Blog tá ligado Blog tá ligado

Parabéns, estudantes!

Nesta data, 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante. Para Unijuí, uma das datas mais importantes do calendário, que celebra uma das grandes razões de ser da Universidade. E a data foi justamente criada para celebrar a autorização do primeiro curso superior no Brasil, ainda no ano de 1827. 

Nesta data especial, a Reitora, Cátia Nehring, deixa uma mensagem para todos os estudantes Unijuí:

“Gostaria de parabenizar todos os estudantes da Unijuí, que em um contexto de pandemia mundial decidem estudar mostrando que se importam com o mundo. A educação transforma as pessoas e estas transformam o mundo. Parabéns por acreditarem no poder da educação!”

Promo

Para celebrar ainda mais este dia, a Unijuí preparou uma promoção especial aos estudantes dos quatro Campi: ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, com cupons de descontos em cantinas e também para pedidos pelo aplicativo Ai que Fome. Confira mais detalhes:

             


TCCendo com Cilene Avila, estudante de Agronomia

“Não desistam facilmente dos objetivos e sonhos que vocês têm. Uma dica especial aos que realizam TCC’s que envolvem atividades experimentais de campo é planejar com antecedência”. Confira o TCCendo de Cilene Avila.

 

Estudante do 10º semestre de Agronomia, Cilene Fátima de Jesus Avila agora está vivendo uma fase especial e que também gera bastante preocupação aos estudantes: a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O curso de Agronomia proporciona diversos caminhos para seguir, é uma graduação muito ampla, um deles envolve a prática laboratorial, algo que Cilene desejava desde o ensino médio.

“A Unijuí tem laboratórios direcionados às atividades agrárias e nos oferece a oportunidade de realizar estágios extracurriculares neles. Em 2018 realizei um estágio no laboratório de Análises de Sementes e me apaixonei por essa área. Minha vontade de seguir neste ramo só aumenta, com isso, me organizei e lutei para realizar o meu TCC nessa área, para assim aprofundar cada vez mais meus conhecimentos e experiências laboratoriais e no setor de sementes”, explica. 

 

Cilene escolheu aliar sua vontade de trabalhar com análises da qualidade e sanidade de sementes, com uma das atividades de iniciação científica desenvolvidas pela Universidade, sobre a utilização de diferentes sucessões culturais. “Meu TCC está intitulado como “Diferentes Sucessões Culturais e a Qualidade Fisiológica e Sanitária das Sementes de Soja (Glycine max L. Merrill)””, conta. 

A estudante iniciou a parte prática da pesquisa já nos primeiros meses do ano. “A partir do mês de março iniciei a colheita do meu experimento, de abril a maio executei a debulha manual das amostras, e de junho a julho as análises laboratoriais delas, e daqui em diante trabalharei na montagem e interpretação dos dados, atualização da revisão bibliográfica, padronização das normas ABNT e preparativos para a apresentação”, relata.

 

No entanto, antes de começar a prática, a pandemia gerou algumas incertezas na estudante: “estava muito receosa de que não seria possível realizar meu trabalho, no momento em que iniciaram as atividades o surto de casos de Covid-19 começou no Brasil, mas decidi aceitar o desafio e com o apoio da minha orientadora, dos funcionários da Escola Fazenda da Unijuí (IRDeR) e do Laboratório de Sementes e Solos consegui de forma segura concluir as atividades”.

Para quem ainda vai fazer o TCC, Cilene dá a dica. “Não desistam facilmente dos objetivos e sonhos que vocês têm. Uma dica especial aos que realizam TCC’s que envolvem atividades experimentais de campo é planejar com antecedência, o ideal é até um ano antes, claro que é difícil ter clareza sobre o que se quer com tanto tempo faltando, então, um semestre antes seria o mínimo, para assim, executar com mais calma, menos imprevistos e sem a chance do seu sonho de trabalho não poder ser executado”, aconselha.

Cilene deve apresentar seu trabalho em dezembro de 2020. “Creio que até esse momento ainda será de forma online, mas também estou me preparando para caso seja presencial. Tenho a expectativa de manter o foco e a dedicação que tive durante toda a graduação para executar esse trabalho de forma bem detalhada e compreensível, aplicando o máximo dos ensinamentos repassados a mim durante a vida acadêmica, podendo assim honrar todos os professores que me ensinaram e orgulhar os esforços que minha família fez para eu chegar a este momento final da graduação”, destaca.

 


Por onde anda? Daniel da Silva Siqueira, egresso do curso de História

Mais de 40 mil pessoas já se formaram pela Unijuí, entre elas Daniel da Silva Siqueira, egresso do curso de História. Confira a história do nosso egresso em mais um “Por Onde Anda?” 

Natural de Palmeira das Missões, Daniel da Silva Siqueira se graduou em História (licenciatura) em 2018. Ainda em 2016, no segundo ano do curso, teve a oportunidade de prestar concurso para atuar como auxiliar da biblioteca municipal em Pontão/RS, no qual passou em primeiro lugar.

É em meio a um acervo de cerca de dois mil livros, que nosso egresso desempenha seu trabalho há três anos. Daniel trabalha a leitura e a educação no município de cerca de quatro mil habitantes, próximo a Passo Fundo. “Sou muito grato aos educadores da Unijuí, pois amo História, curso no qual me graduei”, afirma. 

Além de exercer sua profissão, Daniel também se dedica à música e à comunicação. “Sou músico gaúcho, faço parte do Grupo Renascer do Sul e ainda aprendiz na Navegantes 104.9, rádio comunitária de Ronda Alta/RS", relata.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...