O lar da Fidene é o noroeste gaúcho, um lugar culturalmente rico e com alto potencial de desenvolvimento. A Instituição deu os seus primeiros passos há cerca de 60 anos em Ijuí, mas logo conquistou novos espaços em Santa Rosa, Panambi e Três Passos.
A área de atuação da Fidene/Unijuí abrange 53 municípios do Estado, que integram os Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, Celeiro e Fronteira Noroeste, compreendendo uma população de aproximadamente 656 mil pessoas. A Unijuí, por sua vez, como uma universidade regional, possui Campus nas cidades de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos. Na Educação a Distância, atuamos com os Polos Ijuí, Panambi, Santa Rosa, Três Passos, Palmeira das Missões e Tenente Portela.
Dessa forma, a Unijuí oferece aos seus mais de 5.500 estudantes, cursos de graduação, presenciais e à distância, programas de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu.
Bem-vindo à Unijuí, uma universidade completa!
Consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, referenciada pela excelência e organicidade de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região.
Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região.
Defesa do caráter comunitário;
Excelência no fazer;
Atuação ética;
Formação crítica, humanista e empreendedora;
Compromisso com a sustentabilidade social, ambiental e econômica;
Respeito à diversidade;
Respeito à pluralidade de pensamento;
Preservação da autogestão, autodeterminação e autonomia universitária;
Articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
Fomento às ações integradas nas diferentes dimensões acadêmicas.
A história da Unijuí remete aos anos 50 quando, na busca pela qualificação e habilitação legal para o trabalho pedagógico e a atuação no ensino secundário, a Ordem dos Frades Franciscanos (Capuchinos) do Rio Grande do Sul, e a comunidade de Ijuí e região, iniciaram uma mobilização em prol da implantação do ensino superior. Desse movimento constitui-se, em 1956, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pioneira no ensino superior da região noroeste do estado.
Em 1969, o patrimônio da FAFI passa à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE), hoje mantenedora da Unijuí, do Museu Antropológico Diretor Pestana, do Centro de Educação Básica Francisco de Assis e Rádio Educativa Unijuí.
Em 1993, após a formalização do caráter regional e multicampi, transforma-se na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, ampliando posteriormente seu reconhecimento regional com os campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, e por meio dos Núcleos Universitários de Santo Augusto e Tenente Portela.
Datas importantes
26/03/1956 – Criação da FAFI – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí.
16/03/1957 – Instalação da FAFI.
25/05/1961 – Criação do Museu Antropológico Diretor Pestana.
15/07/1968 – Criação do Instituto Psicopedagógico Infantil (IPPI), que desde 2007 tem como denominação Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA).
07/07/1969 – Instalação da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do RS (FIDENE), hoje mantenedora.
28/06/1985 – Reconhecimento da Unijuí como Universidade pelo Ministério da Educação, com o primeiro Campus, em Ijuí.
06/06/1990 – Criação do Campus Santa Rosa, da Unijuí.
05/03/1992 – Criação do Campus Panambi, da Unijuí.
24/06/1992 – Criação do Campus Três Passos, da Unijuí.
10/11/1993 – Regionalização da Unijuí com a estrutura multicampus em Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos.
20/07/2001 – Instalação e primeira transmissão da Rádio Educativa Unijuí FM.