância para a poesia, teatro, crítica literária, tendo participado também do movimento de renascença Celta. Este interessante poema tem seu eu lírico em um jovem homem que já arrebatado pela paixão, tenta em vão resistir, lançando uma moeda, como se fosse seu amor ao próprio destino (Ah, penny, brown penny, brown penny).

 The Young Man’s Song

I WHISPERED, ‘I am too young,’  

And then, ‘I am old enough’;           

Wherefore I threw a penny   

To find out if I might love.   

‘Go and love, go and love, young man,                

If the lady be young and fair,’         

Ah, penny, brown penny, brown penny,      

I am looped in the loops of her hair. 

Oh, love is the crooked thing,          

There is nobody wise enough   10

To find out all that is in it,    

For he would be thinking of love     

Till the stars had run away,   

And the shadows eaten the moon.   

Ah, penny, brown penny, brown penny,        

One cannot begin it too soon.

A Coluna e o Colunista

Anderson Amaral de Oliveira é professor do Curso de Letras Português e Inglês e Coordenador do Laboratório de Ensino de Línguas da Unijui - LELU. Ele vai trazer mensalmente conteúdos sobre a língua inglesa e dicas para ajudar no aprendizado do idioma. Entre em contato com nosso colunista pelo e-mail: anderson.amaral@unijui.edu.br.

 

 

 








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...