Blog tá ligado Blog tá ligado

Aproveite as datas do mês de agosto para ler e refletir

O mês de agosto conta com diversas datas comemorativas ou reflexivas. E foi pensando nisso que a equipe da Biblioteca Mario Osorio Marques fez algumas indicações de leituras. Confira!

Pensando no Dia Nacional da Saúde, que transcorre em 5 de agosto, a indicação é a Medicina Interna de Harrison. Apresentando os  avanços ocorridos em todas as áreas da medicina, esta nova edição do Harrison foi amplamente revisada para oferecer uma atualização completa sobre a patogênese das doenças, ensaios clínicos, técnicas de diagnóstico, diretrizes clínicas baseadas em evidências, tratamentos já estabelecidos e métodos recentemente aprovados.

O dia seguinte, 6, é marcado pelo Dia Nacional dos Profissionais da Educação. A dica de leitura é Filosofia e Educação: interatividade, singularidade e mundo comum, livro que problematiza o efeito da interatividade para as reivindicações da singularidade e do mundo comum, ou seja, para uma visão voltada ao cotidiano, ao particular e ao local. 

Outra indicação é A temática indígena na escola: subsídios para os professores. A obra marca o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto,  e procura mostrar os motivos para essa contradição: o tanto que temos a ver com os índios e nossa ausência de percepção dessa realidade. Já para o Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, a dica é a Educação e Saberes: correlação com a natureza e a cultura. Neste livro, a autora Carmen Aguiar entrelaça os conhecimentos que observa e os interpreta, entre natureza, educação e cultura, de forma a trazer essa mesma forma entrelaçada, entremeada, com que essas categorias se apresentam. 

Para quem é da área do Direito, duas indicações: a primeira direcionada ao Dia do Advogado, celebrado também em 11 de agosto. O livro indicado, Ética e Direito, introduz o pensamento ético-filosófico do autor do mundo de Direito. Para isso, foram reunidos os capítulos de seus livros e artigos mais diretamente relacionados com o Direito e sua indissociável conexão com a ética, a política, a democracia e a dignidade humana. Pensando no Dia Nacional dos Direitos Humanos, que transcorre em 12 de agosto, a Biblioteca indica a leitura de Direito público e direito privado: reflexões acadêmicas sobre cidadania, democracia e direitos humanos, livro que reúne diferentes pessoas, com suas diversas ideias, temas e pesquisas. Todas elas, contudo, partem de um ponto comum: o respeito aos direitos humanos, à democracia e à cidadania. São discussões preocupadas com a realidade em que se inserem, especialmente a brasileira, seja no aspecto teórico ou prático, processual, social ou político. 

Para o dia 19, Dia do Historiador, a dica é a leitura do livro Apologia da história: ou o ofício do historiador. Essa nova edição da obra póstuma de Marc Bloch, organizada e anotada por seu filho primogênito Étienne, apresenta o texto em sua integralidade e sem modificação alguma. Como ponto de partida, Bloch aproveita a interrogação de um filho que lhe pergunta para que serve a história. Essa confidência familiar já revela de saída o cerne de uma de suas convicções: a obrigação de o historiador difundir e esclarecer. Ele deve, nas palavras do autor, "saber falar, no mesmo tom, aos doutos e aos estudantes".

O Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, conta com a indicação do livro Dicionário de falares do gaúcho, que compila vocabulários, termos e expressões idiomáticas, como forma de registro da linguagem representativa do pampa sul-rio-grandense.

História da psicologia moderna é a leitura indicada para o Dia do Psicólogo, que transcorre no dia 27. O tema central deste livro é a história da psicologia moderna, especificamente o período que se inicia no fim do século, quando a psicologia torna-se uma disciplina separada e independente. Finalizando, para o Dia do Nutricionista, que transcorre em 31 de agosto, é indicado o livro Nutrição funcional, segmentado em capítulos que abordam desde os principais conceitos e bases da ciência da nutrição, até a ação dos alimentos funcionais e seus compostos bioativos na prevenção ou como adjuvante no tratamento de diversas doenças crônicas. 








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...