Blog tá ligado Blog tá ligado

Estudante apresentará simulação de sistema elétrico no Salão do Conhecimento

Promovido pela Unijuí, o Salão do Conhecimento 2021 ocorrerá de forma online, entre os dias 26 e 29 de outubro. As atividades serão transmitidas pelo canal da Unijuí no YouTube, e as apresentação de trabalhos pelo Google Meet. Os acadêmicos que possuem interesse em participar do evento, como ouvintes, têm até o dia 27 de outubro para se inscrever.

Aguardando pelo evento está o acadêmico do curso de Engenharia Elétrica e bolsista do projeto “Desenvolvimento de sistemas de automação e controle para sistemas elétricos”, Gustavo Eckhardt, que comenta sua experiência nas edições anteriores e suas expectativas para a edição atual.

Gustavo já participou duas vezes e está se preparando para a terceira vivência no evento. Segundo ele, "foram ótimas experiências, pois no evento existe a possibilidade de acompanhar diversos trabalhos, em diversas áreas do conhecimento, e se atualizar do que está sendo pesquisado e desenvolvido dentro da Universidade.”

O bolsista afirma que está ansioso pelo Salão do Conhecimento 2021 e conta que através de uma publicação é possível perceber alguns pontos falhos no conhecimento.  “Ao participar do Salão do Conhecimento, somos estimulados a aprofundar e conhecer mais sobre o ramo que pesquisamos. Dessa forma, os detalhes até então desconhecidos acabam sendo preenchidos enquanto desenvolvemos nossas apresentações,” explica.

Para esta edição, Gustavo submeteu o trabalho “Simulação de um trecho do sistema de distribuição Radial Seletivo Subterrâneo em média tensão da CEEE-D”, que foi aprovado e vai ser apresentado. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo de Automação Industrial e Controle (GAIC), em parceria com a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE-D).

O trabalho de Gustavo apresenta a modelagem para a simulação no software Simulink®, de um trecho de sistema de distribuição localizado no centro histórico da cidade de Porto Alegre. O sistema Radial Seletivo Subterrâneo (RSS) alimenta os consumidores mais significativos no centro da capital gaúcha e uma falha nesse sistema pode refletir em grande prejuízo financeiro.

De acordo com o acadêmico, a simulação se mostrou uma ótima ferramenta para análise de fluxo de potência no trecho do sistema de distribuição RSS. “A modelagem desenvolvida permite realizar simulações para otimizar o funcionamento do sistema e realizar testes de falhas que possam ocorrer, de modo a preveni-las,” explica.

Para acompanhar as atividades que vão ser realizadas pelos professores e outros acadêmicos, como Gustavo, é necessário fazer a inscrição pela página unijui.edu.br/salao.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí










 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...